Iniciar sessão ou registar-se
    • MELP
    • 21 janeiro 2011 editado

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou a iniciar um processo de recuperação de um monte alentejano.

    Existem um cem número de dúvidas, mas prometo que vou tentar organizar as ideias e ir colocando uma a uma.

    Neste momento a minha preocupação é:

    O senhor que apresentou o orçamento diz fazer a cobertura em pinho nórdico ou casquinha nórdica e que são ambas madeiras de boa qualidade.

    Qual a vossa opinião?

    Desde já obrigada pela atenção,

    Elisabete
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro cesar
  1.  # 2

    Boa tarde,eu fiz a estrutura em eucalipto e o resto em pinho
      DSC00184.JPG
  2.  # 3

    São de facto boas madeiras (ambas nórdicas).
    Muito semelhantes no que se refere a propriedades mecânicas, a casquinha branca (abeto) é mais macia que o pinho nórdico (casquinha vermelha) que também tem coeficientes de retracção ligeiramente inferiores.
    Em termos de aspecto, o abeto apresenta uma cor mais uniforme que o pinho nórdico, com aspecto mais “rústico”, por vezes com abundância de noz e coloração menos uniforme (depende do seu gosto). Contudo, este último leva alguma vantagem em relação ao abeto no que se refere a resistência à abrasão (em soalhos, por exemplo)
    • MELP
    • 22 janeiro 2011 editado

     # 4

    Colocado por: luiscamposBoa tarde,eu fiz a estrutura em eucalipto e o resto em pinho


    Boa noite Luís

    Desde já agradeço o seu comentário. Pesquisei no forum e vi a sua casa, está muito gira, qual a zona do pais?

    Agora diga-me porque optou por eucalipto para a estrutura? E o pinho é nacional ou nórdico?

    Os preços variam muito?

    Obrigada e até breve
    Elisabete
    • MELP
    • 22 janeiro 2011 editado

     # 5

    Boa noite dutilleul

    Obrigada pela sua resposta.

    Pelo que entendo têm características muito idênticas, pela explicação julgo gostar mais da casquinha branca (abeto).

    Sabe-me dizer se os preços são idênticos?

    Uma outra situação, o empreiteiro apresentou o orçamento sem envernizamento do tecto uma vez que ele depois ia escurecendo.

    Será que não prejudica a madeira? e ficará bonito?

    Agradeço comentários

    Obrigada
    Elisabete
    • d d
    • 22 janeiro 2011

     # 6

    boa noite, uma outra solução que tenho ouvido falar bastante é uma estrutura em aço leve tectum (uralita) pois o preço final e tempo de execução são mais baixos que fazer em madeira para a além de durar mais anos sem qualquer tipo de manutenção.

    tenho uma casa antiga a necessitar neste verão de ter um outro telhado e é esta a opinião que recebi porem não conheço ninguem que tenha aplicado este tipo de cobertura.

    alguém pode ajuda com a sua experiência neste assunto?

    obrigado a todos
  3.  # 7

    Boa noite.

    Julgo que fala em perfis pultrudidos. Efectivamente é uma estrutura leve e praticamente sem manutenção. De resistencia identica à estrutura metálica.

    Cumpriementos,
    André david, arq
    • MELP
    • 22 janeiro 2011 editado

     # 8

    Boa noite

    Agradeço as opiniões, no entanto a ideia é a reconstrução de um monte alentejano de forma a preservar, o máximo possível, a sua traça original. Gostava que a estrutura ficasse visível (não colocar tecto em pladur ou outro material idêntico). Caso optasse pela estrutura de aço isso já não seria possível nem estético (digo eu completamente leiga no assunto).

    Já vi algumas discussões aqui no fórum sobre a estrutura em questão, julgo chamar-se LSf, nomeadamente na discussão Estrutura metálica para cobertura, existe uma foto e tudo.

    Continuo a aguardar comentários.

    Obrigada
    Elisabete
    • d d
    • 22 janeiro 2011

     # 9

    a solução que estava a referir-me é uma coisa deste tipo:

    http://www.construlink.com/LogosCatalogos/lusoceram_Tectum.pdf

    obr
  4.  # 10

    Sabe-me dizer se os preços são idênticos?


    Na realidade depende de várias coisas. Mas em princípio o pinho nórdico é significativamente mais caro que o abeto (quase o dobro). Se o abeto for lamelado (muito melhor, no que se refere à performance e estabilidade das estruturas) é ela por ela.
  5.  # 11

    Uma outra situação, o empreiteiro apresentou o orçamento sem envernizamento do tecto uma vez que ele depois ia escurecendo.

    Será que não prejudica a madeira? e ficará bonito?



    O seu empreiteiro tem razão: é verdade que a madeira vai escurecendo ao longo do tempo. Todas as madeiras escurecem, umas mais que outras, mais ou menos rapidamente, conforme as espécies e conforme o grau de exposição à luz. Algumas tornam-se cada vez mais belas, algumas começam por apresentar tons rosados pouco interessantes e que depois evoluem em castanhos que são deslumbrantes, ...
    Mas isso também acontece mesmo quando são envernizadas. Se a cobertura é também um tecto, em meu entender, a parte visível devia ser envernizada mas a ausência do verniz não prejudica a madeira (e até pode ser melhor se o verniz não for o mais adequado, neste caso em concreto)
    De qualquer modo, com ou sem verniz (e isto é muito importante), recomendo que não dispense um tratamento de imunização de toda a madeira (imunizador para madeira nova) que pode ser feito à trincha em duas ou três demãos (siga rigorosamente as instruções do produto que vier a adquirir para esse efeito).
    • MELP
    • 23 janeiro 2011 editado

     # 12

    Boa noite Dutilleul

    Mais uma vez agradeça a sua informação e sinceramente não fazia a mínima ideia de que deveria utilizar o imunizador, até porque o empreiteiro disse que as madeiras eram todas tratadas em estufa para eu não me preocupar com "males" da madeira.

    Elisabete
  6.  # 13

    o empreiteiro disse que as madeiras eram todas tratadas em estufa para eu não me preocupar com "males" da madeira.


    Com a questão do "tratamento em estufa" o seu empreiteiro está provavelmente a assegurar-lhe que a madeira tem o teor de humidade apropriado.
    Pergunte-lhe se o "tratamento em estufa" também previne a madeira de ataques de fungos e xilófagos (vulgo, “caruncho” e demais bicharada...).
    Se ele lhe disser que sim...
  7.  # 14

    ola boa noite
    Elisabete Lourenço

    Estive a ler com atenção o seu comentário ,gostaria que me desse uma sugestão de qual as madeira são melhores para uma estrutura de uma casa???

    obrigada pela atenção
    • MELP
    • 1 fevereiro 2011 editado

     # 15

    Bom dia Pedro Cesar

    Começo por lhe dizer que os meus conhecimentos a este nível são muito reduzidos, pelo que tenho estado a beber toda a informação que me facultam.

    Apenas sei que, no meu caso específico uma casa antiga de paredes de taipa, a estrutura do telhado terá que ser o mais leve possível.

    Questionei sobre a casquinha branca e a casquinha vermelha e todas as indicações que recebo é que a casquinha vermelha é ligeiramente mais cara mas tem uma melhor qualidade.

    Algumas discussões que julgo terem alguma mais valia:

    Telhado e telhas
    Isolamentos térmicos para telhado de madeira

    Espero ter ajudado

    Até breve
    Elisabete
    • MELP
    • 1 fevereiro 2011 editado

     # 16

    Bom dia dutilleul

    Com a questão do "tratamento em estufa" o seu empreiteiro está provavelmente a assegurar-lhe que a madeira tem o teor de humidade apropriado.
    Pergunte-lhe se o "tratamento em estufa" também previne a madeira de ataques de fungos e xilófagos (vulgo, “caruncho” e demais bicharada...).
    Se ele lhe disser que sim...


    Estou a ficar preocupada. Verifico alguma confusão na cabeça do empreiteiro.

    Diz-me que o pinho nórdico é a casquinha branca e que a casquinha vermelha não se utiliza nas estruturas dos telhados e sim em soalhos, por ser muito rija. Para além disso continua a dizer que todas as madeiras que entram em Portugal, segundo um decreto lei qualquer, já vêm tratadas e que não é necessário aplicar nada por causa do bicho.

    Pesquisei e percebo que existem muitas opiniões contra (em termos de saúde) os imunizadores de madeira. A minha questão é, qual o menos prejudicial, uma vez que também não quero que se morra nem da doença nem da cura.

    Desde já obrigada
    Elisabete
  8.  # 17

    Só agora vi a sua mensagem.

    Diz-me que o pinho nórdico é a casquinha branca


    Não, não é, mas não deve preocupar-se com isso; há muita confusão, mesmo entre profissionais do ramo muito qualificados. Mas se quiser, solicite duas pequenas amostras das madeiras, digitalize ou fotografe e ponha aqui as imagens para ter mais opiniões.

    Na sua primeira mensagem neste tópico escreveu:
    ...cobertura em pinho nórdico ou casquinha nórdica...

    (e a "casquinha nórdica" seria o quê?)

    Para além disso continua a dizer que todas as madeiras que entram em Portugal, segundo um decreto lei qualquer, já vêm tratadas e que não é necessário aplicar nada por causa do bicho.


    Suponho que o seu empreiteiro se refira a isto... mas não tenho a certeza.

    Insisto: se o seu empreiteiro lhe garante que a madeira tem tratamento fitossanitário preventivo não tem que se preocupar com o assunto (a madeira é acompanhada de marcas – uma etiqueta, geralmente agrafada – que documentam o[s] tipo[s] de tratamento a que foi sujeita).


    Pesquisei e percebo que existem muitas opiniões contra (em termos de saúde) os imunizadores de madeira. A minha questão é, qual o menos prejudicial, uma vez que também não quero que se morra nem da doença nem da cura.


    Todos os produtos comercializados têm composição química que é abundantemente regulada por leis.
    E já agora: não a preocupam os eventuais tratamentos que o seu empreiteiro lhe garante? Porquê? Porque são feitos por uns senhores “lá no estrangeiro”?? :)
    • MELP
    • 2 fevereiro 2011 editado

     # 18

    Boa tarde Dutilleul
    Colocado por: dutilleulNão, não é, mas não deve preocupar-se com isso; há muita confusão, mesmo entre profissionais do ramo muito qualificados. Mas se quiser, solicite duas pequenas amostras das madeiras, digitalize ou fotografe e ponha aqui as imagens para ter mais opiniões....


    Menos mau.... então, não vou dar importância a esse facto. Assim que tenha possibilidade farei o que diz, irei digitalizar a madeira e coloca-la aqui.

    Colocado por: dutilleulNa sua primeira mensagem neste tópico escreveu:

    (e a "casquinha nórdica" seria o quê?)


    Quando iniciei este tópico julgava que havia uma madeira chamada casquinha e outra chamada pinho nórdico. Só mais tarde, após algumas explicações e pesquisas, percebi que existe a casquinha branca também designada como abeto e existe a casquinha vermelha também designada como pinho nórdico.

    Colocado por: dutilleulInsisto: se o seu empreiteiro lhe garante que a madeira tem tratamento fitossanitáriopreventivonão tem que se preocupar com o assunto (a madeira é acompanhada de marcas – uma etiqueta, geralmente agrafada – que documentam o[s] tipo[s] de tratamento a que foi sujeita).


    Então existe a possibilidade da madeira já vir com o imunizador, ou seja tratada por causa da "bicharada"?
    Se a resposta é sim, eu não tinha entendido isso. Julgava que a madeira apenas passava pela estufa (por causa da humidade) e não havia qualquer possibilidade de já vir tratada.
    Quanto às etiquetas, desconhecia completamente, irei a um local que venda madeira para poder perceber melhor do que se está a falar.

    Colocado por: dutilleulE já agora: não a preocupam os eventuais tratamentos que o seu empreiteiro lhe garante? Porquê? Porque são feitos por uns senhores “lá no estrangeiro”?? :)


    Talvez não me tenha feito entender correctamente, não sou nenhuma fundamentalista, nem sou da opinião de que o que vem do estrangeiro é que é bom.
    Acontece que são assuntos que até então nem tinha pensado sobe eles e têm sido vocês aqui no forum que me têm despertado para os vários assuntos, o que agradeço.

    A minha questão era: caso as madeiras não viessem tratadas e passasse pela minha mão a escolha desse tratamento, poder escolher o menos prejudicial.

    Mais uma vez agradeço toda a sua atenção
    Elisabete
  9.  # 19

    Boa Noite....
    Peço desculpa por meter-me na discussão... eu tenho curiosidade em que alguém me responda a umas questões e talvez lhe interesse.

    Um carpinteiro no Algarve (não português) aconselhou-me a comprar madeira que era importada julgo eu da Alemanha ou de outro país do Norte (já não me lembro qual). A razão dizia ele, era porque a madeira, julgo que ele se referia mais ao Pinho ... entortava com o passar do anos. E nesses países há fornos de secagem que evitam que isso aconteça quando a madeira estiver colocada. Será que é esse tal tratamento em estufa????????

    Em Portugal não existem estes "fornos de secagem"?????????
    Esse "Pinho secado" importado é MUITO mais caro do que o nosso Pinho??????
    O tratamento fitossanitário preventivo que se dá aos paus das cercas das propriedades agrícolas é bom???????
  10.  # 20

    Em Portugal não existem estes "fornos de secagem"?????????


    Sim, existem.

    Esse "Pinho secado" importado é MUITO mais caro do que o nosso Pinho?????


    Depende. Trata-se de coisas diferentes.

    tratamento fitossanitário preventivo que se dá aos paus das cercas das propriedades agrícolas é bom???????


    É
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
 
0.0219 seg. NEW