Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Antes de mais obrigado por este fórum é realmente útil e vou ter que me juntar ao clube :D
    Vou num prazo de 6 a 8 meses mudar-me para o norte do país (Zona de Gaia) ( e também mudar de vida) e gostaria de comprar um terreno de a volta de 300 m2 e contruir uma vivenda o mais possível a frente do mar.
    Contudo estou algo na duvida se comprar na 1ª ou na 2ª linha do mar isto pois estou com algum receio dos custos de manutenção (pois quando passo por essas zonas vejo que algumas casas visivelmente degradadas).
    A minha pergunta é a nível de conservação existe uma diferença substancial entre a primeira linha do mar e a 2º (ou a 100metros), existe algum conselho ou limitação que me possam dar em relação a construção nessas áreas?

Antes de mais obrigado por me deixarem partilhar as minhas dúvidas convosco!
  2.  # 2

Tendo em consideração a erosão costeira e a confusão (de verão) nas praias, eu não optaria pela 1ª linha, iria sim aí para a 4ª ou 5ª linha. Tenho a casa a 2Km da praia e acho de deveria estar mais longe um pouco. todos os verões temho q apanhar com as bichas de carros do pessoal q vai para a praia. Quanto ao ar do mar, pouca diferença vai haver entre a 1ª ou a 3ª ou 4ª linhas. Só se começa a notar diferença a partir os 500 metros acho eu.
  3.  # 3

Boa tarde.

Para além do que foi dito, acrescento mais um problema que um terreno localizado na 1ª linha sofre. O nível freático é alto provocado pela subida e descida das marés.
    Posso dizer com conhecimento de causa, que conheço um condomínio fechado em S. Felix da Marinha, próximo de Espinho, que dispõe de vários grupos de bombagem sempre activos. Quando lhes falta o abastecimento de energia, estas param e a água atinge os fossos dos elevadores.
    Os moradores têm de subir os vários pisos pela escada, porque os elevadores desligam-se.

Cmps
  4.  # 4

JCM, estamos a falar do nível freático de água doce ou salgada?
  5.  # 5

Certamente será salobra, nessa zona de Espinho, a menos de 1 km do mar se escavar 1 metro apanha água.
  6.  # 6

O vento de nortada é tramado por essas zonas, tente procurar zonas com algum resguardo, e sim procurar em segunda linha mas atenção que terá sempre cuidados a ter, pois é zona agreste mesmo.
  7.  # 7

JCM | ARQ
    Se for o condomínio que estou a pensar até as garagens já ficaram com água.

Uma das melhores opções (no meu entender) quando se constrói muito perto do mar é não fazer cave, se possível. Evitam-se muitas chatices...

Paramonte
    Concordo consigo quando diz que entre a 1ª e a 3ª linha pouca diferença haverá, pelo menos na zona em questão.
    E também que o mais aborrecido são as "bichas" de verão. :D

Agora a verdade é que ter uma casa perto do mar é outra coisa. Se fosse eu tentava ficar na 2ª (ou 3ª dependendo do terreno e do que encontrava entre ele e o mar).
  8.  # 8

RC | ARQ

O condomínio de que falei chama-se "Marbella One". Peço desculpa de mencionar o nome, mas a verdade é tenho amigos que residem lá e fartam-se de comentar a situação. A situação do nível freático foi mal resolvida, pois não consta que os vizinhos tenham o mesmo problema.
    Outra das situações que o ar do mar deteriora prematuramente, é de todos os elementos passíveis de corrosão. Ao fim de 5 anos, as ferragens das caixilharias estavam brancas e completamente ressequidas. Desfaziam-se com os dedos. Os capacetes das chaminés, tiveram de ser todos trocados por elementos de betão, porque os originais em chapa e em forma de persiana degradaram-se de tal maneira que não resistiram à forte ventania. Desapareceram simplesmente. Enfim, para se construir junto ao mar, tem de se ter em conta vários factores, senão mais tarde sobra para o projectista, que é um tipo burro, etc, etc.

Cmps

Cmps
  9.  # 9

Boas

... nessa zona de Espinho, a menos de 1 km do mar se escavar 1 metro apanha água.

Conheço várias construções com cave, entre Lavadores e Espinho, e não têm problemas desse tipo.

cumps
    José Cardoso

0.0121 seg. NEW