Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou a construir casa, tendo entregue a fase da estrutura a um construtor, a qual está já concluída.
    Encontro-me neste momento a decidir qual será o electricista e o picheleiro pois me foi dito que seriam os primeiros a entrar em obra nesta 2ª fase.
    A minha dúvida, é a seguinte:
    Qual a ordem de entrada dos respectivos profissionais. Pois há trabalhos que só podem ser iniciados após conclusão de outros, e temos os mais variados ramos, tais como:
    Electricista, Picheleiro, Carpinteiro, Alumínio, Estores, Pintor, Estucador, etc...

Agradecendo desde já qualquer ajuda, um abraço e boas obras.
  2.  # 2

F.Oliveira

Você têm a certeza que quer fazer isso dessa maneira? Esse tipo de dúvidas não augura nada de bom, mas o dinheiro é seu. Não leve a mal, mas...

De qualquer maneira, deixo-lhe aqui um plano de trabalhos feito para um lar de 3ª Idade (igual a uma vivenda, só que um pouco maior) com 2 fases, onde só imprimi uma delas, para evitar duplicação de informação. Embora sejam programas de trabalho executados para orçamento e portanto sem o nivel de detalhe de um programa de obra, têm a sequênciação das actividades, que é a informação que procura.

http://pagc1966.googlepages.com/Planodetrabalhos.pdf

As dúvidas que tiver, já sabe

Cumps
  3.  # 3

Muitas vezes nem tem de ter uma ordem assim como ta a falar.ate porque normalmente isso é um trabalho em conjunto. ate pode ter electricistas e canalizadores e pintores ao mesmo tempo. depende da obra. mas isso ta relecionado com coordenação de obra que terá de ser feito com tecnicos qualificados. no seu caso aconselho a ter cuidado porque nos dias de hoje existe meio mundo a tentar enganar outro meio mundo. mas primeiro ja sabe tem de passar tubagens e cablagens , ou seja electricista, canalizador e outras tubagens (Alarmes etc). depois vem o reboco, janelas, chão, portas interiores, pintores. mas isso vai depender de varios pormenores. nao tem de ser assim por esta ordem...
    cumprimentos
  4.  # 4

Mia disse:
    construí uma moradia mas a meio do processo tive problemas com o construtor e o que parecia um pequeno problema tornou-se grande. foi necessário entrar nos tribunais e agora a casa está oficialmente concluída visto que o construtor faliu e todos os trabalhos de remediação dos defeitos da casa (madeiras de cores diferentes,uma tabua de soalho que entretanto abriu fenda, verniz mal aplicado em portas, um vidro lascado.... coisas desse género) teraõ de ser suportados por mim. De qualquer modo a casa está em condições de ser habitada e foi tomada a decisão de ser vendida.Contudo não tenho qualquer documento da CERTIEL, livro de obras fechado... ou seja, tenho o projecto e ponto, dado que o sr em questão deve dinheiro a estes srs, não posso pedir -lhes nada em termos documentaise entrar outra vez na justiça desgasta-me. E agora? Como é que eu faço em relação à licença de utilização/habitação e registos???uma vez que contraí empréstimo, onde devo ir primeiro??? Que registos preciso? e quanto irei pagar??? pagarei algum tipo de sanção por não ter esses documentos que faltam??? E quanto me custará a escritura? uma vez que a casa é para vender terei de fazer tudo isso? sou mesmo "verde" nestas coisas e estou meia perdida. Agradeço toda a ajuda que puderem dar, a qual desde já agradeço
  5.  # 5

F. Oliveira, já deverias ter contratado um picheleiro, pois na fase de Pedreiro, o picheleiro tem de colocar já algumas tubagens pluviais e saneamento, só depois em trolha, regressa à obra para colocar as da água e depois no fim os sanitários.

A ordem divide-se mais ou menos nisto:
    1º Pedreiro com Picheleiro
    2º Trolha com electricista para colocar os tubos onde depois mais tarde quando a obra estiver fechada, poder "enfiar" a obra.
    3º Serralheiro (para fechar a obra com as caixilharias depois de assentarem as soleiras), volta mais tarde para as guardas e outros acabamentos.
    4º Carpinteiro , estores, etc.

Se queres contratar o pessoal às artes, o melhor é escolher urgentemente o picheleiro, o trolha, e o electricista pois eles tem necessariamente que nesta 2ª fase da obra trabalhar em conjunto. As artes de picheleiro e electricista são das mais baratas de todas, não sei porque não contratas já os mesmos, pois não é que poupes dinheiro em não o fazer.

Depois e logo de seguida tens que contratar o serralheiro, para não ficar com a obra aberta muito tempo, e não fazer o pessoal que já contrataste antes esperar muito, ou acabam por agarrar outras obras e não as largar tão cedo para se ocuparem da tua.
    Finalmente pede orçamento a carpinteiro, instalador de gás, estores, alarmes etc...

É um bocado complicado dividir isto assim, porque todos estão dependentes de todos, é isso que é uma obra... Ir aos bocadinhos vai fazer tempos de espera e outras questões que te podem fazer perder dinheiro.
  6.  # 6

eu depois de muitos conselhos do Paulo Correia e de começar a pedir orçamentos em separado, desisti disso... :)

É a casa toda feita, por uma unica pessoa! :) Senão, olá chatisses, adeus garantia... O que se poupa a construir dessa maneira, perde-se em tempo e "enganos"...

Coisas da Casa
  7.  # 7

Nem de propósito, tinha colocado um post no meu blog sobre este tema! Aceitam-se mais argumentos... :)

Coisas da Casa
  8.  # 8

Colocado por: AdrianoPeu depois de muitos conselhos do Paulo Correia e de começar a pedir orçamentos em separado, desisti disso... :)

É a casa toda feita, por uma unica pessoa! :) Senão, olá chatisses, adeus garantia... O que se poupa a construir dessa maneira, perde-se em tempo e "enganos"...

Coisas da Casa

Nem mais...
  9.  # 9

Colocado por: AdrianoPNem de propósito, tinha colocado um post no meu blog sobre este tema! Aceitam-se mais argumentos... :)

O que quer saber exactamente? O planeamento de obra é uma disciplina por si só e tamto pode quer controlas os atrasos da obra, como ir gerindo.

Como sequenciação, o ficheiro que deixei acima é um bom ponto de partida para se começar a perceber a sequenciação da obra, mas aquilo na generalidade é como o boletim meteorológico, acerta no que se passou e erra no que se vai passar.

Para isto ser muito útil, requer outro passo
    Photobucket
    Está a ver aquelas linhas vermelhas mais claras, antes da actividade da montagem dos perfis metálicas da cobertura? Não basta sabermos que no dia x, temos de assentar perfis, antes disso, existem uma data de assuntos a serem resolvidas, ou a actividade ainda nem começou e já está atrasada. Se o projectista se atrasar a responder, atraso a obra toda e a responsabilidade é dele :)

No seu caso como vai ter um empreiteiro geral, é um problema dele, você só deve ter em atenção em não deixar atrasar a obra, porque os atrasos costumas ser recuperados na ponta final, á custa da qualidade.

Mas se explicar melhor o que pretende, talvez o possa ajudar mais especificamente
  10.  # 10

O que quer saber exactamente?

Quando dizia que aceitam-se mais argumentos, é para fundamentar a entrega da obra a apenas uma entidade :)

Coisas da Casa
  11.  # 11

Colocado por: AdrianoPQuando dizia que aceitam-se mais argumentos, é para fundamentar a entrega da obra a apenas uma entidade :)

Pensei que essa fase já tinha passado, pensei que queria saber maneiras de controlar a coisa. Fale com o afsantos, que já passou por essa dúvida existencial, se fosse de mais parte iamos almoçar ou jantar e conversava-mos. Senão vá colocando os argumentos a favor de ser você a fazer e eu vou contradizendo. melhor que isso, era você acompanhor um dos nosso directores de obra durante 2 ou 3 dias. Passava-lhe logo essa triste ideia

Colocado por: afsantos
    Coisas da Casa
  12.  # 12

Concordo plenamente.As pessoas a vezes pensam que as empresas de construção é so ganhar dinheiro e assim e pensam que se forem elas a contratar fica mais barato. O que é mentira. Como diz o paulo correia bastava acompanhar um director de obra para ver o trabalho que tem durante um dia. se um obra nao desse trabalho nao tinhamos eng directores etc. punhamos la um trolha e ele que a fizesse sozinho...é claro que isto é uma maneira grosseira de fala mas em parte é assim que funciona.
    Cumprimentos
  13.  # 13

Como andará o Oliveira a safar-se desde Setembro? :)

Coisas da Casa

0.0200 seg. NEW