Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Lamento se acharem se este texto de introdução é muito comprido, mas é a minha vida em termos imobiliários e acho que vos devo dar uma introdução…

Sou visitante deste fórum desde que comprei a minha 1ª moradia, aprendi algumas coisas mas como a comprei praticamente feita nunca pude utilizar alguns dos conhecimentos adquiridos aqui.

Após 6 anos do final da construção nunca tive muitos problemas em termos de reclamações e por isso posso dizer que correu bem.

Vivo numa urbanização com 100% dos lotes já vendido e cerca de 50% com construção, numa moradia t3 com cave, rc, 1º andar e 2º andar (é o sótão mas não foi aproveitamento, está feito de raiz e está na planta enviada para aprovação), é uma moradia agradável com quartos pequenos (14, 12+12) e o 2ª andar amplo ( só tem as paredes laterais e um solário com cerca de 10m2) mas com muitas escadas… e algumas coisas do tipo “ se fosse eu a construir não tinha feito assim… “.

Gosto da casa, está bem localizada e não foi cara dado o nº de m2 de construção e qualidade (240m2 com um custo médio de 875€ por m2) que depois com os acabamentos escolhidos por mim e tendo um custo adicional passaram para valores relativamente mais elevados (cerca de 900€ por m2), mudei algumas coisas…..

Mas estamos a falar de um terreno em bruto de 168m2 … e desde essa altura comecei a pensar se não estaria melhor numa casa térrea (escadas… um miúdo de 3 anos… e outras factores.) Nunca quis muito mudar mas não existe muito terreno à venda na minha zona e quem tem não quer vender ou quer algum dinheiro... (chegaram-me a pedir por m2 250€!!!!).

E esta era a minha vida até há cerca de uma semana atrás…. Quando me perguntaram se estava interessado em 3 lotes (dentro da minha urbanização) como estavam a pedir 75.000€ por 670m2 (240+240+170) respondi inicialmente que iria pensar mas ontem tomei a decisão com a minha Senhora de os comprar.

E pronto, estou a começar do zero (no verdadeiro sentido da palavra)

a) Prometo contar-vos conforme este “folhetim” se desenvolver irei-vos pôr-vos a corrente.. decisões… custos…
    b) Sei que 670m2 não é uma área muito grande para fazer uma moradia térrea mas não considero impossível. Não pretendo mudar muito da área que tinha na moradia antiga, passar de altura para plano mas nesta fase inicial é especulação….
    c) Que por causa do crédito bancário terei que pedir a unificação dos três lotes num só (ainda nem comecei e já estou a ter despesas extraordinárias…) e espero que aceitem isto na câmara municipal… senão morre à nascença este ideia genial….

Por isso meus caros, agradecia e se quiserem dar algumas ideias para esta fase inicial, agradeço…

E tenho esta dúvida, estes terrenos não são planos e os restantes moradores compensaram o desnível construindo as moradias com caves/garagens, nesta situação com é normal proceder para fazer a moradia ao nível da rua?

Digam coisas!!!!
  2.  # 2

Boa noite

Tudo depende da topografia. No entanto a solução passará provavelmente por esse tipo de construção.
  3.  # 3

Se fizer um pedido de informação prévia à camara, certamente lhe dirão qual a viabilidade do que pretende.

Cumprimentos,

André David, arq
    www.adarq.net
    [email protected]
  4.  # 4

Boas

O primeiro passo é comprar os lotes.
    O segundo é fazer o pedido de alteração ao alvará de loteamento para fazer a unificação dos 3 lotes, e depois fazer os projectos. Regra geral as Câmaras não põem problemas com isso.
    Quanto à compensação do desnível, há várias maneiras de fazer isso. Será uma das coisas a definir com o arquitecto que seleccionar.

Cumps
    •  
      MRui
    • 22 janeiro 2011

# 5

Acho que não deve avançar com o negócio sem ter a garantia da viabilidade daquilo que pretende por parte da Câmara.
    Deve também consultar um arquitecto e/ou um engenheiro para um parecer sobre a viabilidade técnica do seu projecto.
  5.  # 6

Não ofereça o que lhe pedem!!!!!
    Ofereça 40000, diga que as coisas estão más, não exteriorize qualquer entusiasmo e deixe-os a mastigar no assunto.

O tempo é o seu maior aliado!
  6.  # 7

Caro Mardercc;

Obviamente o preço apresentado (75.000€ por 670m2) depende da zona onde reside... mas se for numa zona do interior, creio que é um preço um pouco "puxado".
    Por experiência própria, também eu adquiri um lote numa urbanização (zona interior/centro) com cerca de 840m2 por 25.000€... ao fazer esse possível negócio pense com a "razão" e não com o "coração"....
    Se adicionarmos o valor do lote a um hipotético valor de construção de 150.000€ (dependendo daquilo que quer fazer...mas regra geral neste fórum os intervenientes é tudo à grande com construções para cima dos 220m2 com WC's em tudo o que é esquina!)...
    É apenas uma opinião, dado que a pediu!
    Eu vou começar a próxima segunda-feira com a construção da minha "Barrakita" de 145m2....

Cumprimentos
  7.  # 8

Somos um país de pobres cheio de casas de ricos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  8.  # 9

Meus Caros,

Alguns comentários,

- O preço dos terrenos não foram muito discutidos mas penso que são bons preços para tempo de crise, como vos disse é na minha urbanização e o terreno de 170m2 pediram-me em 2005 60.000,00€(o vendedor inicial) e era considerado um bom preço. Claro que agora os tempos são diferentes......
    - Sobre o local, é numa freguesia para norte da cidade do Porto, tenho metro à porta (recente)e de carro posso vos dizer que de manhã saio às 08h30m de casa e às 09h00m (+/-5m) estou na Boavista (cerca de 15 km) e no regresso saio às 17h45m e às 18h05m(+/-5m) já estou em casa.... Isto paga-se!!!!
    - Podem-me dar/falar sobre essas " compensações" no terreno, tenho uma frente de 28 metros e 24 de profundidade, num terreno plano não teria muitos problemas para fazer a moradia térrea (mesmo dando 5 metros para as janelas laterais para sul encostando a garagem à parede a norte, mas admito estar com preocupação como solucionar esta situação... Claro que os arquitectos/engenharia poderão solucionar, mas gostava de ver/ler sobre este assunto.

Cumprimentos,
  9.  # 10

Continuo a defender que para fazer um investimento desses, era preferível saber qual a viabilidade do tipo de intervenção que o futuro promotor pretende.

Cumprimentos,
    André David, arq
    www.adarq.net
    [email protected]
  10.  # 11

Como arquitecta, concordo com o "adarq", a primeira postura deverá ser instruir um pedido de informação Prévia junto da câmara municipal em que se insere o imóvel, ficará logo a saber a viabilidade do projecto.

Atentamente,
    Raquel, arqª
    [email protected]
  11.  # 12

dutilleul
    Se é no Porto ou perto, não me parece que os 40 mil cheguem... para 3 lotes. De qualquer maneira não é má ideia negociar para ver se baixa um pouco mais o preço... mas olhe que para aqui perto não está mau...

mardercc
    Compreendo a hesitação dos outros intervenientes, mas unir 2 ou 3 lotes em urbanizações... nunca tive problema algum... Em Vila Nova de Gaia, Braga, Famalicão, Coimbra, Póvoa de Varzim, Póvoa de Lanhoso e Matosinhos. Se me dissesse que tinha 1 lote e o queria "partir" em 2, já lhe chamava a atenção sobre alguns aspectos como a capacidade construtiva que ficava para cada um, por exemplo. Ao contrário, como quer fazer, é muito difícil que se ultrapassem os índices construtivos máximos permitidos, o que é a maior condicionante de todas. Depois era muito azar que tivesse os restantes moradores do loteamento a reclamar sobre a sua intenção...

Como estamos no Porto, se precisar de alguma ajuda, disponha.

[email protected]

0.0111 seg. NEW