Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite!estou interessado num terreno com 380 m2,o problema é que o terreno tem 12 metros de largura e prá ai uns 30 de comprimento,o k faz com que ao dar os afastamentos do vizinho (3m) fique com uma fachada de moradia,de somente 6 metros! queria exemplificar os dois andares um sobreposto ao outro,e perguntar a vossa opinião?se a casa vai ficar mt comprida e mt estreita?se um bom arquitecto consegue enquadrar a moradia só com este tamanho de fachada!desde já peço desculpa do desenho mas sou um principiante!agradeço desde já as vossas opiniões!ps:a moradia tera um design moderno!
  2.  # 2

    Boa noite. É uma situação viável. É questão de estudar bem a situação.
    Já agora de que camara se trata?


    André David, arq
    www.adar.net
    [email protected]
  3.  # 3

    camara municipal do funchal
    tou a tentar colocar uma foto de algo que se pareça com o que quero!
  4.  # 4

    se quiser envie para [email protected]


    cumprimentos
  5.  # 5

    tudo vai depender da orientação solar. Se essa fachada de 6 metros ficar voltada a norte, não há grande problema, pq as fachadas maiores ficam a nascente e poente, portanto c\ sol. Contudo, se a fachada de 6 metros ficar a poente ou nascente, eu diria que esse terreno perde muito valor.
  6.  # 6

    Paramonte

    desculpe-me que lhe diga mas isso não está nada correcto. recordo-lhe que se trata de uma moradia com 4 frentes e qq orientação solar nesse paralelipipedo ( forma inicial ) pode ser "trabalhada".
    Acho que é mesmo um mau palpite o seu.
  7.  # 7

    É limitativo mas perfeitamente possível.
    Note apenas que aos 6m é preciso descontar a espessura das paredes portanto a largura máxima no interior de uma divisão será 5,2/5.4m.
  8.  # 8

    Para os arquitectos: Não é possível implantar uma das fachadas junto ao limite do terreno (sem janelas), deixar 3m do outro lado, e ficar com um alçado principal com 9m??
  9.  # 9

    Colocado por: PicaretaPara os arquitectos: Não é possível implantar uma das fachadas junto ao limite do terreno (sem janelas), deixar 3m do outro lado, e ficar com um alçado principal com 9m??
    É, se o que estiver previsto for moradias geminadas.

    Aa casas até podem atravessar o terreno de lado a lado (12m) se o que estiver previsto forem moradias em banda. :-)
  10.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.

    É, se o que estiver previsto for moradias geminadas.


    Isto significa que neste caso a resposta é não???
  11.  # 11

    Colocado por: Picareta Isto significa que neste caso a resposta é não???
    Em princípio, sim.
    Digo, em princípio, sim, quer dizer não.

    Embora concorde consigo que é um desperdício de terreno, a ideia é de cada casa ficar a 3m+3m da do vizinho.

    Palavra aos senhores Arquitectos.
  12.  # 12

    Colocado por: marco1Paramonte

    desculpe-me que lhe diga mas isso não está nada correcto. recordo-lhe que se trata de uma moradia com 4 frentes e qq orientação solar nesse paralelipipedo ( forma inicial ) pode ser "trabalhada".
    Acho que é mesmo um mau palpite o seu.


    Marco1: Estava a assumir que a esquadria do terreno faz ângulos rectos com as direcções dos pontos cardeais, como muitos terrenos em Portugal fazem, tem a ver c\ o facto de sermos um rectângulo com o eixo maior no sentido norte/sul-- aqui está um assunto interessante que já li algures, parece que muito da orientação dos loteamentos usou como referência a linha de costa, portanto este/oeste. Portanto, tem razão, se houver inclinação ~do lote (relativamente aos eixos cardeais) a coisa muda de figura. Agora se não houver, a solução de inclinar a planta da casa, num lote de 300 e tal m2 parece-me que vai apertar as coisas.
  13.  # 13

    olá boa noite!desde já agradeço as vossas opiniões.o terreno está bem localizado numa altura de 400 m,tem uma vista mar e zona turistica do funchal,excelente!!!o terreno é um retangulo,com a entrada na parte norte, e com a frente(parte da varanda)para sul com a tal vista mar...as laterais tb têm vista!tem algum declive,mas nada de anormal aqui na ilha da madeira!ainda não tenho a topografia do terreno,mas assim que a tenha já vou ter a certeza se tem mesmo os 12 metros de frente!ainda hoje vi uma moradia moderna com + - 6 metros que foi construida pelo mesmo arquiteto e gostei !a moradia só mostra pequena de longe,de perto nem por isso!obrigado!
  14.  # 14

    .
  15.  # 15

    .
  16.  # 16

    parece-me perfeitamente possível ter um bom resultado com essas condicionantes. Essa condição será o princípio gerador do projecto e da relação entre espaços e nesse sentido é um trabalho/desafio como qualquer outro, essa premissa pode até facilitar o arranque do projecto e vir a tornar-se muito interessante...

    cumps
  17.  # 17

    muito obrigado,por todos os comentarios,depois vou vos manter a par dos aconteçimentos!
  18.  # 18

    sem problema nenhum, até menos...agora também depende do que esta a pensar em termos de espaços.
  19.  # 19

    boas, essa questão dos afastamentos tem de ser vista com a envolvente e com a CM, só queria chamar atenção que a casa pátio era mais interessante quando encostava às laterais e aproveita a o espaço interior, agora a a mania de fazer a moradia a meio e ter jardim de volta é uma perda de espaço.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  20.  # 20

    boa tarde!até menos como assim sr.fernando?menos de 6 metros?
 
0.0182 seg. NEW