Esta mesa de apoio é fabricada em Portugal pela IKEA e é provavelmente a mesa do seu género mais vendida em todo o mundo. Em Portugal - onde os salários mínimos que provavelmente serão pagos para a fazer são de 470€ - a mesa é vendida por 5,11 €.No Reino Unido ou na Alemanha – onde o salário médio é de 1200€ (?), parece-me – a mesma mesa é vendida por menos de 2€.Por muito mecanizada que esteja a produção, por muito baratas que sejam as matérias primas, por muito pouca mão-de-obra que ela implique - mesmo que ao custo de um escravo – alimentação e água para os “bichos” não morrerem... - os 5,11€ tornam-na uma pechincha. E a 2€ pouco mais se há-de pagar além do cartão em que é embalada e não sobrará nada para o gasóleo necessário para a transportar para a Alemanha. Resumidamente, para aliciar o consumidor alemão com estas pechinchas, a IKEA – certamente beneficiando de milionárias ajudas do Estado Português (ou seja, de todos os portugueses que têm a felicidade de trabalhar e por isso pagam impostos), como é de costume nestes casos, para “gerar emprego”, para a fotografia do político a “atraír investimentos”, … - faz abertamente o dumping, uma prática empresarial proibida internacionalmente e que consiste em comercializar mercadorias abaixo do seu custo efectivo. E é proibida porque esta prática leva inevitavelmente à ruína toda e qualquer empresa de média ou pequena dimensão que esteja a produzir o mesmo produto. Em Portugal ou em qualquer outro lugar.
Mais ano, menos ano, assim como quem até não quer a coisa, os gestores da IKEA vão “chegar à conclusão” de que a fábrica em Portugal é deficitária, “vejam lá, e tal, temos registado saldos negativos desde o princípio das nossas operações no vosso país”, >“a produtividade é muito má, os operários assim e assado”, etc. e tal, e agora as “indemnizações” até já são mais em conta.
Vão deixar mais desempregados parasitados de forças no seu período mais activo, estropiados em escolioses tocadas a analgésicos a facturar ao Estado Português (sim, aos tais...) através da “segurança social”
O mesmo filme de uma industria vidreira no centro do país onde as encomendas (neste caso) da IKEA foram recebidas com muitos beijinhos e abraços.
_______________________________ Deixo-vos com este meu espanto na esperança de que me ajudem a resolvê-lo com qualquer forma de conhecimento, tragam aqui os vossos espantos e “abardinem” à vossa vontade.
boas deixe-me que o corrija o salário mínimo não são acima dos 2000 mil eur são muito a baixo o pais k tem o salário mínimo mais alto da europa è o luxemburgo 1580 eur ,ainda bem k o sr ja começou a dar conta k andamos todos a ser roubados mas nao è por estas empresas è pelo nosso governo,o valor do iva aplicado nestes tipo de produtos não è 23% è muito mais baixo .
Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
deixe-me que o corrija o salário mínimo não são acima dos 2000 mil eur são muito a baixo
Obrigado pela correcção, felizmente tive a prudência de não o afirmar taxativamente. Estava mesmo convencido que era superior a 2000€, creio que foi isso que li na edição online de um jornal qualquer.
não sei dizer pk na Alemanha nao a salário minimo mas a media ronda 1200 eur mas como a Alemanha temos a Itália, Áustria não à salário minimo estipulado por lei
Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul