Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: pat3eu coloquei solatube e estou muito satisfeita


    Eu também :)

    Não precisei de ir buscar luz ao telhado, como era para um quarto na cave, bastou instalar o tunel de luz no r/c (exterior), o quarto ficou com mais luz do que o outro que tem janela.

    Alice
  2.  # 22

    Alice,

    E em termos de ventilação e renovação do ar dessa divisão (na cave e interior pelo que percebi) como resolveu?
    AC? Extractor?
    • Jonh
    • 1 setembro 2011

     # 23

    Colocado por: riscasAlice,

    E em termos de ventilação e renovação do ar dessa divisão (na cave e interior pelo que percebi) como resolveu?
    AC? Extractor?


    Ha modelos Solatube que têm ventilação incorporada...mas seria bom que alguem que já instalou se pronunciasse aqui sobre os custos de instalação vs resultados...
  3.  # 24

    Boa tarde a todos os participantes.

    Estou a construir uma moradia e na tentativa de iluminar "ecologicamente" uma casa de banho interior, deparei-me com o problema descrito nesta discussão, várias ofertas, no entanto todas elas absurdamente caras, mínimo 350€:

    (preços tirados de sites de venda ao publico)
    Solatube 470€
    Velux 350€
    Chatron 365€

    além do mais o tipo de produto em causa não emprega no seu fabrico e montagem muita tecnologia ou peças moveis pelo que não apresentam justificação para o preço excessivo.

    Desta forma decidi construir um túnel de luz, recorrendo a materiais que se encontram à venda em qualquer loja.
    Este sistema pretende ser ecológico para o ambiente, barato para a carteira e com uma eficiência em termos de iluminação, que apesar de certamente ser menor que os produtos acima referidos (cuja real eficiência eu não conheço), não deverá por em causa o objectivo de dar um pouco de luz natural à casa de banho.

    Procedimentos:
    -Durante a betonagem da laje coloquei um balde de 20 Lt na placa (diâmetro de 28 cm)
    - Execução de uma pequena gola de betão à volta do orifício
    -Isolei com uma solução betuminosa e posteriormente pintei com membrana branca

    Comprei:
    -Tijela de vidro de 34 cm (vende-se no ikea por 12€)
    -Tijela de vidro de 27 cm (vende-se no Ikea por 8 €)
    -Esteira tapa sol para automóvel, daquele com alvéolos de material reflector metalizado (4€ no InterMarche).
    -Fita LED (comprei no site supelled e custou com despesas de envio 40,50€).
    -Fita autocolante de alumínio (4 € em qualquer loja de bricolage)

    Recortei a pala do sol e enrolei-a à volta do buraco.
    Colei as laterais com a fita de alumínio para fechar o circulo.
    Colei o topo da esteira de sol ao topo do rebordo da gola de betão com a fita de alumínio.
    Coloquei a taça de vidro pequena dentro do buraco com o fundo virado para baixo (vai servir como corte térmico de forma a diminuir a condensação, bem como para recolher a condensação que certamente se vai formar. Colei a taça com a fita de alumínio, pelas laterais, uma vez que a taça é uns milímetros mais pequena que o buraco a cairia se não fosse presa.
    Coloquei a taça maior por cima virada ao contrário.
    Falta ainda colar a taça grande com silicone à gola de betão mas ainda não tratei disso. Falta também cobrir a zona circundante da taça grande com fita de alumínio para aumentar a reflexão solar no local.
    Por enquanto ainda estou nesta fase já com este material aplicado, falta após a realização do tecto falso, colocar por baixo um difusor. Provavelmente encontrarei um material adequado numa loja de iluminação, ou seja pretendo um vidro redondo com uma bordadura metálica amovível, algo que certamente com 20 ou 30 euros poderei adquirir numa loja de iluminação.
    Posso desde já adiantar que a luz dentro do WC ficou com um aspecto bastante natural e assim que o pladur for colocado a luminosidade aumentará significativamente uma vez que se vai reflectir na superfície branca do tecto.
    Eu vou levar o projecto um pouco mais longe dai a fita LED. Vou colocar no interior a fita LED acima indicada com ligação a interruptor para iluminar de noite.

    Ficarei assim com um túnel de luz (com luz LED incorporada) por menos de 100€. Não considerei nas contas o trabalho de construção civil e isolamento porque os outros sistemas também terão um encargo semelhante.
    Futuramente indicarei como é que o sistema se portou durante o tempo da chuva.
    Espero ter ajudado, com esta solução mais económica, a diminuir o poder dos fabricantes e eventualmente o preço dos sistemas tradicionais.

    Cumprimentos a todos
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh, zedasilva, system32, bzidroglio, Tavares Miguel
      compilação fotos.jpg
  4.  # 25

    Gostei de ver a coragem anterior, mas estou com as minhas dúvidas relativamente à estanquecidade e durabilidade do sistema.
  5.  # 26

    Eu também gostei de ver.

    Mas isto faz-me lembrar um orçamento que vi dos anos 1700's, durante a construção do mosteiro de Mafra:
    «- Juntas de bois.. x
    - Arreteis de areia ... y
    - Quintais de pedra fina ... z
    - Arrobas de etc... »
    E por fim:
    «- TRABALHO DE PENSAR.... $$$».

    Neste caso não estão contabilizadas as horas de «projecto» nem o custo+tempo em deslocações para ir buscar os vários materiais (bem contabilizadas, alguns acessórios são mais baratos que as deslocações que implicam).


    Vejamos: o man.macedo sabe quanto custa uma hora das dele à empresa para que trabalha?
  6.  # 27

    Colocado por: jfsmoreiraGostei de ver a coragem anterior, mas estou com as minhas dúvidas relativamente à estanquecidade e durabilidade do sistema.


    A laje está integralmente isolada com uma solução cimenticia SIKA incluindo a gola de betão. Além disso ainda cobri a golá com uma solução betuminosa e com membrana.
    Como o vidro não é permeável não acho que o sistema vá "meter água", mas só o tempo de chuva o dirá.
  7.  # 28

    Colocado por: Luis K. W.Eu também gostei de ver.

    Mas isto faz-me lembrar um orçamento que vi dos anos 1700's, durante a construção do mosteiro de Mafra:
    «- Juntas de bois.. x
    - Arreteis de areia ... y
    - Quintais de pedra fina ... z
    - Arrobas de etc... »
    E por fim:
    «- TRABALHO DE PENSAR.... $$$».

    Neste caso não estão contabilizadas as horas de «projecto» nem o custo+tempo em deslocações para ir buscar os vários materiais (bem contabilizadas, alguns acessórios são mais baratos que as deslocações que implicam).


    Vejamos: o man.macedo sabe quanto custa uma hora das dele à empresa para que trabalha?



    Caro Luis K. W.
  8.  # 29

    Colocado por: man.macedo Caro Luis K. W.

    Siiiiiimmmm? :-)
  9.  # 30

    Colocado por: man.macedo


    Caro Luis K. W.



    Ocorreu um erro no comentário anterior, repetindo:

    O pensar para mim é de borla, faço-o por gosto.
    Não efectuei nenhuma deslocação especifica para comprar estes materiais. Todos se encontram a vender em qualquer superficie comercial a que tenha de ir para fazer compras para casa.

    Garanto-lhe que o meu patrão (que é da área da banca) não me pagou um cêntimo.
    O preço que indiquei no inicio do comentário sobre o custos dos sistemas tradicionais também não tem incluida a montagem e acredito que não deve ficar barato. Se eventualmente o Sr Luis K. W. trabalhar na área dos tuneis de luz e pretender partilhar o preço da instalação agradeço.
  10.  # 31

    Colocado por: DOGMAjá pode largar esse emprego e começar outro...e assim tornando isso ainda mais barato.

    NOTA: isso de ecológico não tem nada!!


    Mas tém de barato...
  11.  # 32

    Colocado por: pdavidmarques



    conheço e funciona, e julgo que deve ter confiança na arquitecta
    Concordam com este comentário:underrun


    a sua arquitecta com certeza que conhece soluções mais bonitas e funcionais que as apresentadas.
    Os tubos solares aqui apresentados são uma excelente opção mas para a indústria. Para habitação não me parece que fiquem bem enquadrados...é a minha opinião.
    Eu vou fazer uma clarabóia, também num wc sem janelas com luz indirecta. Quem olhar para o tecto não vê qualquer tipo de clarabóia, já que é lateral. No entanto existem outras soluções também muito bonitas, feitas na laje de cobertura com vidro. Ter apenas em atenção a necessidade do vidro necessitar de ser ventilado devido às condensações. Um bom trolha saberá o que fazer...
  12.  # 33

    Colocado por: underrunQuem olhar para o tecto não vê qualquer tipo de clarabóia, já que é lateral


    Excelente solução. A solução de vidro na cobertura é par esquecer
  13.  # 34

    Caro man.macedo,
    Eu não sou comerciante, hmmm..., comercial de equipamento nenhum. Mas sei fazer contas, sobretudo a custos.

    Eu não disse que o seu patrão lhe pagou para fazer esse «trabalho». Mas você devia saber se o seu tempo passado a engendrar essa coisa valeu a pena, ou se mais valia ter comprado uma coisa feita por técnicos habilitados e que já está mais do que testada.

    Garanto-lhe que o seu patrão, sobretudo sendo da área da banca, contabiliza ao cêntimo o que lhe paga.
    Se você não sabe quanto CUSTA ao seu patrão uma hora das suas, não está a ser um bom funcionário. Devia preocupar-se com isso. Já alguma vez pensou se o que você produz compensa o que você realmente custa?

    Além disso, não saber qual o seu VALOR é quase como não saber o seu nome...

    Comece com o seu ordenado (rendimento bruto anual, +encargos sociais, +seguros, +medicina no trabalho a dividir por 11meses de trabalho), junte o equipamento que utiliza (computador, secretária, cadeira, etc.), os acessórios que o banco gasta para tornar o seu trabalho confortável (máquina de café, papel higiénico, manutenção e consumos do ar condicionado, etc.), a energia, a água, o ESPAÇO (renda , empresa de limpeza, segurança, etc., etc., dos m2 de escritório que você ocupa), etc., etc.

    Macacos me mordam se você custar ao seu "patrão" menos de 70euros/hora... Se calhar ultrapassa os 100euros/hora .
    Faça as contas e depois conte-nos.

    Depois, não se esqueça que nem todos têm um centro comercial a menos de 30min./30km de casa. De automóvel, a ida-e-volta corresponde a uns 20euros (MAIS o tempo=custo do condutor).

    Sabe o que isto me fez lembrar?
    Um conhecido professor de Economia da Un. Católica que, de cada vez que compra qualquer coisa fora do habitual passa HORAS-E-HORAS à procura da melhor relação preço-qualidade, nem que o mande vir da Conchichina! E depois gaba-se de ter perdido vinte horas para poupar 2 euros...

    Ok. NÃO É o caso. :-)
    Mas... suponho que percebeu a mensagem.

    Quanto à sua «janela» preocupa-me que você preveja a existência de condensação. E vai recolhê-la?
    E aquele espectacular efeito de lupa (concentração de calor)?
    Alguma das tijelas está rigidamente colada ao betão? Qual a resistência das tijelas à tracção? E à compressão?
    O vidro dessas tijelas resiste a uma bela granizada?

    (E, sim, eu compreendi desde o início que o preço dos equipamentos não incluia a montagem).
  14.  # 35

    A aplicação dos tuneis de luz nos telhados planos (muito utilizados actualmente) normalmente não gera qualquer impacto visual porque o sitema não é visivel a partir da rua.
  15.  # 36

    Colocado por: Luis K. W.Caro man.macedo,
    Eu não sou comerciante, hmmm..., comercial de equipamento nenhum. Mas sei fazer contas, sobretudo a custos.

    Eu não disse que o seu patrão lhe pagou para fazer esse «trabalho». Mas você devia saber se o seu tempo passado a engendrar essa coisa valeu a pena, ou se mais valia ter comprado uma coisa feita por técnicos habilitados e que já está mais do que testada.

    Garanto-lhe que o seu patrão, sobretudo sendo da área da banca, contabiliza ao cêntimo o que lhe paga.
    Se você não sabe quanto CUSTA ao seu patrão uma hora das suas, não está a ser um bom funcionário. Devia preocupar-se com isso. Já alguma vez pensou se o que você produz compensa o que você realmente custa?

    Além disso, não saber qual o seu VALOR é quase como não saber o seu nome...

    Comece com o seu ordenado (rendimento bruto anual, +encargos sociais, +seguros, +medicina no trabalho a dividir por 11meses de trabalho), junte o equipamento que utiliza (computador, secretária, cadeira, etc.), os acessórios que o banco gasta para tornar o seu trabalho confortável (máquina de café, papel higiénico, manutenção e consumos do ar condicionado, etc.), a energia, a água, o ESPAÇO (renda , empresa de limpeza, segurança, etc., etc., dos m2 de escritório que você ocupa), etc., etc.

    Macacos me mordam se você custar ao seu "patrão" menos de 70euros/hora... Se calhar ultrapassa os100euros/hora.
    Faça as contas e depois conte-nos.

    Depois, não se esqueça que nem todos têm um centro comercial a menos de 30min./30km de casa. De automóvel, a ida-e-volta corresponde a uns 20euros (MAIS o tempo=custo do condutor).

    Sabe o que isto me fez lembrar?
    Um conhecido professor de Economia da Un. Católica que, de cada vez que compra qualquer coisa fora do habitual passa HORAS-E-HORAS à procura da melhor relação preço-qualidade, nem que o mande vir da Conchichina! E depois gaba-se de ter perdido vinte horas para poupar 2 euros...

    Ok. NÃO É o caso. :-)
    Mas... suponho que percebeu a mensagem.

    Quanto à sua «janela» preocupa-me que você preveja a existência de condensação. E vai recolhê-la?
    E aquele espectacular efeito de lupa (concentração de calor)?
    Alguma das tijelas está rigidamente colada ao betão? Qual a resistência das tijelas à tracção? E à compressão?
    O vidro dessas tijelas resiste a uma bela granizada?

    (E, sim, eu compreendi desde o início que o preço dos equipamentos não incluia a montagem).


    Eu estava a relatar o meu caso pessoal que moro em Lisboa.
    Bem se não compra no IKEA certamente poderá encontrar os materiais em outro local, provavelmente até na drogaria ou mercearia da aldeia.

    Quanto à condensação, é natural que ela surja e recolhe-la parece-me a melhor solução. Quando o sistema estiver completo terá 3 barreiras desde a parte habitavel até à parte em contacto com o frio da noite. A condensação a existir ficará retida e penso que até acumular 3 litros de água terei muito tempo para usufruir da luz do sol.

    As tijelas não estão fixadas de forma rigida, uma está colada com fita adesiva de aluminio e tem folga a toda a volta, a outra vai ser colada com silicone pelo que a tracção e compressão da laje não a afectarão.

    No fim de semana já devo ter a Tijela de cima colada e poderei 2 ou 3 dias após, efectuar um teste de estanquicidade.

    Quanto ao granizo:
    sabe qual é a resistência de uma tijela de vidro invertida? Tente pegar numa ai de cas, vira-la ao contrario e colocar-se em cima dela, depois diga-me alguma coisa.
    Mais facilmente se partiria uma velux plana ou sistema semelhante.

    Concentrador solar:

    Sim poderá existir algum efeito de concentração térmica mas diga-me os sitemas tradicionais são totalmente isentos deste fenomeno?

    Para finalizar, eu não pretendo ter um sistema melhor que o tradicional, porque se o fosse certamente alguma coisa estaria errada, apenas pretendo um sistema mais barato com uma relação qualidade preço que sinceramente acho que me é favorável.

    Cumprimentos
  16.  # 37

    Colocado por: DOGMA
    lá se vai o gasóleo outra vez....podia ir de bicicleta mas lá ia o dinheiro para comprar a dita.
    Discordam deste comentário:man.macedo


    O Sr Dogma para ir trabalhar vai de carro?, é que se for, o melhor é ficar em casa para poupar, "podia ir de bicicleta mas lá ia o dinheiro para comprar a dita."
  17.  # 38

    E quem disse que o dogma trabalha?
  18.  # 39

    Colocado por: DOGMAtrolhas não tem carro.


    Mas têm uma Zundapp
      zundapp.png
  19.  # 40

    Colocado por: DOGMAtive uma Zundap de três (3)


    De 3 lugares? : )))
 
0.0208 seg. NEW