Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostava que me ajudassem na escolha do aquecimento das aguas na minha futura casa.

Trata-se de um T1 com 40m2.
    Será necessario para um banho por dia com duração média de 15 minutos e para lavar loiça.
    Aos fins de semana será necessário para 2 banhos porque a "Maria" vem passar o fim-de-semana ca a casa.
    O prédio não tem gás canalizado.

Compensa no final do mês comprar um termoacumulador?
    Quantos litros serão necessários?
    Melhores modelos? Preferia um que desse para programar quando ligar e quando desligar.

O apartamento não é grande, principalmente a cozinha, pode ser um problema o tamanho do termoacumulador?
    Ha o risco de o quadro eléctrico não aguentar ter vários aparelhos ligados ao mesmo tempo e ir a baixo?

Obrigado.
  2.  # 2

Se não é para aquecimento central, acho q um bom esquentador é melhor. Mais económico e liga só qdo precisa
  3.  # 3

Eu não descansei enquanto não anulei todo o circuito de gás que existia.
    Recomendo um termo-acumulador de 150 litros ou mais com isolamento interior em vitro-cerâmica, com duas resistências para verificar se o contador aguenta as duas, normalmente são cada uma de 1000W, coloque um relógio na tomada para ligar só no periúdo económico se tiver bi-horário.
    Estes equipamentos são do tipo serpentina permitindo um gasto sequencial da agua, se de manhã tomar banho, o gás que irá gastar é proporcional à temperatura da água se esta estiver muito fria gasta mais gás. No caso do termo-acumulador a água entra e irá adaptar-se à temperatura que está dentro do aparelho para quando voltar a ligar esta já não se encontrar gelada. Se precisar de ligar fora do periudo económico basta ligar o botão do relógio.
    Eu tomo banho de manhã e à noite e não tenho problemas e a minha mulher também.
    Também não é necessário tubo de exaustão.
      images.jpg
  4.  # 4

Eu não descansei enquanto não anulei todo o circuito de gás que existia.

Porquê? (não disse)
    Estou na eminência de construir uma pequena casa (T1), tinha previsto a instalação de gás na convicção de que seria mais económico mas estou cada vez com mais dúvidas porque já li várias opiniões que sustentam precisamente o contrário... :(

O que é que será mais económico em termos de consumos? Um termoacumulador e uma placa de indução ou um esquentador e um fogão a gás (botano ou propano, porque não há rede de gás natural)?
  5.  # 5

Colocado por: dutilleul
    Porquê? (não disse)
    Estou na eminência de construir uma pequena casa (T1), tinha previsto a instalação de gás na convicção de que seria mais económico mas estou cada vez com mais dúvidas porque já li várias opiniões que sustentam precisamente o contrário... :(

O que é que serámais económico em termos de consumos?Um termoacumulador e uma placa de indução ou um esquentador e um fogão a gás (botano ou propano, porque não à rede de gás natural)?

Eu poupei na factura energética, Não estou tão dependente ou seja, no caso de caldeira se faltar a luz fica-se a meio do banho. O acidente mais aparatoso que tive foi quando saí do banho todo nu e molhado porque a válvula tinha disparado. No termo-acumulador tenho duas resistências se uma avariar tenho a outra, se acontecer ou a água está morna ou nem sequer vou para o banho. As avarias resumem-se à troca de resistências, algum fio mal ligado ou o termostato e a válvula de segurança pode ser verificada por nós mesmo. Ou seja manutenção mais barata. Com o gás é manutenção periódica, verificar isto, verificar aquilo, contractos, etc.
    Os acidentes devido ao gás canalizado sucedem-se e a meu ver vão se intensivar com a deterioração dos equipamentos.
    Quando você desliga o gás, as condutas ainda ficam cheias e com um furo de uma broca ou de um prego "pum", na electricidade se desligar pode mexer no fio a vontade.
    O termo incentiva à poupança, tendencialmente gasta-se menos água, no gás pode estar todo o dia debaixo de água.
    Com sistema solar térmico, a resistência dificilmente liga, ou seja água quente à borla.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  6.  # 6

om sistema solar térmico, a resistência dificilmente liga, ou seja água quente à borla.

Agora é obrigatório, portanto também o terei. Pelo que percebo, a sua factura diminuiu. Ou seja, gasta menos em electricidade do que gastava com o gás.
  7.  # 7

Os acidentes devido ao gás canalizado sucedem-se e a meu ver vão se intensivar com a deterioração dos equipamentos.

Experimente andar de carro sem nunca mudar de pneus...um dia vai ter uma surpresa. Praticamente todos os acessórios de gás, incluindo os tubos, têm validade...só que quase ninguem liga...faltam as inspecções periódicas...

Com sistema solar térmico, a resistência dificilmente liga, ou seja água quente à borla

Ai liga, liga...e não é pouco...

Será necessario para um banho por dia com duração média de 15 minutos e para lavar loiça.
    Aos fins de semana será necessário para 2 banhos porque a "Maria" vem passar o fim-de-semana ca a casa.

Com esta utilização, quase de certeza o termoacumulador será a melhor opcção...um de 70/90 litros...

O que é que será mais económico em termos de consumos?

Termoacumulador ou, se puder, bomba de calor para aqs e talvez gás para o fogão...Gás para os banhos é carissimo...

Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
    •  
      sousal
    • 23 janeiro 2011 editado

# 8

Colocado por: dutilleul

Agora é obrigatório, portanto também o terei. Pelo que percebo, a sua factura diminuiu. Ou seja, gasta menos em electricidade do que gastava com o gás.

Exactamente. Mesmo sem painel solar térmico.
  8.  # 9

Experimente andar de carro sem nunca mudar de pneus...um dia vai ter uma surpresa. Praticamente todos os acessórios de gás, incluindo os tubos, têm validade...só que quase ninguem liga...faltam as inspecções periódicas...

Foi o que eu disse, no termo não é necessário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Fernandes
  9.  # 10

Ai liga, liga...e não é pouco...

O meu pai esteve todo o verão sem ligar os fios de alimentação eléctrica, ou seja durante o verão nunca ligou.
  10.  # 11

Colocado por: sousal
    O meu pai esteve todo o verão sem ligar os fios de alimentação eléctrica, ou seja durante o verão nunca ligou.

Pois eu sei...mas o ano não é todo verão...e quando não é...liga e bem...
  11.  # 12

Colocado por: Pedro Fernandes
    Pois eu sei...mas o ano não é todo verão...e quando não é...liga e bem...

Por isso recomendo o sistema com cilindro interior, ou seja este é colocado no sótão não estando tão sujeito às temperaturas exteriores.

0.0178 seg. NEW