Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

aguiabranca: mas você devolveu ou não o emissor térmico?
  2.  # 62

Olá Paramonte, devolvi pois, eu bem vos tinha dito que o ia devolver...
    Veja o meu comentário na página anterior, tem lá tudo o que se passou na manhã de hoje...

Cumprimentos
  3.  # 63

Colocado por: aguiabrancaColocando agora um pouco os AC de parte, pergunto-vos... E se compararmos os Emissores com um Vulgar Aquecedor a ÓLEO ou um Termoventilador ???

Não é verdade que um Emissor Térmico seria bastante mais económico se comparado com estes ?

Ao que parece, gastam um pouco menos para manter uma determinada temperatura numa divisão pelo menos período de tempo. A questão é que essa suposta poupança pode não ser a suficiente para justificar a diferença de preço da aquisição.

Já agora, que conclusões tirou da sua experiência com o emissor? Aquece depressa, etc?
  4.  # 64

Colocado por: Pedro FernandesMais uma vez pergunto-lhe...Qual as areas e potencia prevista a instalar na sua casa?...É o minimo que pode informar e o ponto de partida para tudo o resto...aliás...mal era se o técnico não lhe deu esses dados...

Só oito divisões necessitariam de elementos de aquecimento. Para 6, 1000 watts para cada um de 6 emissores ou 6 AC de 9000 BTU cada. Para outras duas, menos utilizadas, 1 AC de 9000 BTU e outro de 12000-16000 BTU ou um emissor de 1500 kW e outros dois de 1500 kW cada. Tudo tendo em conta o isolamento térmico.
  5.  # 65

Colocado por: aguiabrancaquando cheguei à loja encontrei o funcionário que me "impingiu" o emissor, pelo que me apressei a ir ter com ele e confrontá-lo com o que por aqui li e ás conclusões a que cheguei...
    Bom, não me levem a mal, mas vou transmitir exactamente quais as palavras deste...
    A malta que anda nos sites da net, nos fóruns e afins são todos uns curiosos e dizem mal por dizer, sem saber o que são os aparelhos em causa.
    Estes aparelhos são vendidos a um ritmo bastante superior aos AC e ninguém se queixa

AguiaBranca, acredita num funcionário do Leroy Merlin que tem como formação ler uns quantos panfletos e logo passam a ter opinião valida,

não lhe parece que falta aqui alguma coisa?

em vez de ter andado a estudar durante anos a fio á noite e ainda não ter conseguido acabar a minha licenciatura, devia era ir trabalhar para o Merlin,
  6.  # 66

Pauloms, eu nem cheguei a tirar o Emissor Termico da caixa, porque depois de ter lido o que li por este Fórum, optei logo por devolver o mesmo antes que passasse mais tempo... Não fazia sentido estar a montar um aparelho para depois estar a guardar outra vez e devolver...

Jorge Alves, se eu acreditasse no funcionário do Merlin, obviamente que não teria devolvido o aparelho como o fiz hoje...
    Seja como for, deixo um comentário relativamente ao que um dos funcionários (falei com 2) me disse...
    Um deles pareceu-me bastante profissional e conhecedor do que estava a dizer, pelo que compreendi perfeitamente as razoes do mesmo
    em me aconselhar o Emissor em detrimento do AC, razoes essas que já disse anteriormente : agressividade do calor do AC e conforto do Emissor, o ruido do AC, e o custo de instalação do AC...

Bom, seja como for, acho que para o uso que iria dar ao Emissor, Ligar apenas nos dias mais frios e duas a tres horitas à noite, de facto não compensa...
    Fico-me pelo radiador a óleo...

Já no caso do pauloms, parece-me que com o tamanho de casa que tem e a quantidade de Emissores que teria de comprar, sai-lhe bem mais barato instalar um aquecimento central na casa...

Cumprimentos a todos.
  7.  # 67

Colocado por: aguiabrancaBom, seja como for, acho que para o uso que iria dar ao Emissor, Ligar apenas nos dias mais frios e duas a tres horitas à noite, de facto não compensa...
    Fico-me pelo radiador a óleo...

nesse caso dou-lhe toda a razão, até porque de todos os tipos de aquecedores electricos os radiadores a óleo são na pratica emissores térmicos húmidos (oleo), e a nível de preço são muito baratos e sem duvidas que resolvem, as minhas criticas são somente derivado á desinformação, e aos elevados preços injustificados dos emissores térmicos secos,

Colocado por: aguiabrancaagressividade do calor do AC e conforto do Emissor, o ruido do AC, e o custo de instalação do AC...

nos equipamentos comercializados nessas lojas estas são desvantagens a ter em conta, agora acredite ou não isso não acontece nos equipamentos já com alguma qualidade e nas marcas de topo, então aí não são admissiveis, mas para isso estão aqui outros utilizadores que podem reportar os seus casos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aguiabranca
  8.  # 68

Caro pauloms,

Segundo esses dados, se tiver todos os emissores ligados terá uma potência conjunta de 10,5kw, ou seja necessitaria de possuir só para o aquecimento 10,35 kva
    As duas unidades de ar condicionado 4 que indica, no máximo devem gastar em conjunto uns 5kw, sendo que na maior parte do tempo estarão a conssumir abaixo disso.
    A diferença de potência necessária para as duas soluções rondará as 6,9kw, o que se traduz em 10 euros mensais.
    Creio que para ter mais de 10 kw terá de se passar para trifásico, e tem de se ter a instalação eléctrica preparada e certificada para tal.
  9.  # 69

Colocado por: dfserraCreio que para ter mais de 10 kw terá de se passar para trifásico

o máximo em monofásico é 10,35Kva (45A) e é somente nalguns locais na grande parte do pais não pode ir além de 6,9Kva(30A).
  10.  # 70

Colocado por: dfserraCaro pauloms,

A diferença de potência necessária para as duas soluções rondará as 6,9kw, o que se traduz em 10 euros mensais.

10 euros mensais só entrando c\ o preço do kwh? porque na realidade é bastante mais
  11.  # 71

10 euros mensais tendo em conta a disponibilidade de potência da EDP, o consumo é à parte.

Quando tinha acumuladores de calor tinha de ter 13,8 kva, agora com ar condicionado tenho apenas 6,9 Kva, o que por sí só permite poupar os tais 10,4 euros mensais, valor de 2011, já que aumentou quase 5% este ano a a disponibilidade de potência.

Se hoje ainda estamos aqui a discutir qual é melhor, daqui a uns anos, com o aumento do preço da electtricidade e com a melhoria da performance dos ar condicionado, essa dúvida nem se vai colocar a ninguém.
  12.  # 72

SIm a evolução do mercado energético é em parte uma incógnita e vai estar intimamnete relacionado c\ a economia, desemprego etc etc.
  13.  # 73

Boa tarde Senhores

(tb estive no leroy este fim de semana e um funcionário tambem me tentou vender um desses aparelhos igual ao do sr. aguiabranca)
    falaram-me tambem dumas placas radiantes de 400w k dão para aquecer 1 divisão de 12m2...conhecem?

sou tb um interessado em equipamento para quecer a casa e só para aquecer...só estamos em casa ao fim do dia/noite e fim semana...ainda assim parece-me que o mais economico é mesmo o ar condicionado...a minha duvida é se justifica mesmo a diferença de preço entre marcas?..há no mercado marcas a 250€ e outras com os mesmos btus a 1000€....
    já agora, otenho 1 sala com cerca de 25m2 só k aberta para a hall e escada essas areas rondam os 20m2...se instalar um ac de 18000btus seria suficiente?
    outra questão (de puro desconhecimento) se deixar as portas dos quartos abertas, k ficam no topo das escadas, os quartos ficaram com uma temperatura amena e o ar condicionado estará sempre a trab???
    sei k há por aqui senhores muito entendidos neste assunto e agradeço desde já a sua opinião
    cumprimentos
    m.paulo
  14.  # 74

Colocado por: m.pauloBoa tarde Senhores

(tb estive no leroy este fim de semana e um funcionário tambem me tentou vender um desses aparelhos igual ao do sr. aguiabranca)
    falaram-me tambem dumas placas radiantes de 400w k dão para aquecer 1 divisão de 12m2...conhecem?

sou tb um interessado em equipamento para quecer a casa e só para aquecer...só estamos em casa ao fim do dia/noite e fim semana...ainda assim parece-me que o mais economico é mesmo o ar condicionado...a minha duvida é se justifica mesmo a diferença de preço entre marcas?..há no mercado marcas a 250€ e outras com os mesmos btus a 1000€....
    já agora, otenho 1 sala com cerca de 25m2 só k aberta para a hall e escada essas areas rondam os 20m2...se instalar um ac de 18000btus seria suficiente?
    outra questão (de puro desconhecimento) se deixar as portas dos quartos abertas, k ficam no topo das escadas, os quartos ficaram com uma temperatura amena e o ar condicionado estará sempre a trab???
    sei k há por aqui senhores muito entendidos neste assunto e agradeço desde já a sua opinião
    cumprimentos
    m.paulo

Bem...agora há um tópico para duvidas de ac...mas aqui fica...

Se comprar ac, escolha uma marca que tenha boas especificações...cop e eer altos e ruido a partir dos 21dcb...Isto retira logo muitas do pacote e sobram outras tantas...Para mim, e do que conheço, samsung tem a melhor relação preço/caracteristicas...depois tem lg, sanyo, mitsubishi, daikin...mais ou menos por ordem de preço...mas há muitas mais...só que não conheço os preços por terem pouca implementação no nosso país...

Não coloque unidades de 18000btus...são mais gastadoras e fazem mais ruido...Na sala chegava uma de 12000 e colocava por ex outra de 9000 no hall...isto para não ter mudanças radicais de temperatura sala/hall...A do hall mesmo se trabalhar 24 horas em alturas de muito frio, dificilmente vai ajudar nos quartos (falta saber areas)...talvez se colocar a do hall no piso superior e se as areas não forem grandes e com isolamento qb...será sempre melhor que nada...Sem mais dados é dificil...

Se tiver mais questões, pode repetir ou seguir aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/15947/1/ar-condicionado-marcas-duvidas-e-orcamentos/

Abraço, Pedro
  15.  # 75

Recebi o orçamento da empresa que já cá veio ver a casa e as necessidades. PArece-me muito caro, mesmo incluindo a instalação. Os próprios emissores térmicos a seco da Bosch foram orçamentados acima dos valores de tabela... Os valores dos AC (pedi para MB e para outra marca com a melhor relação preço/qualidade) também me parecem muito elevados.

Ainda não tive tempo de fazer as estimativas de consumo com AC e Emissores Inercias mas entretanto pedi a outra empresa para cá vir e saber o que é que eles dizem e que valores é que apresentam, mas para já deixo aqui o que já tenho para a vossa consideração:

Sistema Multi Split, de marca LG, apresentando as seguintes características:
    Modelo unidade exterior 2 x MU5M30
     Capacidade Arrefecimento 30.000 [Btu/h]
     Capacidade Aquecimento 34.500 [Btu/h]
     Consumo nominal 2.31 [KW]
     Tensão 220 V
    Modelo unidade interior - Sotão 1 x MS 12 AH
    Modelo unidade interior - (restantes Divisões) 7 x MS 09 AH
    Carga de gás.
    Tubagem de cobre isolada.
    Ligações de condensados.
    Acessórios de montagem.
    Interligação eléctrica entre unidades interiores e exterior.
    Ensaios e afinações finais do sistema.
    Preço Total (materiais e montagem): 6 . 7 90,00 €

Sistema Multi Split, de marca MITSUBISHI, apresentando as seguintes
    características:
    Modelo unidade exterior 2 x MXZ-4B80VA
     Capacidade Arrefecimento 27.200 [Btu/h]
     Capacidade Aquecimento 31.960 [Btu/h]
     Consumo nominal 1.95 [KW]
     Tensão 220 V
    Modelo unidade interior - Sotão 1 x MSZ-GE35VA
    Modelo unidade interior - (restantes Divisões) 7 x MSZ-GE25VA
    Carga de gás.
    Tubagem de cobre isolada.
    Ligações de condensados.
    Acessórios de montagem.
    Interligação eléctrica entre unidades interiores e exterior.
    Ensaios e afinações finais do sistema.
    Preço Total (materiais e montagem): 7 .770,00 €

Gama Domótica
    Emissor Térmico Seco Domótico, modelo 1000T 560,00€

Gama Digital
    Emissor Térmico Seco Digital, modelo 1500C 595,00€
    Emissor Térmico Seco Digital, modelo 1250C 550,00€
    Emissor Térmico Seco Digital, modelo 1000C 495,00€
    Emissor Térmico Seco Digital, modelo 0750C 450,00€
    Emissor Térmico Seco Digital, modelo 0500C 400,00€
  16.  # 76

Boas. Bom, nesta altura do campeonato, já optei e decidi mesmo em colocar um Ar Condicionado.
    Agora deparei-me com um problemazito que terá mais a ver com construcção civil, mas talvez o jorgealves me possa dar alguma dica,
    ou apresentar alguma solução...
    O AC requer a instalação de um extractor, e o único sitio que tenho para o colocar é por cima da varanda, na parede que tem o "estore" da janela..
    Ora, essa parede é mais fina por ter lá dentro uma caixa que alberga o estore, como tal pensamos que nao deve ter força para aguentar o peso bruto de um extractor...
    Podiamos talvez pregar o mesmo ao tecto da varanda, mas nao estamos a ver bem como...
    Será que alguém me pode ajudar ???

Grato..

Joao Silveira
  17.  # 77

Colocado por: aguiabrancaO AC requer a instalação de um extractor

penso que se refere á unidade exterior, Certo?

Colocado por: aguiabrancaessa parede é mais fina por ter lá dentro uma caixa que alberga o estore

a caixa de estore não ocupa a parede toda, normalmente tem cerca de 25cm de altura , no restante espaço que sobra deverá ser mais do que suficiente e com resistência para suportar qualquer unidade até 80Kg, o suporte de base é que eventualmente deverá ser fixo por forma a dividir a carga por uma maior superfície.

Colocado por: aguiabrancaPodiamos talvez pregar o mesmo ao tecto da varanda

também é possível, se bem que não recomendável, é sempre complicado em caso de assistência, e tem que levar uma base para fixação e nivelamento, e fica com sempre com maior probabilidade de ruídos parasitas que a exitirem é complicado de os eliminar.
  18.  # 78

Pois, isso já não sei... Uma coisa é certa, não tenho outra parede para por a unidade exterior.
    No chão não quero colocar pois a varanda é muito pequena e se la ponho isso então fico sem espaço para lá entrar e isso na pode ser... Se de facto naquele espaço entre a pedra mármore (topo da porta) e o tecto da varanda der para colocar o mesmo, então será isso mesmo que farei, de outra forma não tenho alternativa...
    Já agora aproveito para dizer o que penso comprar.
    Um DAIKIN com 12.000 BTU para a minha sala com área de 17 mts quadrados... Disseram-me que o de 9.000 seria suficiente, mas tinha de ter a porta sempre fechada. Uma vez tendo a porta aberta para o hall, seria melhor um de 12.000 BTU, assim o calor em excesso passaria para o HALL e tinha sempre a SALA e HALL aquecidos... Concordam ???
  19.  # 79

Colocado por: aguiabrancaUm DAIKIN com 12.000 BTU para a minha sala com área de 17 mts quadrados... Disseram-me que o de 9.000 seria suficiente

depende daquilo que pretenda, se for para aquecer somente a sala, um de 9K é mais do que suficiente, se for para espalhar pela casa, aí um de 12K será a melhor opção,

mais concretamente Daikin FTX 35 JV com 4,8Kw de aquecimento maximo e consumo estimado anual (em aquecimento e arrefecimento) de 490Kwh, custa 905€ de tabela sem montagem e sem IVA.

Colocado por: aguiabrancaentre a pedra mármore (topo da porta) e o tecto da varanda der para colocar o mesmo

a colocação no sitio que indicou não será problema pois a unidade exterior de 12K pesa 30Kg, a parede aguenta perfeitamente isso.
    • sdc
    • 2 abril 2011

# 80

alguem tem emissores haverland ?

0.0291 seg. NEW