Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Acho que os técnicos da daikin e da Junkers que forem a sua casa fazer os orçamentos vão ter um dia muito divertido...lol

Eu até acho que devia também instalar radiadores c\ aquecimento a gás, assim ia comutando entre as três opções conforme os preços de mercado...grande ideia!
  2.  # 2

Colocado por: system32Se exige silencio então và para o piso radeante hidraulico com uma bomba de calor. Fica mais caro e ainda exige bastantes obras para colocar (pode não ser practico faze-lo), mas é o Rolls-Royce da climatização.

Isso, como tudo, é discutível... Já vi em muitos fóruns essa discussão e não houve consenso, nem pouco mais ou menos...

Colocado por: system32Mas qual conforto adicional??

- correntes de ar
    - ruído
    - secagem do ar em demasia, eventualmente
    - necessidade de manutenção

Colocado por: ParamonteAcho que os técnicos da daikin e da Junkers que forem a sua casa fazer os orçamentos vão ter um dia muito divertido...lol

O técnico será o mesmo. Espero por isso, que as opiniões que ele emita sejam menos tendenciosas, mas mesmo assim sei que o interesse comercial segue quase sempre pelo lado mais proveitoso para o fornecedor. Em todo o caso, com o conjunto de informações que reuni e com as opiniões que foram aqui apresentadas, será mais fácil perceber as eventuais "segundas intenções".

Colocado por: ParamonteEu até acho que devia também instalar radiadores c\ aquecimento a gás, assim ia comutando entre as três opções conforme os preços de mercado...grande ideia!

A ideia é instalar emissores em algumas divisões e AC noutras. Pareceu-me que o fórum servia para discussão séria de assuntos de interesse mútuo e não lugar para aplicar sofismas!
  3.  # 3

- correntes de ar
    - ruído
    - secagem do ar em demasia, eventualmente
    - necessidade de manutenção

Só para esclarecer...correntes e ruido podem ser reduzidos com uma correcta utilização do ac...secagem do ar só a fazer frio, a fazer quente seca tanto como um emissor...manutenção é da mais simples que pode haver, ou seja, limpeza (aspirar ou lavar) dos filtros conf a utilização...

O técnico será o mesmo. Espero por isso, que as opiniões que ele emita sejam menos tendenciosas

Se puder, depois coloque aqui os argumentos do tecnico para cada situação...se ele perceber do assunto, vai-o aconselhar a esquecer os emissores...

Pareceu-me que o fórum servia para discussão séria de assuntos de interesse mútuo e não lugar para aplicar sofismas

Como já alguem disse e bem, este é dos foruns mais serios e com mais conteudo rico que por aí anda...mas perceba que, por vezes, até a pessoa mais séria, no acumular de comentários repetitivos e seleccionados (que demonstram tanta desinformação sobre o assunto), acabam por ironizar e brincar com a situação...

Estou a concluir que o ideal será, eventualmente, uma solução conjunta de AC+Emissores Inerciais, em que os emissores serão considerados para as divisões em que o conforto adicional promovido por estes compensará o custo do consumo.

Isso é outra coisa...os emissores poderão de facto dar-lhe algum conforto extra...mas será apenas no ruido e conforme a utilização, nas correntes de ar...No entanto, se o tempo que tiver emissores e ac ligado for o mesmo, os emissores vão gastar 3 ou 4 vezes mais que o ac...ou seja, se num mês gastar 20€ de luz com os acs, com os emissores vai gastar mais 60/80€...ou seja, 80/100€ no total...Esta é a realidade.

Abraço, Pedro
  4.  # 4

Sou um reparo:

Se se gasta 100-150€ em aquecimento com AC com emissores passaria a gastar 400 ou 500€.

Essa dos 20€ deve ser por divisão!! :)

Ou seja, a questão dos consumo é determinante, pois uma coisa é pagar 100€ outra é 400€ ou 500€ por mês.
    Quem não nadar em dinheiro tem de equacionar muito bem outras loucuras...

Colocado por: Pedro Fernandes
    Só para esclarecer...correntes e ruido podem ser reduzidos com uma correcta utilização do ac...secagem do ar só a fazer frio, a fazer quente seca tanto como um emissor...manutenção é da mais simples que pode haver, ou seja, limpeza (aspirar ou lavar) dos filtros conf a utilização...

Se puder, depois coloque aqui os argumentos do tecnico para cada situação...se ele perceber do assunto, vai-o aconselhar a esquecer os emissores...

Como já alguem disse e bem, este é dos foruns mais serios e com mais conteudo rico que por aí anda...mas perceba que, por vezes, até a pessoa mais séria, no acumular de comentários repetitivos e seleccionados (que demonstram tanta desinformação sobre o assunto), acabam por ironizar e brincar com a situação...

Isso é outra coisa...os emissores poderão de facto dar-lhe algum conforto extra...mas será apenas no ruido e conforme a utilização, nas correntes de ar...No entanto, se o tempo que tiver emissores e ac ligado for o mesmo, os emissores vão gastar 3 ou 4 vezes mais que o ac...ou seja, se num mês gastar 20€ de luz com os acs, com os emissores vai gastar mais 60/80€...ou seja, 80/100€ no total...Esta é a realidade.

Abraço, Pedro
  5.  # 5

Essa dos 20€ deve ser por divisão!! :)

O meu comentário foi para uma utilização mista (hipotese levantada pelo pauloms)...ac e emissores...e o que quiz dizer foi que, caso ligue acs e emissores no mesmo periodo de tempo e com a mesma potencia calorifica, se por ex a parte do ac for 20€, a dos emissores vai ser 60/80€...o que obviamente é porporcional aos seus valores...100 para 400€...
  6.  # 6

Ora bem, o tal técnico já cá veio e, embora não tenha ainda enviado os orçamentos, já me deu uma ideia de valores, para além de outras informações interessantes.
    Afinal, esta empresa representa Daikin, Mitsubishi, LG e a Carrier para os AC e muitas outras marcas para os Sistemas Inerciais, tal como a Bosch, entre outras.

Sistemas Térmicos Inerciais
    - Confirmou que estes são mais económicos do que os normais aquecedores eléctricos, sendo que, na prática (confirmada, pelo que ele disse), para 12 horas de calor consomem 6-7 horas de energia. O motivo é a dispersão mais lenta do calor derivada à libertação progressiva da energia acumulada, diminuindo as perdas associadas à absorção mais rápida do calor pelas paredes, bem como ao melhor controlo pelo termóstato, etc. Para o meu caso em concreto, e considerando a temperatura de conforto que pretendo de cerca de 18-19º C., o consumo seria ainda um pouco mais baixo.
    - Os bons equipamentos duram toda a vida (com uso normal).

AC
    - Em cinco minutos colocam a divisão à temperatura requerida.
    - Têm um COP real máximo, na prática e para os melhores modelos da Daikin e Mitsubishi, de 3.
    - Os equipamentos, Daikin e Mitsubishi, têm uma durabilidade prevista de 10-15 anos, sendo que os equipamentos da Mitsubishi são mais robustos (curiosamente, eles também vendem a assistência técnica para os Mitsubishi...).
    - Os modelos topo-de-gama fazem um certo controlo na humidade das divisões, impedindo a secagem em demasia do ar, e têm um ruído mínimo de 21 dB.
    - As unidades exteriores podem ser um pouco ruidosas, o que para o meu caso estraga-me um pouco a placidez do jardim interior…, local aonde tecnicamente seria o melhor para a instalação das ditas.

Relativamente aos custos, se for tudo corrido a AC, seriam 2 unidades exteriores e 8 interiores de 9000 BTU cada, prevendo-se um custo conjunto para os equipamentos e respectiva instalação de cerca de 8000 euros. Material Mitsubishi com modelos de topo.

Só na próxima semana terei o orçamento detalhado com os respectivos modelos, mas foi-me dito que, em média, o custo dos equipamentos+instalação corresponde ao PVP das marcas.

Para estes valores, os sistemas inerciais ficam muito mais baratos (os da Bosch em menos de metade) e não têm limitações de durabilidade. Terei de fazer contas para ver se para o uso previsto anual compensará ter AC, AC+Emissores Térmicos em algumas divisões (quartos), ou só emissores térmicos. Mesmo pagando mais no consumo, não sei se mesmo assim os emissores térmicos não ficarão mais baratos, pois o prazo de durabilidade dos equipamentos AC de 15 anos é restritivo. Claro que dentro de 15 anos haverá coisa melhor e mais eficiente, mas…
  7.  # 7

para 12 horas de calor consomem 6-7 horas de energia.

...e o calor que libertam na 12ª hora deve ser tanto que tem de abrir as janelas...:-)

a temperatura de conforto que pretendo de cerca de 18-19º C

Bem...já desceu um grau...já vai gastar menos...

Os bons equipamentos duram toda a vida (com uso normal).

...isso é que era bom...podem durar 40 anos...mas vão á vida...

Têm um COP real máximo, na prática e para os melhores modelos da Daikin e Mitsubishi, de 3.

...isso não é verdade...

Os modelos topo-de-gama fazem um certo controlo na humidade das divisões, impedindo a secagem em demasia do ar

Só a fazer frio...a fazer quente os acs secam tanto como qq emissor...Sabe como desumifica um ac?...

As unidades exteriores podem ser um pouco ruidosas

Valores: fazem cerca de 50dcb...e pode colocá-las bastante afastadas (multisplits)...

Mesmo pagando mais no consumo, não sei se mesmo assim os emissores térmicos não ficarão mais baratos,

Sem duvida que, para Si, os emissores serão a melhor opcção...eu não esperava mais...

Fica por saber, qual a instalação em watts necessária para a sua casa (em caso da escolha ser só emissores) e qual o consumo previsto que o técnico avançou...ehehe

Abraço, Pedro
  8.  # 8

Colocado por: Pedro Fernandes...e o calor que libertam na 12ª hora deve ser tanto que tem de abrir as janelas...:-)

Falo em emissores térmicos, não em acumuladores de calor...

Colocado por: Pedro Fernandes...isso é que era bom...podem durar 40 anos...mas vão á vida...

Isto foi-me dito pelo técnico para os emissores a seco, não a fluído.

Colocado por: Pedro Fernandes...isso não é verdade...

Mais uma vez, foi-me dito pelo técnico e justificado pelas perdas nas canalizações de cobre e porque os valores apresentados pelos fabricantes são em condições ideais e para determinadas temperatura e humidades.

Colocado por: Pedro FernandesFica por saber, qual a instalação em watts necessária para a sua casa (em caso da escolha ser só emissores) e qual o consumo previsto que o técnico avançou...ehehe

Eu é que terei de determinar isso consoante os consumos previstos durante o ano.
  9.  # 9

Mais uma vez, foi-me dito pelo técnico e justificado pelas perdas nas canalizações de cobre

Quer dizer...para os emissores valem os dados dos fabricantes...para os acs, é só perdas e cops abaixo do indicado pelas marcas...o que vale é que não vai escolher ac...

Eu é que terei de determinar isso consoante os consumos previstos durante o ano.

...E como sabe os consumos previstos?...mas já que expos o seu caso, seria de esperar pelo menos a potencia prevista a instalar na casa...
  10.  # 10

Colocado por: paulomsFalo em emissores térmicos, não em acumuladores de calor...

se não são acumuladores e sim emissores, como é que acumulam energia para libertar depois de desligados?????????
    esta não consigo entender,

ou acumulam e libertam durante muito tempo depois de desligada a fonte energética, ou emitem enquanto ligados á fonte energética,

se lhe parece que a melhor solução são os acumuladores, é avançar com a instalação, e se puder fazer um favor a todos os que têm a mesma duvida, coloque depois os consumos em € da solução,

na teoria vai consumir mais do que outra solução, agora falta saber a pratica,

boa sorte com a sua escolha,
    Jorge Alves
  11.  # 11

Boa noite. Bom, sou mais um leitor recente deste Fórum, e hoje mesmo adquiri um Emissor Seco Térmico de 1500 Watts da Digital Equation Ceratec.
    Este aparelho tem uma Placa de Cerâmica no seu interior para acumular calor e não tem qualquer liquido no seu interior...
    A minha utilização será numa Sala de cerca de 18 metros quadrados, e pelo que me informaram a potência será mais do que suficiente...
    Será apenas para dar calor durante 2 a 3 horas à noite, que é quando estamos em casa...

Tenho visto durante o serão de hoje de facto diversos comentários Negativos sobre estes Emissores Térmicos em relação ao AC, e desculpem a minha ignorância, mas de facto não percebendo muito disto, coloco uma questão arriscando-me a repetir o que alguém possa ja ter dito...
    Se um AC só faz calor enquanto está ligado, e um Emissor Térmico necessita apenas de trabalhar 20 minutos para depois libertar calor durante 100 minutos, como é que um AC é mais económico que um Emissor Térmico ???
    Dispenso também os comentários do Sr. Jorge Alves, pois já constatei que ele vende Ar Condicionado, e como tal naturalmente puxa a brasa à sua sardinha...
    Dispenso comentários sem conhecimento de causa...
    Acho que estes Fóruns servem é para as pessoas saberem o que podem ou devem adquirir poupando o mais possível, uma vez que não se pode mais acreditar nops fabricantes, tal é a fome de vender, que os bons principios da verdade já se perderam faz muito tempo...

Se alguem me puder ajudar agradecia, pois estou muito inclinado a devolver o aparelho nos próximos dias enquanto ainda posso...

Obrigado pela vossa ajuda...
  12.  # 12

Colocado por: aguiabrancaSe um AC só faz calor enquanto está ligado, e um Emissor Térmico necessita apenas de trabalhar 20 minutos para depois libertar calor durante 100 minutos, como é que um AC é mais económico que um Emissor Térmico ???

se ler os comentários anteriores, compreende isso,

Colocado por: aguiabrancaDispenso também os comentários do Sr. Jorge Alves, pois já constatei que ele vende Ar Condicionado

sim, comercializo equipamentos de "ar condicionado" de uma marca especifica, mas não sou fundamentalista, e muito menos deixo que isso me tire a objectividade e a coerência, e se reparar os meus comentários são basicamente técnicos, que antes de comercial sou sim um técnico com alguma experiência

Colocado por: aguiabrancaDispenso comentários sem conhecimento de causa...

acima de isso tudo sou e fui consumidor que também já precisou de usar emissores térmicos por falta de aquecimento,
    aliás é a solução que actualmente uso meu escritório,

pode verificar e reportar a sua experiência de uso pessoal do mesmo, seria muito bem vinda,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aguiabranca
  13.  # 13

Volto a repetir os meus agradecimentos ao Sr. Jorge Alves que mostrou ser uma pessoa com principios, e pedir-lhe desculpas pela afirmação que fiz anteriormente, não deixando de afirmar que não foi com intenção de ofender, mas sim separar o "trigo do joio" e obter uma resposta "imparcial"...
    Penso que ficou esclarecido, assim como eu também fiquei esclarecido. Amanhã vou devolver o aparelho...
    Paciencia...
  14.  # 14

Colocado por: aguiabrancaTenho visto durante o serão de hoje de facto diversos comentários Negativos sobre estes Emissores Térmicos em relação ao AC, e desculpem a minha ignorância, mas de facto não percebendo muito disto, coloco uma questão arriscando-me a repetir o que alguém possa ja ter dito...
    Se um AC só faz calor enquanto está ligado, e um Emissor Térmico necessita apenas de trabalhar 20 minutos para depois libertar calor durante 100 minutos, como é que um AC é mais económico que um Emissor Térmico ???

Muito fácil de explicar, basta comparar a potencia e COP das maquinas em questão e fazer as contas, por muito que tente nunca vai conseguir que o AC gaste mais que o emissor, só se for no verão a arrefecer.....
  15.  # 15

Caro pauloms

Realmente dizer que no máximo um ar condicionado daikin ou Mitsubishi tem um cop de 3 não revela um grande conhecimento dos consumos actuais, tal apenas pode acontecer em instalações mal equacionadas ou com distâncias estremas.

Diz-se e com alguma razão que os cop’s descem com a descida da temperatura. Contudo há uns dias estive a analisar os valores para as minhas unidades de ar condicionado da MB, e a unidade monosplit tem com uma temp de 0 um cop de 4,2, e a multisplit de 2, um COP de 3,7. Nem a -15 graus exteriores o COP chega a 3.

Os técnicos disseram-lhe que o mínimo de ruído seria 21 Db, mas as unidades da MB de 9 btus chegam a 19db.

Acho que tal como é frequente, os instaladores não conhecem com pormenor as especificações do que vendem.

Disse que seria um orçamento das unidades Topo de gama. Tenho algumas dúvidas, em regra orçamenta-se o modelo GE e o topo é o modelo FD, a diferença entre eles é cerca de 150 euros por unidade. Por norma o GE é suficiente.

Se o ar condicionado dura apenas 15 anos, não sei. A questão está em fazer as contas quanto aos consumos e pode levar em conta uma vida útil do ar condicionado dessa grandeza. Se com 10 anos o consumo do ar condicionado compensar, então durar 15 ou 30 anos é pouco relevante para a tomada de decisão.

É também importante incluir nas contas a maior potência de electricidade que vão exigir os emissores. Para o ar condicionado, sem conhecer os outros electrodomésticos que possui, acredito que 6,9 kva possam ser suficientes.

Disse que apenas usava com frequência 4 ou 5 divisões. Sendo assim não vejo necessidade de instalar 8 unidades internas de ar condicionado. Assim parecer-me-ia mais lógico instalar ar condicionado apenas nas divisões que mais irá usar, e depois poderia colocar outro tipo de aquecimento nas restantes, tal como simples aquecedores. Se serão pouco usadas, então os emissores não devem compensar. Para um uso curto e exporádico, nada como um termoventilador!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  16.  # 16

Colocado por: jorgealves
    se não são acumuladores e sim emissores, como é que acumulam energia para libertar depois de desligados?????????
    esta não consigo entender,

Acho que percebeu o que eu quis dizer e que sabe muito bem o que são os denominados "acumuladores de calor" e o que são os "emissores de inércia", bem como as suas diferenças e semelhanças...

Colocado por: jorgealvesse lhe parece que a melhor solução são os acumuladores, é avançar com a instalação, e se puder fazer um favor a todos os que têm a mesma duvida, coloque depois os consumos em € da solução,

Acumuladores estão fora de causa. Para o meu caso nunca compensariam.

Colocado por: Pedro FernandesQuer dizer...para os emissores valem os dados dos fabricantes...para os acs, é só perdas e cops abaixo do indicado pelas marcas...o que vale é que não vai escolher ac...

Se ler com mais atenção verá que o que me foi dito foi com base na experiência prática do técnico e não nos dados dos fabricantes... Aliás, parece-me ser relativamente óbvio que, não só para aparelhos de climatização, os fabricantes apresentam os consumos com base em testes "in vitro" nas chamadas "condições ideais". Por isso é que desde o principio desta conversa é que inquiri sobre as vantagens/desvantagens dos AC e Emissores Inerciais mensuradas na prática, que não na teoria.

Colocado por: dfserraRealmente dizer que no máximo um ar condicionado daikin ou Mitsubishi tem um cop de 3 não revela um grande conhecimento dos consumos actuais, tal apenas pode acontecer em instalações mal equacionadas ou com distâncias estremas.

Creio que o tal técnico se referiu a um caso genérico e não sei se seria para unidades multi-split ou das normais. Para o meu caso, ainda são uns bons metros de distância entre as unidades exteriores e algumas das interiores. Não me pareceu que ele tivesse pouca experiência e a empresa em causa vende Daikin e Mitsubishi e creio que vendem muitos contratos de manutenção para AC.

Colocado por: dfserraAcho que tal como é frequente, os instaladores não conhecem com pormenor as especificações do que vendem.

Por acaso, ele esquece-se de levar os catálogos e eu também ainda não os vi na net.

Colocado por: dfserra
    Disse que apenas usava com frequência 4 ou 5 divisões. Sendo assim não vejo necessidade de instalar 8 unidades internas de ar condicionado. Assim parecer-me-ia mais lógico instalar ar condicionado apenas nas divisões que mais irá usar, e depois poderia colocar outro tipo de aquecimento nas restantes, tal como simples aquecedores. Se serão pouco usadas, então os emissores não devem compensar. Para um uso curto e exporádico, nada como um termoventilador!

A ideia era mesmo essa, mas vi como vantagem nos emissores o design e a integração no espaço mais interessante. De qualquer foram, se optar por uma solução mista sou capaz de mandar pôr pré-instalação de AC em todas as divisões aproveitando que os forros dos tectos estão a ser substituídos.

Colocado por: dfserraDisse que seria um orçamento das unidades Topo de gama. Tenho algumas dúvidas, em regra orçamenta-se o modelo GE e o topo é o modelo FD, a diferença entre eles é cerca de 150 euros por unidade. Por norma o GE é suficiente.

Dentro de alguns dias já saberei. No entanto, confesso que pelo que aqui tinha lido, contava que mesmo as unidades das melhores marcas e dentro dos seus melhores equipamentos, fossem um pouco mais baratas.
  17.  # 17

.
  18.  # 18

Se ler com mais atenção verá que o que me foi dito foi com base na experiência prática do técnico e não nos dados dos fabricantes... Aliás, parece-me ser relativamente óbvio que, não só para aparelhos de climatização, os fabricantes apresentam os consumos com base em testes "in vitro" nas chamadas "condições ideais". Por isso é que desde o principio desta conversa é que inquiri sobre as vantagens/desvantagens dos AC e Emissores Inerciais mensuradas na prática, que não na teoria.

No inicio do tópico regia-se por isto:
    CAro, eu não afirmo nada. Escrevi que os fabricantes é que afirmam.

Agora com a visita e opinião de um só técnico obtem isto:
    o que me foi dito foi com base na experiência prática do técnico e não nos dados dos fabricantes

E pelo meio, o que valem para si tantas opiniões aqui, algumas de técnicos, outras de experiência prática?...Todas incondicionalmente e fortemente direccionadas para os altos consumos que vai ter com os emissores...

Mais uma vez pergunto-lhe...Qual as areas e potencia prevista a instalar na sua casa?...É o minimo que pode informar e o ponto de partida para tudo o resto...aliás...mal era se o técnico não lhe deu esses dados...

Abraço, Pedro
  19.  # 19

Olá pessoal, boa noite. Vamos achincalhar mais um bocado isto e baralhar as ideias aqui ao pessoal...
    Então é assim, conforme disse ontem, hoje de manhã fui ao Leroy Merlin Devolver o meu Emissor Térmico de 1500 Watts com Pedra Cerâmica "ceratec"...
    Por acaso quando cheguei à loja encontrei o funcionário que me "impingiu" o emissor, pelo que me apressei a ir ter com ele e confrontá-lo com o que por aqui li e ás conclusões a que cheguei...
    Bom, não me levem a mal, mas vou transmitir exactamente quais as palavras deste...
    A malta que anda nos sites da net, nos fóruns e afins são todos uns curiosos e dizem mal por dizer, sem saber o que são os aparelhos em causa.
    Estes aparelhos são vendidos a um ritmo bastante superior aos AC e ninguém se queixa...

Voltei a perguntar, mas afinal os Emissores Térmicos são ou não são mais DISPENDIOSOS que o AC ???
    Confrontado com esta afirmação tão segura da minha parte, o funcionário disse-me que de facto até pode ser um pouco mais dispendioso, mas
    que o conforto oferecido pelo tipo de calor que este emana, suave e homógeneo, não tem nada a ver com o Calor AGRESSIVO emitido pelos AC.
    Mais, os emissores térmicos são muito Silenciosos, se compararmos com os AC que são bastante ruidosos...
    Temos também o factor "Manutenção", que os emissores dispensam pois são de aplicação fácil, enquanto que o AC requer uma Instalação complicada e dispendiosa e depois requer uma manutenção periódica...

Colocando agora um pouco os AC de parte, pergunto-vos... E se compararmos os Emissores com um Vulgar Aquecedor a ÓLEO ou um Termoventilador ???

Não é verdade que um Emissor Térmico seria bastante mais económico se comparado com estes ?
    Eu por norma apenas utilizo um aquecedor a óleo e um termoventilador á noite durante umas duas horas, e agora nesta altura que está mais frio, porque no resto do Ano, praticamente nem os ligo...
    Vou esperar pelos vossos comentários.
  20.  # 20

A malta que anda nos sites da net, nos fóruns e afins são todos uns curiosos e dizem mal por dizer, sem saber o que são os aparelhos em causa.

Faz-me lembrar um colega que foi comprar um alfa 1.9jtd...o vendedor disse-lhe que o motor era opel...depois do meu colega saber que era fiat foi confrontá-lo...ao que o vendedor diz:...Ah...eu gosto é desses...pensam que aprendem tudo na net...

Estes aparelhos são vendidos a um ritmo bastante superior aos AC e ninguém se queixa...

Tipico do Português...são enganados mas não dão o braço a torçer...

o conforto oferecido pelo tipo de calor que este emana, suave e homógeneo, não tem nada a ver com o Calor AGRESSIVO emitido pelos AC.
    Mais, os emissores térmicos são muito Silenciosos, se compararmos com os AC que são bastante ruidosos...

Calor AGRESSIVO são 30º...e qq um, seja emissor, seja ac, o pode fornecer...Quanto ao silêncio, não são bastante ruidosos...fazem entre 20 e 30dcb...um carro ao ralentim faz 45 dcb...mas um ac bem usado quase passa despercebido...

Temos também o factor "Manutenção", que os emissores dispensam pois são de aplicação fácil, enquanto que o AC requer uma Instalação complicada e dispendiosa e depois requer uma manutenção periódica...

Manutenção é baixissima...lavar ou aspirar filtros conforme o uso...
    Instalação é de facto mais complicada e necessita pessoal especializado...Dispendiosa (comparando com esses emissores) não é...Considere uma instalação de 8kw...para bons acs chegam 3000€ já com instalação...quanto dá 8000w nesses emissores?...

E se compararmos os Emissores com um Vulgar Aquecedor a ÓLEO ou um Termoventilador ???

Gastam o mesmo...a maneira como libertam o calor é que difere...

Abraço, Pedro

0.0344 seg. NEW