Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ultimamente nos projectos que faço, alem do Projecto de térmica vem o certificado energético.

    Mas deve depender de camaras, não sei. Mas sei que pedem. Mas se não foi solicitado com os projectos, não sei se irão pedir agora. É questão de se informar.

    Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
  2.  # 22

    Depende da interpretação que cada câmara faz do RJUE, como já referi acima.
  3.  # 23

    Colocado por: AugstHillO CE é obrigatório para venda ou arrendamento, para registos prediais não conheço nada que obrigue.


    Já se esqueceu do meu post #10? eu repito:

    DL 80/2006 de 4 de Abril

    Artigo 12.º - Licenciamento ou autorização

    3 - O requerimento de licença ou autorização de utilização deve incluir o certificado emitido por perito
    qualificado, no âmbito do SCE.
  4.  # 24

    Não, não me esqueci, há câmaras que aplicam o DL 80/2006, há outras que acham que, sendo o RJUE posterior, se aplica o RJUE. Não disse qual a interpretação correcta, disse que cada câmara faz como lhe apetece, e isso não creio que seja falso.
  5.  # 25

    Colocado por: AugstHill
    O CE é obrigatório para venda ou arrendamento, para registos prediais não conheço nada que obrigue.


    Também há notários que fazem escrituras sem o CE, e outros que exigem o CE.
  6.  # 26

    Colocado por: Picareta

    Também há notários que fazem escrituras sem o CE, e outros que exigem o CE.

    O SCE diz que o CE é obrigatório, mas não diz que cabe ao notário a obrigação de verificar a sua existência.
  7.  # 27

    Boas,

    Foi-me atribuída a licença de utilização na C.M. Almada há cerca de 2 semanas e não me pediram o C.E. nem qq declaração a dispensar o C.E., apenas pediram o C. acústico.

    Em princípio não serão a Conservatória Registo Predial ou as Finanças a exigí-lo, certo?

    Quer isto dizer que não precisarei do C.E., se não vender nem arrendar a casa?!?

    Cump.
  8.  # 28

    Em teoria, se o pedido de licenciamento deu entrada depois de Julho de 2008, precisa. A câmara é que não é obrigada a verificar se ele existe.
    • mog
    • 22 maio 2012

     # 29

    nunoneiva,
    as finanças ou conservatória não lhe vão pedir o CE, por isso escusa de gastar dinheiro.

    Há contudo um pequeno pormenor: se contraiu crédito habitação e e pretende declarar os juros no IRS, se a casa tiver uma classificação energética de A o A+ deduz mais dinheiro. Mas para isso precisa do CE:)
  9.  # 30

    Colocado por: mognunoneiva,
    as finanças ou conservatória não lhe vão pedir o CE, por isso escusa de gastar dinheiro.

    Há contudo um pequeno pormenor: se contraiu crédito habitação e e pretende declarar os juros no IRS, se a casa tiver uma classificação energética de A o A+ deduz mais dinheiro. Mas para isso precisa do CE:)


    Exato. No presente ano ser-me-iam devolvidos + 50€ se tivesse declarado classe A. De qq modo, um CE terá um custo bem superior. Precisaria de largos anos para rentabilizar o custo do CE.

    Por outro lado, apesar de ter construído com sistema etics, bons envidraçados e uma série de cuidados na eliminação de todas as pontes térmicas planas, pelo facto de não ter gás (nem apoio dos paineis solares a gás), nada me garante que conseguiria a classe A, por isso tem toda a razão, escuso de gastar + dinheiro.

    Triste é esta diferença de exigências entre C.M.

    Cump.
  10.  # 31

    Colocado por: nunoneiva75Por outro lado, apesar de ter construído com sistema etics, bons envidraçados e uma série de cuidados na eliminação de todas as pontes térmicas planas, pelo facto de não ter gás (nem apoio dos paineis solares a gás), nada me garante que conseguiria a classe A

    se não tiver sistema de aquecimento, o mais certo é ter um B- ou C
  11.  # 32

    Pois, já ouvi dizer...

    Um conhecido meu também construiu uma moradia contemporânea com uma térmica aprimorada, painéis solares, AC e lareira mas como tem uma grande área de envidraçados e dispensou o gás, conseguiu um espetacular D no CE.
    Entretanto ele tinha pedido também um CE para a venda do apartamento onde residia, de construção típica ou seja, de fraca qualidade térmica, sem paineis solares para as AQS, mas como tinha gás natural, conseguiu um CE com a classificação de A!

    Enfim...
  12.  # 33

    Colocado por: mognunoneiva,
    as finanças ou conservatória não lhe vão pedir o CE, por isso escusa de gastar dinheiro.

    Há contudo um pequeno pormenor: se contraiu crédito habitação e e pretende declarar os juros no IRS, se a casa tiver uma classificação energética de A o A+ deduz mais dinheiro. Mas para isso precisa do CE:)


    Este ano já não dá para deduzir juros no IRS.
  13.  # 34

    Um conhecido meu também construiu uma moradia contemporânea com uma térmica aprimorada, painéis solares, AC e lareira mas como tem uma grande área de envidraçados e dispensou o gás, conseguiu um espetacular D no CE.


    Desculpe, mas se o projecto deu entrada depois de junho 2006, não pode dar D, tem que dar no mínimo B-.

    Entretanto ele tinha pedido também um CE para a venda do apartamento onde residia, de construção típica ou seja, de fraca qualidade térmica, sem paineis solares para as AQS, mas como tinha gás natural, conseguiu um CE com a classificação de A!


    Um apartamento, se tiver só uma frente, e outros apartamentos por cima e por baixo, não tem grandes perdas térmicas, pelo que é natural que não seja difícil atingir uma classe alta!! E se tiver persianas, então!!!!


    Bem hajam..
    Concordam com este comentário: powerenergie
  14.  # 35

    Colocado por: antonionogueira70Um conhecido meu também construiu uma moradia contemporânea com uma térmica aprimorada, painéis solares, AC e lareira mas como tem uma grande área de envidraçados e dispensou o gás, conseguiu um espetacular D no CE

    isso não me parece nada normal...
  15.  # 36

    Fernando Ferreira,

    Eu apenas citei, não fui eu quem disse que ... conseguiu um espectacular D...
 
0.0196 seg. NEW