Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas

Tenho sido um leitor assíduo deste forum nos ultimos meses o qual tem sido uma mais valia imensa na minha expansão de conhecimentos a nivel da construção / Reabilitação
    Desde já os meus parabéns e agradecimento aos criadores e participantes deste forum pela sua disponibilidade em esclarecer assuntos tão ambiguos.

Venho pedir a vossa opinião relativamente á remodelação de um apartamento começando por um ponto fulcral, o tecto

Aqui têm fotos do mesmo.

Gostaria de saber as vossas opiniões de como arranjar o mesmo e custos das soluções

A minha ideia seria repor as ripas que faltam e fazer um tecto falso em gesso laminado com algum tipo de isolamento termico e acustico.
      Tecto1.JPG
  2.  # 2

outra
      Tecto2.JPG
  3.  # 3

Já que vai mexer, substitua toda a estrutura, pois parece que os barrotes não estão em muito bom estado. Uma hipótese para o isolamento é a lã de rocha.
  4.  # 4

Em relação a custos, depende da área a intervir.
  5.  # 5

De referir que a parte de cima é outro apartamento á parte.

Queria evitar ter de substituir esses barrotes, senão provavelmente teria de ser o apartamento todo.

Nestes casos como os barrotes fazem parte do tecto de um apartamento e do chão de outro são divididas as responsabilidades?
  6.  # 6

Então será melhor falar com o proprietário da fracção, senão mais cedo ou mais tarde terá de fazer essa reparação.

No seu caso, a solução é fácil coloca o isolamento e fecha com pladur.
  7.  # 7

Colocado por: nunal
    No seu caso, a solução é fácil coloca o isolamento e fecha com pladur.

.... e vai rezando para que os barrotes não percam definitivamente a resistência que têm, pois pelo aspecto, as estrutura de tabique já se encontra bastante danificada, aparentemente por uma grande quantidade de água acumulada ao longo do tempo. Se verificar que os barrotes não estão danificados (duvido pelo aspecto) podem ser imunizados e tratados contra ataques e contra a podridão. Se por ouro lado não estiverem em condições terão de ser obrigatoriamente substituídos, ou reforçada toda esta zona.
    Fechar com pladur trata-se de apenas esconder o problema e não resolver o verdadeiro problema.

As estruturas de tabique podem ter uma longa durabilidade quando devidamente protegidas e tratadas as madeiras que as constituem.

Aconselho uma apreciação no local por um técnico do ramo.

[pub]www.joseadriaosantos.com[/pub]
  8.  # 8

Colocado por: paciencia

.... e vai rezando para que os barrotes não percam definitivamente a resistência que têm, pois pelo aspecto, as estrutura de tabique já se encontra bastante danificada, aparentemente por uma grande quantidade de água acumulada ao longo do tempo. Se verificar que os barrotes não estão danificados (duvido pelo aspecto) podem ser imunizados e tratados contra ataques e contra a podridão. Se por ouro lado não estiverem em condições terão de ser obrigatoriamente substituídos, ou reforçada toda esta zona.
    Fechar com pladur trata-se de apenas esconder o problema e não resolver o verdadeiro problema.

As estruturas de tabique podem ter uma longa durabilidade quando devidamente protegidas e tratadas as madeiras que as constituem.

Aconselho uma apreciação no local por um técnico do ramo.

ver publicidade inserida pelo autor
    www.joseadriaosantos.com

Por acaso leu tudo o que eu escrevi, ou ficou por metade??
  9.  # 9

Boa Tarde,

Pelas fotos se denota claramente patologias a nivel estrutural. Pelo qual julgo que para manter o nivel de segurança estrutural mais estável, deve proceder a um processo de recuperação.
    Agora se pontual ou geral, isso já dependo do estado de conservação do edificado na sua totalidade. Mas tenha em conta a sua segurança. Penso ser o primeiro critério que deve ter em conta.

Cumprimentos,
    André David, arq
    www.adarq.net
    [email protected]
  10.  # 10

Caro nunal
    Por acaso vi que inicialmente falou e muito bem em substituir toda a estrutura mas , o que me deu a entender foi que a solução para o apartamento de baixo para já era fácil e bastava colocar isolamento e "tapar" a estrutura.
    Não quero que fique ofendido, apenas peguei na expressão, porque achei piada, mas de facto tenho de reconhecer que dentro do contexto da conversa, acaba por fazer sentido, uma vez que que aconselhou , e muito bem, a substituição dos barrotes e posteriormente fechar com lã de rocha e Pladur.
    O seu a seu dono, e o meu pedido de desculpas está feito.
    Espero que as aceite.
    Cumprimentos
  11.  # 11

Pois mas esses custos teriam sempre de ser repartidos pelo proprietário do de cima o qual para já está desabitado e não sei quais os planos.

Poderia "fechar" a minha parte e posteriormente reparar os barrotes acedendo pelo andar de cima? Parece que assim era capaz de dar borrada.

De referir que o de cima são águas furtadas

Para além de o resto da casa ter o tecto em gesso decorativo e para aceder aos barrotes teria que destruir os mesmo o que seria uma pena mas talvez necessário até para melhorar os isolamentos.
  12.  # 12

Com uma opinião muito sincera,

Divulgue o procedimento ao dono da fracção por cima da sua (ele tem de existir) e proceda á recuperação/substituição de alguns elementos estruturais.
    Isto para garantir uma habitação e um espaço estável e seguro.

Cumprimentos,
    André David, arq
  13.  # 13

Peça uma opinião técnica sobre a estrutura, se tiver boa retire o estuque que está a cair, e depois julgo que a melhor solução será revestir com pladur e isolamento acústico e térmico.
  14.  # 14

Colocado por: pacienciaCaro nunal
    Por acaso vi que inicialmente falou e muito bem em substituir toda a estrutura mas , o que me deu a entender foi que a solução para o apartamento de baixo para já era fácil e bastava colocar isolamento e "tapar" a estrutura.
    Não quero que fique ofendido, apenas peguei na expressão, porque achei piada, mas de facto tenho de reconhecer que dentro do contexto da conversa, acaba por fazer sentido, uma vez que que aconselhou , e muito bem, a substituição dos barrotes e posteriormente fechar com lã de rocha e Pladur.
    O seu a seu dono, e o meu pedido de desculpas está feito.
    Espero que as aceite.
    Cumprimentos

No problem
  15.  # 15

Obrigado pelas vossas opiniões!

Terei mesmo de falar com um engenheiro para dar uma vista de olhos naquilo.

Se tiver de substituir tudo sabem que valores poderei esperar para 40m2?

0.0180 seg. NEW