Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos os foristas,

    sou novo aqui no forum, pelo menos no que respeita à participação activa.

    Preciso de ajuda:)

    Estou na fase de projectos de especialidades, na qual se inclui o projecto ITED e domotica.

    Já tomei as decisões sobre o que preciso (quero) incluir no sistema domotico a instalar.

    A tecnologia a utilizar também já é ponto assente. Marcas à parte, a tecnologia a utilizar basear-se-á no EIB/KNX.

    A minha questão , propriamente dita, é a seguinte:

    Tenho projectado instalar uma caldeira a pellets na casa das máquinas, ficando acoplado à caldeira um depósito de inércia. Este sistema será exclusivo para aquecimento central, e a distribuição do calor será realizada por meio de radiadores a instalar nas paredes dos compartimentos a aquecer. Ainda esteve (ou está) em estudo a utilização desta tecnologia para AQS. (mas isto seria matéria para outro tópico de discussão).

    A minha questão propriamente dita é a seguinte: perante um sistema com a configuração que descrevi, como será realizado o controlo da temperatura em cada compartimento da casa por domotica? Já sei que terá de existir um sensor por compartimento a aquecer, todo eles ligados por BUS ao quadro (ou não). E os actuadores? Serão electroválvulas individuais nos radiadores? Se assim for, o que acontecerá quando todos os radiadores estiverem fechados? A caldeira interrompe o funcionamento por termostato no depósito de inércia? ou será a pressão do sistema a determinar a regulação da caldeira?

    Outra questão (se me for permitido misturar os temas) é: estou a equacionar a instalação de uma caldeira HDG a pellets comercializada pela Vimasol. Alguém conhece outros equipamentos de tecnologia similar, comercializados em Portugal? Por pesquisa na internet, apurei que uma das marcas de caldeiras a pellets mais conceituadas é a okofen (fabrico austríaco), mas infelizmente não encontro em Portugal quem trabalhe com estes equipamentos...


    Agradeço desde já.

    Abraço
    • bmvp
    • 30 janeiro 2011

     # 2

    Julgo que terá de pensar nesse sistema a dois tempos, isto é, a caldeira a pellets vai funcionar no intervalo de temperatura da água no deposito. Por exemplo: Se a temperatura na água (inércia) atingir 40.ºc a caldeira liga, quando atingir 75.ºC,desliga. Depois a água que circula até aos radiadores, terá outro sistema onde a domótica pode intervir na gestão de do arranque e paragem da bomba de circulação de forma a optimizar o sistema e evitar a perda de energia. Exemplo: Se a temperatura da água que sai do depósito é igual à que regressa ( ao menos 1.ºc); então a bomba circuladora pára.

    Eu não sou entendido nisto, mas penso que pode ser qualquer coisa nestes termos.

    Já tem orçamento para o sistema?
  2.  # 3

    Olá,

    Consulte este fabricante português da zona de Viseu, com experiência de 4 anos na fabricação de recuperadores a pellets

    http://www.metlor.com/
  3.  # 4

    Boas

    desde já agradeço as respostas.

    Porém parece-me que o Sr. Konnexman não entendeu bem o tipo de equipamento que pretendo instalar.

    Não quero recuperadores a pelllets, mas sim caldeiras a pellets.

    O fabricante que referiu tem no seu catálogo de produtos a referência a caldeiras a pellets, mas que não são o que procuro, nem de longe.

    Os equipamentos a que me refiro são deste tipo

    Obrigado


    Abraço
  4.  # 5

    Olá,
    Efectivamente tinha feito confusão. Por acaso ontem estive no stand deles numa feira que está a decorrer em Viseu e informaram-me que têm em certificação uma Caldeira tipo salamandra com uma potência de +- 22 Kw / h. Será o correspondente a 110 elementos de radiador tradicional.

    Caso pretenda uma maior autonomia e maiores potências, efectivamente os produtos que menciona são de outra capacidade e conforto. Para mim a vantagem de um produto tipo salamandra é que é fácil de ter dentro de casa, com todos as vantagens e desvantagens inerentes:
    - Aproveitamento do calor emanado pelo próprio aparelho - todo o calor fica em casa;
    - Tem que trazer o(s) técnico(s) para dentro de casa no período de manutenção anual ou em caso de avaria.
    - Creio que a alimentação é feita à mão (apesar de ter um depósito de 30 kg de pellets )
 
0.0114 seg. NEW