Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Nene2011

    penso que seja uma forma de falar... não me parece possivel.


    Bem...às vezes é uma forma de falar!
    Mas, se acreditar no termómetro do carro e depois acreditar no termómetro que está em casa....muitas vezes, o interior da casa está 1.ºC abaixo da temperatura exterior.
    Não sei se é possível, mas basta entrar em casa para ter mais frio ainda!

    Uma vez que "sinto" corrente de ar perto do tecto, e que o ar quente sobe, não vejo como posso aquecer a casa! Assim o ar quente nunca fica no exterior porque sai pelo tecto (telheiro).

    Paredes e tecto mal isolados (ou sem isolamento) parece-me ser a razão. Ontém, o construtor disse-me que não está comtemplado isolamento e que ele só colocou o esferovite por cima das ripas de madeira (tecto) para a madeira não estalar na altura do calor. (Não me faz grande sentido.)

    Excesso de humidade. Deve existir concerteza!! Se eu sinto a tal corrente de ar perto do tecto, não deve ser falta de arejar a casa. Mesmo assim abro todos os dias as portadas e janelas. Ao desumidificar todos os dias, vejo que retiro o a mesma quantidade em qualquer parte da casa.

    O mais provavel é ter estes problemas todos em simultâneo :(
  2.  # 22

    a partir do momento que não tem telhado tudo o resto é estar a imaginar cenários... claro que não acredito que um empreiteiro coloque um telheiro e depois isole convenientemente as paredes, caixilharias, portas, etc

    Na minha opinião, penso que a sua primeira preocupação será colocar um tecto... depois poderá analisar o resto...

    Não consigo sequer imaginar como avaliar a performance térmica da casa se ela não tem telhado... entende?
  3.  # 23

    Como eu disse anteriormente, há muita família a viver debaixo de uma cobertura como essa bem no coração de Lisboa.

    Como é o TECTO (no interior) da sua casa ? Vê-se o forro de madeira, ou tem placas de gesso (/cartonado) ?
  4.  # 24

    o facto de em lx ter muita gente com esse tipo de cobertura não quer dizer que seja o mais indicado...
    ainda por cima agora em que o tempo é cada vez mais rigoroso...
  5.  # 25

    Colocado por: Luis K. W.Como é o TECTO (no interior) da sua casa ? Vê-se o forro de madeira, ou tem placas de gesso (/cartonado) ?


    Como está na imagem. Isto é o tecto em toda a casa! A outra face da madeira que se vê aqui é a madeira que se pode ver na foto do telhado.
      tecto_cozinha.jpg
  6.  # 26

    como é que não viu isso quando a comprou? não pode dizer ao empreiteiro que ele escondeu alguma coisa... lol
  7.  # 27

    Colocado por: Nene2011como é que não viu isso quando a comprou? não pode dizer ao empreiteiro que ele escondeu alguma coisa... lol


    Boa pergunta! :)

    Esta foi a primeira casa que comprei. Não tinha mesmo presente este tipo de complicações, e claro, falta de experiência e "pestana aberta" para estas situações!!! Já me fiz essa pergunta vezes sem conta!! Fico sempre de "orelha para baixo" quando penso nisso!

    Mas também acho que não é correcto ter de abrir antes de consumir! Claro que podia levantar as telhas antes de comprar a casa, mas em relação ao resto, paredes e isolamentos não teria forma de verificar.

    Além disso, o construtor sempre adiou os problemas e foi-se sempre justificando pelo ambiente agreste da zona.

    Já estou a tomar noção que não vou conseguir que o empreiteiro assuma o erro que fez, e que o mais provável é ser eu a arcar com a despesa.
    Em que gama de preços ficaria esta reparação ao telhado?
    - retirar telhado
    - fazer isolamento adequado
  8.  # 28

    Em vez de mexer no telhado por cima, poderá colocar um tecto falso em gesso cartonado por baixo, colocando uma bela de uma camada de isolamento térmico entre o «pladur» e a madeira.
  9.  # 29

    Colocado por: Luis K. W.Em vez de mexer no telhado por cima, poderá colocar um tecto falso em gesso cartonado por baixo, colocando uma bela de uma camada de isolamento térmico entre o «pladur» e a madeira.


    Essa será uma das soluções...mas mesmo assim, gostava claro, de manter o tecto em madeira, é mais uma questão de estética. A casa é toda rústica e gostava de manter essa aparência. Mas já estou a considerar todas as hipóteses!
    Prefiro o conforto à estética, sem dúvida!

    Obrigado pela sugestão.

    Vi esta imagem na net, acho que é muito parecido com o que tenho (excepto o XPS), isto é uma solução viável? É muito caro o preço/m2?
      telhado2.jpg
  10.  # 30

    Caro lufirofe

    Se vive na Malveira somos vizinhos! Vim para cá em 2008
    De facto o clima da zona é agreste e esse telhado também não ajuda

    A minha "posta de pescada" é a seguinte:
    O gesso cartonado é uma boa opção mas fazer esse trabalho com a casa habitada é de morrer (por muito cuidado q tivesse ia ter p´´o pela casa toda)

    Os barrotes do seu tecto parecem ter 10 a 15cm aprox. de altura. Assim sugiro-lhe que coloque xps entre o barrotes e que os cubra com lambrim de madeira igual á que já tem (no AKI ou no Leroy tem mta coisa dessa).

    Faz menos lixo em casa
    Fica com o aspecto rústico que pretende
    Isola ainda melhor do que se fosse com gesso cartonado (ao contrário do gesso, a madeira ainda isola qualquer coisita)

    boa sorte
    P.S.
    Atenção que a passarada já lhe está a dar conta da esferovite q tem debaixo das telhas
  11.  # 31

    A casa é muito fria, normalmente mais fria que o exterior, e notam-se pingas de água a escorrer pelas paredes (nasce da parede e escorre pouco ficando apenas presente as manchas).
    Sempre achei que havia algo de errado no isolamento da casa, enfim....

    O meu maior problema vem do tecto, onde se acumula pingas de agua devido a condensação. Estas localizam-se maioritariamente à volta de duas claraboias instaladas no telhado e à volta das janelas e portadas. Assim que tiver ...

    Boas
    Bem tem qualquer coisa de mal por aqui, pois condensação dá-se precisamente em circunstâncias opostas ás que refere ( mais calor dentro de casa do que no exterior ) depois a falta de isolamento no telhado até é bem vinda em relação á condensação porque areja muito mais libertando o calor a demais dentro da casa e nunca faz escorrer agua das paredes , lógico o seu problema é outro que não este ou não tem noção das coisas que vê ou então terá aí outra dor de cabeça para resolver, quanto ao telhado o ser de madeira só beneficia qualquer moradia mas penso que está mal elaborado o trabalho pois deverá ser sempre pensado se houver infiltrações que a agua deverá sair por completo, estes barrotes estão mal colocados e é preciso ter a noção que não vemos se tábuas são cantiladas ou encaixadas umas nas outras porque se não forem mal maior contudo o esferovite aí só deixa que a agua que parece que entra e deve entrar pelo desago que aparenta as telhas não deixe secar mais rápido a madeira e levará ao apodrecimento da mesma mais rapidamente ... vá fiquem bem
  12.  # 32

    "Os barrotes do seu tecto parecem ter 10 a 15cm aprox. de altura. Assim sugiro-lhe que coloque xps entre o barrotes e que os cubra com lambrim de madeira igual á que já tem (no AKI ou no Leroy tem mta coisa dessa)."

    Caro pedrolopes,

    Agrada-me a sua sugestão, não só porque mantenho o tecto em madeira mas também me parece uma obra menos intrusiva e mais simples de se concretizar...
    Apenas tenho algumas dúvidas:
    - O XPS colocado entre os barrotes é pregado à madeira (já existente) ou basta apoiar entre os barrotes?
    - Deve existir algum espaço (ar) entre o XPS e o lambrim de madeira ou deve ficar rente (ocupar toda a espessura disponível?
    - Em relação aos pássaros, há alguma solução?

    Caro rafaelisidoro,

    Não sendo condensação, e com o telhado a arejar bem, que outras razões justificam ter agua a escorrer das paredes e janelas? Disse que era condensação porque é o que parece...

    Não percebi bem a sua explicação quando diz que o trabalho do telhado em madeira está mal elaborado eos barrotes mal colocados....gostava de perceber melhor para tentar explicar o que está mal ao empreiteiro.

    As madeiras já estão a apodrecer a olhos vistos e se fosse possível gostaria de saber o porquê, ou pelo menos tentar!
  13.  # 33

    o rafaelisidoro tem razão... a condensação dá-se sempre na zona mais quente... é o ar mais quente (que também transporta água) que ao encontrar uma superfície mais fria (normalmente paredes exteriores, janelas, caixilharias, etc) condensa...
    Repare que se for condensação isso quer dizer que existe bastante isolamento... ou seja, a temperatura está muito mais quente dentro do que fora....
    Se colocar água fria dentro de um copo, as condensação ocorre na parte exterior... porque está muito mais quente... entende?


    há de facto qualquer coisa estranha por explicar... não terá infiltrações?
  14.  # 34

    Colocado por: Nene2011Repare que se for condensação isso quer dizer que existe bastante isolamento... ou seja, a temperatura está muito mais quente dentro do que fora....
    Se colocar água fria dentro de um copo, as condensação ocorre na parte exterior... porque está muito mais quente... entende?


    há de facto qualquer coisa estranha por explicar... não terá infiltrações?



    A questão física da condensação eu percebo!

    O que não percebo (vendo a primeira imagem do post) a face da madeira que está visível na foto está seca e a outra face está literalmente a pingar! Com esta descrição não poderia ser infiltrações, pois as duas faces da madeira estariam ensopadas e seria logico estar a pingar no interior, mas como a face exterior está seca só me ocorre a condensação para explicar o fenómeno.

    Não poderá ser uma (ou várias) pontes térmicas onde a esferovite está em contacto com a madeira? O facto de a esferovite estar em contacto com a madeira e não haver caixa de ar entre os dois materiais é por si um processo errado? a única caixa de ar que existe é onde está o ripado onde assenta a telha, e entre o ripado está a esferovite. Não está nada de errado na aplicação da esferovite desta forma?
  15.  # 35

    boas
    Nunca foi minha intenção o ofender , mas foi você que disse que o interior da sua casa é mais frio que no exterior logo sendo assim ou essa temperatura não esta boa ou não é condensação a agua nas paredes pode ser por infiltração ... os barrotes estão fazendo barreira no deslizamento da agua caso esta entre assoprada velo vento em vez de serem colocados assim deveriam ser colocados tacos e depois sim as réguas de modo a que a agua se entrar deva escorrer ate a abertura das telhas ou então ate á parede frontal e por acaso não reparei que estava podre mas parecia molhada logo se esta podre é porque entra muita agua logo pode escorrer pelas paredes também . mais uma vez desculpa porque realmente lendo o que escrevi antes ficou mal como disse bem dito isto fiquem bem
  16.  # 36

    Colocado por: rafaelisidoroNunca foi minha intenção o ofender , mas foi você que disse que o interior da sua casa é mais frio que no exterior logo sendo assim ou essa temperatura não esta boa ou não é condensação a agua nas paredes pode ser por infiltração ...


    Não fiquei ofendido. Nada mesmo! Estava só a questionar e respeito todas as sugestões e críticas.....além disso, é por isso que estou aqui, porque sei que aqui estão pessoas que percebem do assunto e eu que não percebo nada só se fosse incorrecto com todos vós é que ficaria ofendido!

    Agradeço novamente...
  17.  # 37

    boas
    Ok , mas percebeste o que eu queria dizer ???
  18.  # 38

    olha eu tive a pensar e a tentar perceber perceber os pingos no tecto lol é possível sim basta ter um pondo de humidade mais acentuado vindo de um chão ... bem se houver por exp um chão muito húmido e isso tende com o calor da moradia a certas horas da noite quando o exterior for realmente mais frio que o interior e com o factor que o calor sobe juntamente com humidade pode chegar a madeira (que bem isolada com verniz que é um produto que não deixa absorver a humidade ) e fazer ou criar bolhas de agua , só assim se explica o facto de a casa estar gelada ou ter essa sensação e de facto existir a condensação junto ao tecto e lógico que as tábuas são encantiladas (juntas , unidas ) mais explicado o calor sobe condensa no tecto e forma agua e a casa mantém se gelada lol ... tem lógica o que eu disse ??????
  19.  # 39

    Colocado por: rafaelisidoroboas
    Ok , mas percebeste o que eu queria dizer ???


    Sim, percebi o que disse. Só não percebi a colocação de "tacos" e depois as "réguas" para a àgua poder escorrer. Não tem uma imagem, ou um exemplo para mostrar aqui?



    Colocado por: rafaelisidoroolha eu tive a pensar e a tentar perceber perceber os pingos no tecto lol é possível sim basta ter um pondo de humidade mais acentuado vindo de um chão ... bem se houver por exp um chão muito húmido e isso tende com o calor da moradia a certas horas da noite quando o exterior for realmente mais frio que o interior e com o factor que o calor sobe juntamente com humidade pode chegar a madeira (que bem isolada com verniz que é um produto que não deixa absorver a humidade ) e fazer ou criar bolhas de agua , só assim se explica o facto de a casa estar gelada ou ter essa sensação e de facto existir a condensação junto ao tecto e lógico que as tábuas são encantiladas (juntas , unidas ) mais explicado o calor sobe condensa no tecto e forma agua e a casa mantém se gelada lol ... tem lógica o que eu disse ??????


    o chão é realmente húmido, é um tipo de azulejo grande mas parece arenoso. Quando se lava o chão parece que ensopa um pouco. O que diz tem lógica! Pelo menos parece. lol
  20.  # 40

    boas
    não tenho imagem mas posso explicar ,os barrotes em vez de estarem este -oeste em relação a telha deveriam estar norte-sul com umas réguas este -oeste e nesta posição não haveria o perigo de infiltração porque a agua descia sempre sem barreiras e não te caia na cabeça (os tacos era só maneira de falar pois acho que não é preciso os barrotes uns tacos faz a mesma coisa logo que leve o esqueleto de réguas por cima para assentar a telha ) .
 
0.0221 seg. NEW