Agradeço desde já a ajuda que possam vir a dar. Estou a pensar recuperar uma casa situada na Beira Baixa, numa quinta isolada da povoação mais próxima, mas apresentam-se-me vários problemas logo à partida, tais como: esgoto, água e electricidade. Quanto ao esgoto e água, a solução parece-me óbvia, mais € menos €, terei de ter uma fossa séptica e um furo. O problema maior está relacionado com a electricidade. A casa em questão, está situada a cerca de 4 km da rede da nacional. Gostaria de saber as vossas opiniões à cerca deste problema, eventualmente comparando com situações idênticas. Se possível, gostava de saber valores aproximados desta acção e se haverá uma alternativa viável (isto porque tenho em mente para o futuro, a aplicação de novas estruturas para acolher visitantes). Obrigado pelo vosso tempo e parabéns a este espaço de discussão tão útil.
O seu conselho é óptimo, mas a questão é que, de momento, este projecto não passa de uma ideia, pois será preponderante saber os custos que nos irá trazer, para se saber a viabilidade económica do mesmo... Os custos inerentes à instalação de energia eléctrica (independentemente do método) é determinante. Esse pedido tem custos? Tenho de ter o terreno em meu nome para proceder ao pedido?
Peço desculpas se as minhas perguntas parecem ser básicas, mas de facto, a minha experiência neste campo é praticamente nula. Apenas tenho um projecto, a possibilidade de obter um terreno (por doação) e algum crédito (bastante limitado) para a concretização do mesmo... todas as ajudas são bem vindas. Agradeço.
Não tenho presente na memória mas julgo que uma rede de baixa tensão pode ter por volta de 300 e tal metros ( refiro-me a uma saida de um posto de transformação. Se como diz tem a rede a 4Km quase de certeza que só lhe dão luz em media tensão.Se for o caso pode contar com uns 15000€ para o posto mais o preço do ramal.
Obrigada uma vez mais pelas ajudas. Gostaria de dizer que me ajudaram imenso ( e ajudaram) mas a minha desolação é enorme... Esses custos são mesmo elevados... Isso quer dizer que para poder viver no campo, com energia eléctrica (fundamental, claro) terei de, antes de entrar nos custos dos espaços e terrenos, pagar uma "módica" quantia de... sei lá...uns 50000€??? só para ter energia eléctrica? xiii...
Colocado por: FaJe...já estou a perceber o porquê de tantas discussões sobre as energias alternativas e os custos das mesmas...
eheheh
nada melhor que passar junto da edp e perguntar.
de lembrar tambem que qualquer empresa credenciada pela EDP pode fazer esse ramal, mas 4 km é muita coisa, certamente terá de ser fornecido um PT de média tensão.
Não Eu, a casa será para utilização permanente. Daí ter descartado o gerador, que é de resto, o método utilizado nas quintas vizinhas (para tirar água dos furos, ligar luzes, etc) mas não para ter electrodomésticos, e outras comodidades.