Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos os foristas, venho ate aqui pedir ajuda aos entendidos na materia, ando ha prucura de terreno na zona de gondomar para construir moradia terrea com 3 quartos 1 dles suite,1wc, 1 escritorio e cosinha junta com sala e garagem para 2 carros com lavandaria.
    Queria saber na vossa opiniao de quantos m2 +/- de terreno preciso para fazer a moradia
  2.  # 2

Paulo80, antes de mais, bom dia.
    É necessário mais dados da sua parte para se poder ajuda-lo.Uma casa com esse programa pode caber em 100,120 ou mais m2.
    Mas de certeza que a casa não vai ser só o objecto construído, vai necessitar de espaço exterior e não faz referencia a isso o que altera e aumenta a área do terreno que vai necessitar.
  3.  # 3

Quer moradia isolada, geminada ou em banda?
  4.  # 4

Contacte o j cardoso. Ele é de Gondomar e o Valentim parece que lhe deve uns favores : ))
  5.  # 5

Boas

Queria saber na vossa opiniao de quantos m2 +/- de terreno preciso para fazer a moradia

Depende das condicionantes em vigor no local que escolher. Com esse programa os lotes em loteamentos aprovados existentes permitem o programa que pretende.

... o Valentim parece que lhe deve uns favores

Assim de repente não consigo pensar em algo pior para dizer de mim que dizer que fiz um favor a esse tipo de pessoa. Tenho por costume respeitar os outros independentemente das divergências de opinião. Ponho apenas uma condição: que sejam sérias. Obviamente não me parece que seja esse o caso e a consideração que tenho pelo presidente da câmara, vice-presidente e alguns vereadores não é superior à que tenho pelos vermes com que isco os anzóis na pesca. Não que os esteja a comparar aos vermes que uso, afinal de contas os vermes ainda conseguem ser-me úteis e eu não sou ingrato.

cumps
    José Cardoso
  6.  # 6

Desde ja agradeço a todos os que se disponibilizaram para responder, no interor o numero de divisoes sera esse. quanto ao exterior pretendia que tivesse 3 ou 4 frentes que tenha algum espaço para as 3 paquenas brincarem e que futuramente desse para fazer piscina
  7.  # 7

Paulo80

esse terreno terá que ter no minimo 500 m2
  8.  # 8

É impressão minha ou a piscina é requisito de 80% das pessoas que começam a projectar a sua vivenda e no final se calhar nem 5% as constrói?
  9.  # 9

e não é natural? tanto o requesito, como ser uma coisa muito adiável e até não se concretizar.
    Seria muito chato investir num terreno e numa moradia sem que tivesse um espaçozito de jardim com possibilidade de um dia poder construir um tanquezito.
  10.  # 10

Mínimo 300 m2.

Fazendo "contas" simples:

Se formos para áreas mínimas (suponho que é o que pretende) provavelmente está a pensar numa casa inserida num loteamento.
    Continuando no mesmo raciocínio, vamos supor que escolhe um lote com uma moradia geminada (3 frentes).
    De um modo geral, e supondo uma implantação de 7,5m x 13m para andar à volta dos 95/100 m2 por piso (formato mais ou menos comum), com afastamento de 5m à frente, 3m do lado e 10m atrás (já lhe consegue meter uma piscina), chegamos a um terreno com cerca de 300 m2.
    Estes parecem-me os "serviços mínimos"... e em Gondomar até tem bastante oferta...
    Logicamente, mais terreno dá-lhe mais jardim.
  11.  # 11

Boas

Acho que RC | ARQ cometeu a mesma falta que eu: o Paulo80 pretende uma moradia térrea. A oferta deste tipo de lotes não será a mesma, mas existem. Há também a hipótese de comprar 2 lotes para moradia de 3 frentes e depois unir esses lotes.

PS: Qual a zona de Gondomar que pretende?

cumps
    José cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RC | ARQ
  12.  # 12

Olá
    Tenho um terreno de 10 metros de frente, 8 metros de fundos e 17 metros nas laterais e gostaria de construir 2 sobrados. Isso é possível? Dizem que tem que haver um recuo de 5 metros na frente, estou na zona norte de SP. Desde já agradeço.
  13.  # 13

boas,

chamo atenção para dois aspectos, os afastamentos que dependem da localização do terreno e dos coeficientes de ocupação que dependem dos planos municipais. Por isso responder a essas questões por alto não dá.

nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  14.  # 14

Boa tarde caros amigos, J Cardoso preferencialmente na zona de fanzeres mas pode ser em qualquer zona sei que quanto mais me afastar do centro mais barato sera o terreno
  15.  # 15

Boas

Como é evidente não conheço todos os loteamentos existentes, mas conheço alguns e acho que em geral não contemplam lotes para moradias térreas. Terá por isso duas hipóteses:

1 - compra um terreno (não um lote) com viabilidade de construção para o que pretende.
    2 - compra dois lote contíguos, faz a alteração do alvará de loteamento e já pose fazer o que quer.

Em ralação à hipótese 1 tudo depende da sua disponibilidade financeira, mas tenho ideia que em Fânzeres não será nada barato.

cumps
    José Cardoso
  16.  # 16

j cardoso tem razão. Nem reparei no "terrea". Obrigado pela chamada de atenção.

Sendo assim mudo de opinião, obviamente, para 400/500 m2. Peço desculpa pelo engano.

Cumps.
  17.  # 17

minimo 500m2, 700 para estar à vontade
  18.  # 18

Já agora, J.Cardoso, qual a zona considerada mais nobre e cara em Gondomar?
  19.  # 19

Boas

A mais nobre não me atrevo a escolher, é muito relativo (se é que há alguma zona nobre em Gondomar). Também não sei se se refere a todo o concelho ou a alguma freguesia em especial. Para construir eu gostaria de um terreno na marginal do Douro, entre Gramido e Atães, ou um lote numa urbanização em Ermentão que tem excelente exposição solar, em local sossegado a 1 minuto da marginal e a menos de 5 minutos do Souto. Para quem está disposto a retirar-se mais do centro, eu gosto de Melres. Também não me importava de recuperar e adaptar uma casa que suponho abandonada na Rua Bento Jesus Caraça (não sei sequer se está à venda).

PS: Não seria muito nobre e era certamente egoísta, mas o que eu gostava mesmo era de comprar o Monte Crasto, fechar aquilo, fazer da capela o meu estaminé e viver lá em cima, com todo o Grande Porto a meus pés, mas isto é mania das grandezas de um bolso pobre com boca de rico :-)

cumps
    José Cardoso
  20.  # 20

Essa pergunta vem no seguimento de uma conversa que tive com um amigo que pensa construir na área metropolitana do Porto.Ele fez-me essa pergunta e eu não tinha dados para responder.
    Também gosto muito da zona da marginal apesar de parecer ser cara.

cumps

0.0243 seg. NEW