Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia:
    Tenho um problema que gostaria de colocar à consideração. Este ano, apercebi-me que uma grande parte das telhas da cobertura do telhado estão a lascar e a escamar. Após consulta de alguns tópicos deste fórum, cheguei à conclusão que tal se deve ao facto de, há cerca de dois anos, terem sido impermeabilizadas com um hidrofugante que desconheço o tipo, já que adquiri a residência após ter sido aplicado. A zona é bastante húmida e fria no inverno e as telhas que se encontram mais danificadas situam-se na parte do telhado em que o telhado do vizinho faz sombra no meu.
    O que gostaria de saber é qual é o tipo de telha mais indicada, atentas as características da zona (no inverno chega a acumular uma camada de gelo na zona sombreada) e, ainda, qual a telha que apresenta a melhor relação preço/qualidade.
    Desde já, o meu muito obrigado pelas vossa sugestões.
  2.  # 2

Bom dia,

Ainda estou para entender porque se coloca hidrofugante em telhados...
    E ainda pior, porque se compram telhas hidrofugadas de fábrica....

Enfim...

O melhor que tem a fazer é comprar telhas com níveis de absorção de água baixos (falando de telhas cerâmicas).
    As melhores telhas para o clima a que a sua habitação está sujeita, são aquelas que apresentarem na sua folha de características técnicas bons resultados de testes a ciclos gelo/degelo, e valor de absorção na casa dos 4% aos 6% (quanto mais baixo melhor)

Existem vários fabricantes portugueses no mercado de telhas cerâmicas que lhe resolvem o problema, muitos deles certificados.

O fabricante das telhas que tenho no meu telhado oferece garantia de....50 anos....

Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santos1967
  3.  # 3

Boas!

Parece-me que deverá começar com contactar o fabricante e expor a situação. Poderá haver algum problema com as telhas que tem na cobertura, mas se as características que mencionou sobre o telhado são essas... parece-me mais um problema de construção. Apesar de haver garantias relativamente às Telhas estas deverão ser bem aplicadas, e nisso os fabricantes dispõem dessas indicações.
    Quanto à qualidade e relação preço/qualidade deverá, na minha opinião, tal como diz tigasa comparar as fichas técnicas.
  4.  # 4

Peço desculpa, não um problema de construção ;) mais de localização!! Não pode pedir ao seu vizinho para se mudar um pouco mais para o outro lado? :)
  5.  # 5

Boas,

Pela descrição do problema, parece-me que o problema reside mesmo no tipo de telha. Não estou a falar da qualidade da telha, mas do tipo. ou se quiser da gama.

Nas telhas cerâmicas existem diferenças nas características técnicas, de gama para gama, mesmo sendo do mesmo fabricante. É como querer comprar um automóvel citadino para fazer todo-o-terreno. E mais! Podemos até encontrar no mercado bastantes fabricantes de jipes, nas nem todos os fabricantes de automóveis os fabricam. E o mesmo se passa nos materiais de construção. Para determinadas exigências técnicas, adoptar sempre soluções à medida.

E como já disse anteriormente, existem bastantes fabricantes no nosso país com know-how, e até know-why, que podem contribuir para solucionar o problema. Quanto mais não seja, podem identificar-lhe o problema e indicar-lhe a solução e o custo a ela associado.

As telhas (cerâmicas) para climas mais rigorosos devem situar-se numa gama em principio um pouco mais cara. Porquê? pergunta...
    Para enfrentar ciclos de gele-degelo, as telhas terão de ter níveis de absorção de água dentro dos limites que referi (sensivelmente). Para isso, as telhas terão de ser fabricadas com ciclos de cozedura com temperaturas mais elevadas, e até com argilas diferenciadas. tudo isso tem um custo associado...

Mesmo que tenha de atender à relação preço/qualidade, como será óbvio para todos nós, por favor não se sirva desse único parâmetro. Não devemos poupar num telhado, sobretudo quando a diferença de preços seja comportável e justificável técnicamente.

Poupe antes no LCD da sala, para depois não lhe chover em cima...:)

Abraço

0.0094 seg. NEW