Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, preciso de ajuda e de opiniões acerca da inclinação das águas

Numa casa de 2 águas e de sensivelmente 5m por 12m.
    A cumeeira está atravessada na largura de 5m e está à distância de 4,15m desde a primeira parede e 7m da última parede

E agora as coisas complicam-se: Vai ser construida uma laje de madeira na zona dos 7 metros (para um sótão)o que obriga a ultima parede a ter: 2,40m (pé direito)+0,18m(laje)+ 1,60m (pé direito do sótão)= 4,18m

Como o mínimo de inclinação de um telhado é 15º (certo?) obriga a cumeeira a ter altura de 6,06m (chiça!!!). Agora com que tamanho eu faço a 1º parede (à distância de 4,15m da cumeeira)?
    Por um lado não convém subir muito, porque senão destaca-se demasiado das outras casas adjacentes (que só têm rés-do-chão), por outro lado isto é numa aldeia alentejana não é na Noruega parece-me estranho inclinações de quase 40º.

Será melhor desnivelar a um bocado a cumeeira? Gostava de ouvir opiniões e números, agradecia imenso.
  2.  # 2

sobreiro explique melhor, não se percebe bem
    precisa do sótão. dos 1,16?
    na parte mais baixa pode dar 2 metros de pé direito, e ir subindo até à cumeeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  3.  # 3

Talvez com a fotografia se perceba melhor.

Actualmente a cumeeira tem 4 metros.
    A parede do lado esquerdo, da foto, actualmente tem cerca de 2m e qualquer coisa (não está desenhada na foto) e está a 4,15m da parede da cumeeira
    Para agravar tenho que fazer uma escada para a laje nesse espaço (vai ter que ficar em L, ou seja, cerca de 4 degraus ficam junto à primeira parede)

Ps: Ainda existe uma parede entre a cumeeira e a parede do lado direito (mas só debaixo da laje, mas não a desenhei)
    Ps 2 : A perna do L não pode ter mais de 1,55m, na foto ultrapassa um pouco mas talvez dé.
    Ps 3: A laje é de madeira são 18 cm (viga)+ 3 cm (tábua)
      plano casa aguas 01.jpg
      Capture2+branco.jpg
  4.  # 4

sobreiro, veja desta maneira, terá dois pisos certo? o r/chão + 1ºpiso (sótão como chama)
    se cada piso tiver 2,40 o total é de 4,80+ lajes (0,25x2)= 5.30m, a altura mínima será esta, em cobertura plana com pé direito de 2,40, não há muito a fazer, além do que mostrou, não fiz contas mas acho que está bem o valor andará pelos 6metros.
    tem ai fotografias do sitio, para ver se se arranja alguma forma de minimizar o impacto com o resto das casas.
  5.  # 5

Boa noite Obrigado Fernando Gabriel

Na verdade é só uma laje, (na àgua que desce para a direita, a 2,40m de altura), por cima da laje fica-se a ver o telhado. E junto à parede da ponta direita, por cima da laje só sobe 1,60m.
    Do lado esquerdo da cumeeira não há laje, fica-se a ver o telhado desde o rés-do-chão, só existe um varandim de cerca de 0,80m junto à parede da cumeeira, para fazer as escadas.
    O que o empreiteiro sugeriu é desnivelar a cumeeira. O telhado do lado esquerdo começar a 5 m de altura e o do lado direito a 6 m como está no desenho. Assim a água do lado esquerdo não teria tanta inclinação ou nem essa parede (não está desenhada) do lado esquerdo não seria tão levantada.

A parede da cumeeira que se vê na foto, tem neste momento 4 metros, no desenho está representado com a letra: a)
    A parede do lado esquerdo (não desenhada), na foto é a fachada, tem neste momento cerca de 2,50 m (desde o interior), está representado com a letra: b)

Não sei se me expliquei bem. Mas acho que tenho de encontrar uma boa relação entre inclinação e subir essa parede da fachada que agora talves tenha 2,50m
    Ps: A parede do vizinho, do lado direito, estará talves com mais 0,60 m do que a minha

Ps2: Não estou a conseguir colocar a foto... vou voltar a tentar
  6.  # 6

Aqui vai
      frent001_50.jpg
  7.  # 7

sobreiro via a foto, se quer evitar subir ou minorar essa cumeeira ou faz conforme coloco na primeira hipótese ou então cobertura plana, na parte de trás, mas se essa parte de trás dá para outra rua existe o mesmo problema.
    devia ter feito um projecto de arquitectura, posso-lhe estar a dizer coisas que não encaixem bem, e se se estivesse a ver a situação toda talvez houvesse outra maneira de causar menos impacto e ao mesmo tempo conseguir ter os espaços que o sobreiro quer na casa.
    como diz estes casos podem danificar"" o conjunto, já que as casas alentejanas de aldeia/vila são basicamente de um piso.
    nestes casos o ideal é sempre que haja terreno atrás construir atrás e deixar a frente com um piso.
      Capture2.PNG
  8.  # 8

Muito Obrigado Fernando Gabriel, (não pude vir ao fórum)

Realmente é complicado. A cobertura plana não dá (julgo eu) porque o telhado é de madeira e as paredes antigas não suportam Lajes em betão armado. Por isso vamos optar por um modelo parecido ao seu desenho de cima.
    MAs eu julgava que a inclinação do telhado deveria ter 15º no mínimo, são estes 15º que obrigam a cumeeira a subir demasiado.

nestes casos o ideal é sempre que haja terreno atrás construir atrás e deixar a frente com um piso.

Por acaso nisso temos sorte, existe um quintal comprido. Agora pensamos em abrir umas janelas pequenas na parede da cumeeira entre uma água e outra mas estou com receio que a Camara implique (já é algo mais visível para a rua).

Mais uma vez obrigado Fernando Gabriel
  9.  # 9

se é de 15 coloque 15, a medida mínima deve estar em regulamento municipal.

Colocado por: SobreiroPor acaso nisso temos sorte, existe um quintal comprido. Agora pensamos em abrir umas janelas pequenas na parede da cumeeira entre uma água e outra mas estou com receio que a Camara implique (já é algo mais visível para a rua).

pode optar por clarabóias, em vez de colocar ai janelas.
    se colocar ai janelas, esteticamente o melhor era colocar uma janela ao comprido nessa parede toda, ocupando a parede toda
  10.  # 10

se colocar ai janelas, esteticamente o melhor era colocar uma janela ao comprido nessa parede toda, ocupando a parede toda

Realmente os arquitectos ... têm outro olho para este tipo de coisas (é pena é o $$$ não...).
    De qualquer maneira este forum tem sido espectacular muito obrigado

0.0159 seg. NEW