Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: LMigAlves

Porquê?
    Estética?

Pergunto porque estou na dúvida se instalo 5 mono ou 1 mono e 2 multi (2x1).

Estética, "eficiência", creio que um multisplit faz melhor gestão de consumo e rendimento que 4 monosplit etc.

A empresa de AC também aconselhou 2 multisplit, um com 3 interiores ou com 4 interiores, a potência total das 3 é a mesma da outra com 4.
  2. Colocado por: LMigAlves

Porquê?
    Estética?

Pergunto porque estou na dúvida se instalo 5 mono ou 1 mono e 2 multi (2x1).

2 multi
  3. A vantagem mais significativa que encontro talvez seja um menor número de condutas de cobre, mas se os sistemas multi-split tiverem uma ligação individual de cobre para cada unidade interior, então aqui também não há vantagens nem desvantagem.
    Tinha um sistema multi-spliter e avariou a maquina exterior, já agora era da Daikin, e o a/c tinha 8 anos, como a casa era boa termicamente, raramente utilizava o ar condicionado, ou seja a avaria não foi por fadiga do equipamento devido ao uso, conclusão, o orçamento que tive pelos técnicos ou representantes da Daikin o custo da reparação era superior ao custo da substituição da maquina exterior, alem que me informaram que o modelo já tinha sido descontinuado e podia ser impossível encontrar peças caso volta-se a necessitar.
    Claro que enquanto a reparação estiver na garantia a questão das peças é um problema da marca e quando acabar a garantia da reparação?
    Assim acabei por ter que substituir a unidade exterior, por ser multi-spiter e da Daikin foi pesada a conta.
    Alem deste tenho outro sistema da Daikin, onde a máquina exterior está ao lado da que avariou, o uso é semelhante e este ainda não avariou.
    Conclusão não é por o a/c ser de marca que os modelos não são descontinuados e a substituição de alguma peça por avaria também está limitada no tempo, alem de se achar que um cliente que tem instalado uma marca premiu tem uma carteira sem fundo.
    Assim considero que um sistema de A/C mono têm a vantagem de um menor custo na adquisição, em caso de avaria, apenas afecta uma unidade interior, menor custo de reparação
  4. Colocado por: FTavaresAssim considero que um sistema de A/C mono têm a vantagem de um menor custo na adquisição, em caso de avaria, apenas afecta uma unidade interior, menor custo de reparação

O setup na Mitsubishi Electric MSZ-AY multisplit 4 unidades, fica mais barato 300€ pela tabela.

Independentemente do preço, para 7 interiores, 2 multisplit, nunca iria colocar 7 unidades exteriores.
  5. Eu não sei o que fazer.
    Cada técnico que cá vem diz uma coisa diferente.
    Uns dizem que é melhor 5 aparelhos mono, um mono de 12000 na sala e 4 de 9000 nas outras divisões.
    Outros que é melhor 1 mono e 2 multi, cada um com 2 unidades interiores.
    Uns dizem que é melhor meter bomba para os condensados, outros que bombas é só para dar dores de cabeça.
  6. Colocado por: LMigAlvesUns dizem que é melhor meter bomba para os condensados, outros que bombas é só para dar dores de cabeça.

Só se colocam bombas, quando os condensados não escoam por gravidade.
  7. Colocado por: VarejoteSó se colocam bombas, quando
    não existe mesmo outra opção.
    Concordam com este comentário: ForcePT
  8. Colocado por: LMigAlvesUns dizem que é melhor meter bomba para os condensados

Colocado por: jorgealvesnão existe mesmo outra opção.

Pelos vistos, alguns recomendaram sem ser necessário.

Com quem costumo trabalhar, bombas de condensados, só em último recurso.
  9. Colocado por: FTavaresa/c tinha 8 anos,
    estranho mas mesmo muito estranho numa máquina quase nova.....
  10. Colocado por: jorgealvesestranho mas mesmo muito estranho numa máquina quase nova.....

realmente, com 8 anos um Daikin ainda está na infância
  11. Tenho 2 multisplit da Daikin. O 1º foi montado há mais de 22 anos e até hoje mudou o motor da ventoinha e carregou gás uma vez. O outro tem 5 anos e sem qualquer intervenção até hoje.
    • eu
    • 4 novembro 2024
    2 Daikin multisplit aqui, com cerca de 11 anos.

Utilização intensiva, zero problemas.

Recomendo vivamente.
  12. Colocado por: Varejote

Pelos vistos, alguns recomendaram sem ser necessário.

Com quem costumo trabalhar, bombas de condensados, só em último recurso.

Eu acho que tenho mesmo azar com a malta aqui da zona.

O 1.º que contactei ficou de mandar o orçamento, passaram 3 meses e nem o telemóvel atendia.
    Passei no escritório e disseram que iam falar com ele e que me ligavam no dia a seguir, não ligaram.
    Liguei eu e mandei-os meter o orçamento no... não digo, mas vocês sabem onde.

O 2.º foi por intermédio do Leroy Merlin, logo na visita era só problemas e extras.
    O Leroy mandou o orçamento da instalação 2500€, fora 40m de cabo elétrico extra, 10m de tubagens extra, 4 furos extra... "furar paredes destas é sempre uma lotaria, pode demorar 1h a fazer o furo, ou uma manhã".
    Pela dificuldade de furar a parede tinha de levar bombas de condensados, obvio...
    E, como também trabalha por conta própria, mandou do email dele um pdf com as características dos aparelhos da marca que eu disse que não queria, Toyotomi (não conheço, nunca ouvi falar).

Mas era só as características, preços não tinha.
    Pedi que me enviasse orçamentos Mitsubishi e Samsung, mas nem vê-los.
    Acho que nem vale a pena responder-lhe.

O 3.º mandou-me um orçamento de 1250€ de instalação (metade do 2.º), mas falamos de 1 unidade mono e 2 unidades dual split e mandou-me o orçamento de 5 mono.
    Ainda por cima 3 mono de 9000, 1 de 12000 e outro de 18000 btu, quando a divisão maior tem 20m2.
    5.000 € só de aparelhos (Samsung menos 300€ que Mitsubishi) mas sem saber qual gama de aparelhos, só diz os btu e a marca.
    Liguei-lhe hoje de manhã, não podia falar, ficou de me ligar mais tarde.
    Ainda faltam 2 horas para a meia-noite, não sei qual é o conceito dele de "ligar mais tarde".

Amanhã vou ligar a outro.
  13. Colocado por: LMigAlvesToyotomi (não conheço, nunca ouvi falar).

Tenho dois AC Toyotomi vai fazer dois anos e só posso dizer bem, silenciosos, rápidos a fazer frio ou calor.
    • FFAD
    • 5 novembro 2024
    Colocado por: LMigAlves

Eu acho que tenho mesmo azar com a malta aqui da zona.

O 1.º que contactei ficou de mandar o orçamento, passaram 3 meses e nem o telemóvel atendia.
    Passei no escritório e disseram que iam falar com ele e que me ligavam no dia a seguir, não ligaram.
    Liguei eu e mandei-os meter o orçamento no... não digo, mas vocês sabem onde.

O 2.º foi por intermédio do Leroy Merlin, logo na visita era só problemas e extras.
    O Leroy mandou o orçamento da instalação 2500€, fora 40m de cabo elétrico extra, 10m de tubagens extra, 4 furos extra... "furar paredes destas é sempre uma lotaria, pode demorar 1h a fazer o furo, ou uma manhã".
    Pela dificuldade de furar a parede tinha de levar bombas de condensados, obvio...
    E, como também trabalha por conta própria, mandou do email dele um pdf com as características dos aparelhos da marca que eu disse que não queria, Toyotomi (não conheço, nunca ouvi falar).

Mas era só as características, preços não tinha.
    Pedi que me enviasse orçamentos Mitsubishi e Samsung, mas nem vê-los.
    Acho que nem vale a pena responder-lhe.

O 3.º mandou-me um orçamento de 1250€ de instalação (metade do 2.º), mas falamos de 1 unidade mono e 2 unidades dual split e mandou-me o orçamento de 5 mono.
    Ainda por cima 3 mono de 9000, 1 de 12000 e outro de 18000 btu, quando a divisão maior tem 20m2.
    5.000 € só de aparelhos (Samsung menos 300€ que Mitsubishi) mas sem saber qual gama de aparelhos, só diz os btu e a marca.
    Liguei-lhe hoje de manhã, não podia falar, ficou de me ligar mais tarde.
    Ainda faltam 2 horas para a meia-noite, não sei qual é o conceito dele de "ligar mais tarde".

Amanhã vou ligar a outro.

é de que zona? o feedback que tenho é que há falta de profissionais e andam atolados...
  14. Colocado por: FFAD

é de que zona? o feedback que tenho é que há falta de profissionais e andam atolados...

Barlavento algarvio.

Sim, dá ideia que andam cheios de trabalho, mas também dá ideia que alguns se atiraram de cabeça a trabalhar por conta própria e nem sequer sabem organizar o trabalho.
    Depois, a falta de sinceridade de alguns é óbvia.
    Um fez a visita e nem um papel e uma caneta levou.
    Acredito que no dia seguinte nem se lembrava de metade do que falámos.
    Acredito que não seja um trabalho dos mais fáceis, ter de fazer tudo de raiz, é bem melhor fazer onde já tem pré instalação.
    Mas se não querem dizem logo.
  15. Colocado por: LMigAlves

Barlavento algarvio.

Sim, dá ideia que andam cheios de trabalho, mas também dá ideia que alguns se atiraram de cabeça a trabalhar por conta própria e nem sequer sabem organizar o trabalho.
    Acredito que não seja um trabalho dos mais fáceis, ter de fazer tudo de raiz, é bem melhor fazer onde já tem pré instalação.
    Mas se não querem dizem logo.

Também é azar, outro dia passei numa loja de ar condicionado em Portimão (com planta do apartamento), no dia seguinte tinha o orçamento no email.
    • eu
    • 5 novembro 2024
    Colocado por: LMigAlvesdá ideia que andam cheios de trabalho, mas também dá ideia que alguns se atiraram de cabeça a trabalhar por conta própria e nem sequer sabem organizar o trabalho.

Profissionalismo à Portuguesa. ;(
  16. Colocado por: canario12

Também é azar, outro dia passei numa loja de ar condicionado em Portimão (com planta do apartamento), no dia seguinte tinha o orçamento no email.

E que tal o orçamento?
    Trabalha com Mitsubishi elétric?
  17. Colocado por: LMigAlves

E que tal o orçamento?
    Trabalha com Mitsubishi elétric?

Eu achei o orçamento mitsubishi razoavel e aceitei.mas tambem tinham daikin mais caro e kaysun mais barato.
    https://forumdacasa.com/discussion/15947/68/ar-condicionado-marcas-duvidas-e-orcamentos/#Comment_2202034

0.5777 seg. NEW