Iniciar sessão ou registar-se
    • jlmfr
    • 26 janeiro 2025 editado
    Colocado por: jorgealvesreveja as soldaduras dos transistor de potencia
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr

Obrigado. Assim que esteja tempo mais favorável, retiro a placa e verifico. Aparentemente, no que vi no outro dia, há uma zona mais escura na placa, o que indica que aparentemente algo poderá ter "queimado". O disjuntor disparou após muita chuva e trovoada...

Obrigado.

P.S: Envontrei este vídeo e irei verificar... https://www.youtube.com/watch?v=K38pdh1BpGI
  1. Colocado por: eu

Está caro. Aceitavam-se esse preços se fossem Mitsubishi Electric ou Daikin.

Mas Midea...
    Concordam com este comentário:ForcePT

É certo que está caro.

Mas eu tenho Midea e só posso falar bem, pode não ser topo como as marcas que falou, mas cumpre bem com a funcionalidade.
  2. Colocado por: Nancy

multisplit (enquadramento dos espaços: 2 quartos 14/15m2 pé direito 2,4m + aproveitamento de sótão 40m2 pé direito variável 1,78m a 0,8m com xps 3,5cm, pladur e telha)
    monosplit (enquadramento dos espaços: 1 sala 25m2 com abertura para cozinha 10m2, pé direito 2,4m)

para multisplit e mantendo a eficiência mínima A+, temos estas combinações possíveis:

MSZ-LN25VGV*2 (quartos) + MFZ-KT50 (sótão) + MXZ-4F83 + 2 bombas + kit wifi
    ou
    MSZ-LN25VGV*2 (quartos) + MFZ-KT35 (sótão) + MXZ-4F83 + 2 bombas + kit wifi
    ou
    MSZ-LN25VGV*2 (quartos) + MFZ-KT35 (sótão) + MXZ-3F54 + 2 bombas + kit wifi

Para o monosplit já não se põe a mesma questão, mas seriam duas hipóteses:

MSZ-LN35VGV + MUZ-LN35V + bomba
    ou
    MSZ-LN50VGV + MUZ-LN50V + bomba

Mais alguém que possa dar uns inputs? Obrigada ☺️
    • eu
    • 27 janeiro 2025 editado
    Colocado por: Leao91Mas eu tenho Midea e só posso falar bem, pode não ser topo como as marcas que falou, mas cumpre bem com a funcionalidade.

Cumprir, todas cumprem.

A diferença está na eficiência, na durabilidade, no nível sonoro e na assistência.
  3. Boa tarde,

Recebi o seguinte orçamento para colocar AC Daikin Stylish no meu apartamento T3 com as seguintes características:
    Quarto-suite: 10.85 m2, com janela de 1.23 m2
    Quarto: 12.25 m2, com janela de 1.23 m2
    Escritório: 10.40 m2, com janela de 1.23 m2
    Sala: 25.70 m2, com janela de 4.70 m2
    Os quartos e o escritório são virados a noroeste e a sala a sudeste. O principal propósito do AC é o aquecimento.

- MURAL DAIKIN CTXA15 AW STYLISH quarto
    - MURAL DAIKIN FTXA20 AW STYLISH quarto
    - MURAL DAIKIN CTXA15 AW STYLISH escritorio
    - MURAL DAIKIN FTXA42AW STYLISH sala
    - MAQUINA EXTERIOR DAIKIN 4MXM80A2V1B R32 8KW

O total já com montagem incluída são 5600€

O que acham do valor?
    • Leao91
    Colocado por: eu

Cumprir, todas cumprem.

A diferença está na eficiência, na durabilidade, no nível sonoro e na assistência.

Não é bem assim, já tive Hisense e era bem pior em termos sonoros. Eu acho que a Midea é do melhor que há na China.

A China não fabrica só sucata.

Aliás julgo serem os maiores fabricantes de AC do Mundo.
  4. Colocado por: Leao91
    Não é bem assim, já tive Hisense e era bem pior em termos sonoros. Eu acho que a Midea é do melhor que há na China.

A China não fabrica só sucata.

Aliás julgo serem os maiores fabricantes de AC do Mundo.

Maior, não significa melhor.
    • itchy
    Colocado por: Nancy

A questão são as potências, se o exterior 5,4 será suficiente para interiores 2,5*2+3,5
    Os modelos exteriores 6,8 e 7,2 em combinacao com esses, não são eficiência A+ em aquecimento 😢

Tudo é relativo, se morar em Bragança numa casa com mau isolamento, pode demorar um bocadinho mais a aquecer, mas mesmo aí ia eventualmente aquecer a casa, no total estamos a falar 9KW nominais de calor.

Tenho essa mesma unidade exterior para os quartos e raramente vi o compressor a trabalhar no máximo, a não ser que tenhamos deixado a casa alguns vazia dias e esteja a trabalhar para aquecer os quartos todos de uma tempertura muito baixa. 30 minutos depois os quartos aquecem e baixa logo, normalmente gasta cerca de 500w para manter a casa aquecida, o compressor está ao ralenti.

Tendo em conta que as máquinas mais potentes são menos eficientes, para mim não há qualquer dúvida, esta seria a minha escolha.
    • Nancy
    • 28 janeiro 2025 editado
    A eficiência é puramente para efeitos de fundo ambiental. O meu problema é o arrefecimento... Aquecer acho que não vou ter problemas com os mínimos em todas as divisões. (Até porque as capacidades de aquecimento são superiores às de arrefecimento)
    Mas quando está imenso calor é uma cruz... Eu vivo em Gondomar (Porto) e a casa tem isolamento médio (janelas vidro duplo mas sem corte térmico, em teoria tem parede dupla com 4cm xps) construção iniciada em 2003 terminada a 2006
    • eu
    • 28 janeiro 2025
    Colocado por: Leao91Não é bem assim, já tive Hisense e era bem pior em termos sonoros. Eu acho que a Midea é do melhor que há na China.

Como "não é bem assim", se está a confirmar o que eu escrevi?

"A diferença está na eficiência, na durabilidade, no nível sonoro e na assistência."

Porque funcionar, todos funcionam.
    • Leao91
    Colocado por: eu

Como "não é bem assim", se está a confirmar o que eu escrevi?

"A diferença está na eficiência, na durabilidade, no nível sonoro e na assistência."

Porque funcionar, todos funcionam.

Devo falar Chinês então 😂

Gosto é de malta que critica ACs Chineses e depois compram carros Chineses. Atenção não estou a dizer que é o caso...

O que eu quero dizer é que na China não há só trampa.

Midea pode não ser topo (que não o é) mas é uma marca bem honesta.
  5. Colocado por: Leao91O que eu quero dizer é que na China não há só trampa.

Mas o que é bom tb é caro, não foge muito das restantes.
    Concordam com este comentário: eu
  6. Viva,

Estou à procura de orçamentos para a instalação de uma unidade MSZ-AY50VGK (Mitsubishi Electric) de 18.000 BTU numa sala open space. Sou da zona de Aveiro e tenho um orçamento de cerca de 1.800€ com IVA, já incluindo a instalação (não existe pré-instalação, mas vou deixar preparado para a passagem dos canos). Este valor é ajustado? Vi este equipamento na internet por cerca de 1.200€, mas não consigo encontrar orçamentos mais baixos do que este. É um bom preço ou acha que devo pedir outros orçamentos?

Obrigado
  7. Colocado por: NancyA eficiência é puramente para efeitos de fundo ambiental
    a "eficiencia" é exatamente aquilo que lhe interessa pois é o que lhe vai sair do bolso sempre que usar o equipamento.
    Concordam com este comentário: eu
    • paulos
    Uma ajuda.

Tenho lg de conduta multisplit 1x5

Na sala tenho 12000+9000 são a volta de 60/70m2, quartos 9000. Casa com tijolo térmico de 30, capoto de 6, caixilharias cortiço com ruptura térmica. Cobertura com 80mm e dentro do teto falso 100mm de lã.

Quando ligo os ac dos quartos, chega a pouco mais da temperatura pedida e desliga. Parece o comportamento normal.

Na sala, coloco a pedir por exemplo 21° (a sala estava a 20°) e fica ali a bombar que nunca mais pára, já está a bombar faz umas 4h e segundo o Shelly a gastar 1500w. Já estão 23.5 e continua a ventoinha na velocidade média(está em auto) sempre a bombar.

Descobri que é possível mudar a zona de como ele lê a temperatura ambiente, pelo ar de retorno, pelo comando da parede, ou pelos dois que deve fazer uma média não sei. Por defeito está pelos dois e já por isso colocaram os comandos em paredes opostas as grelhas de retorno. Mudando para o ar de retorno o AC desliga logo passado pouco tempo mesmo estando a sala fria como o ar quente sobe o sensor do retorno dá logo temperatura alta, colocando só pela leitura do comando de parede o comportamento parece.me o mesmo de quando está a ler os dois.

Alguém com ideias? Tenho um vão de escadas para o primeiro piso aberto mas se chega aos 23.5° não é por falta de conseguir aquecer o espaço.
  8. Colocado por: jorgealvesa "eficiencia" é exatamente aquilo que lhe interessa pois é o que lhe vai sair do bolso sempre que usar o equipamento.

Meu caro, a eficiência não está diretamente relacionada com o consumo. Por essa ordem de ideias se eu não instalar, não consumo nada, problema resolvido.

Posso instalar o equipamento mais eficiente de sempre a nível de classificação e se estiver sobredimensionado vou consumir mais.

A minha pergunta nada tem a ver com eficiência em si, eu neste momento não estou preocupada com a eficiência, só quero saber se uma máquina exterior de 5,4 dará vazão a três máquinas interiores de 2,5+2,5+3,5!
  9. Olá,

Estou em processo de construção de uma moradia T4 177m2 com dois pisos, e pretendo fazer a pré instalação de 5 pontos de ar condicionado.
    -3 em cada um dos quartos do piso 1.
    -1 na sala (open space) no piso 0
    -1 no escritorio do piso 0.

O orçamento que recebi para fazer este trabalho foi o seguinte:

"Abertura / Fecho de roços para passagem de instalação de rede de AVAC;
    Fornecimento e aplicação de material para execução da pré instalação de rede de AVAC acima mencionada;
    O valor para execução do trabalho são: 5.850,00€ + IVA"

Este valor parece-me a mim ser bastante exagerado para o trabalho que é.
    Alguém me consegue ajudar a saber se é um valor justo? (se for necessária mais alguma informação, posso dar) Gostaria de ter a opinião de alguem dentro do assunto.

Obrigado
  10. Colocado por: Nancymais eficiente de sempre a nível de classificação e se estiver sobredimensionado vou consumir mais.
    tanta confusão e conceitos errados nas suas ideias.

em pé de igualdade a solução mais eficiente vai consumir menos (e inerentemente) vai pagar menos PARA GARANTIR O SERVIÇO SOLICITADO.

todas as soluções que nem garantem as condições de operação são erradas e disfuncionais, logo o "desligar" ou "não ter nada" só serve para desconversar.
  11. Colocado por: paulosou pelos dois que deve fazer uma média não sei. Por defeito está pelos dois
    desconheço a logica inerente aos LG mas habitualmente só se pode escolher um deles e não ambos.
  12. Colocado por: user83se é um valor justo
    esse valor já com as maquinas estaria baixo, sem equipamentos é um roubo descarado.

peça mais propostas, o mais usual para este cenario seria a rondar 1000€ a 2000€ dependendo das condições da obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: user83

0.4829 seg. NEW