Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: eu

Em que situações é que isso seria necessário?

Não sei, mas não é possivel , por exemplo num dia de sol mesmo estando frio na rua 10 ou 11 graus a minha sala chega com facilidade aos 24 enquanto os quartos estão a 17 18, para bem ser devia estar a aquecer os quartos para os 20 e a arrefecer a sala para os 22 ...

Claro que isto é utopico, mas que pode acontecer pode.
    • hangas
    • 30 janeiro 2025 editado
    Colocado por: larkhegraus a minha sala chega com facilidade aos 24

Se dissesse que chegava aos 30ºC ainda vá.. mas de 24C para 22ºC não justifica arrefecer ativamente. No limite abre um bocado a janela, ou deixa esse pouco calor extra ficar para quando o sol for embora.

Vivi num apartamento com uma sala virada a sul e com uma janela de uns 3x2.5m. Em dias frios de inverno mas com sol, o mesmo ai por volta das 10h da manha, dava de chapa em mais de 50% da area do flutuante ficando um autentico piso radiante solar. A sala chegava facilmente aos 27ºC medido a 1m de altura. Nao tinha AC nesse apartamento, mas como o efeito não durava mais de 2h, era aproveitar para a sala ficar climatizada o resto do dia.

Ainda assim.. na eventualidade de uma habitação ter um cenario externo desse tipo numa única divisão, se calhar será preferível optar por um monosplit para esse espaço que anda a contra-ciclo. Pelo menos era o que eu faria em vez de optar por um sistema VRF ou algo do genero.
  2. Colocado por: jorgealvesos fabricantes têm tabelas de potencia máximas conectáveis a respeitar.
    por exemplo:
      122.jpg
      142.jpg

Tentei encontrar esse género de tabela para a Mitsubishi e não encontrei... Se vir por equivalência, fica mesmo no limite...

Os orçamentos que nos deram variaram entre 2,5 até 5kW para o sótão. Sala variou entre 3,5kW e 5kW. Já isso suscitou dúvidas.
    Quem sugeriu 5kW para o sótão também sugeriu a unidade de 4F83.
    Basicamente, em resumo, ao optarmos pelos mínimos temos de ter o cuidado de gerir entre quartos e sótão (escritório). Se usarmos o sótão como híbrido (quarto+escritório) talvez complique 😅

Colocado por: itchy

A julgar pelos orçamentos que recebi quando instalei AC na minha casa o protocolo é vender sempre por excesso. De potência a mais o cliente nunca se queixa e o vendedor agradece :P

Basicamente é isto. A nível de instaladores, para proporem potências tão díspares, alguns deles basicamente não estão para se chatear nem para que os chateiem...
  3. Colocado por: itchyA julgar pelos orçamentos que recebi quando instalei AC na minha casa o protocolo é vender sempre por excesso. De potência a mais o cliente nunca se queixa e o vendedor agradece :P

Especificamente no caso dos AC não sei, mas de um modo geral, o protocolo para qualquer tipo de equipamento deveria ser aconselhar algo com capacidade superior ao efeito pretendido. Nenhum equipamento deverá funcionar constantemente no seu regime máximo.
  4. Colocado por: NancySe vir por equivalência, fica mesmo no limite...
    isto não tem qualquer relevância, e o "limite" é subjectivo sendo mais um guia de potências.

Existem outras tabelas técnicas específicas nos databok do equipamento sendosis explícitas e exaustivas, mas para leigos tem que usar estas.
  5. Colocado por: RuikodeNenhum equipamento deverá funcionar constantemente no seu regime máximo.
    não sei se reparou mas são máquinas com variação de potência
    • hangas
    • 30 janeiro 2025 editado
    Colocado por: NancyTentei encontrar esse género de tabela para a Mitsubishi e não encontrei... Se vir por equivalência, fica mesmo no limite...

Tem esta tabela geral (esta é de 2023 ou 2024, ainda tinha a serie AP).
    Depois tem um guia de instalação mais técnico com muito mais detalhe, curvas, etc.
      Screenshot 2025-01-30 at 11.32.28.png
  6. Colocado por: jorgealvesnão sei se reparou mas são máquinas com variação de potência

Agradeço o reparo Jorgealves, como referi anteriormente, no caso do AC são equipamentos que não domino tecnicamente, nomeadamente a tecnologia inverter.
    O meu comentário foi num sentido mais abrangente, força do hábito de quem aconselhou e reparou máquinas e equipamentos durante vários anos, mas num nicho completamente diferente.
    Afinal de contas, este é o tópico do ar condicionado, e eu esqueci-me disso 😅.
  7. Em casa tenho 3x12000BTU + 1x18000BTU e a unidade exterior de 30000BTU.

Mesmo em dias frios e com todas as unidades a funcionarem, nunca cheguei ao limite da maquina, o máximo deve deve andar a volta dos 75%.
  8. Colocado por: hangas

Tem esta tabela geral (esta é de 2023 ou 2024, ainda tinha a serie AP).
    Depois tem um guia de instalação mais técnico com muito mais detalhe, curvas, etc.
      Screenshot 2025-01-30 at 11.32.28.png

Sim, essa já tinha visto mas isso são meramente equipamentos compatíveis e não tem combinações.
    Tinha que ser um simulador de combinações e ver resultados de testes de funcionamento e outros indicadores. (Eles têm simuladores de combinações mas não abertos ao público, foi assim que me indicaram que para a combinação que pedi (3F68+LN25*2+KT35) a classificação ia ser A, em aquecimento)

Colocado por: coelhinho78Em casa tenho 3x12000BTU + 1x18000BTU e a unidade exterior de 30000BTU.

Mesmo em dias frios e com todas as unidades a funcionarem, nunca cheguei ao limite da maquina, o máximo deve deve andar a volta dos 75%.

Caramba, mas deve ter umas áreas enormes !
  9. Colocado por: coelhinho78Mesmo em dias frios e com todas as unidades a funcionarem, nunca cheguei ao limite da maquina, o máximo deve deve andar a volta dos 75%.

Como está medir isso?
  10. Colocado por: hangas

Como está medir isso?

Pelo consumo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  11. Ouço ressonância no quarto por baixo quando a máquina está a trabalhar.

De baixo para cima tem:

- Lage
    - XPS 80 ou 100mm não me recordo
    - Manta geotêxtil
    - Tela

Por baixo da máquina:
    - 2 tiras de tela (para proteger a tela principal)
    - Lancil
    - Maquina AC (colaram os apoios com o que me parece cola e veda)

O que poderei fazer para eliminar essa ressonância? Levantar tudo e colocar algo por baixo dos lancis não me parece coisa facil derivado do peso do conjunto e de estarem os tubos de cobre conectados à máquina.
      ac3.jpg
      ac2.jpg
      ac1.jpg
    • eu
    • 31 janeiro 2025
    Esses apoios de borracha não me parecem grande coisa, tente uns melhores.
  12. Colocado por: euEsses apoios de borracha não me parecem grande coisa, tente uns melhores.

Pode por os apoios que quiser, com essa coisa a fingir que tem um maciço nunca vai resolver o problema.

Assente num cartão e o bloco ate partido ao meio esta, que belo trabalho.

Faça uma caixa em Betão armado solidário com a laje e com 15cm de altura e 20cm(medida interior da caixa) maior que o AC, forre em baixo e lados com 5mm de cortiça e encha com Betão armado.
  13. Colocado por: coelhinho78Assente num cartão

Telas, segundo o que o user referiu.

Colocado por: coelhinho78o bloco ate partido ao meio esta

Deverão ser duas peças de lancil, segundo o que o user referiu.

Colocado por: coelhinho78Faça uma caixa em Betão armado solidário com a laje

Solidário com a laje, como assim? Percebi o conceito que explicou, mas isso seria unido diretamente à laje? O user já tem a cobertura isolada e impermeabilizada, não sei se será muito fácil implementar essa solução.
    • paulos
    • 31 janeiro 2025 editado
    Colocado por: Ruikode
    Telas, segundo o que o user referiu.

Deverão ser duas peças de lancil, segundo o que o user referiu.

Solidário com a laje, como assim? Percebi o conceito que explicou, mas isso seria unido diretamente à laje? O user já tem a cobertura isolada e impermeabilizada, não sei se será muito fácil implementar essa solução.

Tudo correto.

A solução mais facil aqui acho que seria trocar os apoios por uns melhores, pois levantar os lancis e a maquina ao mesmo tempo será dificil para colocar o que seja por baixo. Serão sempre uns 30+30kg dos dois lancis mais uns 50/60kg da maquina segundo o site.
    O conjunto supera os 110kg, não será facil.
    • paulos
    • 31 janeiro 2025 editado
  14. Um maciço funciona porque é tão maciço que o equipamento não tam “força” para o fazer vibrar.

Ou então experimentar como já referi no outro dia aqui no fórum.

Por 4 ou 5 garrafões de água em cima do AC para alterar a sua frequência natural.

Se funcionar, substituir por algo mais definitivo com o mesmo peso.
  15. Colocado por: coelhinho78maciço funciona porque é tão maciço que o equipamento não tam “força” para o fazer vibrar.
    errado muito errado

0.6268 seg. NEW