Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos. Estou em fase de aos poucos ir requalificando a casa dos meus velhotes com o objetivo de lhes proporcionar mais conforto. Já fiz um muro de suporte de terras em pedra pois a casa havia-se dado ligeiramente há uns invernos atrás, entretanto mais recentemente mandei insalalar um recuperador de calor ventilado com saidas para os quartos e muito mais ainda há a fazer.
    Mas antes de avançar acho que tenho de começar pelo telhado. Durante a instalação do recuperador fiquei traumatizado quando vi o estado do telhado e do vigamento em madeira, se é que se pode chamar de vigamento, na pois na realidade são mesmo é varolas de eucalipto!!
    Portanto a próxima obra é mesmo a mudança do telhado. Agora estou na dúvida se hei-de por um telhado convencional, com vigamento em cimento ou fazer cobertura em terraço, como tenho na minha casa. Em termos de preço penso que o telhado fica mais caro. Já falei com um empreiteiro que me falou em cerca de 2000 euros para material (telha e vigamento), mas além da mão de obra ainda há a somar a isto o isolamento térmico que julga rondar os 600 euros (100m2) e as caleiras que depois tenho de mandar por.
    Julgo que fazendo em terraço ficava mais em conta. Na minha casa tenho tela Derbigum com corticite e estou muito satisfeito, até à data 5 estrelas.
    Qual é a V/ opinião?
  2.  # 2

    Sou sempre contra coberturas planas, sempre as achei piscinas de má qualidade

    Possivelmente você não poderá fazer o que pretende porque antes de colocar o telhado terá de verificar o estado das paredes e se é necessário reforçá-las através da execução de um lintel de coroamento.

    A solução de lage de betão é bastante pesada e irá colocar esforços que essas paredes não devem suportar.

    Umas fotografias ajudavam
    •  
      alv
    • 26 janeiro 2011

     # 3

    Vivam!

    Concordo inteiramente com o Paulo Correia.
    Digo mais, cada vez que tenho de resolver um problema duma cobertura plana ou terraço, penso para comigo, que quem o projectou deveria ser obrigado a vir fazer as reparações.
    Só quem não os tem ou construiu é que continua insistentemente a projectá-los. Deviam ser proíbidos.
    Ai o que eu disse, vem aí chuva, imaginem de quem!
    Já tenho o cortiço às costas.
    "Fassam" parte
  3.  # 4

    Bom dia e antes de mais obrigado pelas V/ opiniões. Eu estou inclinado para o telhado convencional, pois enquadra-se melhor na casa e no meio envolvente (Quinta). A questão da hipótese da cobertura plana está a ser ponderada pelo facto de por um lado eu estar muito satisfeito com a que tenho na minha casa e por outro por achar que é capaz de ficar um pouco mais em conta, especialmente na mão de obra pois é muito mais rápida de aplicar do que um telhado. Também pensei nisso pois como referi a casa deu-se um pouco há uns anos atrás e para fazer a cobertura em terraço teria de fazer uma pendente sobre a placa existente e essa pendente, na parte mais alta, iria ficar na parte da casa que não se deu e acho que isso faria uma espécie de contrapeso, se bem que com o muro de pedra que fiz dificilmente a casa se volta a mexer.
    Quanto ao peso do vigamento, também pensei nisso e questionei o empreiteiro se a casa aguenta. Trata-de de uma casa de 1º andar com placas em vigas e abobadilhas. Ele não excluiu a possibilidade de fazer reforços caso seja necessário, mas disse que em princípio não seria necessário uma vez que as vigas grandes vão apoiar de ponta a ponta (da parede de fora até ao meio da casa que também tem paredes ao centro no rés do chão e no 1º andar.
  4.  # 5

    Esqueci-me de referir que também não excluo a hipótese de colocar vigamento em madeira. Penso que actualmente existe madeiras tratadas que duram muitos e muitos anos. Há cerca de 2 anos no meu local de trabalho mudaram-se uns telhados com 55 anos e os vigamentos em madeira estavam como novos. O engenheiro diz que o tratamento que a madeira tinha era igual ao que era aplicado naquelas barras dos carris dos comboios. Penso que hoje esse tratamento é proibido mas haverão com certeza outras aplicações equivalentes.
  5.  # 6

    Para a semana começam as obras. Vai ser mesmo telhado convencional e vou optar pela telha marselha ultra da Margon. Por um lado penso que se enquadra melhor em termos estéticos e depois porque como é mais lisa que a telha lusa e a casa tem muitas árvores em redor, penso que as folhas saem com mais facilidade.
    Vai levar vigamento em vigas de betão em substituição das de madeira carunchosa que actualmente têm e vou colocar roofmate sobre a laje. Há quem ponha por baixo da telha fixado nas vigas mas como não penso aproveitar o sótão acho que é melhor se ficar logo sobre a placa, além se ser muito mais fácil de aplicar.
    Depois coloco fotos do andamento das obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rborges
  6.  # 7

    Bom, a obra está quase concluída e ainda bem porque a chuva não ajudou nada! Faltam apenas os remates na telha e neste momento já estou muito satisfeito pois com a chuva que tem caído a água não entra, isto apesar de como disse ainda faltarem os remates da telha.
    Vou esperar que a placa seque pois quando começou na semana passada não tinha uma única telha e como tal a placa ensopou.
    Ando indeciso entre o roofmate e a lã de rocha. Há quem diga que a lá de rocha já não se usa mas quando instalei o recuperador de calor todo o interior foi forrado com esse material e o calor não atravessa uma parede de tijolo de 11. Ou seja, com o recuperador a queimar se meter uma mão na parede à qual está encostado esta está completamente fria. Custa-me a crer que o roofmate faça o mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rborges
 
0.0129 seg. NEW