Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei uma moradia e habito nela desde 05-12-2009, agora têm surgido alguns problemas, tais como, o alumínio colocado nas janelas não tem corte térmico, o que faz com que, quando ligo o aquecimento que é uma caldeira a gasóleo, o alumínio das janelas ficam completamente cheios de água, fazendo com que as madeiras à volta das janelas estão a ficar muito danificadas, ou seja, cheia de água.
    Além desta situação, as paredes e os tectos principalmente dos quartos, aparecem marcas de bolor e as paredes ficam cheias de água a escorrer.
    Face a tal situação, falei com o construtor, mas o mesmo, tem sucessivamente adiado a resolução dos problemas, afirma que vai pintar onde for preciso e se necessário troca as madeiras, no entanto afirma que não vendeu a casa com janelas com corte térmico e se eu desejar, eu é que tenho de as trocar.
    Inclusive o construtor, já levou até a minha casa o indivíduo que aplicou os alumínios e os dois combinados, ambos dizem que é normal, as janelas escorrerem água.
    Venho deste modo, solicitar a vós uma ajuda, no sentido do que devo fazer.
    Desde já muito Obrigado.
    Alberto santos
  2.  # 2

    Boa noite,

    Existe condensação na sua habitação, bem como possivelmente infiltração. As "marcas de bolor" devem-se ao facto de haver infiltração, e não é com pintura que se resolve.
    Umas fotos postadas neste tópico ajudariam a dar uma opinião mais concreta do sucedido.

    Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alberto Santos
  3.  # 3

    Muito obrigado pela resposta, mas já agora a nível legal o construtor não tem de solucionar a situação das janelas?
  4.  # 4

    Muito obrigado pela resposta, mas já agora a nível legal o construtor não tem de solucionar a situação das janelas?
    depende do que esta previsto levar em termos de caixilhos, o problema das infiltrações tem de reparar, e não deixe que se pinte sem as detectar e arranjar, porque isso só vai esconder o problema, em relação a agua que escorre nos caixilhos e condensação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alberto Santos
  5.  # 5

    Veja o que tem pelo menos descrito na ficha técnica de habitação.
    •  
      alv
    • 26 janeiro 2011

     # 6

    Vivam!

    Não posso deixar de dar uma opinião.
    Alberto Santos, mesmo sem ver, não tenho dúvidas que o seu problema é apenas falta de isolamentos, seja do corte térmico da caixilharia, seja das paredes e tectos. Ao contrário do adarq, não me parece de todo que se trate de infiltrações onde que r que seja. Trata-se de uma coisa absolutamente "normal" em casas mal isoladas, muito aquecidas e pouco ventiladas, tudo junto, implica condensados por tudo o que é sítio e consequentemente bolores.

    Trate é de levar aí alguém que perceba realmente do assunto e que lhe dê uma opinião. Na realidade você comprou uma casa pronta e ela apenas tem que respeitar o projecto pela qual foi construída. se estiver cumprido, tal como nos automóveis, comprou nas condições e estado em que se encontra, logo se está mal construída, aí terá de arcar com as respectivas consequências; O construtor, já se livrou de um problema.

    Nas caixilharias, veja e pondere a hipótese de uma segunda caixilharia sem arrancar a existente; é uma óptima solução. Quanto ao isolamento, já deve ter por aqui lido rios de tinta; Trate de isolar e veja o que é mais conveniente, se pelo exterior com capoto, se pelo interior com SCPGL, ou vulgo Pladur.
    Na cobertura terá a hipótese de se o sótão não for acessível, então a solução de estender uma ou duas mantas de lã de vidro sobre a laje de cobertura, caso exista, é uma solução muito económica e muito eficiente.

    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alberto Santos
  6.  # 7

    Totalmente de acordo com o ALV!!

    O aparecimento de bolor não tem de estar directamente ( e acredito que no seu caso não esteja) relacionado com infiltrações.

    95% de certeza que o maior problema encontra-se relacionado com a falta de isolamento.

    Apenas o poderá reclamar caso o que esteja vendido não seja de acordo com o indicado nas FTH (ficha técnicas de habitação).

    Posso dizer que o que lhe aconteceu também se passou comigo, embora em menores dimensões. Verifiquei, de acordo com a análise ao certificado energético da minha casa, a falta de isolomento na cobertura. Felizmente consegui que o empreiteiro executasse tudo conforme as FTH.

    Boa Sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alberto Santos
  7.  # 8

    Não pude deixar de comentar:

    'Acerca de...' vs. 'Há cerca de...'
    http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=2811
  8.  # 9

    boas
    sou e mantenho a mesma opinião de sempre como já mencionei em outros tópicos , que a janela escorra agua é normal que as paredes criem bolores é normal tudo isso é normal desde que se tenha uma carga excessiva de humidade no ar e com tanto isolamento que quebra a circulação do mesmo só lhe resta mesmo um calculo de massa de ar e comprar o melhor aparelho que exista para fazer a circulação de ar ( ar-condicionada, extractor de calor , desumidificador , etc ) isso á responsabilidade de um técnico ,caso contrario é abrir sempre as janelas pelo menos quando não está á espera de calor ...
    fiquem bem
  9.  # 10

    Como refere o caro amigo adarq., estive a verificar a ficha técnica da habitação, onde constatei, que na mesma não faz qualquer referência ao isolamento térmico.
    Ajudem-me, isto quer dizer que o construtor não tem que solucionar os problemas das janelas e das humidades que aparecem no interior da habitação.
  10.  # 11

    Caro Alberto Santos:

    A condensação é efectivamente "normal" acontecer, princialmente não se tratando de caixilharia com corte térmico.

    Se o construtor não lhe prometeu que as caixilharias teriam corte térmico, não há mto a fazer... excepto ventilar melhor a casa, o que não é mto agradável em dias frios...

    Por outro lado, caso as humidades sejam assim tão evidentes como diz (e se há materiais deteriorados), também é provável que possa haver algum problema de impermeabilização. Só vendo no local. Por norma, as condensações nas janelas não conduzem a estragos muito acentuados e tão rapidamente. Depende mto da zona, da utilização, da ventilação, etc.

    Só mesmo vendo no local. Ou envie fotografias. A sua única defesa poderá ser o projecto de licenciamento (RCCTE) ter isolamentos descriminados que não foram efectivamente aplicados (onde se pode inserir o tipo de caixilho e vidro). Nesse caso (90% das vezes o projecto não é cumprido), poderá obrigá-lo a colocar, uma vez que quer ele quer o técnico responsável são responsáveis pela execução do projecto de acordo com o que foi entregue na sua Câmara.

    Boa sorte.
  11.  # 12

    Por favor, existe algum técnico que possa vir até a minha casa, fazer uma avaliação?
    Como o camarada capital, que me forneceu a última resposta, será que é viavél contactar-no-mos?
  12.  # 13

    Caro Alberto Santos:

    Agora estive a ler melhor a sua questão. Quando diz que tem bolor nos tectos, então é quase certo que:

    1. Ou existe efectivamente um problema de infiltração, com origem algures no exterior;

    2. O construtor não colocou isolamento sobre a laje de esteira - este é o erro grave mais comum que costumo encontrar. Para ter uma ideia, seria muito preferível não colocar isolamento nas paredes a não o fazer nas lajes, pois estes elementos construtivos, quando não são isolados têm coeficientes de transmissão térmica de 2 ou 3 W/m².ºC. O que provoca condensações acentuadas nos tectos, pois estes estão quase à temperatura exterior.

    Em relação à FTH, infelizmente, em cerca de 90% das que analiso, estão mal executadas (mal redigidas, sem informações importantes e muitas vezes incongruentes com o próprio documento em si).

    Penso que o mais proveitoso será consultar o Estudo de comportamento térmico (RCCTE) cuja cópia deverá ter em seu poder ou poderá encontrar na Câmara Municipal. A informação que aí estiver contida é VINCULATIVA. O construtor (assim como o técnico responsável) têm ambos responsabilidades legais sobre o seu cumprimento.

    Cumprimentos
  13.  # 14

    Caro amigo capital, pude agora mesmo verificar, que no Alvará de Utilização emitido pela Câmara Municipal da Trofa, esta mencionado, que os projectos de arquitectura, estabilidade, água, saneamento e térmico foram todos elaborados por Manuel Oliveira Gomes.
    Contudo, quando analiso a Ficha Técnica da Habitação, verifico que neste documento, não feita nenhuma menção ao projecto de isolamento térmico (RCCTE).
    Assim sendo, será que o contrutor será obrigado a demonstrar onde se encontra o projecto de isolamento térmico, se a moradia tem aplicado algum isolamento.
    E ainda hoje, em contacto telefonico com o mesmo, ele afirmou que tem isolamento nas paredes, contudo não aparece em nenhum documento.
  14.  # 15

    Boa tarde.

    Na ficha técnica devem estar mencionados os autores dos projectos, bem como os seus contactos e a que ordem estao vinculados.
    Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, ANET...

    Cumprimentos,

    ANdré David, arq
    [email protected]
  15.  # 16

    Caro amigo adarq., na Ficha Técnica da Habitação, correspondente à minha casa, à frente do nome do autor de cada projecto, não vem preenchido qual a ordem a que estão vinculados e ainda na coluna correspondente ao Isolamento Térmico (RCCTE), nem sequer está preenchido.
    Que devo fazer????
  16.  # 17

    "Questão há cerca de humidade no interior da habitação"
    Este título está giro: Por outras palavras: Pergunta se existe uma vedação de H2O dentro de casa??????????????????????
  17.  # 18

    Alberto,

    Na FTH,tem a constituição das paredes e cobertura. o que tem escrito?

    A sua casa não tem um certificado energético?

    Tudo o que lá estiver , tem de estar aplicado na sua casa.

    Poderá ainda verificar o projecto de térmica aprovado na Câmara.
  18.  # 19

    Se instalar janelas duplas, passa a escorrer água na janela de fora, ou seja onde existe a diferença de temperatura entre interior/exterior, deixando de danificar as madeiras.
    Em relação ao bolor e as respectivas manchas, trata-se mesmo de infiltrações da qual devo dizer que pintar não resolve o problema, necessita saber o local da infiltração e solucionar o mesmo para poder prosseguir com a respectiva pintura.
    Poderá instalar AC com função de desumidificação, normalmente têm capacidade de 1L por hora, o que diminui bastante a humidade na estrutura da casa.
  19.  # 20

    Colocado por: Jorge ;)

    Em relação ao bolor e as respectivas manchas, trata-se mesmo de infiltrações da qual devo dizer que pintar não resolve o problema, necessita saber o local da infiltração e solucionar o mesmo para poder prosseguir com a respectiva pintura.


    E baseia-se em que dados para saber que se trata mesmo de uma infiltração?
 
0.0216 seg. NEW