Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

A minha moradia está em fase final de construção. Brevemente irão ser instalados os painéis solares (kit termo-sifão) e o esquentador.
    Estou na dúvida se valerá a pena colocar um esquentador de condensação ou se fico bem com outro.
    Outra dúvida é se ganho alguma coisa em colocar caldeira em vez do esquentador. O gaz é de garrafa e o aquecimento é feito por recuperador de calor a água.

Alguém que tenha instalado esquentador/caldeira 'solar', agradecia os vossos relatos, e saber que modelo tem.

Obrigado
  2.  # 2

Viva,

Na minha sincera opinião, julgo que fez uma má opção em relação ao solar, Porquê?
    Uma vez que irá ter um recuperador de água a fazer o aquecimento central, se optasse por um sistema solar forçado, poderia integrar um deposito com 2 serpentinas, aproveitava a energia solar e a que será produzida pelo recuperador para lhe garantir 100% as AQS. Neste caso eliminaria a utilização frequente do gás propano e apenas se fazia uso do esquentador quando não lhe apetecesse fazer fogueira.
    Com o termosifão, pode contudo aproveitar ainda o recuperador para lhe fazer também as AQS, no entanto precisará de mais um depósito.

Apenas para as AQS, um esquentador convencional a queimar gás propano, para uma média de 3 a 4 banhos diários, terá um consumo de 30€ /mês sem o aproveitamento solar. Se justifica ou não uma caldeira a gás de condensação, terá você de fazer as contas e perguntar a quem lhe irá fazer a instalação. Contudo, a diferença de preços de um esquentador convencional para um de condensação, suponho que daria para comprar uma deposito e aproveitar a a produção de águas quentes do recuperador a água.

Os melhores cumprimentos
    Ricardo Duarte
    • eu
    • 27 janeiro 2011

# 3

Colocado por: Ricardo.mrdApenas para as AQS, um esquentador convencional a queimar gás propano, para uma média de 3 a 4 banhos diários, terá um consumo de 30€ /mês sem o aproveitamento solar

Só se forem banhos de 4 minutos...
  3.  # 4

Viva Sr. eu,

Claro, tudo é subjectivo, no entanto com uma utilização racional, não deve andar muito fora dos consumos. Depende de muitos factores também…
    Em casa dos meus pais há uns anos, com uma média 6 banhos diários, era uma garrafa de 40Kg de gás propano para 1,5 mês. Da minha parte, uma banho de manhã e outro à noite, e não me preocupava com o tempo. Era sem duvida uma utilização exagerada e irracional.

É como tudo, no poupar é que está o ganho.

Cumprimentos
  4.  # 5

Queria aproveitar o tópico para pedir um conselho.
    A minha habitação (ainda em fase de construção) vai ter aquecimento por piso radiante hidraulico e será alimentado por uma Bomba de Calor e com painéis solares. As águas vão também ser aquecidas pelos painéis solares.
    Qual a melhor alternativa na falta de energia solar? O instalador disse-me que quando não houver energia solar o depósito será alimentado por electricidade, o que vai incrementar os custos, já estou a ver!!!
    Um esquentador a gás para apoio será alternativa para as AQS?
  5.  # 6

Viva

Hum…, como obvio o solar não cobra 100% das necessidades das AQS e em dias de grande nebulosidade a resistência eléctrica irá trabalhar. Há quem defenda que os consumos com a resistência eléctrica comparados com o gás são muito semelhantes e quem compra um esquentador solar nunca compensará a diferença de custos e nunca será pago o equipamento. Por outro lado, os defensores dos esquentadores solares, dizem que o sistema é uma mais valia, pois apenas se está aquecer a água que realmente gasta.

A meu entender, estes dois procedimentos que garantem 100% das suas necessidades em termos de AQS, podem ser eliminados, uma vez que pode aproveitar a Bomba de Calor para lhe garantir também as AQS. É necessário contudo a resistência elétrica para a descontaminação da bicharada, programada para o devido efeito 1 vez por semana.

Os melhores cumprimentos.
  6.  # 7

Então a solução que me propuseram pelos instaladores é a mais indicada, de forma a rentabilizar e optimizar os custos. Depois peço ao Pai Natal mais uns painéis :)
    Obrigado pela dica.
    • eu
    • 27 janeiro 2011

# 8

Colocado por: Ricardo.mrdera uma garrafa de 40Kg de gás propano

Sabe quanto é que custa uma garrafa dessas actualmente?
  7.  # 9

Deve andar nuns 80€

ou será mais?
    Cumprimentos
  8.  # 10

Colocado por: psousaEntão a solução que me propuseram pelos instaladores é a mais indicada, de forma a rentabilizar e optimizar os custos. Depois peço ao Pai Natal mais uns painéis :)
    Obrigado pela dica.

Sim, mas pode ainda optimizar melhor o sistema ... se colocar a Bomba de Calor e o Solar a garantir os AQS.
    Cumprimentos
  9.  # 11

Colocado por: Ricardo.mrdUma vez que irá ter um recuperador de água a fazer o aquecimento central, se optasse por um sistema solar forçado, poderia integrar um deposito com 2 serpentinas, aproveitava a energia solar e a que será produzida pelo recuperador para lhe garantir 100% as AQS.

Pensei nesta opção...

Colocado por: Ricardo.mrdApenas para as AQS, um esquentador convencional a queimar gás propano, para uma média de 3 a 4 banhos diários, terá um consumo de 30€ /mês sem o aproveitamento solar.

Mesmo que gaste 30€/mês durante 4 meses do ano, assumindo que no resto do ano não precisarei de utilizar o esquentador para AQS, demoraria cerca de 10 anos a recuperar um investimento de 1200€, que seria +/- o que pagaria a mais para ter um sistema forçado com ligação ao recuperador de calor. Mas acho que não serão 120€ por ano, portanto o tempo de recuperação do investimento seria ainda mais longo... qual o tempo de vida dos painéis solares??
  10.  # 12

Bom dia Aleixomatos,

Está corretíssimo o seu ponto de vista. Apenas de salientar que as energias fosseis estão constantemente a aumentar de custos, o que significa que os gastos que agora pode ter mensalmente com o gás, daqui a 3 ou 4 anos poderá sofrer alterações, reduzindo assim o tempo de amortização do equipamento.

Respondendo à sua questão, os sistemas solares tem um vida média de 15 a 20 Anos. Depende sobretudo das condições a que estão sujeitos.

Os melhores cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aleixomatos
  11.  # 13

Quantos paineis com 30 anos quer uqe lhe mostre??

Não hà mais porque na altura não havia muitos, e pior ainda , com pouca ou nula manutenção!!

temos de pensar tambem é que com a resistencia estamos a subaproveitar o solar pois ele vai entrar em aleuras que não necessitamos de aquecer agua. Energeticamente é um despredicio. monetáriamente é longo o prazo de amortização do esquentador!!

Colocado por: Ricardo.mrdBom dia Aleixomatos,

Está corretíssimo o seu ponto de vista. Apenas de salientar que as energias fosseis estão constantemente a aumentar de custos, o que significa que os gastos que agora pode ter mensalmente com o gás, daqui a 3 ou 4 anos poderá sofrer alterações, reduzindo assim o tempo de amortização do equipamento.

Respondendo à sua questão, os sistemas solares tem um vida média de 15 a 20 Anos. Depende sobretudo das condições a que estão sujeitos.

Os melhores cumprimentos

Estas pessoas agradeceram este comentário:aleixomatos

12.  # 14

Viva Sr. System32

Acredito que até existam painéis solares com uma "vida" útil superior a 30Anos, no entanto pelo que os fabricantes mencionam, trata-se de uma média de "vida", ou seja uns com mais outros com menos.

Cumprimentos
  13.  # 15

Outra coisa que normalmente não é referida é que a duração dos CF é claramente superior à dos TS..

Principalmente se tiverem controlo e alivio de temperaturas excessivas dos paineis...nem todas as marcas têm...

Evitando temperaturas extremas reduzem o desgaste mecanico não só dos paineis como tambem do restante sistema

Já agora refere-se que a eficiencia dos CF tambem é suposto ser bastante superior aos TS. Claro que varia de marca para marca, mas pode-se dizer que será uma norma. Isso influencia significativamente a quantidade de energia de apoio necessaria.
    Mais ainda, nos TS perdemos muito mais calor durante a noite do que nos CF que têm o deposito dentro de casa e muitas vezes com isolamentos semelhantes. E sim eu sei que em situações raras o deposito nos TS pode tambem ficar dentro de casa, mas são isso mesmo: raras.

Colocado por: Ricardo.mrdViva Sr. System32

Acredito que até existam painéis solares com uma "vida" útil superior a 30Anos, no entanto pelo que os fabricantes mencionam, trata-se de uma média de "vida", ou seja uns com mais outros com menos.

Cumprimentos
  14.  # 16

Colocado por: system32Outra coisa que normalmente não é referida é que a duração dos CF é claramente superior à dos TS..

Sim, esse aspecto é muito importante. Tendo o €€ disponivel, teria possivelmente considerado melhor o sistema CF, mas 'ele' não chega para tudo :)
    Como em muitas coisas, para poupar (ou ser mais eficiente) é preciso fazer maiores investimentos iniciais. Eu tentei equilibrar as opções, como já discuti aqui: https://forumdacasa.com/discussion/15171/instalacao-de-recuperador-de-calor-para-aquecimento-central-a-agua-orcamentos-e-experiencias/#Comment_202653

Continuo na incerteza em relação à escolha entre caldeira e esquentador. Ficou estabelecido com o construtor que seria uma caldeira, mas não ficou definido o modelo ou valor. Estou a pensar se pelo valor de uma caldeira de nível/preço médio não ficarei melhor servido com um esquentador de nível alto. Isto considerando que não preciso da caldeira para aquecimento.

Abraço e obrigado
  15.  # 17

Repare que tipicamente as caldeira têm rendimentos superiores aos esquentadores, compare por ai, e pelo preço, claro! como só vai utilizar 4 meses por ano uma diferença de re4ndimento pode não valer a diferença de preço.

Garanta é que o que comprar, tenha chama modulante, pois assim só aquece a diferença necessaria para ter a agua a uma certa temperatura ( 45-50º tipicamente). Mais do que isso, e sendo só para apoio de AQS, o investimento pode facilmente não compençar!

Colocado por: aleixomatos

Sim, esse aspecto é muito importante. Tendo o €€ disponivel, teria possivelmente considerado melhor o sistema CF, mas 'ele' não chega para tudo :)
    Como em muitas coisas, para poupar (ou ser mais eficiente) é preciso fazer maiores investimentos iniciais. Eu tentei equilibrar as opções, como já discuti aqui:https://forumdacasa.com/discussion/15171/instalacao-de-recuperador-de-calor-para-aquecimento-central-a-agua-orcamentos-e-experiencias/#Comment_202653

Continuo na incerteza em relação à escolha entre caldeira e esquentador. Ficou estabelecido com o construtor que seria uma caldeira, mas não ficou definido o modelo ou valor. Estou a pensar se pelo valor de uma caldeira de nível/preço médio não ficarei melhor servido com um esquentador de nível alto. Isto considerando que não preciso da caldeira para aquecimento.

Abraço e obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aleixomatos
  16.  # 18

Colocado por: system32sendo só para apoio de AQS, o investimento pode facilmente não compençsar!

Exactamente o que penso...
  17.  # 19

nos ultimos dias a minha caldeira condensação tem jogado água fora pelo esgoto da caldeira(está alimentar piso radiante hidraulico? sabem porque isto acontece? obrigado
  18.  # 20

só a foto exterior

0.0224 seg. NEW