Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

eu optava por lâmpada fluorescente t8 de 36W ou 18w conforme tamanho pretendido, sem regulação de fluxo mas á mesma com balastro electrónico para consumir menos, e não creio ser necessário mais nenhuma iluminação no centro a menos que se pretenda a nível estético e aí colocava alguns spot´s com lâmpadas led de 3W,
  2.  # 22

Colocado por: jorgealveseu optava por lâmpada fluorescente t8 de 36W ou 18w conforme tamanho pretendido, sem regulação de fluxo mas á mesma com balastro electrónico para consumir menos, e não creio ser necessário mais nenhuma iluminação no centro a menos que se pretenda a nível estético e aí colocava alguns spot´s com lâmpadas led de 3W,

T8 de 36W mede quanto ? por volta de 1500mm ?

No centro não vai levar iluminação.
    O sitio dos focus entre a 20 cms da parede já está definido, não pode mexer, falta decidir que tipo de focus colocar.
  3.  # 23

20w x 10 lâmpadas = 200w :(
    200w para luz ambiente, não acha muito ?

Com regulador de luz. Quem põe um para as sancas também põe para os halogéneo.
  4.  # 24

Com regulador de luz. Quem põe um para as sancas também põe para os halogéneo.

Atenção que os reguladores de luz para as lâmpadas de halogeneo não têm nada a ver com os reguladores para as fluorescentes. Nas de halogeneo a regulação é feita pelo controlo de fase enquando que nas fluorescentes é na frequência. Não basta um potenciómetro na parede.

Em relação aos comprimentos de lâmpadas considerar os seguintes tamanhos:

Lâmpadas T8
    18W - ~600mm
    36W - ~1200mm
    58W - ~1500mm

Lâmpadas T5
    14/24W - ~550mm
    39W - ~850mm
    28/54W - ~1150mm
    35/49/80W - ~1450mm

Barreira
  5.  # 25

Caro cla_pereira

O que vai acontecer nessa sua sanca, caso opte pelas fluorescentes, é que vai realmente ter uma luz ambiente muito agradável. Em termos de consumo relativamente ao rendimento de luz que vai ter a partir da sanca vai ser algo elevado.
    Se fizermos as contas:

O Perimetro da Sanca (pelas fotos) deve ter ~10m. Se pudessemos utilizar só as lâmpadas de 58W (1500mm) teriamos:

10m / 1.5m = 6.6 luminárias, logo 6 x 58W = 348W
    Como não vai utilizar só lâmpadas de 58W, pois duvido que o perimetro o permita, a equação vai piorar e o consumo subir.

348W numa sala, talvez de 15m2, temos 23.2W por m2. Muito elevado.

E ainda pensa juntar mais uns spots, o que vai piorar a conta da luz.

Pode reduzir o consumo na sanca utilizando "fitas" de LED's, mas uma boa fita de LED's mais o transformador sai caro e não vai ter o rendimento das fluorescentes.

Espero não ter criado um dilema na sua questão, pois apenas tentei elucida-lo.
    De qualquer das formas espero ter ajudado.

Barreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cla_pereira
  6.  # 26

barreira,

Ora aí está, as lâmpadas T8 consomem mais, veja-se nas de 1200mm(medida ideal para as dimensões da sanca), a T8 gasta 36W e a T5 28W, a multiplicar por 10, faz muita diferença.
  7.  # 27

Barreira,

Em relação ao seu ultimo post, resumo das dimensões:
    Sala: 4,90 x 3,70 = 18,13 m2
    Sanca a 40 cm da parede, com rasgo(abertura) de 15cm com compartimento para luzes de mais 15cm.

Parede de 4,90m:
    4,90 - 2(dois lados da parede) x (0,4(parede->rasgo) - 0,15(tamanho abertura do rasgo) - 0,12(a luz irá ficar a uns 12 cm do rasgo)) = 3,56m
    3,56m = 3 lâmpadas 1200mm x 2 paredes = 6 lâmpadas

Parede de 3,70m:

3,70 - 2(dois lados da parede) x (0,4(parede->rasgo) - 0,15(tamanho abertura do rasgo) - 0,12(a luz irá ficar a uns 12 cm do rasgo)) = 2,36m
    2,36 = 2 lâmpadas 1200mm x 2 paredes = 4 lâmpadas

Se fossemos para as de 1500mm teriam de sobrepor muito e estava a desperdiçar €€

Em relação aos focos, a ideia é ter apenas um "sistema" ligado, ou a luz indirecta nas sancas OU os focos para dar um ambiente menos luminoso. Se ligar os 2 sistemas, será as luzes fluorescentes da sanca reguladas para muito menos intensidade e os focus ligados.

A ideia da sanca é mesmo para iluminar a sala. Quando quero criar um ambiente mais acolhedor, com menos luz, seria para ligar os focus e a ideia é que estes fossem fraquinhos, com poucos watts.
  8.  # 28

caro cla_pereira,

Posto isto, penso que é tudo uma questão de luz ambiente, pois mesmo com 28W vai consumir imenso. Ter em atenção que o fluxo da lâmpada de 28W é bem inferior ao de 36W:

36W - 3350lm
    28W - 2600lm

Em relação aos spots, se pretender usar lâmpadas de LED, atenção que estas não permitem regulação de fluxo.

No que diz respeito á regulação das fluorescentes, estas necessitam de balastro com regulação mais o sistema da regulação.
    Já se informou do custo que representa este sistema?

Barreira
  9.  # 29

Colocado por: barreiracaro cla_pereira,

Posto isto, penso que é tudo uma questão de luz ambiente, pois mesmo com 28W vai consumir imenso. Ter em atenção que o fluxo da lâmpada de 28W é bem inferior ao de 36W:

36W - 3350lm
    28W - 2600lm

É verdade, 28W x 10 são 280W, é bastante. Como a sala só tem 18m2, penso que dá para regular muito para menos intensidade e já mandava os valores para a casa dos 100W.

Colocado por: barreira
    Em relação aos spots, se pretender usar lâmpadas de LED, atenção que estas não permitem regulação de fluxo.

Sim, mas aqui não seria necessário, dado que os Leds já têm uma luz fraquinha, que é a ideia.

Colocado por: barreira
    No que diz respeito á regulação das fluorescentes, estas necessitam de balastro com regulação mais o sistema da regulação.
    Já se informou do custo que representa este sistema?

Sou leigo na matéria mas pelo que consegui ver na net, um balastro electrónico vai para valor entre 20 a 30 eur. Em relação ao regulador de intensidade, não sei.
  10.  # 30

Nas lâmpadas de LED's para os spots já existem lâmpadas de LED's com o mesmo fluxo que uma lâmpada de halogeneo de 35W. O que é muito bom pois apenas consomem 5.5W.

As réguas que adquirir para a sanca já trazem o balastro electrónico, mas tem que ser um balastro que permita a regulação do fluxo. O comando para ligar/desligar e regular o fluxo das lâmpadas é independente dos balastros.

Na regulação das réguas necessita de uma controlador (que faz o interface do interruptor e régua) e de um interruptor. Para uma instalação simples como a sua também já existe no mercado equipamento em que o controlador já está incorporado no interruptor.

Dirija-se a um bom distribuidor de material eléctrico (que entenda da poda) e é só escolher. É tudo uma questão de preço.

Barreira
  11.  # 31

Viva,

Estou a dimensionar o meu sistema de iluminação. Vou colocar iluminárias fluorescentes em sancas.

Mas tenho dúvidas que tipo de iluminária colocar: T5 ou T8 e qual a potência?

Como vou ter sancas não sei quantas iluminarias/réguas vou precisar para ter os lumens de conforto.

Existe algum estudo que diga qual o luminosidade de conforto/lumens por m3?
    Como posso calcular os lumens que vou precisar e daí definir as réguas necessárias?

Obrigado

ps: vou ter regulação de fluxo pelo sistema DALI.
  12.  # 32

Olá,

Adquiri a informação que acho necessária(para um tipo que era completamente leigo na matéria) quando estava a colocar as lampadas na sala.
    Lampadas T8 consomem mais e a luz que dão é praticamente a mesma.

Em relação à potência, apenas depende do comprimento que quiser/necessitar.

Se quiser poderá colocar apenas as lampadas necessárias para dar o ambiente que pretende(mais ou menos luz). Lembre-se é de uma coisa, se optar por não colocar as lampadas todas seguidas, preenchendo totalmente a sanca, irá ter sombras.

Tenho a obra acabada e logo que possa(em principio até ao final da semana) coloco aqui as fotos. Posso dizer que excedeu plenamente as minhas expectativas :)
    Como não tinha informação no inicio da obra, "enchi" a sanca com 10 lampadas T5(6 de 1,2m e 4 de 1,5m) ligadas a 5 balastros electrónicos, duas a duas. E a régua, artesanalmente usei madeira para fixar os suportes das T5. Há à venda a lampada já com o balastro incorporado, o gasto financeiro é o mesmo e o trabalho é 5x menos.
  13.  # 33

Que àrea tem a sua sala?

Acha que colocou lampadas a mais?
  14.  # 34

10 lâmpadas t5, parece-me demais, mesmo sendo as de 22 polegadas são 10X14W=140W, a menos que a sala seja enorme
  15.  # 35

Área(4,85m x 3,70m) = 18m2 x 2,5m altura. Está tudo explicado desde o inicio do tópico...

Ter luz a mais ou a menos, depende da opinião e necessidades de cada um. Se só quer criar ambiente, poderá colocar menos lâmpadas em detrimento de ficar com sombras e para este caso há outras soluções, como por exemplo, a mangueira de leds.

Se me diz que tem regulação de fluxo, deduzo que optou por balastros electrónicos "dimáveis" e isso constitui um investimento muito maior do que uma maior quantidade de lâmpadas. Se não está preocupado com o consumo, com a regulação de fluxo permitir-lhe-á diminuir a intensidade da luz e assim terá a quantidade de luz que quiser/necessitar com a vantagem de não criar sombras.

Se tiver tempo, hoje ainda coloco aqui fotos da sala.

(Espero não estar a dizer alguma asneiras, se estiver, os peritos que me chamem a atenção :) )
  16.  # 36

Obrigado.

Sim, os balastros serão electrónicos DALI.
    E estou preocupado com o consumo, sim.

A questão é: se mesmo com a regulação máxima terei a luminosidade de conforto. (Para ler p.e.)

Daí a minha questão inicial se existe algo que diga quantos lumens deverá ter uma àrea. Pois não queria dimensionar para mais.
    (sendo que em sanca ainda dificulta mais pois não se sabe os lumens que iluminam efectivamente)
  17.  # 37

Colocado por: LurgeeObrigado.

Sim, os balastros serão electrónicos DALI.

Têm de ser dimáveis e são bem mais caros do que os "normais", 3x mais caros, por aí...

Colocado por: Lurgee
    A questão é: se mesmo com a regulação máxima terei a luminosidade de conforto. (Para ler p.e.)

Daí a minha questão inicial se existe algo que diga quantos lumens deverá ter uma àrea. Pois não queria dimensionar para mais.
    (sendo que em sanca ainda dificulta mais pois não se sabe os lumens que iluminam efectivamente)

Porque não coloca aqui as fotos da sanca que tem e a área ?
    Lurgee, como lhe disse, não acredito que haja algo(tabela por exemplo) que indique os lumens "necessários", isto porque, a necesidade depende de cada um...
    Quer um exemplo ? Há pessoas que querem uma iluminação para criar ambiente e outras querem que seja a iluminação principal da sala, que é o meu caso.
    Acho que seria melhor dizer quais as suas necessidades, colocar aqui fotos e depois seria mais fácil ser ajudado.
  18.  # 38

Aqui ficam algumas fotos, perdoem-me, mas tive de ligar os focus :)
      DSCF4308.JPG
  19.  # 39

2
      DSCF4311.JPG
  20.  # 40

3
      DSCF4312.JPG

0.0246 seg. NEW