Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    É a primeira vez que venho participar activamente neste forum, pois já pesquisei e já recolhi algumas opiniões mas não encontrei uma situação como a minha.
    Moro num prédio (1º andar) e estou neste momento com um problema grave de infiltrações e humidade no tecto e paredes.
    Estas infiltrações ocorrem, a meu ver, devido a duas causas:
    1 - Algeroz entupido, o que faz com que as infiltrações aumentem dramáticamente quando chove.
    2 - Má construção e isolamento das paredes exteriores muito pobre ou inexsitente.
    À partida o algeroz será limpo amanhã mas trata-se apenas de um solução parcial e temporária.
    A solução ideal seria isolar a parede exterior mas neste momento não há nem possibilidade financeira (incluindo minha) nem vontade do resto dos moradores a fazer tais obras.
    Como, vejo-me na necessidade de encontrar uma solução que possa ser aplicada no interior. Eu sei que fazer tal reparação no interior é uma solução um pouco a desenrascar, mas - e desculpem-me a expressão - se tiver à espera que se façam obras no exterior, bem que posso esperar até ser avô - e posso dizer que tenho 22 anos.

    Recapitulando, a minha intenção é isolar a parede pelo interior por forma a evitar humidades e sobretudo infiltrações na parede do meu quarto, porque como devem imaginar é bastante desagradavél.
    Após alguma pesquisa cruzada com algumas ideias que já tinha formulado, pensei no seguinte:
    - Lixar a parede grosseiramente (não sei se é o termo correcto mas quero referir-me a não deixar a parede lisa)
    - Aplicar uma camada de betume liquido (segundo pesquisei, tipo Fabilak) na parede/tecto afectada pela humidade e infiltrações.
    - Pintar por cima do betume de branco com uma tinta com tratamento anti-humidades.
    - Por fim, aplicar uma camada de tinta decorativa com outra cor qualquer, como tenho de momento.

    Gostava de saber a opinião do forum.
    Obrigado a todos.
  2.  # 2

    Só uma questão:

    Tem pré instalação de ar condicionado, ou instalação? Ou o seu vizinho de cima tem?
    É que isso também se estiver mal executado pode ser dai a proveniência das infiltrações.

    Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta.
    Nem eu nem o meu vizinho de cima temos ar condicionado.
    Além do mais, esta situação das infiltrações, só se verifica quando chove.
  4.  # 4

    Os tubos de queda passam pelo interior ou exterior da parede?
    Umas fotos ajudavam.

    Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
    • dvdme
    • 28 janeiro 2011 editado

     # 5

    Os tubos de queda passam pelo interior e exterior da parede.
    O meu prédio faz esquina e o meu quarto fica na zona da esquina.
    O tubo de queda vem pelo interior até ao nivel do chao do primeiro andar e depois vai pelo exterior.
    Amanha posso colocar umas fotos da parte exterior, entretanto tenho aqui uma da situação interior.
    - Posso acrescentar que neste momento já esta pior porque já pinga àgua em mais zonas para além das que se vêem na foto.
      27012011001.jpg
  5.  # 6

    Eu apostaria em infiltração. o que fica precisamente acima desse canto? o quarto do seu vizinho ou uma instalação sanitária?

    A infiltração pode ser derivado à falta de isolamentos, bem como uma fissura na tubagem.
    Mas deixe vir mais opiniões.

    Algum esclarecimento adicional comunique. [email protected]

    Cumprimentos,
    André David, arq
  6.  # 7

    Caro, adarq, sou obrigado a discordar porque acima deste canto está um quarto.
    Nesta zona não passa nenhuma tubagem (com excepção da drenagem do algeroz!), todas as tubagens estão do lado oposto da casa.
    Além disso, embora a humidade seja constante, a "chuva" dentro de casa acontece apenas quando chove.

    Outro ponto releveante que eu penso que já referi no post inicial é que, quando a tubagem da drenagem é desentupida, os pingos de àgua reduzem drásticamente.
    Eu suponho que se passa o seguinte: Como o tubo entope, a àgua da chuva acomula no mesmo e acaba por chegar ao telhado. Como a àgua tem que sair por algum lado, cai ao longo do prédio (quando o tubo está entupido, é visivel uma "cascata" de agua a sair do telhado deste lado quando chove mais) e infiltra-se pelas paredes, acabando por sair (infelizmente) no meu quarto.

    Para além desta discussão da causa, que obviamente que também é muito relevante, gostaria também de ouvir uma opinião em relação à reparação que proponho.
    Mais uma vez, obrigado pelas respostas.
    •  
      alv
    • 28 janeiro 2011

     # 8

    Vivam!

    dvdme, como já por aqui li, não se ponha a "imbentar".
    Duas ou três coisas: A mais evidente é que além de condensados, óbvios e evidentes, também tem aí uma infiltração.
    Sem resolver a infiltração, nada resolve;
    Depois de resolvida a infiltração, devidamente confirmada com um compasso de espera para ver se funcionou, então isole pelo interior;
    Por isolamento interior, entende-se colocar isolamento térmico, seja de que forma for, mas nada dessas "pinturas que não lhe vão resolver o problema pois continua a não ter isolamento térmico;
    Por fim, isolando convenientemente pelo interior, resolve, e resolve definitivamente, mas tem de ser apoiado por que perceba da poda. Procura alguém perto de si que o ajude.

    Boa sorte, que bem precisa e "fassa" parte.
  7.  # 9

    Colocado por: Anonimo16062021

    alv,mas o dvdme tem problemas com infiltrações de humidades vindas do exterior,não me parece que o isolamento pelo interior seja assim tão vantajoso a longo prazo


    Pois, exactamente.
    A única infiltração possivél que eu podia ter aqui seria do tubo de drenagem do algeroz. Para além disso, não existe qualquer outro tipo de tubagem a passar nestas paredes. Toda a infiltração que vem, vem da parede exterior do prédio.

    Hoje, mais uma vez, pude confirmar pois o tubo do algeroz foi desentupido e os pingos reduziram drásticamente. Mesmo quando não chove (não há agua a passar pelo tubo de drenagem do algeroz) pinga qualquer coisa. Basta a parede exterior do prédio estar húmida o suficiente.

    Eu sei que a solução que propus não é a ideal nem é boa a longo prazo, no entanto eu tenho que fazer aqui qualquer coisa que seja pouco dispendiosa em material (mão de obra faço-a eu) e que possa ser feita do lado interior, porque eu não tenho acesso à parede exterior.
    •  
      alv
    • 29 janeiro 2011

     # 10

    Vivam!
    Anonimo16062021, eu disse, escrevi, depois de resolver a infiltração; Mais até recomendo um período de nojo para ver se a solução funciona.
    Só depois disso deve isolar. Se se trata de um prédio, um apartamento sem vizinhos cooperantes, não me ocorre outra solução.
    Tenha paciência, mas aqui o seu isolamento exterior, que até poderia ajudar na infiltração, nas condições que o dvdme descreve, não é aplicável.
    Eu já pouco intervenho nestas coisas que são apenas sexo dos anjos, mas nesta intervi porque percebi que o nosso colega forista dvdme, já está a pensar um pinturas impermeabilizações interiores, e isso é disparate. Só estou a prevenir um disparate.
    "Fassam" parte.
  8.  # 11

    Então nesse caso, coloco a questão de como resolver a infiltração?
    Teria de haver sempre uma intervenção qualquer no exterior do prédio coisa que está fora de questão por vizinhos pouco cooperantes/falta de dinheiro.

    Estou aberto a sugestões para minimizar o problema, porque alguma coisa tenho de fazer porque isto começa a ser bastante aborrecido.

    Obrigado a todos.
  9.  # 12

    Estou aberto a sugestões para minimizar o problema, porque alguma coisa tenho de fazer porque isto começa a ser bastante aborrecido.
    nada melhor que contactar alguém especializado para tentar descobrir de onde vem a infiltração e a única maneira de ser ajudado, quanto ao isolamento também sou da opinião de isolar pelo interior.

    onde foi buscar essa informação de massas e tintas que isolam?
  10.  # 13

    pdavidmarques, eu sei com 90% de certeza de onde vem a infiltração, já o disse antes mas vou explicar com maior detalhe:
    A humidade resulta do mau isolamento da parede exterior e de inumeras fissuras na mesma, na zona desta parede.
    A infiltração resulta do seguinte:
    Quando chove e o tubo de drenagem do algeroz entope, a agua acumula no telhado. (É até perceptivel da rua, uma vez que se vê a agua a cair tipo "cascata" do telhado).
    Uma vez que àgua acumula no telhado, começa a infiltrar pela parede e aparece-me aqui. (Este inverno ainda não falei com o vizinho de cima, mas no ano passado sei que ele tinha o mesmo problema no mesmo sítio, embora numa escala menor). A única incerteza que eu tenho é se a àgua infiltra a partir do telhado ou se também resulta de alguma fissura no tubo de drenagem do algeroz (que passa pelo interior da parede nesta zona) mas duvido porque, como também já disse, quando o tubo é desentupido a infiltragem diminui drásticamente para quase nada.

    Respondendo directamente à sua questão, fiz uma pesquisa pela internet. Agora não tenho aqui neste computador apontado mas vi numa marca de tintas um produto que era basicamente betume impermiabilizante com indicação de aplicação em interiores. Depois quando tiver hipotese, partilho melhor a informação aqui.
  11.  # 14

    dvdme,

    Só queria acrescentar às opiniões anteriores que a água encontra sempre o caminho mais fácil (sim porque isso já deixou de ser humidade), assim se vai impermeabilizar pelo interior uma determinada área, passado pouco tempo essa mesma água/humidade vai-lhe aparecer noutro lado qualquer.

    Tem que resolver a origem e não a consequência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  12.  # 15

    Colocado por: RRufinodvdme,

    Só queria acrescentar às opiniões anteriores que a água encontra sempre o caminho mais fácil (sim porque isso já deixou de ser humidade), assim se vai impermeabilizar pelo interior uma determinada área, passado pouco tempo essa mesma água/humidade vai-lhe aparecer noutro lado qualquer.

    Tem que resolver a origem e não a consequência.


    Concordo plenamente com a sua opinião. Alias, baseado na mesma ideia, a primeira medida que tomei foi tapar com massa adequeada a fissura mais para o lado esquerda (já não se vê na foto) para "empurrar" a àgua para um local onde eu a pudesse amparar com alguidares e até resultou. No local onde tapei, fica húmido mas não pinga.
    No entanto eu para já não tenho qualquer forma de resolver a origem...
    Agora, tendo em conta esta questão que colocou e muito bem. Eu também já pensei nisso. Este prédio é ligeiramente inclinado para este canto, já tive hipotese de verificar isso isso algumas vezes. Portanto eu coloquei a hipotese de, caso impermeabiliza-se esta parede, a agua iria sair pelo exterior ou para baixo (directamente por baixo deste canto fica a rua, não fica a casa do vizinho).

    Queria também acrescentar que eu tenho perfeita noção que o tipo de solução que proponho não passa de um "remendo" e não é nem de perto o ideal a longo prazo, mas seria o possivel tendo conta disponibilidade dos vizinhos, dinheiro disponivel, urgencia da situação, etc.

    Mais uma vez, obrigado a todos.
 
0.0194 seg. NEW