Iniciar sessão ou registar-se
    • JoeX
    • 28 janeiro 2011

     # 1

    Boa Tarde a todos!

    Este é o meu primeiro post pelo que se tiver colocado uma questão que já exista peço desculpa mas andei a pesquisar e não encontrei nenhuma semelhante à minha situação.

    Então é o seguinte: tenho uma casa de campo em trás os Montes onde gosto de vez em quando dar uma escapadinha num tempo livre. A casa não tem isolamento térmico pelo que é muito fria de inverno e muito quente de verão. Não tem placa, apenas telha lusa assente sobre ripes e depois um tecto falso em lambim.
    O frio é a minha principal preocupação, a ideia é não deixar sair o calor...
    Andei a pesquisar e vi várias opções com xps (aquelas placas azuis) e também lã de rocha.
    Qual será a melhor solução para este tipo de construção a nível de preço e também qual será a mais fácil a nível de colocação.
    Não tenho experiência nestas coisas mas gosto de um bom desafio e claro, poupar também alguns trocos.
    Penso que as placas de xps poderiam dar conta do recado mas seria colocadas junto á telha ou por cima do lambrim?

    Agradecia algumas opiniões e dicas

    Cumprimentos a todos!
  1.  # 2

    coloque XPS imediatamente por baixo da telha, e depois o lambrim.
    já deve melhorar alguma coisa.
  2.  # 3

    Boas

    É capaz de ser melhor por cima do tecto falso, pode utilizar lã mineral.
    Não sei se será suficiente isolar apenas o tecto, mas pode começar por aí.

    cumps
    José Cardoso
    • JoeX
    • 28 janeiro 2011

     # 4

    Obrigado pelos comentários.
    Uma coisa que eu ainda não percebi é como se aplica o XPS. é colocado imediatamente acima do Lambim ou por cima das ripas?
    Não sei se o xps é muito rígido e se se aplica com pregos/parafusos. se ficar imediatamente acima do lambrim, talvez o calor não fuja tanto..
    Ja agora há algum truque para vedar as juntas?
    Cumprimentos
    • JoeX
    • 2 fevereiro 2011 editado

     # 5

    Bom dia!
    Vá la.. então não há por aí uma ajudinha nesta matéria? :)
    Estou com alguma dificuldade em encontrar a melhor solução. Não queria meter-me nisto de cabeça, hehe!


    Cumprimentos a todos!
    •  
      alv
    • 2 fevereiro 2011

     # 6

    Vivam!

    Cá vai a minha, e para que não me acusem de fundamentalismo, o que faria:

    Por cima, mantendo o forro:
    Levantava a telha em pequenas partes e colocava um XPS sobre o ripado da telha. Sobre o XPX colocaria onduline ou subtelha, novo ripado em PVC e de novo a telha.
    Por baixo, mantendo a cobertura, sem mexer no forro:
    Um simples tectozinho em Pladur com uma simples manta de lã de vidro de 80mm ou talvez duas de 60mm cruzadas.
    Por baixo retirando o forro:
    Depois de retirado o forro, um bom isolamento que pode ser qualquer um dos anteriores, um novo fasquiado de suporte do forro que até pode ser o existente se for bem desmontado.

    Mais opções, não estou a ver, mas hão-de aparecer.

    "Fassam" parte.
    • JoeX
    • 2 fevereiro 2011

     # 7

    Obrigado Alv pela sua resposta. a ideia que eu tinha era evitar pladur porque gostaria de manter o aspecto rústico.
    se eu colocasse só a lã de vidro imediatamente Sobre o Lambrim, dessa espessura cruzada ou o XPS tb cruzado é insuficiente? (Falando só da parte de baixo).

    Outras duvidas que tenho: ouvi falar em Lambrim em PVC que é muito mais barato e simula bem o aspecto da madeira mas em termo de isolamento será pior que a madeira, certo? (não há milagres).

    Já agora qual é a diferença entre lã de Rocha e de vidro? uma é melhor/mais cara que a outra? e neste contexto seria necessária aquele tipo que revestido com Kraft (anti vapor) valerá a diferença neste contexto?

    Desculpe as perguntas mas sou completamente leigo nesta matéria...

    Cumprimentos.
    •  
      alv
    • 2 fevereiro 2011

     # 8

    Vivam!

    Joex, não querendo monopolizar o post, se opta por retirar o forro ou lambril para colocar o isolamento, então qualquer isolamento é bom.
    Eu preferiria sempre a manta de lã de vidro e com o tal papel kraft, por ser a que melhor relação preço qualidade tem, para além da barreira pára vapor ser uma grande ajuda para evitar condensados acima do isolamento e o possível aparecimento de fungos ou apodrecer mesmo as madeiras.
    Quanto aos lambris, madeira é madeira, e PVC é sempre PVC, para o bem e para o mal.
    Tendo isolamento, não é a contribuição do isolamento que o forro possa dar que vai influenciar o desempenho, embora, como em tudo, todas as ajudas são bem vindas.

    "Fassam" parte
    • JoeX
    • 2 fevereiro 2011 editado

     # 9

    Caro Alv,
    Não monopoliza de maneira nenhuma o post, todas as ajudas são muito bem vindas! e cada resposta que tenho é uma motivação!
    O forro já o retirei e pelos vistos já fiz mal, não é? (não estava apodrecido nem nada mas já tinha algum caruncho!) podia ter aproveita-lo para aplicar a lã de vidro colada ou agrafada (digo eu)
    É que desta forma, a lã de vidro em rolo não é como uma placa rígida e para aplica-la nos barrotes com espaço entre eles de cerca de 30 cm de modo a ficar esticada, não é fácil!
    Neste caso as placas XPS era mais lógico.
    Vi um vídeo no youtube sobre um material tipo prata para isolamentos, (não sei se posso colocar aqui o link) o qual era agrafado ao ripado sendo depois revestido por lambril!
    Por baixo retirando o forro:
    Depois de retirado o forro, um bom isolamento que pode ser qualquer um dos anteriores, um novo fasquiado de suporte do forro que até pode ser o existente se for bem desmontado.


    Neste caso como posso aplicar a lã de vidro? pode ser agrafada aos barrotes e depois pregar novamente um novo fasquiado de suporte do forro nos barrotes atravessando a manta?

    Ja agora li algo neste Forum de que a lã de vidro seria algo a evitar por causa do pó! será k o lambril não estanca o pó? ou neste caso seria melhor usar manta de lã de vidro revestida com papel kraft de ambos os lados?

    Cumprimentos
    •  
      alv
    • 2 fevereiro 2011

     # 10

    Vivam!

    Caro Joex:

    Só agora é que nos deu alguns dados que nos faltaram no inicio do post.
    Disse-nos agora que já tinha retirado o forro, que os barrotes têm 30cm entre eles (estranho ser tão pouco) e que supostamente não vai querer mexer na cobertura, querendo resolver o assunto pelo interior.
    Realço apenas estes pormenores, para que quem no lê e nos pede opiniões, por vezes omite alguns dados, ou algumas condicionantes e depois andamos todos por aqui a teorizar sobre coisas sem sentido.
    Resumindo, quer isolar pelo interior e refazer de algum modo o aspecto rústico existente. Mantenho a minha opinião do isolamento em manta de lã de vidro de 80mm ou duas de 60mm.
    Se usar apenas uma, deve colocar o papel virão para o lado a aquecer de inverno. Se usar as duas, cruzadas, então já pode e deve colocar uma face do papel para o interior e outra para o exterior.
    Quanto à fixação: Se usar uma manta pode fixar directamente com uns agrafos provisórios e depois o ripado de suporte do forro faz o resto; se usar duas então também pode usar uma delas entre os barrotes e se cortar um pouquinho mais forte, apenas pela simples compressão contra as faces dos barrotes é suficiente para a suportar provisoriamente enquanto aplica uma segunda camada cruzada, i. é, perpendicularmente aos barrotes como descrito atrás.
    Quanto à perigosidade das lãs minerais , já por aqui passaram rios de tinta sobre o assunto: Uns que é outros que não. Eu sou dos que não em determinadas situações, que no seu caso tem apenas de ter cuidado em utilizar um forro macheado, mas, normalmente eles são-o quase todos.

    "Fassam" parte.
    • JoeX
    • 2 fevereiro 2011

     # 11

    Antes demais peço desculpa por realmente não ter dados os pormenores necessários para filtrar ideias..
    Nesta primeira fase começaria por "atacar" no interior e depois falo-ia no telhado.
    A sua explicação foi bastante completa e ajudou-me bastante a ter imagem daquilo que pode ser feito.. aos poucos começo a ter um ideia da solução.
    No entanto restam-me umas pequenas dúvidas, as duas camadas não necessitam estar juntamente comprimidas/coladas de modo a evitar fugas de calor, e por outro lado posso usar algum tipo de fita adesiva para vedar as juntas da camada de baixo e nas extremidades junto ás paredes?
    Estas mantas não atraem ratinhos para fazerem ninhos ou outro tipo de "intrusos" (insectos, etc)?
    Este fim de semana vou ver se dou lá um salto e ver se tiro umas fotografias que penso que ajudarão alguma coisa.
    assim que começar a obra, Vou colocando umas fotos da evolução. isto vai ser uma aventura para mim, mas estou confiante!
    Vou começar a procurar preços.

    Cumprimentos
 
0.0160 seg. NEW