Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém me sabe responder o que correu mal na aplicação da madeira, se é que algo correu mal, e como deverá ser reparado o defeito?

    Como dá para ver nas fotos em anexo, a madeira encostada às varandas está a absorver a água que acumula nos vidros por condensação. A água não é muita, ainda assim a madeira começou por absorver a água que se forma nos vidros. A madeira foi mal aplicada? O que deveria ter sido feito? Qual a solução?



    Obrigada,


    Andreia lemos
      P1040509.JPG
      P1040513.JPG
  2.  # 2

    Se isso é madeira natural envernizada no local, a única face envernizada é a de cima. O topo (encostado ao caixilho) é um autêntico mata-borrão.

    Esperemos que essa água seja mesmo só da condensação (que até pode ocorrer por baixo do caixilho, perto do peito em pedra - e não apenas nos vidros), e não de infiltrações por mau isolamento, ou de capilaridade...
    Uma hipótese é fazer um corte na madeira manchada e encaixar um perfil (alumínio à mesma cor) a separá-la do caixilho.
    Concordam com este comentário: suissas, rafaelisidoro
  3.  # 3

    Bom dia. Já agora que "madeira" é essa que ai se vê? É chão? Ajudava saber para tentar perceber o que poderá estar por baixo. Mas pela imagem, seja o que for, se bem envernizada e bem isolada a madeira do aluminio, não deveria acontecer. Pelo menos não com esse aspecto de "bem ensopado".

    Cumprimentos
  4.  # 4

    Bom dia e obrigada pelas respostas, hoje vou tentar falar com o construtor e gostava de ter uma ideia do que poderia estar mal quando falasse com ele. A água tenho quase certeza a 100% que é da condensação, para o lado de fora fica a varanda larga e nem sequer há água do lado de fora, é mesmo como o Luís diz, a àgua forma-se por baixo do caixilho. Não sei se foi envernizada no local...mas não me parece.

    Máquina - A madeira é carvalho natural no chão dos quartos.
  5.  # 5

    boas
    substitui a madeira por pedra dura e todos os dias passa um pano para limpar a agua caso contrario tira o alumínio e aconselho-te a dares uma volta por outros tópicos que tenham a ver com condensação lol
  6.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.Se isso é madeira natural envernizada no local, a única face envernizada é a de cima. O topo (encostado ao caixilho) é um autêntico mata-borrão.

    Esperemos que essa água seja mesmo só da condensação (que até pode ocorrer por baixo do caixilho, perto do peito em pedra - e não apenas nos vidros), e não de infiltrações por mau isolamento, ou de capilaridade...
    Uma hipótese é fazer um corte na madeira manchada e encaixar um perfil (alumínio à mesma cor) a separá-la do caixilho.


    colocar mais alumínio é o mesmo que colocar mais agua
  7.  # 7

    Colocado por: AndLemosBom dia e obrigada pelas respostas, hoje vou tentar falar com o construtor e gostava de ter uma ideia do que poderia estar mal quando falasse com ele. A água tenho quase certeza a 100% que é da condensação, para o lado de fora fica a varanda larga e nem sequer há água do lado de fora, é mesmo como o Luís diz, a àgua forma-se por baixo do caixilho. Não sei se foi envernizada no local...mas não me parece.

    Máquina - A madeira é carvalho natural no chão dos quartos.


    boas- forma por baixo do caixilho ou aparece lá ????? se formar lá deixa de ser condensação e passa a ser infiltração se apenas escorrer e se manifestar mais por debaixo do caixilho aí sim pode ser condensação
  8.  # 8

    Colocado por: rafaelisidoroboas
    substitui a madeira por pedra dura e todos os dias passa um pano para limpar a agua caso contrario tira o alumínio e aconselho-te a dares uma volta por outros tópicos que tenham a ver com condensação lol


    Eu não queria substituir a madeira dos quartos por pedra, será que não existe uma solução em que os topos fiquem isolados e a água não infiltre?????!!!! Não é propriamente a àgua que me faz impressão, até porque nem é muita, é como o Luís disse, água que condensa por baixo do caixilho, eu queria era que a madeira não absorvesse a água.
  9.  # 9

    Vou colocar umas fotos que talvez elucidem melhor.
      P1040515 (Medium).JPG
      P1040517 (Medium).JPG
  10.  # 10

    a segunda foto dá para ver bem que existe espaço entre o caixilho e a madeira o que significa que a agua não nasce la em baixo mas infiltra-se entra o corte da madeira e o alumínio depois é absorvida pela parte inferior da madeira que não deve estar bem isolada como é óbvio o melhor que tem a fazer é comprar um ms-techt que é silicone de alta qualidade transparente que cola e veda mesmo em superfícies molhadas como esta claro e faz com que a agua não passe do alumínio para a base indo esta condensação directamente para cima da madeira que estando bem isolada com verniz poderá não manchar , até porque você quando diz que a agua é pouca não sabe realmente a quantidade pois ela é infiltrada como eu já referi ... fica bem
  11.  # 11

    pois nas primeiras fotos pensava que fosse uma janela normal lol dai a pedra dura lol esqueça lol
  12.  # 12

    Boa tarde, o senhor que nos vendeu a casa, esteve a ver o estado da madeira e disse que não deveria estar a acontecer, pois a caixilharia é de ruptura térmica, vai pedir para o senhor que fez as janelas cá passar ver o que se passa...de qualquer das maneiras continuo a achar que a madeira não deveria absorver água, ou não?
  13.  # 13

    O problema existente existe porque houve pouca noção dos problemas que advêm de contacto com 3 materiais diferentes.(pedra,alumínio de ruptura térmica,madeira)tanto da parte do construtor como do caixilheiro caso tenha sido este a aconselhar os caixilhos.
    Estas janelas nunca deveriam estar em contacto directo com a pedra e com a madeira...deveriam estar os caixilhos envoltos em borracha epdm,e com uma determinada folga entre as pedras porque pelo que observo estas são em granito,e muito boas condutoras.
    Outro promenor que deveria ter sido colocado seriam as chamadas soleiras de condensação ou retenção de água por evaporação ou por canalização para o exterior,por baixo do aro da janela mas com a tal borracha envolvente em baixo da tal soleira entre a pedra e o caixilho...isto costuma usar-se quando existem consideráveis possibilidades de muita humidade na zona,e devido ao posicionamento dos vãos.
    A outra foi a(burrice)de se colocar madeira em contacto directo com o alumínio.

    Cumps
    Rocha
  14.  # 14

    As janelas devem ter folgas entre a alvenaria em cerca de 5 a 8 mm...e estas devem ser colocadas sobre calços pontuais de pvc para depois se encher com poliuretano ou vedante junta nessa folga,e depois se isolar um um bom cordão de produto que seja pouco propício a condutibilidade térmica.
    Nunca um caixilho(seja ele qual fôr)deve estar em contacto directo com as alvenarias,porque a dilatação dos corpos é diferente,e reflecte-se depois nos isolamentos...estes pouco interferem depois na parte térmica porque o caixilho fica em contacto com o exterior e interior porporcionado pela própria pedra,e daí a maior facilidade do caixilho condensar.

    Cumps
    Rocha
  15.  # 15

    Boas dá para ver bem as bolhas de condensação na segunda foto e da para ver bem que a madeira não encosta bem ao alumínio lógico que não é agua do exterior porque como foi dito pelo proprietario que não apanha agua
    pelo exterior ... mas reparem bem na segunda foto , há bolhas de condensação e que de certeza que escorre e que é absorvida pela parte inferior da madeira ...
  16.  # 16

    Colocado por: rafaelisidorona segunda foto e da para ver bem que a madeira não encosta bem ao alumínio

    Na primeira já não acontece o mesmo...aliás a aproximação da madeira ao alumínio é muita,(demais)quando a água escorre da condensação,não tem espaço para passar,e antes de chegar ao solo(pedra)chega primeiro à madeira.
    Na segunda foto dá-me a sensação que quando a folha está fechada,a condensação ao escorrer;fica bem mais para cá do aro porque a folha bate no aro e está mais saliente...estas condensações dão-se com mais evidência porque o aro está em contacto com a pedra,e isso fáz com que a parte exterior do alumínio fique em contacto com a parte interior porque a pedra faz essa condução pelo contacto directo.
  17.  # 17

    Entrando no jogo do suponhamos parece ser simplesmente a água que condensou nos vidros e escorreu até à madeira.

    A acumulação da água na madeira foi absorvida mesma na transição entre a soleira e a régua do pavimento.

    A solução do Luis é a ideal.
  18.  # 18

    Colocado por: Anonimo16062021

    Um perfil em alumínio como diz o Luís não resolve,porque o alumínio não funciona como corte térmico,mas sim um bom condutor de humidade


    Mas o que o Luis disse não está relacionado com o corte térmico.

    A solução permite é que a água não fique acumulada nas réguas e, caso seja criada uma pendente, poderá ser encaminhada para junto do caixilho sem entrar em contacto com as réguas do pavimento.
  19.  # 19

    Colocado por: Anonimo16062021

    Ta ver Luís,o que faz não ter um aquecedor perto das janelas?


    E ainda bem, se não o user estava era a queixar-se do tecto e paredes com bolor.. :)
  20.  # 20

    Obrigada pelas respostas, o construtor ficou de avisar o responsável pelas caixilharias para nos contactar, vou aguardar pela "solução" que nos vai apresentar.
 
0.0208 seg. NEW