Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Comprei recentemente uma moradia + terreno e estou prestes a avançar para a fase de remodelação.
    Estou no entanto, com algumas duvidas e gostava de ter a vossa ajuda e as vossas opiniões, pois eu não entendo muito disto.

    É o seguinte:
    A moradia que comprei, não tem praticamente nada feito. Nem WC nem cozinha, nem canalizações, etc. Irei fazer uma serie de remodelações/divisões interiores. A agua que vou ter, será agua de furo, e irei ter uma fossa ao fundo, numa das pontas do terreno.
    Em relação á fossa gostava de ter algumas opiniões, pois não sei como a mesma deve ser construída, e se existe alguma lei á qual terei que obedecer.

    Depois disto, pretendia também aumentar a moradia. Pretendia chegar a parede traseira da moradia uns dois metros para trás, no meu terreno., no entanto, através de algumas conversas que já tive, disseram-me que podia fazer as as remodelações que entendesse no interior da moradia, mas no exterior nunca poderia mexer.

    Para além disto, a moradia não tem nenhuma janela na traseira, e eu pretendia abrir algumas, e segundo me disseram, só poderia fazê-lo, se as mesmas tivessem gradeamento, pois, cerca de 3 metros atrás da minha moradia, começa o terreno de um vizinho, e eu não posso abrir janelas para um terreno de um vizinho, a menos que tenham gradeamento.

    Eu podia avançar com a obra na mesma, correndo os meus riscos, mas uma vez que tenho um crédito aprovado no banco, para obras, vou ter que ter atenção a isto, pois para o banco libertar capital, terão que ser feitas vistorias, e se for detectada alguma irregularidade, corro o risco de me pararem a obra.

    Será que isto é mesmo assim?

    Desde já, agradeço a ajuda.
    Obrigado.
    Cmp.
  2.  # 2

    Desde já, agradeço a ajuda.
    a unica ajuda que poderei dar neste momento e comunicar que necessita urgentemente de contactar um arquitecto, de certeza que irá tirar todas essas duvidas, e se esta a pensar em abdicar disso, não o faça, espero ter ajudado
  3.  # 3

    Certamente terá de apresentar projectos à camara antes de iniciar a obra.
    Pense em começar pelo inicio e não pelo fim.

    Algo que necessite, disponha [email protected]

    Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
  4.  # 4

    Sinceramente, não estou com vontade nenhuma de meter um arquitecto.
    Se meter um arquitecto a casa não fica como eu quero e sim como ele acha mais seguro.
    Se falha alguma coisa, o arquitecto descarta-se e o pedreiro também.
    Fica carissimo mandar fazer um projecto e, desculpem a minha ignorância, mas qual é a vantagem de fazer um projecto?

    Aumentar a traseira da casa é ilegal?

    Cmp.
  5.  # 5

    Caro GFCOliveira,

    Pelo que descreve existem n situações que terão de ser aferidas pela equipe de projecto que terá de contratar para não vir a ter problemas futuros.
    Suponho que a moradia tem licença de utilização, certo ? Se sim todo o processo será mais fácil de executar.
    Relativamente à ligação da água por furo, suponho que não exista na zona abastecimento municipal ou de outra entidade, certo ? Caso contrário existem regulamentos que o obrigam, caso haja abastecimento na zona, a ter abastecimento de água potável da rede pública. Se é através de poço terá de ter um comprovativo de análise à água que ateste a sua potabilidade.
    Fossas sépticas, o mais simples e que irá dar menos trabalho a licenciar será uma fossa estanque, no entanto as operações de limpeza sairão mais caras.
    O afastamento dos 3 metros, depende do que está no regulamento municipal onde está inserido o seu terreno. Há realmente situações onde não se pode ter vãos a menos de 3 m sem que coloque as tais "barras" afastadas de 10 cm.

    Caso a moradia seja no distrito de Setúbal ou arredores não hesite em nos contactar.

    www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GFCOliveira
  6.  # 6

    Colocado por: GFCOliveiraFica carissimo mandar fazer um projecto e, desculpem a minha ignorância, mas qual é a vantagem de fazer um projecto?


    A vantagem de fazer um projecto, é que com projecto podem surgir novas soluções que até possam minimizar os custos em obra. A vantagem de fazer um projecto, é pelo facto de haver uma equipa profissional que conduz um projecto até à sua fase de finalização em obra. A vantagem de fazer um projecto, é que terá certamente um produto inicializado e acabado dentro das normas regulamentares em vigor e dentro da legalidade. As vantagens anteriormente descritas, são algumas vantagens em que realmente paga um projecto, mas se for um bom projecto, faz com que a obra fique mais barata. Pode pensar que não, mas quando houver desfasamentos de alguns euros em obra, ai vai dizer: Mais valia ter feito um projecto!!

    Fora outras questões que se poderiam aqui abordar, existem vantagens, o trabalho do arquitecto é não existir desvantagens.

    Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
  7.  # 7

    Boas

    Sinceramente, não estou com vontade nenhuma de meter um arquitecto.
    Se meter um arquitecto a casa não fica como eu quero e sim como ele acha mais seguro.
    Se falha alguma coisa, o arquitecto descarta-se e o pedreiro também.
    Fica carissimo mandar fazer um projecto e, desculpem a minha ignorância, mas qual é a vantagem de fazer um projecto?


    Ma se o empreiteiro também se descarta, para que vai usar um? Mande o empreiteiro dar uma volta com o arquitecto e se houver um engenheiro junto faça o sinal da cruz e repita três vezes: te arrenego, te arrenego, te arrenego.
    De seguida fale a todos os seus familiares e escolha de entre eles o que tinha mais jeito para desenho na escola: esse vai fazer o “risco”. Quanto à obra propriamente dita, aproveite a família e convide-os todos os sábados para uma patuscada. Eles que apareçam às 8 da manhã e faça a patuscada às 6 da tarde, entretanto vão ganhando apetite a carregar cimento ou a chegar uns tijolos.
    Quanto às dúvidas que coloca, não acredite em nada do que lhe disserem aqui. Muitos dos que respondem são arquitectos ou coisa do género, e já se sabe que são uns careiros, o trabalho deles não é preciso para nada e, se alguma coisa correr mal, são os primeiros a fugir com o rabo à seringa. Em vez disso vá ao café da esquina mais próxima e pergunte ao pessoal. Se por acaso houver aí um barbeiro, aproveite que eles andam geralmente bem informados. Em último recurso, de certeza que tem um primo de que já não se lembrava e que é casado com uma senhora cujo irmão tem uma filha que namora com um moço que já ajudou o pai a fazer uma casa: é a pessoa ideal para lhe tirar todas as dúvidas a um preço imbatível.
    Também pode pedir ajuda na net, mas é capaz de não ter muita sorte ao desprezar o trabalho de quem trabalha na área com as afirmações que faz.

    PS: em todo o caso é uma pena mandar o empreiteiro embora, tenho a certeza que qualquer um adoraria fazer uma obra sem projecto e sem arquitecto ou engenheiro
    Boa sorte com as obras, bem vai precisar.

    Cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, becas
  8.  # 8

    não se deixe enganado ,pois os todos que já respondeu são arquitectos
    portanto eles fica duas oras sentado no computador e vão tirar 8 mil euros
    enquando empreiteiro trabalha a duro para este dinheiro
    o que eu digo vc arranja uma equipa e avança com a obra
    em 6 semanas fica tudo pronto
    se interessa o meu orçamento estou a sua dispor
  9.  # 9

    Boas

    não se deixe enganado ,pois os todos que já respondeu são arquitectos

    Erro do rudolff: eu não sou arquitecto.

    portanto eles fica duas oras sentado no computador e vão tirar 8 mil euros

    Se me arranjar um trabalho desses eu dou metade ao rudolff e ainda lhe pago uma mini - da boa, da Super Bock.

    o que eu digo vc arranja uma equipa e avança com a obra em 6 semanas fica tudo pronto

    O rudolff enganou-se a escrever em português, ele quer dizer 6 meses

    se interessa o meu orçamento estou a sua dispor

    É capaz de ser uma boa ideia: o o rudolff põe a experiência e o GFCOliveira põe o dinheiro. No fim, o rudolff fica com o dinheiro e o GFCOliveira ... com a experiência.

    cumps
    José Cardoso
    Concordam com este comentário: geny
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021, pdavidmarques
  10.  # 10

    Colocado por: GFCOliveiraSinceramente, não estou com vontade nenhuma de meter um arquitecto.
    Se meter um arquitecto a casa não fica como eu quero e sim como ele acha mais seguro.
    Se falha alguma coisa, o arquitecto descarta-se e o pedreiro também.
    Fica carissimo mandar fazer um projecto e, desculpem a minha ignorância, mas qual é a vantagem de fazer um projecto?

    Aumentar a traseira da casa é ilegal?.


    Não quer pagar aos arquitectos, mas quer que lhe esclareçam as dúvidas de borla num forum. Olhe, por mim, que não sou arquitecto, pode ficar sentado à espera de ajuda, que não vai levar nada.

    Vou fazer uma excepção: Nenhum banco lhe empresta dinheiro para obras se não tiver projectos aprovados pela câmara municipal.

    Colocado por: GFCOliveiraFica carissimo mandar fazer um projecto e, desculpem a minha ignorância


    Ignorante é pouco, eu diria bu***
  11.  # 11

    Picareta,

    Era precisamente essa abordagem que iria fazer agora, mas faço suas as minhas palavras.

    Cumprimentos,

    André David,arq
    [email protected]
  12.  # 12

    boas noites

    Não sei se ria , se chore....

    mas resumindo... metade das coisas que quer fazer são ILEGAIS sem projecto de licenciamento... por isso amigo... avance com a obra... certamente vai poupar os euros do projecto... e certamente a câmara municipal vai agradecer o dinheiro da multa...

    Há já agora... para que é o empreiteiro????.... certamente o senhor percebe de construção.... poupe lá esses euros também... já agora não gaste dinheiro em médicos, advogados, professores, engenheiros, mecânicos, contabilistas, dentistas e combadita limitada... é tudo uma cambada de aldrabões.. que so lhe querem ficar com o dinheiro... e assim viva feliz.....

    cumps..
  13.  # 13

    Bem amigos o que gostei mais desta discussão até aqui foi o senhor rudolff, saber bem que em 6 semanas a obra fica toda pronta com uma equipa, em que não entra arquitetos, engenheiros, etc...
  14.  # 14

    não se deixe enganado ,pois os todos que já respondeu são arquitectos
    portanto eles fica duas oras sentado no computador e vão tirar 8 mil euros
    enquando empreiteiro trabalha a duro para este dinheiro
    o que eu digo vc arranja uma equipa e avança com a obra
    em 6 semanas fica tudo pronto
    se interessa o meu orçamento estou a sua dispor
    hehehe, rudolf ao mais alto nivel, você é... sem comentarios
  15.  # 15

    se precisa de mim so falo, jai pinta reboca estoca, mas melhor melhor é ST 48 oras tudo pronto
  16.  # 16

    Se meter um arquitecto a casa não fica como eu quero e sim como ele acha mais seguro.
    acha mau?
    Fica carissimo mandar fazer um projecto e, desculpem a minha ignorância, mas qual é a vantagem de fazer um projecto?
    nunca ouviu dizer barato sai caro

    nao estava a espera deste grande momento no forum, mas valeu

    boa sorte para as obras bem vai precisar
  17.  # 17

    Acho que temos um Troll novo no fórum.
  18.  # 18

    GFCOliveira pretendia ajudar mas pela sua abordagem penso que já sabe tudo, por isso penso que não seja necessário a ajuda...

    Vou só mandar uns "bitaites", mas não ligue muito porque pouco ou nada percebo disto:

    - Só para ter ideia : colocar uma máquina de Ar Condicionado na fachada... é alteração de fachada, bem como a cor das caixilharias, a cor da fachada. etc, etc, Agora imagine a "pequena alteração" que você prtende fazer... Resumindo, você tem de ter uma projecto para ser entregue nas entidades licenciadoras, ora se você não contrata um técnico como vai ter esse projecto?

    Você pode optar pela solução do nosso amigo rodolfo, faz à sua maneira, e depois o seu vizinho comunica à câmara, você tem a obra embargada, leva uma multinha, e no fim tem de contratar o tal que ganha 8mil€ hora para lhe legalizar a habitação.

    É de lamentar estes comentários... já agora aproveito para responder à sua pergunta "Fica carissimo mandar fazer um projecto e, desculpem a minha ignorância, mas qual é a vantagem de fazer" um projecto?
    Resposta: https://forumdacasa.com/discussion/15737/1/fale-com-um-arquitecto-mas-porque/
  19.  # 19

    boas, caro J cardoso que resposta irónica, adorei.

    caro Oliveira a verdade nua e crua é mesmo que para essas obras precisa de equipa de projecto.

    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
 
0.0166 seg. NEW