Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      MRui
    • 31 janeiro 2011 editado

# 1

Tilt-Shift

É uma técnica que pode ser realizada através de lentes ou de software, em vídeo ou em fotografia.

Para quem não conhece, Tilt-Shift é um estilo que, através do uso de lentes especiais ou efeitos de software, proporciona imagens parecidas com miniaturas e maquetes. A maioria dessas imagens são realizadas de um ângulo no qual temos a visão “de cima” das coisas e geralmente são feitas de cenários urbanos, tornando o efeito de maquete mais real ainda.

Poderá esta técnica ser útil em arquitectura?

Deixo aqui um exemplo feito por mim a partir de uma foto banal captada nos Jardins de Alcazar, em Córdoba...

Deixo também um exemplo em vídeo, embora este não tenha sido realizado por mim...
      Tilt2.jpg
    •  
      FD
    • 31 janeiro 2011

# 2

Já vi fotos em que era possível enganar muita gente... :)
  1.  # 3

Colocado por: MRuiPoderá esta técnica ser útil em arquitectura?

não me parece, em termos práticos não vejo utilização
    esse efeito se não me engano começou com as babies lens
    na minha maquina de campo a G12, já tenho essa opção, mas ainda não a testei bem :)
    no inicio era enganado, agora quando vejo uma imagem dessas nem tanto :)
    mas é uma boa técnica"" engana
    •  
      MRui
    • 31 janeiro 2011

# 4

A opinião de um "cara" que provavelmente não é arquitecto:

Em 1976, o governo soviético encomendou ao artista Efim Deshalyt uma maquete de toda cidade de Moscou. A miniatura, que se estendia por uma superfície de mais de 37.000 m² levou um ano para ficar pronta. Hoje, poderia resolver tudo com mais rapidez e praticidade. A impressionante técnica fotográfica do tilt-shift é capaz de transformar qualquer imagem em miniaturas como feitas em maquete.
    Apesar do atual frisson em torno do tilt-shift, o negócio não é assim tão novo. Algum tempo antes de Efim Deshalyt iniciar a construção de sua mini Praça Vermelha, a Nikon havia desenvolvido uma lente SRL para suas câmeras de 35mm capaz de provocar o shift um uma imagem (basicamente, um efeito de deslocamento que causa rotação da imagem). A Canon aprimoraria a tecnologia em 1973, acrescentando ao movimento já existente o de tilt, que causa inclinação - ou báscula – do assunto fotografado.
  2.  # 5

sim, mas uma maqueta não pode ser comparada com uma fotografia, nem que tirassemos milhares de fotografias espacialmente é sempre melhor uma maqueta, não sabia que vinha de tão atrás eu conhecia a técnica pelas lens babies
    •  
      MRui
    • 31 janeiro 2011

# 6

Colocado por: fernando gabrielespacialmente é sempre melhor uma maqueta

Até um dia. Já não deve faltar muito para a fotografia 6D em relevo e então... adeus cola e balsa.

0.0123 seg. NEW