Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Eu tenho em minha casa uma instalação de aquecimento central por caldeira a gás ou recuperado de calor com acumulador de água. Como o gás (propano 45kg) está ao preço que se sabe, eu uso maioritariamente o recuperador de calor para o aquecimento da casa.

    Este sistema funciona relativamente bem com o único inconveniente de apenas ser possível aquecer a casa 2-3h por dia (tempo que passo acordado em casa), nas restantes horas não tenho quem me ponha aquilo a arder e o mantenha com lenha. Apesar de ser económico, o conforto é muito baixo e cada vez que acendo o recuperador tenho que tentar aumentar drasticamente a temperatura, o que não é muito sustentável. Para usar a caldeira só para manter a temperatura não me chegam 4 garrafas por mês.

    Posto isto, já devem concerteza compreender a minha frustração por ter uma casa bem isolada, aquecimento central e raramente ter uma temperatura de conforto.

    Nestes últimos dias tenho pensado numa alternativa. Queria substituir a caldeira a gás por um termoacumulador com um permutador de calor. Esta situação permitir-me-ia aquecer as águas sanitárias no inverno quando ligo o recuperador, só não tenho a certeza que sirva para aquecimento. A minha intenção é ligar sempre o recuperado à noite aquecendo a casa e a água do termoacumulador. Quando o recuperador apaga, a água do aquecimento central continua a circular e é aquecida por permuta de calor com a água que está no termoacumulador. Esta água seria mantida quente pela resistência do termoacumulador durante as horas de vazio (energia mais barata).

    As minhas questões são as seguintes. Será que o termoacumulador permitirá ter um caudal recirculante contínuo de 800-1000L/h com água a 60-80ºC usando exclusivamente a resistência eléctrica? O permutador de calor terá um rendimento suficiente que permita operação inversa de transferência de calor da água do termoacumulador para o sistema de aquecimento central?

    Agradeço desde já a vossa opinião sobre este sistema ou então sugestões para soluções alternativas que possam resolver o meu problema.

    Cumps
  2.  # 2

    Se quizer ir à falencia, pode!!

    Esse é o mal dos recuparadores a lenha!! parecemos um fogueiro num comboio a vapor: sempre a dar-lhe!!

    "usando exclusivamente a resistência eléctrica?" Quantas resistencias??


    E se tivesse a casa bem isolada conseguia muito mais horas de calor!!
    Eu só nos dias mais frios ligo os AC's 24/24, de resto basta durante a noite para aproveitar ao tarifa bi-horaria.
    e só tenho caixa de ar e 5cm XPS por fora!



    Colocado por: ravenjBom dia,
    Eu tenho em minha casa uma instalação de aquecimento central por caldeira a gás ou recuperado de calor com acumulador de água. Como o gás (propano 45kg) está ao preço que se sabe, eu uso maioritariamente o recuperador de calor para o aquecimento da casa.

    Este sistema funciona relativamente bem com o único inconveniente de apenas ser possível aquecer a casa 2-3h por dia (tempo que passo acordado em casa), nas restantes horas não tenho quem me ponha aquilo a arder e o mantenha com lenha. Apesar de ser económico, o conforto é muito baixo e cada vez que acendo o recuperador tenho que tentar aumentar drasticamente a temperatura, o que não é muito sustentável. Para usar a caldeira só para manter a temperatura não me chegam 4 garrafas por mês.

    Posto isto, já devem concerteza compreender a minha frustração por ter uma casa bem isolada, aquecimento central e raramente ter uma temperatura de conforto.

    Nestes últimos dias tenho pensado numa alternativa. Queria substituir a caldeira a gás por um termoacumulador com um permutador de calor. Esta situação permitir-me-ia aquecer as águas sanitárias no inverno quando ligo o recuperador, só não tenho a certeza que sirva para aquecimento. A minha intenção é ligar sempre o recuperado à noite aquecendo a casa e a água do termoacumulador. Quando o recuperador apaga, a água do aquecimento central continua a circular e é aquecida por permuta de calor com a água que está no termoacumulador. Esta água seria mantida quente pela resistência do termoacumulador durante as horas de vazio (energia mais barata).

    As minhas questões são as seguintes. Será que o termoacumulador permitirá ter um caudal recirculante contínuo de 800-1000L/h com água a 60-80ºC usando exclusivamente a resistência eléctrica? O permutador de calor terá um rendimento suficiente que permita operação inversa de transferência de calor da água do termoacumulador para o sistema de aquecimento central?

    Agradeço desde já a vossa opinião sobre este sistema ou então sugestões para soluções alternativas que possam resolver o meu problema.

    Cumps
  3.  # 3

    olá vou por aqui a minha experiência e a minha ideia quanto a aquecimento central, vivi mt tempo en bxl portanto conheço e em portugal já tive casa com aquecimento a gasóleo neste momento estou a pensar construir e gostava de voltar a ter aquecimento central não há conforto igual para mim o ac resolve mas assim que se desliga arrefece pois é o ar quente que manda como um ventilador os acumuladores também já tive em casa não atinge o calor do aquecimento central e têm o inconveniente de cargar de noite pois a luz sai mais barata com contador bi.horario de-manhã a casa está agradável vai arrefecendo durante o dia quando chegava a noite tinha de ligar o ac ou seja se está em casa ainda consegue gozar senão não serve, a casa está agradavél quando estamos no trabalho,ora têm de estar quando nós estamos em casa pesquisei também caldeiras a pellets mas há poucas experiências para tirar conclusões já vi uma salamandra a pellets e funciona bem, mas também são caras se tivesse que escolher qualidade preço talvez caldeira a gás da rede nunca botijas com painel solar para águas quentes e a caldeira de apoio ao painel creio o gás mais barato que a luz ou o gasóleo ,espero ter ajudado boa noite a todos
  4.  # 4

    Não sei o que chama de aquecimento central, só se for piso radiante, mas a sua experiencia tem algumas falhas.
    como por exemplo dizer que com AC mal o desliga a casa arrefece logo!
    Isso só é correcto com casas com mau isolamento, mas isso acontece com todos os tipos de aquecimento.
    No meu caso, com uma casa com um isolamente já bonzinho, desligo os AC durante o dia e perco 1º ou menos durante o dia. Alias tambem não é errado deixar o AC ligado 24/24, pois os AC inverter adaptam a sua potencia às situações (e consequentemente o consumo). (como exemplo tenhu uns de 12.000BTU cujo consumo a manter 20º é apenas de 300w (e não são AC's de topo de gama).

    Reconheço a opção mais confortavel será o piso radeante, mas só para calor , pois para frio já é mais complicado!! Mas só se não for electrico. Fica mais barato na compra , mas depois é mesmo caro na utilização.

    Caldeiras as gás e a gasoleo são caras, acumuladores de calor e o piso radeante electrico são 1 tiro no pé!

    Os acumuladores de calor e pelletes não são muito praticos e não são tão baratos como parecem.





    Colocado por: campomaiorolá vou por aqui a minha experiência e a minha ideia quanto a aquecimento central, vivi mt tempo en bxl portanto conheço e em portugal já tive casa com aquecimento a gasóleo neste momento estou a pensar construir e gostava de voltar a ter aquecimento central não há conforto igual para mim o ac resolve mas assim que se desliga arrefece pois é o ar quente que manda como um ventilador os acumuladores também já tive em casa não atinge o calor do aquecimento central e têm o inconveniente de cargar de noite pois a luz sai mais barata com contador bi.horario de-manhã a casa está agradável vai arrefecendo durante o dia quando chegava a noite tinha de ligar o ac ou seja se está em casa ainda consegue gozar senão não serve, a casa está agradavél quando estamos no trabalho,ora têm de estar quando nós estamos em casa pesquisei também caldeiras a pellets mas há poucas experiências para tirar conclusões já vi uma salamandra a pellets e funciona bem, mas também são caras se tivesse que escolher qualidade preço talvez caldeira a gás da rede nunca botijas com painel solar para águas quentes e a caldeira de apoio ao painel creio o gás mais barato que a luz ou o gasóleo ,espero ter ajudado boa noite a todos
  5.  # 5

    Boas,

    Tenho uma caldeira a gás a aquecer a moradia, onde a caldeira está não dá para instalar uma caldeira a lenha, é possível ligar a caldeira a lenha em qualquer ponto do circuito? (tipo apanhar os tubos que vão a um radiador e intercalar uma caldeira a lenha)

    Cumps,
    Marco Gaspar
  6.  # 6

    optimo seria no inicio da instalação, mas podera ligar a tubagem no ramal principal se o encontar, ou ate fazer como fiz ca em casa, coloquei um recuperador de calor mas não queria andar a esburacar o chão á procura do ramal principal, então colocamos um tecto falso e fizemos 2 furos ao lado de cada radiador para o tecto em baixo ou seja em vez de ligar so a um liguei a varios, para alem de funcionar por gravidade foi a solução que menos trabalho deu.
    Coloquei tb um pequeno recuperador a ar no hall de entrada aquela porcaria sozinha aquece a parte de cima da casa quase toda.
    resumindo á soluções para tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MarcoGaspar
 
0.0143 seg. NEW