Iniciar sessão ou registar-se
    • WR
    • 31 janeiro 2011

     # 1

    Boas amigos, é o seguinte, eu tenho uma casa que queria acrescentar um piso, as minhas duvidas são:
    1- tenho que construir 2 placas mais cintas etc..(não entendo muito disto), segundo um pedreiro já me informou
    2- qual o preço de toda a estrutura superior inclusivé telhado
    3- as divisões no novo piso devem ser de pladur? será mais rentável?

    A casa tem cerca de 100m2. alguem pode ajudar a ter umas luzes?
    obrigado, abraço!
    Sou de Vila Nova de Gaia
  1.  # 2

    WR,

    Deixo a piadola (não leve a mal), mas "placas têm as pessoas que não têm dentes". Antes de querer saber isso tudo precisa:

    - de conhecer a estrutura do edifício actual, implantação e preferencialmente o projecto de estruturas correspondente, tem estas informações?
    - de harmonizar esta intervenção com os restantes vizinhos de baixo (caso existam)
    - consultar um arquitecto e fundamentalmente um projectista de estruturas...neste momento não precisa de um pedreiro, acredite.

    A solução tipo a adoptar deve passar sempre, na minha opinião, por uma estrutura metálica e nunca por uma estrutura de betão armado.
    • WR
    • 31 janeiro 2011

     # 3

    RRufino, agradeço desde já a atenção! :-)

    Eu vou explicar melhor, penso que fui um pouco vago.

    Eu habito nesta casa á cerca de 30anos mas a casa tem mais anos ainda. O meu senhorio propos a venda e a oportunidade é optima para o meu filho viver no piso de cima a ser construido.
    já fomos perguntar se era legalmente possivel acrescentar um piso e foi-nos dito que era possivel. sei que a área da casa são 100m2 e quero fazer um piso superior deste tamanho, o resto não entendo muito do que perguntou :-)
    eu falei em placas porque foi assim que o pedreiro se referiu :-)
    ele disse para suportar um novo piso seria precisas 2.
    eu queria saber mais ou menos por alto o preço destas intervenções para ter a ideia se opto por outro tipo de solução ou se é mesmo viável a construção.
    obrigado.
  2.  # 4

    Caro WR

    ainda assim isso é vago, porque a estrutura existente aguenta esse peso? ou será preciso reforçar os pilares, ou memso um grelha nova de pilares?

    acho que devia consultar um engenheiro civil e um arquitecto, terão os dois de estar envolvidos no processo afinal isso terá de ser licenciado (presumindo que dá), procure um ou outro, comece talvez pelo arquitecto assim já desenha o que pretende.

    Quanto ao pladurm, não vejo mal nenhum nisso, as pessoas ainda são cepticas a ser uma parede leve, mas funciona, só é mais complicado colocar quadros nas paredes ...:)

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • WR
    • 31 janeiro 2011

     # 5

    a estrutura existente nao suporta, será preciso fazer novos pilares segundo o pedreiro e reforçar as cintas ou algo do género, desculpem estar a falhar nessas questões técnicas mas sou muito leigo nisso, queria apenas consultar o arquitecto com alguma certeza que o projecto é viável senão desperdiço dinheiro nessa intervenção dos arquitectos para nada!
  3.  # 6

    Caro WR

    Se for a um arquitecto sério pedir consultoria de certeza que ele não lhe levará dinheiro para uma consulta prévia, apenas lhe levará os seus honorários para fazer o processo se ele for viável e se avançar para a frente com o projecto.

    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  4.  # 7

    WR você quer um valor sem saber que solução adoptar? Vou-lhe dar alguns casos possíveis:

    - estrutura sem necessidade de reforço+novo piso em betão (improvável)
    - estrutura sem necessidade de reforço+novo piso em estrutura metálica (possível)
    - estrutura sem necessidade de reforço+novo piso em estrutura metálica e pavimento misto com laje colaborante (possível)
    - as duas anteriores com necessidade de reforço
    - as três anteriores com nova estrutura independente

    Mas pronto se quer um valor...pelo menos 50000€, tendencialmente mais, agora não tem é fundamento nenhum, essa viabilidade deve ser estudada com um arquitecto e um engenheiro projectista de estruturas.

    Vamos por as coisas ao contrário, qual o valor que está disponível para despender?

    Cumps.
    • WR
    • 31 janeiro 2011

     # 8

    isso não fazia noção! obrigado! já agora será que me pode informar por alto quanto custaria para fazer esse processo para avançar com o projecto?
    • WR
    • 31 janeiro 2011

     # 9

    RRufino o menos possivel! :-)

    se for a sua 3ª hipotese esse valor que deu mantem-se?
  5.  # 10

    Foi como lhe disse, o valor não tem fundamento, com laje colaborante duvido.

    Mas isto sem conhecer a realidade, é tudo "postas de pescada" .
    • WR
    • 31 janeiro 2011

     # 11

    ja entrei em contacto com uma arquitecta e ela amanha vem cá ver a casa e depois venho aqui dar o parecer dela e ja devo ter o que precisam mais em concreto :-) grande abraço e obrigado pela disponibilidade!!!
  6.  # 12

    De nada, fica o conselho de que neste caso é conveniente um engenheiro fazer parte do inicio do processo.
    • WR
    • 1 fevereiro 2011

     # 13

    boa tarde amigos, é o seguinte, hoje inicio esta "discussão com 2 questões!!

    depois da visita de médico da arquitecta fiquei com a certeza que as fundações da casa aguentam um novo piso, logo queria saber o seguinte:
    1- fazer um 2 piso com estrutura metálica com uma área de 100m2 fica resistente? e qual os preços?

    no caso de não criar novo piso vou colocar aqui o espaço que disponho para a construção da casa, já dei voltas e voltas e gostava da vossa opinião se fosse para voces como seria a disposição das divisões consoante o espaço que mostro aqui. as áreas a vermelho são vizinhos.
      planta.jpg
  7.  # 14

    Bem, relativamente às divisões não me vou pronunciar pois os arquitectos serão os indicados para o fazer, no entanto, uma foto aérea do google ajudava de certeza.

    Então quer dizer que nessa visita de médico uma arquitecta lhe deu certeza que as fundações existentes aguentam um novo piso...e como é que numa visita ela deduziu isto? É que uma arquitecta dessas dava-me jeito... :D

    E valores apontados para a obra?
    • WR
    • 1 fevereiro 2011

     # 15

    conseguiu porque uma zona da casa já suporta um piso superior!
    não falamos de valores pois ainda não tenho a casa legalmente em meu nome! :-)
  8.  # 16

    E sabe se as fundações têm todas as mesmas dimensões? Quer na zona que "suporta" um piso, quer na que "suporta" 2 pisos?

    Convenhamos que exercer a mesma força em cima de uma agulha ou em cima de um copo, ambos sobre uma folha de papel...não tem propriamente o mesmo efeito.
    • WR
    • 1 fevereiro 2011

     # 17

    penso que sim senão não me dizia mas já nem sei de nada! :-) cada vez fico mais confuso! :-)
    e a tal estrutura metalica caso aguente fica dispendiosa?
  9.  # 18

    Colocado por: WR
    depois da visita de médico da arquitecta fiquei com a certeza que as fundações da casa aguentam um novo piso, logo queria saber o seguinte:
    1- fazer um 2 piso com estrutura metálica com uma área de 100m2 fica resistente? e qual os preços?


    Como tem tanta certeza? Fez alguma sondagem? Ou a colega tem visão RX?
    O meu conselho é que para a estrutura, deve consultar quem entenda de estruturas. Depois disso, aí sim, poderá pedir orçamentos. De outro modo vai recebendo opiniões mas sem grande fundamentação.

    Cmps
  10.  # 19

    Colocado por: WRpenso que sim senão não me dizia mas já nem sei de nada! :-) cada vez fico mais confuso! :-)
    e a tal estrutura metalica caso aguente fica dispendiosa?


    Você não tem que ficar confuso mas sim esclarecido.

    ...se as fundações estão enterradas (como é óbvio) e senão lhe mostrou nenhum projecto, dizer que "as fundações aguentam um novo piso" é bruxaria, magia negra ou adivinhação...tudo menos engenharia.

    Diga lá à arqª para estudar um "boneco" e pedir um parecer a um engº.
    • WR
    • 1 fevereiro 2011

     # 20

    de facto como ja disseram em post anteriores a arquitectos sérios e outros que nem por isso!! tenho que ter certezas para entao vir pedir ajuda!!! ja vi que ajuda não me falta e por isso ja estou mais confiante, obrigado a todos!
 
0.0206 seg. NEW