Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostava de instalar um sistema de rega no jardim da minha habitação, mas estou em duvida na escolha do tipo de espessores a aplicar tendo em conta o seu alcance e débito. Existem aspersores de turbina e de pulverização, as distâncias maiores de alcance é de cerca de 4 metros, qual será o melhor tipo de aspersor a aplicar para uma distância destas?
    Gostaria de saber se alguem conhece uma fórmula de cálculo para não ter depois problemas de falta de pressão, apesar de ter uma boa pressão na rede de águas (cerca de 5 Bares).

Agradecía a vossa opinião
  2.  # 2

as distâncias maiores de alcance é de cerca de 4 metros

só...eu acho que existe com maiores alcances.

4 metros é a distância máxima que preciso
  3.  # 3

a melhor forma é pegares num simulador de uma marca, e com base nos catalogos deles escolhes um aspersor adequado aos 4 metros que pretendes. usas esse modelo no simulador, "desenhas" o teu jardim e voilá...todos os calculos feitos...

a titulo de exemplo deixo-te o link da Hunter:
    http://www.hunterindustries.com/Resources/Design/design_calculator.html

Para saberes o caudal da tua rede, o melhor é comprares no AKi um manometro de pressão em bar, para líquidos, compras um redutor e ligas tudo lá na torneira da mangueira....e medes...simples e eficaz.

espero ter ajudado alguma coisa..
  4.  # 4

ups.... já agora.....

Os aspersores de turbina e os de pulverização tem objectivos diferentes. Normalmente a pulverização é usada em espaços pequenos, pouco ventosos para evitar desperdicio, ou em que as plantas sejam sensiveis. De forma simplificada, atiram agua para o ar que, por gravidade, caem sobre as plantas. Aspersores de turbina, alcançam maiores distancias, a pressão de saída é maior por ter um foco mais concentrado e podem danificar algumas espécies.
    Tudo depende do jardim que queres fazer, mas qualquer técnico te aconselha a primeiro desenhares o jardim e depois desenhares o sistema de rega.

0.0103 seg. NEW