Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos! Passa-se o seguinte: preciso de trocar a minha banheira porque esta, definitivamente, já não se encontra em condições. Gostaria de saber Qual a alternativa mais económica para o fazer, uma vez que mudar de banheira implica partir os azulejos, etc... e Eu não estou com possibilidades de mudar os azulejos todos do WC neste momento. Não sei o que fazer. Existem banheiras normais (de embutir) à venda por 100 eur, no entanto, todos os custos que advém da instalação, etc... Já pensei em colocar uma banheira independente (não sei se é o termo correcto, refiro-me a uma banheira que não seja necessário embutir), mas não consigo encontrar preços em lado nenhum, e depois lembrei-me que teria que recolocar azulejos na zona onde tivesse removido a banheira antiga.
    Já agora, será que me podem dizer se é possivel pintar as louças do WC (Sanita, etc.) O resultado será bom?

Não espero milagres, mas se alguém mais experiente me puder elucidar relativamente à alternativa mais económica, agradeço :)
    Beijinhos e abraços
    • AnaT
    • 9 setembro 2008

# 2

Olá Wasabi.

A banheira cá de casa é uma banheira antiga (dos anos 50) e feita naquele material estranho que parece pedra ou um aglomerado de cimento afagado.
    Com o uso ficou num estado que só posso considerar "lastimoso" pois estava muito manchada, com algumas fissuras (nada de grave pois não deixa passar a água) e algum desgaste no fundo.
    Para retirar só partindo tudo (o que, mais cedo ou mais tarde vai ter de ser feito porque a canalização também precisa de ser mudada).
    Bom, pegando no seu tópico, o que resolvi fazer para minorar a desgraça foi pintar a banheira.
    Usei uma tinta de dois componentes da Titan - é uma tinta + um endurecedor.
    Aplica-se facilmente com um rolo pequeno.
    Tem é de desengordurar MUITO bem a banheira e aplicar a tinta com tempo seco senão demora muito a secar.
    Antes de usar a banheira tem de deixar passar pelo menos 2 dias para o endurecedor actuar bem. Poder mesmo dar mais de uma demão mas tem mesmo de respeitar os tempos de secagem.
    Antes:
    http://anat.com.sapo.pt/00banheiraoriginal.jpg
    e depois:
    http://anat.com.sapo.pt/07banheira.jpg

Não será uma solução definitiva mas sempre melhora o aspecto.
    Ah, e tem de arejar muito bem porque esta tinta tem um cheiro horrível.
    A tinta é carota (custou-me à volta de 30€).

Também ouvi falar de umas empresas que fazem o restauro do esmalte das banheiras mas, pelo que li, o que fazem é um bocado parecido com o que eu fiz só que fazem a pintura com uma máquina o que permite um acabamento mais perfeito (suponho eu).

DE qualquer modo, um ano depois ainda está tudo bem.

Espero ter dado uma ajuda. Boas obras.
  2.  # 3

Ana T muito obrigado pela resposta :) Mas acho que não me expliquei bem... Esta casa não é velha. Tem 10 anos (suponho que a canalização não terá que ser trocada, para já). O que acontece é que eu comprei a casa agora e a banheira está, literalmente, partida. Tem uma fissura por onde podemos tocar o cimento e tenho receio que a água escorra por lá (como me disseram os antigos proprietários, não é conveniente utilizá-la naquelas condições... Por isso não ponderei pintar a banheira. E foi também por isso que perguntei sobre a tinta para louças de wc, porque estas têm uma cor estranha e se vou lá por uma banheira branca depois terei que pintar o resto:).
    que nome se dá a esse tipo de tinta, sem ser a marca?
    Sabe-me dizer se essa tinta se encontra em lojas tipo Izi e Aki? Muito obrigado :)
    beijinhos e abraços para todos
  3.  # 4

Essa fissura está exactamente onde? não consegue meter uma fotografia?

Pode ser que se encontre outra solução, dado o dinheiro não abundar, Existem silicones muitos bons

Cumps
  4.  # 5

A fissura encontra-se perto do ralo, +/- a 10 cm do mesmo. Não tenho possibilidade de tirar fotografia de momento mas é uma fissura com cerca de 12 cm de comprido. Poderia indicar-me o nome do silicone, por favor? E como se aplica?

Muito obrigado pela atenção dispensada:)
  5.  # 6

Nesse sitio há pouco a fazer. Julgo que terá mesmo de mudar a banheira,
  6.  # 7

Pois... então e será que alguém me pode dar umas luzes sobre como se instala uma cabine de duche? Se calhar fica mais barato do que por outra banheira digo eu, pelo menos os preços que vi não eram muito elevados. Resta saber se dá muito trabalho. É trabalho para quanto tempo mais ou menos? que componentes são necessários? só tenho conhecimento da base e dos painéis. Será mesmo necessário colocar uma base ou há outras formas mais criativas de fazer a coisa (isto não é pelo preço, porque as bases são baratas, mas sim porque são feias)?

Desculpem mas sou muito ignorante nisto

abraços
  7.  # 8

O preço total da substituição da banheira, quer por outa banheira quer por uma base ou cabine de duche, vai acabar no mesmo, porque:

Diferença de preço
    A diferença de preço de uma banheira e de uma base de duche, não é significativa.
    Banheira Valadares Nueva Europa 1,60x70m refª 52050xx0 - 96,85€ (sem desconto)
    Base de duche Roca Ontário-N 70x70c refª 373095000 - 66,50€ (sem desconto)

Caso opte por pôr base de duche
    Terá de colocar novos azulejos e mosaicos e não vai encontrar iguais, com sorte, apenas parecidos
    Terá de mudar a torneira, por que a da banheira está muito baixa e uma torneira de duche é diferente da torneira da banheira
    Se não colocar a base de duche do local onde existe a torneira, terá de mexer nas canalizações

Caso opte por banheira
    Terá de colocar azulejos no murete da frente da banheira
    Se demolir com cuidado, não mexe nos azulejos das paredes

Cuidado na Demolição
    - Parta o murete da frente da banheira
    - Caso existam muretes de apoio por baixo da banheira parta-os
    - Caso a banheira esteja enfiada na parede, nos topos, parta por baixo
    - Remova os silicones entre a parede a banheira
    - Com uma faca velha ou uma espátula, tente remover ou abrir a zona de contacto entre a banheira e a parede
    - Desmonte a válvula e o ralo
    - Se conseguir nesta altura retirar a banheira completa, óptimo, senão, parta-a, batento de dentro para fora, na face onde estava o murete,
    para evitar transmitir vibrações aos azulejos e parti-los

Colocado por: wasabiSerá mesmo necessário colocar uma base ou há outras formas mais criativas de fazer a coisa (isto não é pelo preço, porque as bases são baratas, mas sim porque são feias)?

Formas criativas existem e muitas, mas nenhuma é barata. Uma base de duche com pastilha, por exemplo.
    Feias? depende de onde olhou. Existe muita coisa e alguma muito bonitas veja em:
    http://www.valadares.com
    http://www.sanindusa.pt/

Resta saber se dá muito trabalho. É trabalho para quanto tempo mais ou menos? Conte com uma semana

que componentes são necessários?
    Para além dos referidos, terá sempre de comprar a válvula (ralo)

Conclusão
    Sem estar a fazer um orçamemto, substitua a banheira, porque os trabalhos acessórios para a base de duche, vão custar muito dinheiro

Cumps
  8.  # 9

Veja se este serviço de renovação de banheiras lhe interessa ONSPOT banheiras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Correia, AnaT, Luis K. W.
  9.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasVeja se este serviço de renovação de banheiras lhe interessaONSPOT banheiras
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PauloCorreia

espectacular, sim senhora. Ideia de preços?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  10.  # 11

... É pedir orçamentos... aos próprios. ;)
  11.  # 12

Colocado por: Pedro Barradas... É pedir orçamentos... aos próprios. ;)

:):):):):) ok ok ok

podia saber
  12.  # 13

Olá a todos. Muito obrigada por comentarem. já estou mais esclarcida :) Agradou-me muito essa ideia de colocar uma banheira nova por cima d outra. Vou entrar em contacto com eles para saber preços. Muito obrigado mais uma vez.

Abraços :)
    • AnaT
    • 10 setembro 2008

# 14

Pedro, obrigada pela informação.

Parece um sistema interessante.

Sempre a aprender, neste forum.
  13.  # 15

Wasabi
    Conheço alguém q.em vez da banheira tradicional ,tem simplesmente um espaço no chão limitado por uma porta de vidro(creio q. acrilico).Todo o espaço é revestido com o azulejo utilizado no resto e penso q.terá de ter o chão bem isolado para não haver fugas de água.Tem a vantagem de,em caso de dificuldades físicas,não ser preciso grande esforço para entrar---basta abrir a porta...Já q. tem de retirar a banheira,se calhar era uma boa opção.
  14.  # 16

Shadow disse:
    Já agora, se possível, pergunto a Wasabi, ou alguém que saiba, se chegou a pedir orçamento é que também estava interessada na colocação de banheira sobre uma velha, mas como resido a 100 Km de Lisbos não sei se será viável.

Shadow
  15.  # 17

Desculpem a demora a responder. Tenho estado ausente :)

Gandufe - obrigada pela sugestão. era aquilo que pensava fazer.

Shadow: lamento, não chegue a pedir orçamento porque consegui convencer um conhecido a ajudar-me a trocar a banheira :) às vezes temos pessoas tão perto de nós e esquecemo-nos de perguntar. Também moro muito longe de Lisboa, por isso é que decidi falar com esta pessoa antes de pedir orçamento.

Cumprimentos a todos
  16.  # 18

Shadow disse:
    Obrigada pela resposta Wasabi.
    Boa sorte nas "obras" da sua casa de banho :))
    Talvez eu também consiga convencer algum amigo, mas são trabalhos tão aborrecidos que duvido :))
    • Efex
    • 22 setembro 2008

# 19

Boas amigos:

Eu pedi um orçamento á onspot banheiras e o preço dinal fornecido pra orçamento foi de 410 euros.

Considerando o trabalho q dá partir uma banheira e a desarrumação da casa e sujidade e a trabalheira prefiro optar por colocar uma onspot.
  17.  # 20

Anónimo disse:
    É pena que o sistema não se aplique a banheiras com hidromassagem. Julgo eu?

0.0244 seg. NEW