Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou prestar a inicializar obras numa moradia no concelho de Oeiras.

As obras são apenas a nível interior, e por isso tenho a dúvida se mesmo assim se será necessário informar a Camara de Oeiras das obras.
    Caso não seja necessário, é preciso pedir algum tipo de licença à Camara para alugar a uma empresa um contentor para entulho? Como se procede nestes casos? (isto porque vou tirar todo o soalho da casa para colocar soalho novo.)
  2.  # 2

Boa tarde,

Mesmo alugando um contentor, se não estiver na sua propriedade, pelo menos um plano de ocupação de via pública terá de apresentar na câmara. Mas explicando o caso até eles podem ser bonzinhos e ser só necessário uma autorização.

Conselho: Informe-se na câmara, julgo ser o mais correcto.

Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
  3.  # 3

Caso o contentor de resíduos fique a ocupar espaço de domínio público, pode ser necessária licença de ocupação de via pública, isto se a empresa de recolha dos resíduos não tenha uma autorização camarária, para essa região.
  4.  # 4

Retomo este tópico porque o título é apropriado.

Fui hoje tratar da licença de ocupação de via pública (OVP) para colocar UM contentor para remoção de entulhos, numa rua banalíssima de Lisboa, durante CINCO dias.
    Trata-se de uma rua com uma faixa de rodagem de 5,5m, com estacionamento do lado direito da via, e passeios com 2,35m de largura.
    O contentor ficará estacionado diante da "entrada especial" da moradia, cuja remodelação foi objecto de licenciamento camarário.

Pediram-me:

.Requerimento assinado pelo Dono de Obra
    (+ identificação / fotocópia do BI do requerente)

-Termo de responsabilidade do técnico pela ovp
    (+ identificação + certidão da respectiva associação profissional)

.Memória descritiva (x2)

.Peças desenhadas (x2)

.Peças desenhadas em formato digital
    (+declaração de conformidade assinada pelo técnico autor das peças desenhadas)

.Declaração de responsabilização pelos danos causados na via pública e equipamentos públicos ou aos respectivos utentes assinada pelo requerente

.Apólice de seguro (exibir o original quando se for pagar/levantar a licença de ovp)

.Ficha de informação complementar de ovp assinada pelo técnico responsável pela ovp

.Comprovativo de pagamento de taxas.

E como pagamento exigiram-me 270,00 euros como "taxa instrutória" que será abatido ao valor final da licença.
    Perguntei em quanto me ficaria a brincadeira no total e NÃO SOUBERAM DIZER.
    (HÁ AÍ ALGUÉM QUE SAIBA quanto custa isto no final?!?)

Repito: trata-se de um contentor banal, numa rua banal, durante uma semana...

Acho isto inadmíssivel. Penso que nos devíamos manifestar contra estas exorbitâncias.
    Que tal convocarmos uma greve geral para amanhã, dia 14 de Novembro, contra este estado de coisas?
    Estão comigo?
  5.  # 5

Nem a greve de dia 14 conseguiu alterar isto!

Passados QUINZE DIAS, ainda não descobri ninguém na Câmara de Lisboa que me saiba dizer qual o custo de uma licença de ocupação de via pública para UM contentor durante uma semana.
  6.  # 6

e que tal comprar uma ford transit de caixa aberta e estaciona-la em frente da obra, enche-la com entulho até não caber mais e depois descarregar num qualquer baldio dos suburbios como qualquer empreiteiro multi-serviços,

é só manias de engenheiros a fazerem tudo conforme as regras.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  7.  # 7

Mande vir o contentor ao Sabado, mande recolher na segunda de manhazinha. Foi assim que fiz. Teve de ser porque quando liguei para a câmara, fui informada de que demoravam um mês a passar a licença. É que devem achar que eu não tenho mais nada que fazer, ia eu parar a obra e esperar pelo ritmo deles...
    De qualquer forma ouvi dizer que quem deve ter essa licença são as próprias empresas que alugam os contentores. Parece que já pagam umas taxas para isso...
  8.  # 8

Colocado por: catcatcatMande vir o contentor ao Sabado,.
    :-)
    Os Sábados e Domingos devem ser os dias em que andam mais polícias municipais de olhos abertos e ouvido atento nas ruas!

(Lembre-se que aos Sábados e Domingos há as feiras (do Relógio) etc.).
  9.  # 9

Não sou entendido em obras mas ao ler isto não seria viável e criativo - e preventivo em termos de multas -fazer o seguinte: encher a tal carrinha de caixa aberta, depois quando estiver mesmo cheia de entulho mandar vir um contentor e passar o entulho para o contentor na altura da vinda do mesmo, assim o contentor vinha e ia logo embora na hora seguinte...

Colocado por: catcatcatMande vir o contentor ao Sabado, mande recolher na segunda de manhazinha. Foi assim que fiz. Teve de ser porque quando liguei para a câmara, fui informada de que demoravam um mês a passar a licença. É que devem achar que eu não tenho mais nada que fazer, ia eu parar a obra e esperar pelo ritmo deles...
    De qualquer forma ouvi dizer que quem deve ter essa licença são as próprias empresas que alugam os contentores. Parece que já pagam umas taxas para isso...
  10.  # 10

Em vez de estarmos a imaginar a melhor maneira de colocar um contentor às escondidas (ao fim-de-semana; durante uma hora:...) não seria mais lógico - e barato para as Câmaras - que a licença de OVP de UM contentor continuasse a ser gratuita?

E ADMITE-SE não haver na Câmara alguém que nos diga QUANTO CUSTA uma licença de ocupação de via pública para um contentor durante uma semana?

Repararam BEM na quantidade de papelada que me pediram na CMLisboa para pedir uma licença de OVP?

E que dizer de: «passe para cá 270 euros que depois dizemos-lhe quanto falta»!?
  11.  # 11

Esse dinheiro e essa burocracia toda sem a obra ser num bairro histórico, ou na baixa lisboeta?

Assim, de facto, e com estes custos, não admira que não faltem empreiteiros "gulosos" a pedirem 90 mil euros ( dava para comprar apartamentos em muitos sítios do país) por remodelações de casas...

Colocado por: Luis K. W.Em vez de estarmos a imaginar a melhor maneira de colocar um contentor às escondidas (ao fim-de-semana; durante uma hora:...) não seria mais lógico - e barato para as Câmaras - que a licença de OVP de UM contentor continuasse a ser gratuita?

E ADMITE-SE não haver na Câmara alguém que nos diga QUANTO CUSTA uma licença de ocupação de via pública para um contentor durante uma semana?

Repararam BEM na quantidade de papelada que me pediram na CMLisboa para pedir uma licença de OVP?

E que dizer de: «passe para cá 270 euros que depois dizemos-lhe quanto falta»!?
    •  
      FD
    • 30 novembro 2012

# 12

Um absurdo.
  12.  # 13

Inacreditável... Depois dizem que as pessoas prevaricam.. é que só dá vontade de...
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Jorge Rocha, cinderela
  13.  # 14

Claro que sim, Luis, aliás ainda é mais absurdo se pensarmos que a câmara municipal deveria ser a primeira interessada na remodelação da cidade...
    É que assim até parece que têm interesse em continuar a ver imóveis podres pela cidade...
    Concordam com este comentário: cinderela
  14.  # 15

Admiram-se das casas em Lisboa serem caras...está tudo mais que inflaccionado desde o 1º(irresponsável)
  15.  # 16

em tempos executei uma obra no conçelho de Odemira em que foi gerado algum entulho,
    pedi cotação para contentor de obras a uma empresa de Lagos e a outra de Setubal, que eram os mais perto da obra, uma pedui 860€ e a outra pedui 800€,
    por estes valores resolvi contactar os serviços municipais para saber onde se poderia proceder ao deposito dos residuos e o funcionario com ar estupefacto disse por entre os dentes que o aterro mais proximo era em Sto André, conçelho de Sines e no caminho tinha muitos pinhais que também serviam,

acabei por encher uma viatura com o entulho e descarregar para um contentor que pedi para a sede da empresa em Loures,

ps: o aterro sanitario em Sto, André não recebe entulhos industriais nem de construções.
    • J.C
    • 1 dezembro 2012

# 17

Colocado por: jorgealves
    dentes que o aterro mais proximo era em Sto André, conçelho de Sines e no caminho tinha muitos pinhais que também serviam,

A sério???
  16.  # 18

SIM.
  17.  # 19

Colocado por: jorgealvesem tempos executei uma obra no conçelho de Odemira em que foi gerado algum entulho,
    pedi cotação para contentor de obras a uma empresa de Lagos e a outra de Setubal, que eram os mais perto da obra, uma pedui 860€ e a outra pedui 800€,
    por estes valores resolvi contactar os serviços municipais para saber onde se poderia proceder ao deposito dos residuos e o funcionario com ar estupefacto disse por entre os dentes que o aterro mais proximo era em Sto André, conçelho de Sines e no caminho tinha muitos pinhais que também serviam,

acabei por encher uma viatura com o entulho e descarregar para um contentor que pedi para a sede da empresa em Loures,

ps: o aterro sanitario em Sto, André não recebe entulhos industriais nem de construções.

Se voltar a precisar para essa zona, existe a AMBILITAL, empresa intermunicipal do Alentejo Litoral, de onde faz parte Odemira. Julgo que tem ecocentros em todos os concelhos e uma unidade de gestão de entulhos em Ermidas do Sado.

ps: Santo André, faz parte do Concelho de Santiago do Cacém, e esse aterro que fala (entretanto desactivado), foi usado em tempos para as lamas das refinarias.
  18.  # 20

Em Odemira, existe um "Deposito" de RSU, na EN123 (entre Odemira e Santa Luzia), pelo que tenho conhecimento recebem RCD.

0.0142 seg. NEW