Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Quer a roda em U ou em Y servem para o efeito. Se o diâmetro do cabo for muito próximo da gola em Y é que convém a outra. Mas compre a "RODA COM 1 ROLAMENTO GOLA EM MEIA-CANA ART:111", Refª 11/5/17 que tem o diâmetro 50 mm e adequa-se ao efeito. Acho que a sua ideia de substituir as roldanas existentes por umas com rolamentos é boa, mas eu no seu caso aproveitava as existentes e bricolava uma modificação da forma seguinte: introduzia um casquilho em teflon que comprava ou então comprava um varão em teflon, abria um furo com uma broca de diâmetro igual ao parafuso que faz de eixo e depois com outra broca de diâmetro igual ao do exterior do teflon alargava o furo da roldana. E assim poupava muito dinheiro.
    Concordam com este comentário: nandogonca, two-rok
  2.  # 22

Parece uma boa ideia ... será que tenho categoria para isso ? :P
  3.  # 23

Em todo o caso tive a fazer contas.. e se essas de 50mm de diametro com 17 mm de largura ali coubessem .. nem pensava 2x se me dissessem que fica mesmo bom .

Claro que me custa dar 80€ por 8 rodas, mas se desaparecer aquele ruido, é priceless.

Claro que o teflon daria para o assunto do ruido ... mas e a facilidade com que vai rolar quando estiver pesado com roupa (por exemplo cobertores, toalhas) ... certamente com rolamentos ficará bem melhor, não ?

Se acham que fica bom mudo. É caro? Sim, é, mas à partida compra-se uma vez e fica por muito anos.
    Caro é fumar, e facilmente gasta-se mais por isso em tabaco por mês :)

Suponho que se tenha referido a esta: http://www.ferramentavitalicia.com/contents/pt/p995.html
    •  
      FD
    • 5 janeiro 2012

# 24

Não sei que barulho é mas, quando tive esse problema, bastava olear um pouco a roldana e durante uns meses não tinha que me preocupar...
    Por outro lado, o meu cabo era plastificado...
  4.  # 25

E com o peso da roupa, os rolamentos não serão melhores ?
  5.  # 26

Colocado por: civismoE com o peso da roupa, os rolamentos não serão melhores ?

Na minha maneira de ver, nem se compara, umas rodas com rolamento seriam a melhor solução..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  6.  # 27

Colocado por: civismoEm todo o caso tive a fazer contas.. e se essas de 50mm de diametro com 17 mm de largura ali coubessem .. nem pensava 2x se me dissessem que fica mesmo bom .

Claro que me custa dar 80€ por 8 rodas, mas se desaparecer aquele ruido, é priceless.

Claro que o teflon daria para o assunto do ruido ... mas e a facilidade com que vai rolar quando estiver pesado com roupa (por exemplo cobertores, toalhas) ... certamente com rolamentos ficará bem melhor, não ?

Se acham que fica bom mudo. É caro? Sim, é, mas à partida compra-se uma vez e fica por muito anos.
    Caro é fumar, e facilmente gasta-se mais por isso em tabaco por mês :)

Suponho que se tenha referido a esta:http://www.ferramentavitalicia.com/contents/pt/p995.html

Sim, essa mesmo. Só tem que verificar as medidas com o espaço que tem no suporte respectivo. O sistema de rolamento blindado é o ideal, mas o casquilho em teflon satisfaz porque este é muito resistente.
    Acho que não deve colocar qualquer tipo de lubrificante, porque por mais cuidado que tenha e com o trabalhar da roldana, virá sempre para o exterior e basta haver vento e lá vai um lençol ou uma camisa para o lixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  7.  # 28

Boas!

Explique la melhor isso do rolamento blindado !

Obrigado !
  8.  # 29

É um termo usual na indústria. Tem as esferas (agulhas ou rolos, elementos de rolamento ou deslizamento) protegidas com uma borracha vedante (ou chapa metálica) que evita a saída do lubrificante dos elementos de rolamento e impede a entrada de sujidade. Posso lhe dizer mais, nesse caso não precisa de usar roldana inóx, basta niquelada com o respectivo rolamento.
  9.  # 30

Colocado por: manueteixeiratria. Tem as esferas (agulhas ou rolos, elementos de rolamento ou deslizamento) protegidas com uma borracha vedante (ou chapa metálica) que evita a saída do lubrificante dos elementos de rolamento e impede a entrada de sujidade. Posso lhe dizer mais, nesse caso não precisa de usar roldana inóx, basta niquelada com o respectivo rolamento.

Fixe :)

Entretanto ja escolhi o rolamento, é um SKF usado em alguns comboios :P
      4096104-OE[1].jpg
  10.  # 31

Rolamentos específicos para suportar centenas de kg aplicados em estendais :)

Mas compreendo a sua preocupação com o ruído, é de factor ensurdecedor.

Estes rolamentos (100mm e 120mm) são os que usamos nos portões metálicos de correr (portões de entrada).

PS: Resolveu o problema?
  11.  # 32

Colocado por: two-rokRolamentos específicos para suportar centenas de kg aplicados em estendais :)

Mas compreendo a sua preocupação com o ruído, é de factor ensurdecedor.

Estes rolamentos (100mm e 120mm) são os que usamos nos portões metálicos de correr (portões de entrada).

PS: Resolveu o problema?

Boas!

Ainda não, mas tenho que resolver :)
  12.  # 33

Encontei mais umas rodinhas interessantes ... tenho que resolver isto rapido, faz cada vez mais barulho.

Neste site de produtos para barcos ha esta que parece quase perfeita ... ainda por cima deve ser fixe para um estendal, uma vez que um barco esta sujeito a condições bem piores...
    Pena é que não diz o preço :

http://www.jgarraio.pt/index.php?main_page=product_info&cPath=2_3207&products_id=16887&subtemplate=mr

Viadana - Derlin sheave w/s.s.balls and cover
    Viadana - Derlin sheave w/s.s.balls and cover
    Viadana
    Ref. 802V2115

Description
    Derlin® sheave with stainless steel balls and cover. Rope D.10 mm. Dimension: D1: 28 mm; D2: 5.3 mm; D3: 10 mm; S: 14.6 mm.
      16887jpg[1].jpg
  13.  # 34

Perfeito perfeito, era algo com o formato das seguintes fotos, mas que trouxesse logo a rodinha com os rolamentos ...

É muito importante que seja facil de montar no estendal existe, uma vez que vou estar ali pendurado a fazer a operação...
      1093[1].png
      17026jpg.jpg
      682[1].png
  14.  # 35

15.  # 36

Mas as de nylon mais pequenas são de 60mm ... para isso mais vale ir para estas , cuja mais pequena é de 50mm

http://www.sacastro-ferragens.com/ferragens/modelo/1701/acessorios-portao/rodas-para-portoes/mod-102/
      roda-1rol-gola-u_800[1].jpg
  16.  # 37

Estas tambem sao giras, mas são uma fortuna, provavelmente por serem para uso industrial

http://www.manutan.pt/roldanas_c_Main102H00E5002M.html
      tn-x_1564-70_m199_v1[2].jpg
      li-x_34-301_m199_v1[2].jpg
  17.  # 38

Após reflectir um pouco mais, talvez este seja o ideal :

http://www.nautiline.com/en/product/10146/Viadana-Derlin-sheave-w-s.s.balls-and-cover-Rope-D.10mm-Code-802V2115.html

Derlin® sheave with stainless steel balls and cover. Rope D.10 mm.

Dimension: D1: 28 mm; D2: 5.3 mm; D3: 10 mm; S: 14.6 mm.
      0-b9ec5d40-786[1].jpg
  18.  # 39

Deram-me uma cotação de 11€ e tal para estas ultimas, de nylon com rolamento (unitário, já com iva).

Será que se arranja mais barato ?
  19.  # 40

Ontem estive numa loja de ferragens de manhã, e trouxe duas zincadas de 50mm em U. (acho que sao iguais a uma da sacastro que meti ali atras)
    A caixa diz ""combi arialdo ref 513" (para quem estiver interessado)
    Trouxe apenas duas para testar se realmente funciona. Vou ver se as monto ainda hoje .

São é muito largas, vou ter que alargar um bocado a estrutura que alberga a roda, talvez com um pé de cabra.
    Uma coisa fixe é que estas rodas ja trazem um espaçador, por isso nunca vao bater de lado.

Depois digo como ficou e o quanto melhorou

Eis foto delas:
      DSCF6356.JPG

0.0274 seg. NEW