Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

O tempo voa e as vezes nem damos por ele :)
  2.  # 62

Finalmente chegaram as rodinhas !

Apesar de o diametro ser igual , quando vistas lado a lado nota-se que são 20 ou 30% mais largas ... mas para o efeito tanto faz.

E o parafuso que vem é gigantesco, demasiado, por isso meti mais pequenos e aproveitei esses parafusos para outra parte.

Para começar fotos das rodas e do material que comprei para o estendal mais fixe da peninsula iberica !

Os suportes para as rodas são os mesmos do par de rodas que apliquei ha 2 anos , e que passaram distintamente no teste. Apenas alguns sinais de ferrugem no sitio onde passa o cabo, mas nada de especial.
    Estes suportes são feitos a parte de uns esquadros metalicos que se vendem no aki, para serem aplicados como cantos interiores na construção de moveis (os quais foram dobrados no torno para ficarem com este formato que se vê nas fotos )
      IMG_1829.JPG
      IMG_1830.JPG
      IMG_1838.JPG
      IMG_1835.JPG
      IMG_1845.JPG
      IMG_1843.JPG
      IMG_1842.JPG
      IMG_1846.JPG
      IMG_1847.JPG
      IMG_1849.JPG
  3.  # 63

Gosto muito de bricolagem, mas demora tudo tanto tempo ...
    Entre retirar os estendais, e o acabar o primeiro (só me falta cortar as pontas dos parafudos) , ja passaram umas 5 ou 6 horas.

O segundo esta quase acabado, mas voltar a colocar tudo no sitio, meter os cabos , etc .. ainda serao na boa mais outras tantas 5 horas !

E tudo isto porque comprei um estendal de Inox "topo de gama" , mas com umas rodinhas merdosas, do mais ruidoso e irritante que já ouvi !

Daria de bom grado 150€ por um estendal que ja trouxesse rodinhas com rolamentos.
    É tao mais silencioso, suave e fácil de rodar, que acredito que haja um mercado para estendais de qualidade!

Ah, e comprei uma cantoneira de inox, para colocar aparafusada à estrutura original, isto para evitar a torçao com o peso da roupa molhada, uma vez que mesmo que ceda apenas 1 cm nas pontas, significa que o fio mais afastado já ira ficar com a roupa muito mais baixa. Só a barra de inox foi alguns 18€ !!!

Eis fotos do processo . Os parafudos maiores foi a aproveitar os que vinham com as rodas .

Mas primeiras fotos vêm-se as rodinhas originais, as quais arranquei . Barulhentas e perras como tudo !!!
      IMG_1822.JPG
      IMG_1823.JPG
      IMG_1825.JPG
      IMG_1827.JPG
      IMG_1832.JPG
      IMG_1833.JPG
      IMG_1834.JPG
      IMG_18403.JPG
      IMG_1841.JPG
      IMG_1850.JPG
  4.  # 64

Nunca me lembro disto, alguem ajude: Nos estendais, o esticador fica em cima, correcto ?
  5.  # 65

Meta por baixo, para não "esmagar o cabo com o peso. é mais confortável de operar com o esticador no cabo inferior.
  6.  # 66

Colocado por: Pedro BarradasMeta por baixo, para não "esmagar o cabo com o peso. é mais confortável de operar com o esticador no cabo inferior.

Esmagar o cabo com o peso ??
  7.  # 67

sim, o cabo com passar do tempo vais aliviando/ afrouxando - e já se sabe que não se vai mantendo... é chato ter o peso do esticador em cima a chatear a roupa.
  8.  # 68

(...) Gosto muito de bricolagem, mas demora tudo tanto tempo ... (...)

Caro civismo, este seu desabafo é porque, eu acho, que você é um perfeccionista (atenção, para mim isso é uma qualidade e não um defeito). Também eu gostaria de ter um estendal »à maneira« mas, na família, não temos gente com esses predicados. Na verdade, tenho o mesmo problema, com os rodízios do estendal e, como você diz: »Só não percebo é como é que isto não se vende já feito... acho que seria um best seller !«. Quanto ao cabo comprei com reforço de plástico, não acho aconselhável o cabo nu, porque vai »moer« a roupa, mais cedo ou mais tarde, mormente em dias de ventania. Agora ao que venho: pode dizer onde comprou as rodas?
  9.  # 69

As rodas vendem-se em qualquer casa de ferragens.
    Peça rodas das que usam nos portões de correr, neste caso com 50mm de diametro.
    Cada roda anda perto dos 10€, mas o resultado final vale a pena (pelo menos a julgar pelo par que está há dois anos em testes)

Ou seja, um estendal destes costumizado fica caro, talvez uns 200 ~300€ .... Mas é daquelas coisas que divindindo pelos anos que supostamente irá durar, somando o facto de ser muito mais fácil estender e apanhar a roupa , torna-se barato .

Claro que custa muito pois é feito neste espirito de bricolagem, e nem precisava de rodas tão boas , uma vez que estas são feitas para suportar o peso de portões deslizantes de centenas de KG ...

COm rodinhas com rolamentos das mais baratas (que nao sei onde encontrar, mas que devem arranjar-se na china a 1 ou 2€ ), e feitos em série, estes estendais deveriam custar uns 100 a 150€

Até poderiam ser vendidos de uma forma modular, por ex a estrutura em inox era sempre a mesma e custava um preço base de 50€ .
    Teria vários orificios para colocar os pares de rodas necessários a cada caso, os quais seriam vendidos separadamente.
    Por ex, poderia dar para levar 2 a 4 cabos , consoante as necessidades

Ah, outra ideia! O sistema de fixação poderia ser mais facil, por gravidade, pois não dá jeito nenhum estar à janela a fixar o estendal.
    Poderia ser uma placa que seria aparafusada na parede, com um encaixe, no qual a estrutura do estendal em si encaixaria , de cima para baixo.

Está lançada a ideial , não há por ai nenhum serralheiro que a queira comercializar ?

Ainda vou é leva-la ao shark tank :)
    Concordam com este comentário: tiyxu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
      stkiers-in-the-tank1.jpg
  10.  # 70

Estou a pensar meter estendal, e a 1ª coisa que queria evitar era isto.

Estes esticadores nao ha maneira de evitar isso? Por exemplo termos um cabo inteiro circular "à medida" e depois nas roldanas q elas tivessem sistema de encaixe q permitisse o cabo entrar encaixar na roldana e depois fechar?

Alem disso onde posso comprar na zona de Lisboa um estendal de qualidade? Tinha um contacto de uma pessoa que metia estendais mesmo de inox que nao enferrujavam perdi esse contacto. Há onde os possa fazer à medida? Nao estou a conseguir encontrar nenhuma empresa que venda esses estendais assim com um pouco mais de qualidade do que os que encontro no Leroy
  11.  # 71

Boas!

Antes do mais quero dizer que passaram muitos meses e que o estendal está perfeito, os rolamentos continuam como novos e revelaram ser a melhor opção, pois mesmo com roupa pesada molhada (toalhas, lencoes, cobertores), consegue-se deslicar com um esforço minimo !

Para evitar o problema que se vê nessa foto que acabou de colocar, segui a sugestão que alguem aqui deu, coloquei lado a lado duas peças dessas com porcas, e ficou resolvido.

Passados uns meses fiz uma alteração : Meti umas braçacadeiras a prender (trancar) os esticadores, pois com o uso iam abrindo e desregulavam a tensão de cada cabo. Nunca mais tive que afinar desde então

Apenas faço dois pequenos reparos menos positivos:

>Quando esta muito vento, o estendal tende a mandar golpadas para um lado ou para o outro, pois como os rolamentos tornam-no muito leve , a força do vento consegue move.lo facilmente . Ja pensei adaptar um travão :)

>AS rodas metalicas tendem a ganhar uma ligeira ferrugem em algumas alturas do ano, devido ao atrito do cabo de aço nessas rodas, mas é minima, e é facil de limpar
    Talvez com rodas de outro tipo de metal (Latao) ou Nylon isto nao acontecesse
  12.  # 72

Colocado por: jccgoldAlem disso onde posso comprar na zona de Lisboa um estendal de qualidade? Tinha um contacto de uma pessoa que metia estendais mesmo de inox que nao enferrujavam perdi esse contacto. Há onde os possa fazer à medida? Nao estou a conseguir encontrar nenhuma empresa que venda esses estendais assim com um pouco mais de qualidade do que os que encontro no Leroy

Fartei-me de procurar e nao encontrei. Nos Leroys e afins é só lixo descartavel

Ha uns anos comprei por encomenda uns estendais de inox, mas as rodas eram horriveis e prendiam e chiavam por todo o lado

Aproveitei a estrutura desse estendal de inox, meti uma barra em "L" aparafusada a reforçar para nao ter tanta torção com o peso da roupa, e foi nessa barra que aparafusei estas rodas de inox com rolamentos, utilizadas nos portoes

Devo ter gasto mais de 200€ neste estendal , e muitas horas, mas foi bem investido, gasta-se uma vez e esquece-se

Tem aqui o processo de fabrico: https://forumdacasa.com/discussion/16066/4/rolamentos-para-estendal-em-inox-ou-estendais-em-inox-com-rolamentos-ja-feitos/#Comment_655978

Acredito que quem se dedicasse a fabricar estendais destes de qualidade, em série para reduzir o preço, conseguisse criar uma marca de qualidade em poucos anos.
    Nem toda a gente tem disponibilidade de gastar mais de 250€ por um estendal, mas devidamente promovido, um produto destes ganharia a sua clientela ,

O target seria o cliente que (pode) e que faz contas e conclui que mais vale gastar uma vez muito num bom estental, que sera um bom estendal por muitos e longos anos, do que comprar estendais descartaveis que ao fim de poucos anos estao todos podres, precisam ser substuidos e nem se sempre se arranja com furacao igual e depois é preciso abrir mais buracos... Ja para nem falar no conforto, leveza e silencio de funcionamento
  13.  # 73

Colocado por: jccgoldEstou a pensar meter estendal, e a 1ª coisa que queria evitar era isto.

Existem formas muito fáceis.
    Uma passa por enrolar na ponta um arame fino de zinco. O zinco é bastante maleável e consegue proteger a ponta dessa forma.
    Outra é arranjar umas pontas plásticas que podem ser fundidas na ponta do cabo, por exemplo: http://www.gsproducts.co.uk/steel-wire-rope/steel-wire-rope-pvc-plastic-end-caps/
    Quanto ao "grampo", não me dei bem com os desse tipo, simples. O cabo tinha tendência a escorregar e a ficar bambo. Tenho alguns destes que são 5 estrelas: http://www.gsproducts.co.uk/stainless-steel-duplex-wire-rope-grips-clamps/
  14.  # 74

Voces nao entenderam o meu objectivo. O meu objectivo nao é proteger os esticadores. O meu objectivo é que nao existam. Parece-me uma coisa completamente inestetica, uma adaptacao mais que arcaica que tenho a certeza existirao melhores sistemas q permitam os cabos rodar livremente.
    civismo sim passaste entao pelo problema q eu estou a passar. Eu ja nem vou a questao do chiar das rodas, começa logo por uma estrutura em inox que nao enferruge.
    Parece-me absurdo muitas coisas que as pessoas fazem uma delas, por lei os predios têm de ser pintados de 10 em 10 anos, gasta-se um balurdio só para a tinta parecer mais nova, e depois têm estendais a escorrer ferrugem. A pobreza de solucoes no mercado nacional é muitas vezes arrepiante já perdi a conta às vezes que tive de mandar vir coisas de fora
  15.  # 75

O mais fixe e ter uma maquina de secar...
  16.  # 76

Nao me parece que o mais fixe seja ocupar 63cm3 numa casa e pagar electricidade desnecessariamente num país quente como o nosso
    Concordam com este comentário: tiyxu
  17.  # 77

Colocado por: jccgoldNao me parece que o mais fixe seja ocupar 63cm3 numa casa e pagar electricidade desnecessariamente num país quente como o nosso
    Concordam com este comentário:tiyxu
    mas a ropa fica melhor tratada e nao sofra tanto dezgaste por coisa de ficar muito tempo umidas alem de limpeza ao nivel microscopico e bacteriano...no ar livre pode ser barato mas ode apanhar particulas de po e bacterias que adora umidade ou que ja la vive a um bom bucado..assim leva um rico tratamento de sobreaquecimento ...e nao fica asssi tao carro como se pensa...
  18.  # 78

O estendal que fiz ha uns anos continua a funcionar perfeitamente, foi caro mas uma excelente opção

Entretanto preciso de fazer um para outra casa, e andei no ebay a procurar rodas de nylon, vou arriscar mandar vir estas, mas receio que sejam frageis e insuficientes para o peso da roupa

Seja como for, 3€ ja com portes por 4 rodas é dado
      Screenshot_ON.606.jpg
  19.  # 79

Vi outros interessantes:
      Screenshot_ON.607.jpg
      Screenshot_ON.608.jpg
      Screenshot_ON.609.jpg
      Screenshot_ON.610.jpg
      Screenshot_ON.611.jpg
    • tiyxu
    • 25 setembro 2016 editado

# 80

Este foi feito esta semana....só com inox e acesorios de inox de barcos com vela...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      20160923_095159.jpg

0.0315 seg. NEW