Boa noite, tenho um problema entre mãos e certamente alguém terá experiência no assunto. Agradeço qq ajuda. Recentemente comecei a construir uma moradia com cave e na escavação descobri uma nascente num dos cantos da escavação. Consigo escoar a água através de um tubo colocado numa vala (felizmente tenho queda e comprimento de terreno suficientes para obter um cota mais baixa para o escoamento) MAS: - o tubo e a nascente estão em lados opostos da escavação -> logo a água passa por debaixo da fundação.
Minha solução para já é canaliza~la por uma conduta por debaixo da casa até uma caixa localizada na outra extremidade (onde começa a conduta de descarga). No entanto, não consigo ter cota para toda a superficie da escavação e existem e existirão sempre pequenos lagos de água dentro da casa.
Algumas informações adicionais:
- a escavação é realizada em pedra de xisto (preto duro na maior parte e algumas zonas de castanho mais macio) - a lage na cave é elevada cerca de 70 cm (face inferior da lage) em relação à superficie da escavação - lage aligeirada - sapata contínua 1x0.5m - casa toda em betão (paredes externas e lajes r/c , 1º andar e cobertura maciças) - betão de limpeza é mais parecido com uma viga não armada, ligeiramente mais larga que a sapata estrutural, com 50-60cm de altura (garante sapata a começar acima da cota da água)
Questões: - que aconselham colocar sobre o betão de limpeza (por debaixo da sapata) para evitar a eventual subida de humidade do betão de limpeza ao betão estrutural ? Pintura betuminoso, produto impermebilizante cimentício, tela polietileno (plástico preto)??? Acho que o plastico vou por sempre não sei é se devo colocar mais alguma coisa. - que aconselham colocar na zona central (onde não há betão de limpeza nem estrutura)? tenho receio que o lençol de água tenda a evaporar (o que acontece naturalmente) e ressoe a face inferior da laje (em vigotas pre-esforçadas e sem hipótese de qq tratamento)? Estou a ponderar colocar cascalho a encher as covas, um tubo de dreno entre duas camadas de geotextil dentro do cascalho + uma camada superior de cascalho ou brita n2 e eventualmente mais uma camada fina de betão de limpeza para fixar o conjunto e reduzir a evaporação.
Ficava com um percurso muito maior (passagem pelo meio do rectangulo na direcção da menor distancia) e a questão não está nessa passagem (essa é efectuada por um tubo PP corrugado sn6 com queda e tudo o mais) ...a questão é a água que acaba por passar por debaixo do betão de limpeza mais aquela que vai nascendo por lá (menos do que a que corre pelo tubo...mas sempre a ter em atenção).
Devo referir ainda que um dos alertas e atenção que terei é garantir uma boa ventilação deste "oco" entre a lage e a superficie do fundo da escavação.
Não tem importância. Pelo lado de fora, evita a subida da humidade por capilaridade. Além disso se o caudal aumentar ainda poderá prejudicar ainda mais. Mesmo que o pendente seja quase nulo, é preferível drenar pelo exterior. Mas você já tem a sua opinião formada.
Acho que não me fiz entender. - de um lado da casa tenho a nascente e do outro tenho a saida para evacuação. Como estes dois pontos ficam de lados opostos do rectangulo da casa fiz uma atravessamento (atravessei o rectangulo na largura) com um tubo d200 "fechado"..ou seja, daí nada evapora. - a questão está na água que nasce e que naturalmente se vai infiltrar para debaixo da casa - existe tb um dreno perimetral pelo exterior (mas certamente não me garante apanhar toda a água que tentará atravessar por debaixo da estrutura e não absorverá a que nasce lá dentro)... é dessa que tenho receio.
...não tenho opinião formada... apenas uma imagem mais real do que lá tenho...:)
Poderá fazer sempre algumas ramificações a drenar para o dreno principal. Desse modo, fará escoar toda a água debaixo do piso térreo. Estas ramificações não precisam ter tubagem. Basta só brita envolvida em geotêxtil. Não sei se me fiz entender.
"Estou a ponderar colocar cascalho a encher as covas, um tubo de dreno entre duas camadas de geotextil dentro do cascalho + uma camada superior de cascalho ou brita n2 e eventualmente mais uma camada fina de betão de limpeza para fixar o conjunto e reduzir a evaporação."
?? tipo uma sandwich : camada de cascalho com alguma pendente + geotx + tubo com brita à volta para ter mesma altura + geotx + brita + (betão limpeza??)
ou camada de cascalho + geotx+ dreno+ geotx pcascalho + (betão)??
Li na diagonal, e não vi como resolver, mas uma coisa lhe recomendo: Arranje uma forma de captar essa água; Ela vai ser o seu melhor bem. Como? Não sei, arranje alguém que o ajude, talvez o seu projectista, mas não desperdice essa água!
"Fasssam" parte
Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimoreira12
Na verdade assim o faço. Não coloquei essa informação aqui para não gerar mais confusão. Essa água (ou melhor uma das nascentes) nasce dentro de uma antiga cisterna. A água que passa no tal tubo é aquela que sobra e sai pela superfície de um "dique" criado na boca dessa cisterna. Lá dentro ainda consigo armazenar cerca de 10-12m3. No futuro ainda conseguirei, se necessário, armazenar a que vai pelo tubo de evacuação numa cisterna a construir no fundo do terreno.
Independentemente da drenagem se em espinha se contínua, se se aproveitam as água ou não é imperativo que se garanta a estanquicidade tanto da laje como das paredes, para comprovar o que eu digo, apenas é necessário fazer uma busca neste forum a casos de caves ou paredes enterradas com infiltrações...
Estas pessoas agradeceram este comentário: ruimoreira12