Iniciar sessão ou registar-se
    • fjcg
    • 1 fevereiro 2011

# 1

Caros participantes do fórum

Estou neste momento na fase de concepção da minha futura casa (caso tudo corra como previsto).

Neste sentido, gostaria de recolher as vossas opiniões acerca do pré-projecto apresentado pelo meu arquitecto, uma vez que nestas situações todas as sugestões são mais-valias (esperemos :-) ).

Junto as imagens do levantamento topográfico bem como das plantas...

Agradeço que sejam correctos, caso contrário escusam de comentar.

Obrigado
  1.  # 2

Boa tarde,

Presumo ter ai alguns impasses relativo às acessibilidades. E imagine por exemplo que está à lareira e quer ir para o "quarto 2"... Já imaginou?
    Prefiro ficar por aqui e não opinar(criticar) o próprio projecto.

Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
  2.  # 3

Não encontro indicação do norte para lhe dar uma opinião correcta mas veja o seguinte:
    - a piscina deverá obter o máximo de sol e estar protegida dos ventos
    - a direcção principal dos ventos de verá ser coincidente com a direcção longitudinal da piscina e no sentido da parte mais baixa para a mais funda.
    - deve priveligiar a exposição solar da piscina para a 2ª meia manhã (10-12) e fim da tarde (17-19). No restante horário, a sombra não aborrece muito (mas será sempre de evitar).
    Sobre o resto é principalmente ao seu criterio e consoante os seus gostos sendo que:
    minimizar percurso cozinha-copa/sala de jantar-wc serviço
    minimizar percurso lavandaria (ou cozinha) - exterior
  3.  # 4

A relação Perimetro/Área parece-me exagerada, além de encarecer a construção, em termos térmicos é desfavorável.
    • fjcg
    • 1 fevereiro 2011

# 5

Agradeço desde já os comentários.

Respondendo à vossas questões:

Presumo ter ai alguns impasses relativo às acessibilidades. E imagine por exemplo que está à lareira e quer ir para o "quarto 2"... Já imaginou?
    Prefiro ficar por aqui e não opinar(criticar) o próprio projecto.

A que deficuldades se refere?

Não encontro indicação do norte para lhe dar uma opinião correcta mas veja o seguinte:
    - a piscina deverá obter o máximo de sol e estar protegida dos ventos
    - a direcção principal dos ventos de verá ser coincidente com a direcção longitudinal da piscina e no sentido da parte mais baixa para a mais funda.
    - deve priveligiar a exposição solar da piscina para a 2ª meia manhã (10-12) e fim da tarde (17-19). No restante horário, a sombra não aborrece muito (mas será sempre de evitar).

A cozinha está virada a norte...a piscina para já não é para construir...
  4.  # 6

Boa noite,

No que respeita à Lei das acessibilidades, essa moradia não respeita essa legislação.
    E a distancia/percurso que tem de efectuar de um ponto da casa para o outro pondo (sala até ao quarto 2) parece-me bastante forçado.
    Tenha em atenção os indices de ocupação do solo.

Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
  5.  # 7

Mas tem uma vantagem. Tem ginásio. Aquele corredor de distribuição dá para fazer a manutenção diária. 25 vezes para cada lado e aí está 1km feito. Bem pensado!!!
    • fjcg
    • 1 fevereiro 2011

# 8

Colocado por: JCM | ARQMas tem uma vantagem. Tem ginásio. Aquele corredor de distribuição dá para fazer a manutenção diária. 25 vezes para cada lado e aí está 1km feito. Bem pensado!!!

As críticas não construtivas são dispensáveis...
  6.  # 9

Eu sou livre de dizer o que me apetecer. Desde que não trate mal alguém, posso dizer o que quiser. Estou no fórum e opino e também recebo opiniões que nem sempre vão ao encontro dos meus pensamentos. Por isso é que isto é um fórum.
    Se não gostou da crítica e não percebeu o que eu quie dizer, lamento.

Cmps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjcg
  7.  # 10

Colocado por: fjcg

fjcg, não veja o comentário do JCM como uma crítica destrutiva mas sim como um alerta.
    Há quem viva bem com corredores em casa e quem não os suporte (que é o meu caso), penso que a ideia do JCM era alerta-lo para o tamanho do corredor.
    Na minha modesta opinião (que nada percebo de arquitectura) penso que, com o passar do tempo, este corredor se pode tornar claustrofóbico!
    Já pensou como o vai decorar?

Por outro lado, se bem entendi a planta, parece-me que o terreno também o está a limitar um pouco....obrigando-o a esta distribuição em "U", ou foi mesmo opção?
    Concordam com este comentário: rosa.cunha
  8.  # 11

Mas teve a sua piada :D
  9.  # 12

Bem, vou ser construtivo á minha maneira.

fjcg

pelo programa que a sua casa apresenta, adoraria fazer o projecto da sua casa, como é evidente faria de outra forma mas que o programa é interessante é ( uma casa pátio). Cheira-me que um dia vai envidraçar todo o alpendre e a circulação da casa toda passar a ser feita por ai.
  10.  # 13

sendo correcto, esse projecto dificilmente é de arquitecto na verdadeira ascensão da palavra, https://forumdacasa.com/discussion/15737/1/fale-com-um-arquitecto-mas-porque/
    como já foi dito esse corredor é enorme, os espaços são apertados e exíguos, o corredor além de comprido é alternado exageradamente em direcções.
    só com o corredor nessa disposição, consegue estrangular os espaços todos devido a largura da casa que é pequena.
    o meu conselho rever tudo a partir do hall para a direita, organizando o corredor de melhor forma.
    Concordam com este comentário: rosa.cunha
  11.  # 14

Há com cada um...
    Cria a conta... de seguida "impõe" as "regras do jogo" e há um user que em jeito de brincadeira ( diria tipo um "abre-olhos") manda uma piada da pista de atletismo que vai ter em sua casa e ainda fica todo "inchado"....
    Haja respeito por estas pessoas que a troco de nada comentam (e bem) determinados projectos.
    Em minha opinião estes profissionais que a título gratuito dão o seu parecer não merecem a forma como por vezes são tratados.
    Digo-lhe... e espero que não fique "inchado" comigo também... Com essa atitude PAGUE para ter opiniões!

Tenham todos um bom dia...
    • fjcg
    • 2 fevereiro 2011

# 15

Bom dia,

Agradeço as vossas opiniões / sugestões em relação à área de distribuição e corredor. Efectivamente quando o arquitecto nos apresentou o projecto foi também um dos principais "defeitos" que lhe apontamos.

Contudo, existe de facto uma limitação ao espaço. O terreno tem uma elevação de cerca de 2 metros, e a parte das salas e cozinha não são construção nova, mas sim reconstrução de uma casa antiga.

Obrigado a todos
    • RSS
    • 2 fevereiro 2011

# 16

Essa lareira no meio da sala pode ser muito bonita ... mas se quiser ver televisão onde é que a vai colocar?
    Na disposição aí proposta não me parece que esteja prevista TV para a sala.
    Penso que faz falta uma lavandaria com aceso ao exterior ...

E realmente esse corredor todo em zigzag... também não é muito do meu agrado
  12.  # 17

Meus comentários:

Hall
    - Para quem vem da rua, a entrada fica muito afastada

Sala
    - Penso que uma janela virada para a estrada ficava bem

Arrumos
    - Tendo em conta a pouca área, penso que o melhor seria colocar aí armários (cozinha ficava com ar de maior e mais arrumação)

Cozinha
    - A janela parece-me pequena dando pouca claridade para a cozinha

Páteo exterior
    - É só isso (~6m^2) ou tem mais para o exterior? Se for só isso a ideia é colocar aí os estendais? Chega?

Corredor
    Demasiado grande e estreito sem iluminação natural (zona privada).

Escritório
    - A janela podia ser um pouco maior.... e talvez na outra parede....

Escadas
    - Se vier com sacos de compras da cave/garagem.... tem de fazer ainda uma grande caminhada até à cozinha...
    - Prever uma porta nas escadas para separar a cave do RC

Quarto 1
    - Essa parede na diagonal podia ser evitada. Gosta?

Quarto 2
    - Demasiado afastado da entrada..... o que até pode ser bom a nível de ruídos, por exemplo....

Hall dos quartos
    - Grande, sem iluminação natural.....

IS dos quartos/acessibilidades
    - Como é a única com banheira, esta será a das acessibilidades (as outras não prevêem espaço para ela), no entanto, não sei se cumpre.... circunfrência de diâmetro 1,5m....
    - Sendo de acessibilidades, podia ser mais acessível.... não ficar tão afastada :-)

Piscina
    - Virada para a estrada.... nacional?! Mesmo que não seja para já, a ideia é de o ser no futuro.... pelo menos a disposição da casa assim o indica, preveja algo para ter alguma privacidade...

Resumo
    - Faltam janelas nos corredores e algumas são pequenas (cozinha/escritório)....
    - Desperdício de áreas com opções pouco estéticas (parede na diagonal por exemplo).
    - Já fez as contas quantos m^2 tem de hall e corredores? Correspondem a que percentagem do total?
    - A respeito das acessibilidades, creio que é necessário prever rampas no acesso à casas vindo do exterior.....

Como não sei das condicionantes, provavelmente algumas falhas tem razão de o ser.... mas.... tentava dar uma volta a tudo.... mesmo na sala e cozinha que são restauro....
  13.  # 18

Ora, então cá vai uma crítica construtiva:

Se esse projecto é de um arquitecto, despeça esse e arranje outro.

o projecto tem:
    - problemas de circulação entre espaços;
    - problemas a nível térmico;
    - envidraçados a menos para paredes exteriores a mais;
    - vista panorâmica e previlegiada para a Estrada Nacional;
    - wc mal distribuidas e mal implantadas;
    - cozinha desconfortável e pouco funcional;
    - closets e roupeiros mal dimensionados;
    - não tem nada que a torne especial, nem sequer um pequeno elemento ou articulação de espaços;
    - IMENSO espaço mal aproveitado pela distribuição encontrada.

Isto que lhe refiro são erros inadmissíveis a um arquitecto, daí eu ter dificuldades em acreditar... E eu não tenho nada que ver com arquitectura.

Um conselho para o desenvolvimento do projecto: aprenda a ouvir, retendo a informação que lhe é útil.
  14.  # 19

Meu caro

Se fosse a si pedia ao seu arquitecto que desse uma volta completa a esse projecto, e olhe que eu não costumo ser excessivamente critico, no entanto acho:

- a passagem do hall de entrada para a sala deveria ser mais intuitiva, vamos mais depresa para a cozinha e para a zona de quartos do que para a sala.
    - aquele corredor enorme, além de criar problemas com as acessibilidades é um autentico disparate.
    - a casa tem excesso de cantos e cantinhos, recortes a mais, deveria simplificar o organigrama dessa planta
    - não vejo nenhuma IS que cumpra as acessibilidades como deve ser.

e isto só com o que mostrou.

nuno costa
    www.doisarquitectos.com

0.0216 seg. NEW