Iniciar sessão ou registar-se
    • Zegato
    • 3 fevereiro 2011 editado

# 1

Boa noite a todos

fui falar com um arquitecto da minha zona, a pedir opinioes e orçamentos para remodelar do meu sotao, porque queria subi-lo um pouco mais para mais tarde aproveitar para habitaçao, ate ai tudo em acordo.

o meu espanto foi ele tentar aliciar-me em fazer uma lage por cima das vigas, uma pequena camada de betao com cerca de 3 cm para evitar humidades e afins, ora a cas tem 30 anos e ainda nem se sabe aonde anda os pilares e as vigas no r/c, eu acho um pouco incoerente tentar convercer-me a fazer isso.

gostaria de saber as vossas opinioes
  1.  # 2

Eu já o teria feito. Mas se vai mexer no telhado, é uma boa ocasião para o fazer.

Mas projectar isso é trabalho para engenheiro, não para arquitecto.

editado: esse arquitecto é cá dos meus! :)
  2.  # 3

Atenção com as alterações aos telhados!

O entendimento varia de câmara para câmara, mas sempre que a intervenção não seja somente repor ou restaurar a estrutura existente (e mesmo nesta circunstância algumas exigem uma comunicação à câmara), e que implique alterações à estrutura, muitas delas exigem um pedido de licenciamento (e nessa circunstância, terá de ser entregue um projecto de estabilidade ou atestado de verificação de solidez sobre a intervenção), porque consideram que isso constitui uma alteração à estrutura resistente do imóvel.

Quanto às alterações propostas pelo colega, nada como pedir uma segunda opinião mas... o Arquitecto é um técnico habilitado e em caso de dano por mau projecto, pode sempre reclamar pela sua responsabilidade. Todos os Arquitectos inscritos na OA têm um seguro profissional que cobre esse tipo de situações.

Informe-se e aja de forma segura e validada!

Cumprimentos,
  3.  # 4

sim o arquitecto, falou-me num estudo e num novo projecto de estabilidade, mas valera a pena essa camada de betao, ora acrescenta peso ha casa, tens custos, sera mesmo que vale a pena?
  4.  # 5

Repita lá: a casa tem 30 (TRINTA) anos e não se sabe onde são os pilares e vigas? Não há projecto aprovado na Câmara?
    Tem a certeza que estamos a falar de uma casa?

Quanto a valer a pena...

1. No dia em que houver um tornadozinho na sua zona, você vai agradecer ter investido nessa placa.

2. Além disso, também vai aumentar o isolamento térmico (o aquecimento/arrefecimento também tem custos).
  5.  # 6

Qualquer intervenção que faça terá custos, o colega de certeza que lhe deu mais do que uma alternativa.

Se quer fazer desse espaço um espaço habitável, terá de se preocupar com as questões de isolamento térmico. Isso pode ser conseguido de muitas formas, com a alteração da placa para betão, ou com a introdução de um elemento isolante à actual estrutura, só vendo...

Cumprimentos,
  6.  # 7

boa tarde,
    aproveitando o tópico coloco aqui uma dúvida referente a minha casa.
    estou na fase de projecto,
    a minha casa será terrea.
    terá telhado.
    será melhor solução lage no telhado?
    ou apenas a vigotas para a telha?
    tendo em conta os custos.
    agradeço exclarecimento.
    zé carlos
  7.  # 8

Colocado por: Luis K. W.Repita lá: a casa tem 30 (TRINTA) anos e não se sabe onde são os pilares e vigas? Não há projecto aprovado na Câmara?
    Tem a certeza que estamos a falar de uma casa?

Quanto a valer a pena...

1. No dia em que houver um tornadozinho na sua zona, você vai agradecer ter investido nessa placa.

2. Além disso, também vai aumentar o isolamento térmico (o aquecimento/arrefecimento também tem custos).

haver ha!

e esta na posse do arquitecto, mas ele tem medo que seja um daqueles que da para muitos, isto é a casa e na quinta do conde sesimbra, obra ilegal aprovada mais tarde, ja deve estar a ver o teatro.

ha pilres no progecto que nao existem na casa, ou nao tinham ou tirara-nos...

0.0134 seg. NEW