Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola. Eu sou estudante universitário e moro num apartamento com mais 2 pessoas, que nos aluga uma senhora, sem contracto. Cada um paga um x pelo seu quarto. Eu gostava de saber o que a senhoria vai ter de pagar ao "Estado" se ela começar a passar-me um recibo da quantia do dinherio que eu lhe pago, porque sem este recibo a junta de freguesia não me dá bolsa de estudo...
  2.  # 2

    Um estudante universitário deveria saber escrever CONTRATO, ou é já um novo acordo ortográfico com os países anglófonos em vigor?

    Quanto à sua questão há por aí dezenas de tópicos sobre este assunto, mas resumidamente sem mais dados é impossível saber quanto ela vai pagar ao Estado, porque as rendas serão englobadas nos rendimentos dela e dai será calculado o montante de impostos a pagar em sede de IRS.
    •  
      FD
    • 4 fevereiro 2011

     # 3

    Colocado por: dekkersEu gostava de saber o que a senhoria vai ter de pagar ao "Estado" se ela começar a passar-me um recibo da quantia do dinherio que eu lhe pago

    Depende dos outros rendimentos da senhora.

    Exemplo: (números hipotéticos só para compreender o raciocínio)
    A taxa de IRS varia consoante os rendimentos das pessoas.
    Se a senhora ganha 1.000€ por ano, no global dos rendimentos (tudo, a sua renda e qualquer outro rendimento que tenha), paga 10% de IRS.
    Se a senhora ganha 10.000€ por ano, no global dos rendimentos, paga 30% de IRS.
    Logo, se lhe paga 100€, no primeiro caso pagará 10€ de IRS sobre a renda que recebe de si.
    Mas, no segundo caso pagará 30€.

    Por isso, é impossível dizer quanto é que ela pagará - só se ela lhe fornecer a declaração de IRS é que poderia saber.
    •  
      FD
    • 4 fevereiro 2011

     # 4

    Colocado por: rjmsilvaUm estudante universitário deveria saber escrever CONTRATO

    Só assim é desde o acordo ortográfico de 1990: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=contrato

    Pode estar na fase de transição. :)
  3.  # 5

    Colocado por: FD
    Só assim é desde o acordo ortográfico de 1990:http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=contrato

    Pode estar na fase de transição. :)


    A dupla grafia contracto/contrato só se aplica ao adjectivo (uso pouco frequente). Neste caso, contrato é substantivo e escreve-se sem "c", antes e depois do Acordo de 90.
    Se quiserem qualquer dia ponho aqui um tópico a esclarecer as dúvidas...: -))))
 
0.0120 seg. NEW