boa tarde alguem aqui do forum me sabe dizer como se suspende uns degraus de uma escada na parede ,eu penso que sera com uma barra ou um varao de ferro onde depois se fixa o degrau mas nao tenho a certeza , e as que tenho visto nao se ve nada por baixo por isso penso que o degrau sera furado e enfiado nessa barra ou nesse varao se alguem me souber esclarecer,desde ja o meu obrigado
Por acaso nunca projectei nenhuma assim mas quer-me parecer que terá sempre que reforçar essa parede de forma a chumbar os tais espigões onde irão encaixar os degraus. Ou seja cada degrau terá como que um orificio ( femea ) onde o(s) espigão(s) que sai da parede ( macho ) encaixa.
Ainda hoje falei com a arquitecta que está a acompanhar a minha obra porque também vou fazer uma escada assim. Será uma estrutura em ferro em T feita por um serralheiro que fica dentro da parede, donde saem os degraus em ferro que serão revestidos a madeira pelo carpinteiro. Ana P Sousa
Outra alternativa... porventura mais económica, com menos sub-empreitada e mais compatível com a alvenaria/ revestimentos habituais, será: - Adicionar um lintel em Betão armado no interior da parede( com a inclinação da escada); - perfurar a parede/ BA para colocação dos apoios em aço (pode ser perfil redondo, rectangular, barra, circular, roscada ou não, - "chumbar" os ditos apoios com Epoxi; - rebocar/estucar; - Pintar; - Colocação do sistema de degraus (madeira; metalico; madeira/ metálico)
Isso Pedro, tambem como dei a entender parece-me a solução mais "estável" uma vez que incorporar um perfil metálico na parede, irá sempre de alguma forma ter tendência a "jogar" dentro da mesma face aos esforços exercidos e com esse lintel em betão a parede não será forçada.
A solução de meter um elemento de betão inclinado, deixa-me nervoso, porque, a menos que seja muito bem implantado, não há maneira de corrigir. Seria uma excelente solução, mas, se em vez de um pilar inclinado fosse uma parede em betão, porque:
Para se poder fixar os apoios, terá de ter uma largura na horizontal de pelo menos 50cm, para se poder fixar 2 pontos de apoio afastados a 30cm do degrau e os furos não ficarem junto ao bordo. Se fizer contas ao sobrecusto de uma cofragem destas, a parede em betão deverá ficar ela por ela e é mais fácil de executar.
Mas em termos de preço a solução do perfil metálico é a mais económica, até porque chumbar com epoxi, é tudo menos barato. Cada furo custa uns 5€
Realmente Paulo Correia, eu tambem preferiria fazer uma parede em betão e até fixar nela o tal perfil metálico já com as distâncias certas dos apoios dos degraus.
Paulo... Não concordo... pelo simples facto de o empreiteiro poder estar mais à vontade em executar o serviço com a mão-de-obra da casa... Além de resolvermos os problemas criados pela diferênça de materiais (AÇO/ ARGAMASSAS/ TIJOLO)... é suposto ficar à vista apenas os degraus... e não haver fissuração na parede. Outro cuidado a ter é deixar uma junta entre o degrau e a parede ( 3 a 5mm). não podemos esquecer que o degrau vai vibrar...
Marco E provavelmente a Halfen até terá esses perfis já prontos que seria só fixar nas costas da cofragem
Pedro Certo, só mudava a opção do lintel para a parede e o empreiteiro continuava a fazer isso com a prata da casa. Mais barato, não é necessáriamente melhor e o perfil metálico vai provocar fissurações, excepto se for recoberto com uma parede de pladur e levar uma "anilha" na zona de contacto
Julgo que o problema não vai ser a base na parede, qualquer solução apresentada, tipo parede, viga, perfil metálico é suficiente. No caso a selagem de varões com bucha quimica (AKI 16€) é possivel.
O mais complicado nestes casos é a rigidez do próprio degrau. É desconfortável subir uma escada que tem muitos deslocamentos. Os degraus são consolas (normalmente) com baixa inércia. Tenham cuidado com esta questão. Já vi desmontar escadas mal projectadas
Já vi uma escada com degraus em madeira,em que os mesmos não eram presos à parede,simplesmente uniam se entre si por uma espécie de parafusos gigantes,nas duas pontas.Ou seja o degrau de cima segurava o de baixo e assim sucessivamente até ao chão.E funcionava.
Outro tópico das escadas suspensas!!!! Já aprendi mais qualquer coisa...mas ainda estou com receio de desafiar as leis da fisica e o tal " momento " do meu sogro a subir as escadas!!! lol
No meu caso foi utilizada uma estrutura metálica, o que para mim foi a solução mais viável. Isto porque a execução de uma viga inclinada é bem mais complicada, e necessita de alguém que saiba bem o que está a fazer para a executar. Uma estrutura metálica, na hora de a colocar, sempre se pode fazer alguns ajustes.
Esta estrutura foi montada no inicio da obra, e teve por várias vezes uma prancha montada em cima dela e a sua estabilidade nunca foi posta em causa. O primeiro teste passou-o com distinção, agora só com o passar dos anos é que vou poder ver como se comporta, mas o meu grau de confiança é muito elevado.
Aqui podem ter uma ideia como a estrutura foi feita.
Aqui já com a parte de cima dos degraus.
Mais tarde posso colocar uma foto da estrutura em bruto.
Com a madeira já no sítio sinto mais oscilação do que quando ainda estava em ferro, de qualquer das formas, é perfeitamente aceitável neste tipo de escada.