Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito boa tarde a todos os participantes neste forúm.
    Este será o meu primeiro post e vou começar com muitas duvidas.
    À cerca de um mês comprei um lote de terreno para construção, muito jeitoso, na zona de Tondela com 821 m2 e com 25m de frente. ( autorizado para construir e deixar afastado 3m de cada lado, 7,5m da estrada e 6m da parte de trás)
    Foi um bom negócio (30000€), mas só em impostos e escrituras e essas coisas todas paguei quase 10% do valor do terreno, algo absurdo e que não estava nada à espera, mas lá consegui me orientar.
    Eu queria fazer uma casa terréa, com cerca de 180m2 habitável (fora varandas).
    Agora as dúvidas são:
    - tenho lido aqui valores de construção algo demasiado elevados para mim, será que não csg fazer uma casa por 100000€???? Nesta zona do País deve ser mais barato a construção....
    - A minha maior dúvida é fazer ou não cave para garangem e arrumos, ou só fazer aquela caixa de ar por baixo da casa e fazer tudo ao lado da casa, visto que tenho terreno mais que suficiente.
    - Eu gosto mais de ver uma casa com a sua garagem ao lado da casa, mas aqui na minha zona, todos dizem que já que vou fazer caixa de ar por baixo da casa, era só mais umas fiadas de blocos e tinhas a tua cave. Será que sai mais barato essa opcção???? (O terreno fica a 1m acima da estrada).
    - O isolamento e pintura de toda a casa em principio se´rão feitos pelos meus cunhados, e logo ai ja poupo alguns€ visto ser aquele isolamento pelo exterior.
    Ajudem-me principalmente na questao de fazer ou nao cave..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
  2.  # 2

Olhe com esse terreno eu pessoalmente não fazia cave e inclusivel não fazia a tal caixa de ar, pois se o terreno já está elevado em relação á estrada logo já tem um escoamento natural do solo e não haverá infiltrações subterraneas, e essa de fazer caixa de ar muitas vezes é porque dá jeito construtivamente, mas eu prefiro um bom enrocamento e a casa "ligada" ao solo.
    Quanto ao que quer gastar, hoje em dia é dificil por 100000 euros, pois tem sempre que contar com arranjos exteriores etc...mas depende do projecto e da qualidade dos acabamentos.
  3.  # 3

Boas

Nenhum engenheiro lhe assinará um projecto de uma cave com as paredes em tijolo ou bloco de cimentos, excepto se não tiverem terrenos encostados, por isso essa solução fica posta de parte.

Em relação á zona de construção, é um mito urbano, que fora das grandes cidades se constroi mais barato, desde que, obviamente se esteja a falar na mesma qualidade de construção. Em certos meios, constroi-se realmente mais barato, mas porque as expectativas das pessoas, sendo mais baixas, prescindem de isolamentos e utilizam materiais de baixa qualidade (caixilharias, madeiras, etc).

Se no custo final da construção, a mão de obra vale entre 40% e 50%, seria necessário que o custo dessa mão de obra fosse, 25% mais baixo, para ter uma redução de 10% no custo final (25% x 40%). Se a mão de obra existente nas nossas obras é na sua grande maioria, emigrante (Brasileiros e ucranianos porque a nossa ou emigrou ou vive do rendimento minimo), sendo emigrante, não se rala de trabalhar onde for preciso, pelo que os preços hora, estão estabilizados e são idênticos em todo o lado. Junte-se a isto as empresas de trabalho temporário e tem o panorama completo. Para termos valores, actualmente um servente custa 4.5 a 5€/hora e um oficial, custa entre 6.5€ e 7.5€/hora.

Ora você pretende construir 180m2 por 100.000€, o que dá 555€/m2 e ainda está na dúvida se mete cave ou não. Desculpe, mas a sua dúvida é se constroi ou não, porque a cave está completamente fora de questão. Se for fazer uma casa com 2 pisos de 90m2 cada, terá de fazer uma cave de 90m2, o que dará uma área total de 270m2Preten de construção, o que daria um valor m2 de 370€ e com este dinheiro nem uma barraca faz.

Por isso a sua dúvida, não é, se faz a cave, mas se terá dinheiro para fazer a casa. E honestamente terá de fazer imensos compromissos, porque ainda lhe faltam projectos, burocracias e afins. E não tenha fé que as coisas vão correr bem, porque nunca correm e terá de ter reservas financeiras.

Cumps
  4.  # 4

Obrigado pelos comentarios.
    Começo a ficar desanimado e a cair na realidade que vou gastar muito mais...
    Eu casa vou fazer, mas ja tou a ver que os 100000€ não chegam...
    Então mas aconselham fazer cave ou não???
    Fica mais caro ou mais barato do que fazer tudo à parte ao mesmo nivel da casa????
    Eu dou muito importancia ao isolamento, visto que se a casa estiver bem isolada não vou precisar de aquecimento, ou melhor pouco vou gastar para aquecer\ arrefecer a minha casa.
  5.  # 5

não faça cave...
    tem espaço suficiente á superficie para fazer uma garagem ligada á casa e um pequeno arrumo sem ter de fazer grandes escavações, muros de suporte, grandes acabamentos nesta zona, enfim e ficar funcionalmente uma casa mais agradável sem a dita cave.
  6.  # 6

...depende muito da topografia do terreno.. imaginem q é inclinado o bastante para ter de ser executado muro de suporte!!! Provavelmente valerá a pena, a cave/ semi-cave....
  7.  # 7

o terreno já está acima da cota da estrada ( 1 metro ) e ter ainda de escavar para "baixo" não me parece que seja mais viável.
  8.  # 8

Colocado por: marco1o terreno já está acima da cota da estrada ( 1 metro ) e ter ainda de escavar para "baixo" não me parece que seja mais viável.

O terreno está mais alto 1m que a cota da estrada?!... onde está essa informação?
  9.  # 9

Colocado por: Pedro Barradas
    Colocado por: marco1o terreno já está acima da cota da estrada ( 1 metro ) e ter ainda de escavar para "baixo" não me parece que seja mais viável.

O terreno está mais alto 1m que a cota da estrada?!... onde está essa informação?

4 linha a contar de baixo, no post inicial :)
  10.  # 10

Colocado por: nandogonca(O terreno fica a 1m acima da estrada).

E depois a cota de soleira da entrada da moradia tem que cumprir o disposto no dec-lei nº163/2004 (acessibilidades).
    Ou afunda a cave ou tem que colocar meios mecânicos que possibilitem cumprir o dec-lei ou então tem o problema de rampas (cada 60cm em altura tem 10m de rampa).
    Nota: - Coloquei um agradecimento no post por engano, lol.
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
  11.  # 11

Anónimo disse:
    Sou da zona de Braga, onde por 170 000€ se compra uma habitação em banda, implantada em terreno de +- 300 m2, (custando o mesmo entre 35 000€/50 000€). Sendo a mesma nova (com pré instalação para A/C e Energia Solar), entregue completamente pronta. Assim sendo acho tirando o custo do terreno e o custo com burocracias....
  12.  # 12

... pois está!!!, não vi... e olhem!!! voltei a olhar e só passado 3 vezes é q dei com a frase no post.
  13.  # 13

Mais uma vez muito obrigado pelas informações.
    Eu sinceramente também nao gosto de ver uma casa com cave, e a tal rampa de acesso à cave, mas se ficasse mais barato fazer cave que fazer tudo à parte e por cima, lá tinha que fazer cave. Eu quero uma casa sem escadas, para quando for velhinho nao ter que subir e descer escadas. Mas uma coisa é certa, se não fizer cave vou ter que fazer à parte uns arrumos mais garagem com cerca de 100m2. Acham mesmo que fica mais barato fazer tudo à parte, mesmo a levar novas fundações, paredes, e telhas com fartura.....
    Marco1 então não necessitarei de fazer a dita caixa de ar, se não fizer a cave??? É que também me aconselharam a fazer essa caixa de ar por debaixo da casa por causa das humidades.
    Mais uma vez muito obrigado a todos.
  14.  # 14

pois foi isso que eu tentei dizer, ou seja humidades? num terreno que está já elevado á envolvente e portanto não existem casos de águas residuais pois o seu nivel friático está de certeza muito "fundo".
    Para se controlar as humidades no piso térreo não é preciso nestes casos de fazer caixa de ar, basta fazer um bom enrocamento e impermeabilizar correctamente.
  15.  # 15

Colocado por: nandogoncaMas uma coisa é certa, se não fizer cave vou ter que fazer à parte uns arrumos mais garagem com cerca de 100m2. Acham mesmo que fica mais barato fazer tudo à parte, mesmo a levar novas fundações, paredes, e telhas com fartura.....

A questão é que você não tem dinheiro para o fazer. O dinheiro que têm, chega-lhe e muito mal, para os 180m2 da moradia. Se quiser fazer a cave ou a garagem exterior, terá de pensar que vai gastar mais 350 a 400€/m2 ou seja, vai precisar de mais 35000 a 40000€, quer a faça enterrada, que a faça no exterior.

O facto de ela ser enterrada, não a torna mais barata, a menos que se "esqueçam" de meter as drenagens nas paredes da cave e sob o pavimento. Mas depois se houver água (e há sempre), é só humidades ou infiltrações nas caves. E pressupondo que não apanha rocha para partir.
  16.  # 16

e mais todo o volume de escavação, contenção e regularização necessários.
  17.  # 17

Muito obrigado pelos comentários.
    Então o melhor mesmo é esquecer a cave.
    O € vou ter que fazer um emprestimo ao banco na sua totalidade, por isso o € não é problema, o pagar esse € é que poderá ser mais para a frente... Com as taxas de juros como estão qualquer dia andamos a trabalhar para pagar só a casa...
    Tenho outra duvida, qual a diferença de um arquitecto, de um engenheiro civil, um desenhador...
    Não fazem todos o mesmo trabalho????
    Só agora ao ler vários post aqui no forum é que fiquei a saber que não são propriamente iguais...
    Outra questão que me deixou aborrecido foi ver vários comentarios em que o constructor vem pedir mais € depois de ter feito um orçamento para aquela obra... Mas então um orçamento não é para isso mesmo (fazer todas as continhas para não haver deslizes), uma pessoa até paga para fazerem orçamentos, e ainda por cima depois são mal calculados, e depois quem sofre é o desgraçado que só quer ter a casa concluida.....
  18.  # 18

Colocado por: nandogoncaTenho outra duvida, qual a diferença de um arquitecto, de um engenheiro civil, um desenhador...

Vai dar confusão, ehehe

Um engenheiro é alguém que não sabe fazer nada e portanto vai trabalhar para as obras
    Um arquitecto? não dou a definição, senão esfolam-me
    Um desenhador é o escriba que faz o trabalho que depois é assinado pelos outros dois

Just kidding, estou de férias :)

Colocado por: nandogoncaOutra questão que me deixou aborrecido foi ver vários comentarios em que o constructor vem pedir mais € depois de ter feito um orçamento para aquela obra... Mas então um orçamento não é para isso mesmo (fazer todas as continhas para não haver deslizes), uma pessoa até paga para fazerem orçamentos, e ainda por cima depois são mal calculados,

Quando tenho de fazer orçamentos, só orçamento aquilo que vem no projecto. Aquilo que lá não vêm, não sou bruxo e se quisesse ser, preferia os numeros do Euromilhões. Como nem sequer jogo....

Agora a sério
    Aquilo que está defenido no projecto para o qual dei orçamento, tenho de o fazer e se me esquecer de algo ou se me enganar nalguma coisa, a empresa terá de assumir e eu de ir ao gabinete do fundo.
    O que lá não estiver ou que esteja de uma forma genérica (e que no fundo não corresponde ao que o cliente quer), é uma deficiência de projecto, pelo qual nenhum empreiteiro pode ser responsabilizado. Se você pede um carro, mas não especifica marca e modelo, porque é que se queixa quando lhe fornecem um carro barato? Se era um topo de gama que queria, que dissesse o que pretendia.

Mas isto leva-nos sempre á qualidade do projecto. Se pagar 3000€ a um arquitecto por um projecto, quer o quê? Qualidade? Leva uns riscos e contente-se com isso. Ou então, paga ao arquitecto o justo valor de um projecto em condições e pode exigir que as coisas venham bem feitas de forma a evitar esses deslizes financeiros.

Claro que nunca existe a garantia de que pagando tem um trabalho de qualidade, mas se não pagar, é que não têm mesmo e nisso ps donos de obras, são craques em poupar de inicio para se entalar no fim. E, já que ninguém nos ouve, ainda bem, se não fossem os trabalhos a mais, como é que se ganhava bom dinheiro? Portanto, cuide-se e não esmifre o arquitecto, senão cá estou eu para descobrir uns trabalhinhos a mais.
  19.  # 19

Então para fazer o projecto da casa vou ter com um arquitecto, certo??????
    Quais os promenores a ter em conta na procura de um e na execução do projecto???
  20.  # 20

Deve arranjar um arquitecto para o projecto de arquitectura (plantas, 3D´s, interiores, exteriores, em resumo mais a parte estética, mas muito mais do que isso como por exemplo disposição do espaço, exposição solar, etc...)

E deve arranjar um Engenheiro para fazer os projectos de especialidades (Águas, esgotos, estabilidade, gás, luz, etc....).

De preferência os dois deverão falar entre eles :-)

Nota: Se quiser fazer uma coisa com bastante pormenor deve pedir ao Arqº que faça um "projecto de execução" mas ai o valor será em norma cerca do dobro.

0.0213 seg. NEW