Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Hoje vou ligar para a EDP, para saber até que ponto pode suceder esse "update"...

    O que eu estranho é que existam prédios a nascer com postes de alta tensão tão próximos que quase servem de estendal! E não se tratam de bairros sociais, são apartamentos com valor comercial elevado. Todos os dias a caminho do emprego observo um bairro novo deste tipo, em Carnaxide.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  2.  # 22

    pois. é malhar enquanto o ferro está frio, é o que os construtures com terrenos com postes estão a fazer: construir e vender antes que o assunto seja mais conhecido...
  3.  # 23

    Colocado por: Paramontepois. é malhar enquanto o ferro está frio, é o que os construtures com terrenos com postes estão a fazer: construir e vender antes que o assunto seja mais conhecido...


    Paramonte, neste caso concreto nem se trata de um terreno urbano, nem é um construtor que está a vender... trata-se de uma propriedade agricola, de um casalito de velhotes que ali cultivavam as suas nabiças e agora, por morte de um deles, querem vender... simplesmente o PDM permite a construção de uma moradia no mesmo, eu é que com a área deste terreno nunca conseguiria nada urbano, não a este preço... pelo que me parece que, neste caso não se trata de má fé por parte de ninguém, entende?

    Pura e simplesmente quero compreender a situação à qual me sujeito neste terreno em particular.

    Efectivamente, HÁ possibilidade de uma linha de media tensão passar a alta tensão, a qualquer momento e perante necessidade prevista pela EDP. Disseram-me agora, na propria EDP...
    Há um guia de leitura que descobri na net e me parece interessante, deixo o link a quem interessar
    http://corpoemente.info/topico-24-linhas-muito-alta-tensao-torres-telemoveis-perigo.html

    cump.
    • kami
    • 17 setembro 2008

     # 24

    Boas

    No terreno onde vou construir... também lá existe um poste que penso ser de média tensão... (se me lembrar na sexta-feira, que vou lá vindimar... tiro umas fotos)...

    Quando eu comprei o terreno... o poste já lá estava... e eu tenho a certeza que a pessoa que me vendeu esse terreno não deu nenhuma autorização para a colocação do poste (emigrante)...
    Pessoalmente não me importa muito a presença do poste... pois vai ficar a cerca de 70 - 100 metros do local da habitação... mas interessava-me saber se tenho alguns direitos em relação ao dito poste... pois queria usar esses direitos para tentar negociar/baixar o preço para colocação de electricidade no meu terreno (terreno em zona agricola em que tenho de ser eu a suportar todos os custos... que neste caso a casa vai ficar a 100 metros da casa/poste mais próximo)

    Cumps

    Kami
  4.  # 25

    Kami, acho que deve ligar para a EDP, eles informam disso...
    • kami
    • 17 setembro 2008

     # 26

    Boas

    Pois... eles informam sempre a favor deles... por isso queria reunir o máximo de informação possivel antes de entrar em contacto com eles!

    Cumps

    Kami
  5.  # 27

    olá boa noite
    Sem querer colocar mais agua na fervora vou dar a minha opinião pessoal.
    Eu pessoalmente não estava minimamente preocupado com o referido poste, porque segundo me pareçe o poste vai ficar afastado da casa a construir.
    Segundo percebo da imagem isso é um poste de media tensão e se bem percebi é na zona de carnaxide logo é uma rede de 10Kv.
    Sendo essa zona uma zona de construção essa rede tem uma tendencia a passar a subterraneo como todas as outras nas cidades ou zonas com uma densidade grande de população, pode não ser já mas ade passar.Por isso se o negoçeo for bom não pense 2 vezes que pode ser tarde.

    * kami
    * há 1 dia


    Quando eu comprei o terreno... o poste já lá estava... e eu tenho a certeza que a pessoa que me vendeu esse terreno não deu nenhuma autorização para a colocação do poste (emigrante)...


    Não é bem assim a EDP não mete postes onde quer existe um departamento próprio para negociar com os proprietários dos terrenos, agora pode é dizer que os terrenos são vendidos várias vezes mas julgo que a autorização que foi dada pelo primeiro proprietário é transmissivel para os restantes.
    Só em casos estremos se chega á famosa utilidade publica e mesmo assim julgo ser só para as linhas de alta tensão.

    Quanto á consrvação por parte da EDP é evidente que essa linha alimenta várias pessoas e que em caso de avaria os tecnicos teem necessidade de se deslocar ai para reparar eventuais avarias, será do bom senso das pessoas permitir ou não a entrada dos tecnicos. Se quer comprar o terreno e não quer ai a linha tem outra hipotese, reze para a linha dar muitas avarias e barre a entrada no terreno ao pessoal da EDP, vai ver que mais dia menos dia eles desviam a linha, lol lol

    Cpts
    kakai
  6.  # 28

    Pois é, são muitos "ses"....
  7.  # 29

    Não é bem uma questão de bom senso do proprietario. O proprietário não pode impedir o acesso à manutenção de uma linha publica ou leva com a policia municipal em cima, já para não falar de outros casos mais complicados onde a expropriação é a solução adoptada. Os nossos terrenos são meros alugueis ao estado, nunca são nossos na totalidade, por isso mesmo existe o IMI. Quando existem questões de maior, que é o caso de situações de interesse público, construções de autoestradas etc...a solução de "vedar o terreno, impossibilitanto a entrada" é de todas a mais dispendiosa para o proprietario.
  8.  # 30

    Colocado por: danielaportelaO proprietário não pode impedir o acesso à manutenção


    Isto parece-me óbvio! Mas não há necessidade de se deixar nenhum acesso "especial" para esse efeito.
    Eles vão lá da maneira que poderem e conseguirem...

    E não vejo o problema de poderem ter de entrar no terreno para fazer qualquer tipo de manutenção, que pela minha experiência é "extremamente rara", pois nestes anos todos não me consigo lembrar de nenhuma.

    Cump
  9.  # 31

    O que depreendo de todas as informações que recolhi, é que estamos sujeitos, seja em terrenos agricolas, ou mesmo nos urbanos, que nos coloquem, uma linhazita... ate de muito alta tensao!
    Hoje falei com um engenheiro da REN que se mostrou muito simpatico e disponivel para me esclarecer as duvidas. Perguntei-lhe se era possivel que a dita linha passasse de media a alta tensao, ele disse-me que é muito pouco provavel, porque os cabos não são iguais, etc etc, pelo que, caso houvesse necessidade de alimentar mais casas de energia na zona, o mais provavel era mesmo criar-se outra linha, noutro local.

    Disse-me ainda que, a falada solução de enterrar os cabos nem é viavel financeiramente (pois trata-se de gastos incomportáveis ao comum mortal), nem é mais seguro em termos de emissão de frequencias, uma vez que as mesmas, desta forma, ficam concentradas no solo e ainda são mais fortes.

    Disse-me ainda uma coisa interessante de saber, é que quando existe um plano de colocar uma nova linha, a REN coloca editais (nas Camaras Municipais, nas finanças) e as pessoas têm um prazo para se opor... claro que não me vejo todos os meses a ir à CM ver os editais, mas nao deixa de ser interessante saber isso. E que os proprietarios sao sempre avisados com antecedencia da colocação de uma nova linha, isto quando interfere de algum modo com as suas propriedades.

    Com toda a reuniao de informação que tenho, estou tentada a continuar o processo de compra, parece-me que vale o risco. Ate porque, mesmo que eu procure outro terreno, no qual nao haja nenhuma linha nem nenhum poste, ninguem nem nada me garante que de hoje a amanha não passe a haver...

    E se eu for contabilizar tooodos os riscos, imperfeições, etc etc em todo o lado vou encontrar pequenos ursos a empatar... pelo menos com o dinheiro que tenho no bolso, os ursos hão-de lá andar à espreita ;)

    KAMI, agradecia que quando tivesse alguma novidade acerca da sua duvida, que colocasse aqui a resposta que encontrou, esta bem? Provavelmente tambem me será util...

    Cump e obrigadas!
  10.  # 32

    Deinhac, acho que faz bem em ir para frente, pois se o terreno e o negócio lhe interessam, não deixe o poste lhe tirar o sono... ;)
    É como diz, há sempre algo "menos bom" em todos os terrenos, em todos os negócios... É a vida!

    Cump
  11.  # 33

    ... e no novo projecto... pode sempre construir de maneira a que o edificio se porte como uma gaiola de FARADAY... ;) ... mas depois não se queixe se não tiver rede de telemóvel dentro de casa!!!!
  12.  # 34

    Colocado por: Pedro Barradas... e no novo projecto... pode sempre construir de maneira a que o edificio se porte como uma gaiola de FARADAY... ;) ... mas depois não se queixe se não tiver rede de telemóvel dentro de casa!!!!


    eheh, para isso usava a gaiola todos os dias, assim assegurava que ficava protegida a toda a hora: ao atravessar a estrada, no emprego, a ver televisao, em frente ao computador, etc etc, ...não havia onda electromagnetica que me chateasse! ;)
  13.  # 35

    Cara amiga, para isolar os campos electromagnéticos devidos aos cabos de média ou alta tensão seria necessário meter a sua casa dentro de uma parede dupla de chumbo. Mesmo que o fizesse, havia o problema das janelas pois não ia viver com elas fechadas a chumbo. Portanto isolar uma casa, deste tipo de radiação, é uma tarefa que custaria milhoes. A gaiola da Faraday é outra coisa, é feita para protejer das descargas (faiscas) de alta tensão.

    È errado comparar a radiação dos electrodomésticos da nossa casa com a radiação dos postes. O que faz a radiação é a corrente eléctrica, e a corrente nos electrodomésticos é muito baixa, ao passo que no cabos é MUITO alta.

    A decisão de comprar o terreno é sua, e ninguem no mundo a pode tomar por si, mas deve-a tomar com conhecimento correcto do problema da radiação electromagnética, o que não me parece que tenha (desculpe estar a ser mauzinho :)).

    O terreno poderá ser barato, mas ficará caro quando começar a investir na casa que vai lá colocar. Ainda por cima há tanta escolha, o mercado neste momento é dos compradores...

    Eu não viveria com uma espada de Damocles em cima da minha cabeça para o resto da vida...
  14.  # 36

    Olá Paramonte... como diz, a radiação dos electrodomesticos pode ser baixa, masss para termos o pc ligado, a MEGA radiação anda por cá, pois as linhas de alta tensão tambem existem, mesmo que não as vejamos, pois estão debaixo da terra! Espalhadinhas aí por todo o lado... Ah! e ate com a agravante de, como estão enterradas, a frequencia é muito maior nesse preciso local.
    Eu que moro num r/c... sei lá até que ponto nao tenho uma linha de alta tensao a passar aqui por baixo?

    Será caso de dizer longe da vista, longe do coração?
  15.  # 37

    O que me confunde neste assunto é que já li que as baixas e muito baixas frequencias podem ser tão danosas como as altas frequencias...
    • Rebl
    • 21 janeiro 2009 editado

     # 38

    Reavivando um bocado o tópico, apetece-me meter conversa com uns foristas ;)

    Colocado por: deinhacÉ verdade, tambem estive perto deste poste e não ouvi barulho nenhum... e até levámos uma lampada (disseram-me que ficava acesa se a pusessemos lá de baixo) e não sucedeu nada... imagino que isto seja uma especie de "mito urbano".

    Não penso que seja um mito urbano. Pode confirmar aqui: http://muitoaltatensao.blogspot.com/2007/10/luz-partir-do-ar.html
    Provavelmente nao acontecerá com todos os tipos de linhas. Com média tensão acho que não dá mesmo. Qualquer das formas mesmo que as lâmpadas acendam, vale o que vale. Não percebendo completamente porque o fazem não podemos tirar grandes conclusões.

    Outra coisa que li aqui e que me deixou em sobressalto: podem passar aquela linha de media para alta tensao??? Assim, sem mais nem menos?? e há alguma forma de me proteger disso (no caso de comprar o terreno na mesma)??

    Quanto à eventual possibilidade de se proteger do "update" acho que já está informada. Queria no entanto abordar outro aspecto que talvez lhe interesse. Não sei se tem conhecimento, mas a vegetação tem um grande poder de absorção de radiações. Não é fácil fazer uma quantificação da redução possível porque estão várias variáveis em jogo (espécie, forma, altura, disposição, distância, etc), mas acho que pode ser um caminho interessante a seguir. Ou seja se puser umas árvores entre as linhas/postes e a habitação em teoria e com a coisa bem feita poderá obter redução da exposiçao. Mais, ganha também do ponto de vista estético.
    • Rebl
    • 21 janeiro 2009

     # 39

    Colocado por: Pedro Azevedo78Boas,

    Onde estão colocados postes de Alta e Muito Alta tensão não há vegetação (relva, plantas, etc) que cresça, enquanto que nos de média (a minha avó tem um no fundo do quintal, cheio de verduras à volta) não se dá esse fenómeno.

    Permita-me que o corrija porque isso não é de todo verdade. A razão pela qual não há vegetação debaixo das linhas de alta e muito alta tensão tem que ver com a manutenção que é feita. No contexto das faixas de gestão de combustivel dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios penso haver obrigatoriedade de limpeza de uma faixa de alguns metros em torno das linhas, o que como é óbvio inclui o que está por baixo da linha.

    Mais, conheço casos com povoamentos de Pinheiro Manso por baixo de linhas de alta tensão. Quem dera aos técnicos que fazem a gestão dos PMDFCI que não crescesse de facto nada lá debaixo. Era um descanso :)

    "Como tal é necessário mudar o poste. Isso vai ser feito. Já está tudo aprovado, num processo bem mais simples do que eu próprio esperava. NADA foi tratado na REN. Tudo se tratou na EDP."

    Com base na sua experiência sabe-me dizer quanto tempo demorará esse processo? Teve alguma palavra a dizer relativamente à colocação do novo poste?
    Sabe-me dizer se o mesmo pode ser feito com postes de baixa tensão?

    Obrigado
    • Rebl
    • 21 janeiro 2009

     # 40

    E já agora deixem-me meter mais um bocadinho de lenha na fogueira.

    Não acham que nesta história toda dos postes e das linhas aquilo que mais nos chateia é não sermos nós a espetar a faca? Quantas não são as agressões que fazemos voluntaria ou passivamente à nossa saúde que são muitas vezes tão ou mais prejudiciais que os campos electromagnéticos? E o tabaco? E o alcool? E a droga? E a alimentação estapafurdia? E os quimicos que estão por todo lado? E as horas seguidas em frente aos portáteis? E a treta dos telemóveis? E o Sol do meio-dia a esturrar a pele no Verão? E tantas outras coisas...

    Não estou a dizer que é o caso das pessoas que aqui manifestaram preocupação pelas linhas, nem estou a dizer que não nos devemos preocupar com elas, mas acho que é um bocado contraproducente andarmos tão preocupados com isto e não ter atenção ao resto. É preciso calma e bom senso! Recordo apenas que coisas tão "estúpidas" como os pickles estão na lista de potenciais cancerigenos da Organização Mundial de Saúde. E não se esqueçam que ainda morre mais gente por AVC do que de cancro!

    Temos é que nos informar em fontes que realmente valem a pena. Os Srs. da EDP e da REN só dizem o que lhes convém. Aquela da electricidade estar em todo lado é gira. A água também está. No entanto não faz parte dos meus planos morrer afogado! É preciso saber ter um sentido critico, por exemplo em relação às distâncias de segurança os 4m parece-me ridiculo, e acima de tudo sermos proactivos.

    Aquilo que podemos mudar mudamos, aquilo que podemos evitar evitamos, aquilo que não podemos evitar que seja alvo de adaptação. Se calhar se temos que viver com uma linha no nosso terreno, seja mais perto ou mais longe, se calhar será de ponderar a redução de outros eventuais hábitos ou exposições que possam ser prejudiciais. Agora viver com este stress constante, este medo de estar a morrer aos poucos por causa das linhas ou disto ou daquilo, acreditem, faz-nos bem mais mal do que qualquer linha de alta tensão.

    Sejam criativos a resolver os problemas ;)
    Concordam com este comentário: Ressureicao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CC_C&C
 
0.0247 seg. NEW