Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A que organismo se deve dirigir parecer sobre construção em RAN, Já estive a pesquisar na internet etc
    só vejo delegações de agricultura x,y,z sem haver elucidação directa sobre isso, também já me disseram que agora era nas CCDRs alguém sabe ao certo? Neste caso é Porto.
    Obrigado
  2.  # 2

Boas,
    O que o Fernando quer é pedir parecer à Reserva Agrícola Nacional - Entidade Regional do Norte, com morada na Rua Dr. Francisco Duarte, nº 365,1º , 4715-017 Braga (junto ao Pingo Doce).
    Os contactos são os seguintes - 253206400; Fax - 253206402; email [email protected]
    Um abraço,
    Carlos Almeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  3.  # 3

Obrigado Carlos Almeida, tenho um requerimento com essa morada, mas um técnico camarário informou-me que agora era nas CCDR como nas reservas ecológicas, mas devo ter sido mal informado, vou ligar para esses contactos obrigado.
  4.  # 4

O técnico informou-o mal.
    A morada referida pelo engcarlos está certa, pelo menos, até há 3 dias atrás (foi quando entreguei lá um processo).
    Há mais delegações regionais, mas Braga é a que fica mesmo mais perto. Além disso, tenho boa "impressão" do pessoal que lá está.

Cumps.

P.S. Mais do que o Pingo doce, a melhor referência é o Tribunal de Braga. Não falha.
  5.  # 5

.
  6.  # 6

.
  7.  # 7

(Uma opinião muito pessoal) O pessoal da RAN de Braga é mais porreiro.
  8.  # 8

.
  9.  # 9

Bom dia!
    Verifiquei que o senhor "RC I Arq" entregou recentemente um processo na "RAN - Braga". Será possivel enviar-me os dados necessários para tratar de uma desafectação de um terreno? existe algum requerimento tipo para o efeito?? Obrigado
    [email protected]
    Cumps Mario Azevedo
  10.  # 10

Colocado por: Mario AzevedoBom dia!
    Verifiquei que o senhor "RC I Arq" entregou recentemente um processo na "RAN - Braga". Será possivel enviar-me os dados necessários para tratar de uma desafectação de um terreno? existe algum requerimento tipo para o efeito?? Obrigado
    [email protected]
    Cumps Mario Azevedo

Enviei-lhe um e-mail com os dados.

Cumps.
  11.  # 11

.
  12.  # 12

Colocado por: fernando gabriel

fica aqui o requerimento, com indicação dos dados que são precisos.
    ficheiro word e pdf

Esse requerimento não tem tudo o que é preciso.
    Dependendo da situação, podem pedir declaração das Finanças em como não é proprietário de mais nenhum Prédio ou declaração da Junta atestando condição de insuficiência económica.
  13.  # 13

.
  14.  # 14

Boa tarde!
    Tenho um terreno com cerca de 800 metros quadrados, com uma construção degradada no mesmo, que é RAN. Será possivel poder construir nesse mesmo terreno? disseram-me que tinha de pedir a desafectação. A desafectação é feita ao terreno todo ou só á área que a casa irá ocupar, falaram-me em 200 metros quadrados?? Quanto me poderá custar??
    Se me poderem esclarecer agradeço, obrigada :)
  15.  # 15

Colocado por: maria raquelTenho um terreno com cerca de 800 metros quadrados, com uma construção degradada no mesmo, que é RAN. Será possivel poder construir nesse mesmo terreno?

boa tarde
    a minha opinião: tendo essa construção lá, é meio caminho andado para lhe dar autorização, agora se quer ampliar em construção já é mais difícil, tem de ver o que diz o pdm do concelho nestes casos de RAN e ampliação, em geral com 800 metros de terreno total será difícil, ampliar a construção existente.
    Colocado por: maria raquelA desafectação é feita ao terreno todo ou só á área que a casa irá ocupar, falaram-me em 200 metros quadrados?? Quanto me poderá custar??

essa desafectação"" que chama em principio será só a zona de habitação, área de habitação, o que pretende é a construção em RAN, desafectação só mesmo com alteração de PDM.
    primeiro de tudo terá de fazer um levantamento do que existe e dos limites do terreno, vai ter de pagar esse levantamento, depois ou trata por si, ou contrata um arquitecto para lhe fazer isso.
    esse processo é simples e não gastará muito"". levantamento: 200 a 400€, + pagamento para analise, cerca de 75€, mais trabalho do arquitecto, se contratar um arquitecto pode até ser grátis, isto se se comprometer depois com esse arquitecto para a realização do projecto para o edifício.
    onde é o terreno?
  16.  # 16

Boa tarde!!
    Agradeço desde já a vossa amabilidade pelas informações que me fizeram chegar. Obrigado
    com amizade
    Mário Azevedo
    • PMMA
    • 23 março 2011

# 17

Colocado por: maria raquelBoa tarde!
    Tenho um terreno com cerca de 800 metros quadrados, com uma construção degradada no mesmo, que é RAN. Será possivel poder construir nesse mesmo terreno? disseram-me que tinha de pedir a desafectação. A desafectação é feita ao terreno todo ou só á área que a casa irá ocupar, falaram-me em 200 metros quadrados?? Quanto me poderá custar??

Ola maria raquel.
    Ate 500 mt quadrados apenas paga o referido no documento acima.
    Ainda estes dias andei com um processo destes em mão e tbem fui necessário o documento das finanças atestando que o interessado nao tinha mais nenhum terreno em posse. E alguém reparou no erro que existe no valor a colocar no xeque, nao condizem os valores...
  17.  # 18

Colocado por: fernando gabriel
    que falta?
    é que é este o documento fornecido pela RAN.
    se é preciso comprovação de situação patrimonial isso é pedido como diz.

Leia novamente o documento e, na parte relativa a documentos a entregar, verá que não faz menção a esses documentos que, em grande parte dos casos, são necessários apresentar. Eu sei, você sabe, mas quem não está habituado a ler estes documentos não.
  18.  # 19

.
  19.  # 20

Colocado por: maria raquelBoa tarde!

Há alguma confusão no que lhe disseram...

1 - Não vai desafectar nada com o pedido na RAN. Vai é pedir Licença para utilizar terrenos integrados na RAN.
    2 - 200 m2 é o que (grande) parte dos PDM's falam em área de construção (incluindo acessos) permitida. O que não quer dizer que não haja volta a dar a essa situação. Mas isso é outra história.
    3 - Com uma construção no terreno tem 90% de hipóteses de ser bem sucedida. Basta o pedido ser bem feito.
    4 - Com ampliação da edificação, mais vale contratar um arquitecto primeiro, elaborar um programa base e desenvolver rapidamente uma volumetria correspondente ao que pretende, e depois submeter o projecto à RAN. Vá por quem já passou pelo processo mais que uma vez.

Onde é o terreno? Se for aqui para o Norte disponha que a ajudamos a elaborar o pedido.

0.0216 seg. NEW