Pretendo adquirir uma casa antiga para futuramente morar, mas gostaria de primeiro fazer-lhe algumas obras de restauro e alteração de espaços. Para tal, gostaria de utilizar um programa de desenho ao estilo do AUTOCAD para inicialmente inserir a estrutura actual da casa, e depois fazer as alterações que desejo (derrube de paredes, ampliação de divisões,...). Queria fazer isto pois penso que me poderia ajudar a idealizar as alterações antes de falar com um arquitecto ou engenheiro, e também pois tenho curiosidade neste tipo de coisas :) O grande problema é, claro, a complexidade dos programas que conheço. O AUTOCAD é obviamente uma ferramenta profissional, e existem outras como o Google SketchUp mas que continuam a ser um pouco difíceis de operar para quem não tem bases de conhecimento. Seá que alguém me poderá indicar um programa que faça este género de trabalhos com menos complexidade de operar? Tenho conhecimentos de outros programas de edição de imagem como por exemplo o Photoshop.
Porque não efectua um levantamento da edificação existente e pede que lhe produzam esse levantamento em Autocad. Certamente seria rentabilizado o tempo, bem como o rigor do trabalho executado.
De facto seria mais fácil, mas parte do meu interesse é o de ter uma ferramenta deste género onde possa fazer deste tipo de projectos, pois gosto de aprender a manusear este tipo de programas. Para além disso, neste momento ainda não tenho acesso às plantas do edifício e como ainda pode demorar algum tempo até as ter, já poderia ir "sonhando" com aquilo que quero fazer...
de facto como conpreendo existe uma variedade de programas enorme, mas sem saber qual o seu nível de conhecimente na área do desenho técnico é muito dificil dizer-lhe qual usar. Como calculo que não tenha o autocad no seu PC, pode descarregar o doublecad, é uma cópia do autocad, gratuito, de qualidade inferior claro, mas dá para voce explorar e ver se se consegue entender com ele.
fala no sketchup, porque não tenta esse, é de longe na minha opinião, para leigos o melhor que há. na minha opinião o google comprou-o por essa razão, ser acessível.
Caro Walterfontes, eu também já passei por esta situação, e como curioso que que sempre fui (com muito orgulho) sempre senti a necessidade, de procurar conhecimento para alimentar o meu ego. Não sendo formado nesta área, não se pode fazer desenhos de arquitectura, sujeitos a aprovação pelas entidades competentes, porque se o País esta como esta em termos de qualidade e ordenamento do território, imagine o que seria se qualquer pessoa desenha-se e construí-se como se lhe desse na real gana, seria caótico!!
Porem, também é verdade que não é proibido, utilizar um software concebido com o objectivo de facilitar a vida de quem quer construir ou simplesmente fazer algumas remodelações, antes de recorrer a um técnico habilitado. Para este efeito, tem imensos programas do estilo faça "você" mesmo, e que encontra com facilidade na net.
No meu caso, senti necessidade de fazer eu mesmo o esboço e como não dominava os programas de Cad muito complexos, pesquisei na net e encontrei um que assentou que nem uma luva, que pode ver no seguinte link:http://www.youtube.com/watch?v=CcnHf7pa0GI.
Com este mini Cad, faz o esboço em 2D e pode visualizar em 3D, é simplesmente espectacular!!
Pode projectar as ligações eléctricas, canalizações, decoração com uma vasta biblioteca de mobiliário, arranjos exteriores (jardins, pavimentos) etc...
Graças a este software, consegui fazer o projecto da minha moradia ao meu gosto, e poucas alterações teve depois de o entregar para apreciação do arquitecto.
Em relação ao licenciamento e desenhar o projecto sem consultar um profissional não se preocupe, não é essa a minha intenção... apenas não posso fazê-lo neste momento pois não tenho documentos nem plantas do edifício, e o meu objectivo era desenhar a planta "a olho", para poder fazer as alterações e verificar se ficariam bem ou não. Já vi o video e o programa de que falou parece ser mesmo o que procuro, pena é que nao encontre na net uma versão "para testar"... :) Por acaso sabe onde o poderei fazer?
Para o sistema operativo MAC, tem o sweet home 3d 3.0 por exemplo, que parece servir para o efeito, mas eu nunca trabalhei com este, pois nunca tive necessidade.