Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou a construir a minha casa e estou com um problema, no projecto de arquitectura, nas memórias descritivas e justificativas é somente referido o tipo de telha (aba e canudo do tipo argibetão), não referindo nada em relação à cor da mesma. Só nos desenhos da casa que se encontram no projecto é que tem a legenda da telha dizendo que é castanha.

    Nós achamos que pela forma da casa e como vamos usar alumínios da cor cinza escuro, que ficaria mais bonita a casa utilizando telha da cor preta ou cinza escura. Liguei para a Câmara Municipal e disseram que era melhor fazer o pedido de substituição da cor da telha por escrito, assim fiz. Fiquei bastante admirado com o meu pedido não ter sido aceite, por não ser da cor tradicional... O responsável pela secção de obras, taxas e licenças, disse que desconhece alguma legislação ou referência no PDM em relação ao impedimento de utilização de telha da cor escura. O Regulamento Municipal de Urbanização, Edificação e Taxas, nada refere em relação a esse assunto...

    A construção está a ser feita numa Freguesia Rural.

    Peço a quem me possa ajudar a esclarecer este assunto que o faça o mais breve possível, pois tenho de encomendar a telha para a obra...

    Será esta situação legal? cá no concelho existem várias casas recentes que tem telha escura...

    O que me aconselham a fazer para ultrapassar a situação? parece que foi uma questão de gosto pessoal tomada na reunião de Câmara.

    Obrigado a todos.
  2.  # 2

    Colocado por: pcms250O que me aconselham a fazer para ultrapassar a situação? parece que foi uma questão de gosto pessoal tomada na reunião de Câmara.


    se não está no regulamento pode fazer, agora devia estar devia, opte por telha normal para não desconfigurar o conjunto se os outros têm escura não faça o mesmo, telha escura não condiz com a nossa arquitectura"" rural, só vai ajudar a tornar a sua freguesia menos atractiva.
  3.  # 3

    Com isto, as câmaras podem indeferir o que quiserem:

    Decreto-Lei n.º 26/2010
    de 30 de Março

    Artigo 24.º
    Indeferimento do pedido de licenciamento


    2 — .... indeferimento pode ainda ter lugar com fundamento em:

    a) A operação urbanística afectar negativamente o património .... paisagístico,
    natural ou edificado

    4 - pode ainda ser indeferido quando a obra seja susceptível de manifestamente afectar .... a estética das povoações, a sua adequada inserção no ambiente urbano ou a beleza das paisagens
  4.  # 4

    isso já existia picareta, sempre existiram xerifes por este oeste, o problema dessas leis umbiguas é caírem nas
    mãos do xerife errado
  5.  # 5

    pcms250: Considere tb as outras desvantagens da telha escura
    • eu
    • 9 fevereiro 2011

     # 6

    Como por exemplo um aquecimento brutal....
  6.  # 7

    Colocado por: fernando gabriel

    se não está no regulamento pode fazer, agora devia estar devia, opte por telha normal para não desconfigurar o conjunto se os outros têm escura não faça o mesmo, telha escura não condiz com a nossa arquitectura"" rural, só vai ajudar a tornar a sua freguesia menos atractiva.


    Pois se calhar vou optar por utilizar um castanho mais para o escuro, assim evito os conflitos com o Município que de certo só me vão atrasar a obra... de facto na freguesia só existe uma casa com telha preta, embora no concelho sejam várias...
  7.  # 8

    Colocado por: Paramontepcms250: Considere tb as outras desvantagens da telha escura


    Quais são as desvantagens em concreto, uma já referida pelo Eu é o aquecimento...
  8.  # 9

    Eu vou encomendar a telha directamente do continente, cá a telha mais utilizada é da marca Argibetão.

    Eu pretendo utilizar uma telha de cor castanho escuro, no site da argibetão as imagens que tem das telhas e telhados são muito pobres, não permitindo uma boa percepção...

    Será que me podem indicar outras marcas de telhas ou os respectivos sites, para poder ver se encontro ao certo o que pretendo?

    Em relação aos preços não sei se existe grande variação do preço das telhas de marca para marca.

    Agradeço a vossa ajuda, pois os materias para a construção da casa são por minha conta e o empreiteiro já há alguns dias que está a pedir para eu encomendar a telha, estava só à espera da decisão da Câmara para encomendar a telha preta, mas como não será possível vou ter escolher outra cor...

    Das telhas da Argibetão as que mais gosto são: TELHA LATINA CERÂMICA RÚSTICA, TELHA LATINA IBÉRICA RÚSTICA e a TELHA ESTRELA DOURADA.

    Será que em outras marcas encontro telhas mais bonitas dentro do género das indicadas?
  9.  # 10

    Colocado por: pcms250Pois se calhar vou optar por utilizar um castanho mais para o escuro, assim evito os conflitos com o Município que de certo só me vão atrasar a obra... de facto na freguesia só existe uma casa com telha preta, embora no concelho sejam várias...

    a telha negra foi genericamente introduzida nos anos 60/70/80 com a construção de casas de emigrantes oriundos de zonas como frança e suiça.
    evita conflitos e ao mesmo tempo não vai totalmente contra o património.
 
0.0107 seg. NEW