Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde a todos e Obrigado desde já pelos vossos comentários.

Este tema embora exista muita discussão sobre o assunto em fóruns, eu, embora tenha já percebido o meu problema, ainda não cheguei a nenhuma conclusão de como resolver.

Parte do tecto da cave, talvez 30% é rua em cima (alpendres) e no restante em cima é casa. Mas a condensação aparece 95% só na parte onde em cima é rua, o que é lógico dada a diferença termica entre a Rua em cima e a Cave em baixo

A minha pergunta é só esta, será que vou resolver o meu problema com a esta solução?

Forrar todo o tecto da cave com tela de alcatrão e dobrar para as paredes +-10cm (tela que se coloca nos telhados quando começa a entrar água), como tenho uma saída de +-10cm directa da cave para uma chaminé, coloco uma tubagem para circulação de ar (uma saída em todos os cantos da cave), coloco uma "chaminé giratória" no telhado (para tirar o ar) e por fim coloco um tecto em plador, talvez com lã de rocha no meio. Nas paredes não faria nada, só dava uma pintura, pois creio que o problema ficará solucionado e não terei problemas na paredes. O que vos parece? (desculpem a falta de termos técnicos...)
    e
    invés de colocar a tela de alcatrão colocar antes espuma de poliuretano.... acho que não se pode usar dentro de casa, por ser inflamável.... seria melhor ou pior esta solução?

A moradia é em Palmela e quem quiser me ajudar pode também escrever para [email protected]

Obrigado a todos
      Cave.jpg
    • eu
    • 8 fevereiro 2011 editado

# 2

Se o problema é condensação, a tela de alcatrão não serve para nada. Você tem é que isolar esse tecto...

Penso que um tecto falso em pladur será o suficiente para acabar com as condensações...

Mas tem a certeza que é condensação? Pode ser infiltração...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Terenas
  2.  # 3

Boa noite,

Pelo que me parece, parece ser infiltração, pelo qual até sugeria (já que tem acesso) fazer o isolamento pelo exterior. Não inviabiliza que também isole pelo interior.

Cumprimentos,

André David, arq
    [email protected]
  3.  # 4

Colocado por: euSe o problema é condensação, a tela de alcatrão não serve para nada. Você tem é que isolar esse tecto...

Penso que um tecto falso em pladur será o suficiente para acabar com as condensações...

Mas tem a certeza que é condensação? Pode ser infiltração...

Estas pessoas agradeceram este comentário:nuno freitas

Obrigado pelas dicas....

O meu principal problema é mesmo esse é infiltração ou condensação...

Deram a seguinte dica: ligar 1 ou 2 desumificadores (estamos a falar de 60m2) e se a água desaparecer completamente é porque é condensação... o que vos parece.. agradeço dicas.... Obrigado.
    • eu
    • 9 fevereiro 2011

# 5

Essa humidade surge em que situações?

Quando chove -> infiltrações;

Quando a temperatura exterior está muito baixa, mesmo sem chover -> condensações;

Outra dica: a humidade por condensação surge de forma uniforme, em pequenas gotas distribuídas pelas zonas frias. A humidade por infiltração surge de forma concentrada em algumas zonas, com água a escorrer...
  4.  # 6

Colocado por: euEssa humidade surge em que situações?

Quando chove -> infiltrações;

Quando a temperatura exterior está muito baixa, mesmo sem chover -> condensações;

Outra dica: a humidade por condensação surge de forma uniforme, em pequenas gotas distribuídas pelas zonas frias. A humidade por infiltração surge de forma concentrada em algumas zonas, com água a escorrer...

Obrigado pelas dicas

Infelizmente ainda não consegui encontrar um padrão para o aparecimento da água no tecto da cave. O ano passado até estava convencido que o problema estava a resolver-se, mas depois do Natal a situação começou a desenvolver-se em força.

Começa por aparecer nos cantos e vai desenvolvendo-se sempre encostado à parede em 20 a 30 cm de tecto, molhado e cheio de gotas de água que vão pingando. Vai avançando a mancha de água em direcção ao centro da cave, mas só molhada não forma gotas.

Nunca escorreu água. O chão nem sequer está molhado, pois embora o tecto vá pingando, dá tempo para ir secando o chão.

Para ter a “certeza” que não era infiltração, arranquei a calçada toda à volta da zona do tecto da cave onde aparecia a água, escavei um metro para baixo, isolei a parede da estrutura de betão novamente com “alcatrão líquido”, levantei uma parede em tijolo encostada à parede de betão, reboquei a parede de tijolo, isolei-a com “alcatrão líquido” e foi feito um dreno encostado à parede de tijolo, ligado directamente a uma caixa de esgoto. Penso que a situação melhorou, mas agora acho que está na mesma.
    Envio foto dos trabalhos realizados.
      zona envolvente.jpg
    •  
      alv
    • 9 fevereiro 2011

# 7

Vivam!

Perdoem a certeza do que digo, mas isso é condensação pura e dura. Já tenho visto pior.
    Mas atenção que resolve isolando o tecto, mas se houver paredes envolventes exteriores, e nesta ultima foto pareceu-me que apenas com o solo, também terá de cuidar dessas paredes, porque senão, isola o tecto, mas mantém a patologia nas paredes.

Solução: A mesma de sempre; Arranje alguém que perceba do assunto e isole bem com um tecto com isolamento térmico -Como sempre, recomendo manta de lã de vidro de 60, 80mm, ou mesmo duas mantas de 60mm.

"Fassam" parte
  5.  # 8

Colocado por: alvVivam!

Perdoem a certeza do que digo, mas isso é condensação pura e dura. Já tenho visto pior.
    Mas atenção que resolve isolando o tecto, mas se houver paredes envolventes exteriores, e nesta ultima foto pareceu-me que apenas com o solo, também terá de cuidar dessas paredes, porque senão, isola o tecto, mas mantém a patologia nas paredes.

Solução: A mesma de sempre; Arranje alguém que perceba do assunto e isole bem com um tecto com isolamento térmico -Como sempre, recomendo manta de lã de vidro de 60, 80mm, ou mesmo duas mantas de 60mm.

"Fassam" parte

Obrigado pelos comentários

O problema é mesmo esse.... "Arranjar alguem que perceba do assunto".... desculpe, mas esse tem sido o meu principal problema.... Conhece alguem que vá a Palmela?

Desculpa a ignorancia mas a lá de vidro não vai ensopar com a água da condensação?

ok, ponho a lá de vidro, um tecto em plador, ventilo a zona, E vou isolar o tecto com o quê?

Mais uma vez obrigado pelas dicas

Envio mais uma foto tirada ontem onde tecto em Preto e parede em Branco
      condensação.jpg
    •  
      alv
    • 10 fevereiro 2011

# 9

Vivam!

Condensados. Não tenho dúvida, uma infiltração tem localizaçoes mais definidas.

Não conheço ninguém por aí, mas há-de haver.

"Fassam" parte
    • eu
    • 10 fevereiro 2011

# 10

Pela foto também não tenho dúvidas que se trata de condensação. Mas essa condensação tão violenta não é normal... de certeza que existe aí também um aquecimento do ar...
  6.  # 11

Viva,

Neste momento a "tese" do problema ser condensação está à frente....

A cave porque a criançada a utiliza um bocado está a uma temperatura de 19ºC.... e ás vezes às 8h da manhã está 0ºC na rua...

Seguindo a "Tese" da condensação... o que sugerem que faça? Isolo com o quê?

Estou a pensar na seguinte solução: Forrar o tecto com ???????????, coloco uma tubagem para circulação de ar, tenho no tecto da cave uma saída +- 10cm diamentro directa para uma chaminé( colocar pelo menos 4 pontos de saída de ar), colocar uma ”chaminé giratória” no telhado (para tirar o ar) e por fim colocar um tecto em plador que tapa isto tudo, talvez com lã de vidro no meio. Nas paredes não faria nada, só dava uma pintura, pois creio que se o problema ficar resolvido no tecto não terei problemas nas paredes. O que vos parece?

Agradeço desde já os vossos comentários e dicas
  7.  # 12

Boa Tarde,

Alguém me pode ajudar e dar resposta ao meu ultimo comentário

Obrigado.
  8.  # 13

Colocado por: TerenasSeguindo a "Tese" da condensação... o que sugerem que faça? Isolo com o quê?

Já foi tudo dito:
    Colocado por: euVocê tem é que isolar esse tecto...

Colocado por: alvSolução: A mesma de sempre; Arranje alguém que perceba do assunto e isole bem com um tecto com isolamento térmico -Como sempre, recomendo manta de lã de vidro de 60, 80mm, ou mesmo duas mantas de 60mm.

Resumindo:
    Tecto falso em Pladur + isolamento.
    Como esse tecto vai estar isolado, não vai estar tão frio, não vai condensar.

0.0189 seg. NEW