Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite
    há por aí alguém que tenha uma bomba de calor para aquecimento ou aquecimento/arrefecimento,com piso radiante ou ventiloconvectores?partilhem experiências,custos mensais,se estão ou não satisfeitos...
    obrigado
  2.  # 2

    SIm.
    Bomba de calor 16Kw, para 250m2 de piso radiante e apoio a AQS.
    Ainda só utilizado em aquecimento, e como a casa ainda não está habitada (terminar pintura), ainda em fase de "testes", mas com consumo de 220€ no primeiro mês (arranque incluído) e um uso da casa totalmente anormal, pois como é óbvio os pintores têm muitas vezes portas e janelas abertas, etc, etc... Ah, e só com um termostato central a funcioar para já, pois como andam a pintar os outros ainda não estão colocados.
    Liguei já para ir testanto, e porque com o frio que tem ido, facilita esta fase de pinturas.
    Ainda mais um aspecto. Colocamos a bomba num sitio um pouco "fechado" (a parte superior é toda a descoberto, mas emparedado a quase tota a volta...), o que faz com que aquele espaço arrefeça mesmo muito com o funcionamente da bomba, retirando é claro rendimento à mesma. Já está marcada a deslocação da bomba para um outro local (2 m ao lado, para fora desse tal espaço), para corrigir essa situação.
    Ou seja com muitas condicionantes, e já com valores que me deixam muito satisfeito.
    • gugas
    • 10 fevereiro 2011

     # 3

    Pedro Azevedo,

    a sua bomba dá apoio ao AQS como? é de alta temperatura?

    é que eu tb vou meter BC para o piso radiante de média temperatura, mas acho que não dá para AQS..
  3.  # 4

    Colocado por: gugasa sua bomba dá apoio ao AQS como? é de alta temperatura?

    A priorida das AQS são os paineis solares, e quando estes não são capazes de sozinhos manter a água a temperatura adequada, a bomba de calor através de um permutador de placas aquece a água do depósita das AQS.
    A bomba é de baixa temperatura (Altherma) e produz água até 55ºC.
    • gugas
    • 10 fevereiro 2011

     # 5

    Que BC é?
  4.  # 6

    Altherma
  5.  # 7

    Não é nenhuma novidade para si que a tinha instalado.
    Até me chegou a "acusar" de estar ligado à daikin... Lembra-se? ;)
    • Lurgee
    • 10 fevereiro 2011 editado

     # 8

    Colocado por: Pedro Azevedo78Não é nenhuma novidade para si que a tinha instalado.
    Até me chegou a "acusar" de estar ligado à daikin... Lembra-se? ;)


    Também vai usar no frio?
    Usa piso radiante ou ventiloconvetores?

    Se for piso radiante, que piso tem? Madeira? Garantiram-lhe eficácia?

    Gostava de colocar piso radiante, mas ainda ninguém me sabe dizer a performance no verão.


    Obrigado
  6.  # 9

    Viva,

    Posso-lhe garantir que em regime de arrefecimento consegue uma redução de temperaturas dentro do edifico cerca de 6ºC dependendo das cargas térmicas da sua moradia.

    Um exemplo prático:
    - Em dias de grandes vagas de calor, quanto por exemplo a temperatura exterior chega atingir os 36ºC, se a construção for cumprida a rigor com os regulamentos RCCTE, certamente que a temperatura dentro da sua moradia nunca será superior a 29ºC. Ora, se em regime de arrefecimento o sistema radiante consegue uma redução significativa de cerca de 6ºC, significa que conseguiria atingir uma temperatura dentro da sua moradia cerca de 23ºC a 24ºC, ou seja uma temperatura de verão de conforto.

    Melhores cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lurgee, ricky
    • cliko
    • 10 fevereiro 2011

     # 10

    'Se for piso radiante, que piso tem? Madeira? Garantiram-lhe eficácia?
    Gostava de colocar piso radiante, mas ainda ninguém me sabe dizer a performance no verão.'

    Boas, é o meu 1º Post neste incrível fórum...

    Mas vamos ao que interessa, eu estou na mesma situação que o Lurgee, tenho duvidas quanto à performance da BC no verão usando o piso radiante.

    Alguém tem experiência no assunto?

    Já agora, este fim de semana vai haver uma feira ligada ás energias renováveis no entro de expedições de Viseu.

    eu vou...

    Obrigado a todos.
  7.  # 11

    Colocado por: LurgeeTambém vai usar no frio?

    Sim. Mas o meu sistema em concreto nunca experimentei. Está em funcionamento à pouco mais de um mês, e claro que em aquecimento!
    Colocado por: LurgeeUsa piso radiante ou ventiloconvetores?

    Piso radiante.
    Colocado por: LurgeeSe for piso radiante, que piso tem? Madeira? Garantiram-lhe eficácia?

    Tenho madeira em mais de 90% da casa.
    Em aquecimento sim. Em arrefecimento depende das necessidades de conforto de cada um...
    Visitei duas habitações com arrefecimento pelo piso. É óbvio que se no exterior estiverem 35ºC, não vai ter 20ºC dentro de casa! Não é como ter ACs a fazer frio...
    Sabe aquela sensação de "frescura" que se tem ao entrar numa cave enterrada? É algo do género ao entrar numa casa bem isolada com arrefecimento pelo piso.
    Colocado por: Ricardo.mrd- Em dias de grandes vagas de calor, quanto por exemplo a temperatura exterior chega atingir os 36ºC, se a construção for cumprida a rigor com os regulamentos RCCTE, certamente que a temperatura dentro da sua moradia nunca será superior a 29ºC. Ora, se em regime de arrefecimento o sistema radiante consegue uma redução significativa de cerca de 6ºC, significa que conseguiria atingir uma temperatura dentro da sua moradia cerca de 23ºC a 24ºC, ou seja uma temperatura de verão de conforto.

    Exacto!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lurgee, ricky
  8.  # 12

    Colocado por: LurgeeSe for piso radiante, que piso tem? Madeira? Garantiram-lhe eficácia?

    Tenho madeira em mais de 90% da casa.
    Em aquecimento sim. Em arrefecimento depende das necessidades de conforto de cada um...
    Visitei duas habitações com arrefecimento pelo piso. É óbvio que se no exterior estiverem 35ºC, não vai ter 20ºC dentro de casa! Não é como ter ACs a fazer frio...
    Sabe aquela sensação de "frescura" que se tem ao entrar numa cave enterrada? É algo do género ao entrar numa casa bem isolada com arrefecimento pelo piso.
    Colocado por: Ricardo.mrd- Em dias de grandes vagas de calor, quanto por exemplo a temperatura exterior chega atingir os 36ºC, se a construção for cumprida a rigor com os regulamentos RCCTE, certamente que a temperatura dentro da sua moradia nunca será superior a 29ºC. Ora, se em regime de arrefecimento o sistema radiante consegue uma redução significativa de cerca de 6ºC, significa que conseguiria atingir uma temperatura dentro da sua moradia cerca de 23ºC a 24ºC, ou seja uma temperatura de verão de conforto.

    Exacto!


    Eu vou colocar Bamboo!

    E com estes depoimentos ajudam-me a escolher. ;)
    • gugas
    • 10 fevereiro 2011

     # 13

    Tenho madeira em mais de 90% da casa.
    Em aquecimento sim. Em arrefecimento depende das necessidades de conforto de cada um...
    Visitei duas habitações com arrefecimento pelo piso. É óbvio que se no exterior estiverem 35ºC, não vai ter 20ºC dentro de casa! Não é como ter ACs a fazer frio...
    Sabe aquela sensação de "frescura" que se tem ao entrar numa cave enterrada? É algo do género ao entrar numa casa bem isolada com arrefecimento pelo piso.


    foi exactamente isso que me disseram e o que senti em casa de um amigo meu (se bem que ele tem chão e paredes radiantes)


    Estou extremamente curioso para ver o resultado final do conjunto piso e do conforto termico da minha casa.
  9.  # 14

    Colocado por: Pedro Azevedo78A priorida das AQS são os paineis solares, e quando estes não são capazes de sozinhos manter a água a temperatura adequada, a bomba de calor através de um permutador de placas aquece a água do depósita das AQS.
    A bomba é de baixa temperatura (Altherma) e produz água até 55ºC.



    55ºC chega para apoiar as AQS?
    Neste momento estou à espera de orçamentos para o mesmo tipo de solução (PR + apoio a AQS) mas fui informado que para AQS a BC deveria chegar pelo menos aos 65ºC.
    Caso contrário se optasse por uma de 55ºC a performance da bomba nas AQS baixaria radicalmente para COPs na ordem do 1.5.

    Será verdade?
    • gugas
    • 11 fevereiro 2011

     # 15

    Colocado por: ?
    qual é a marca do seu piso?


    Não vejo a relevância para o assunto em questão, mas é Uponor
  10.  # 16

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Sim. Mas o meu sistema em concreto nunca experimentei. Está em funcionamento à pouco mais de um mês, e claro que em aquecimento!

    Piso radiante.

    Tenho madeira em mais de 90% da casa.
    Em aquecimento sim. Em arrefecimento depende das necessidades de conforto de cada um...
    Visitei duas habitações com arrefecimento pelo piso. É óbvio que se no exterior estiverem 35ºC, não vai ter 20ºC dentro de casa! Não é como ter ACs a fazer frio...
    Sabe aquela sensação de "frescura" que se tem ao entrar numa cave enterrada? É algo do género ao entrar numa casa bem isolada com arrefecimento pelo piso.

    Exacto!

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lurgee,ricky



    Boa tarde,
    Encontro-me numa fase em que preciso adjudicar o pavimento do chão.
    Quero colocar um flutuante com 14 mm com uma camada de madeira genuína de +- 3mm de afizelia.

    Já vi que defende a utilização de um flutuante composto por várias camadas de madeira (contraplacado).
    Mas pode-me dizer como?
    Se for colado sabe-me dizer a referencia da cola?
    É verdade que a opção flutuante sobre polietileno impede que o calor suba?
    Será que me pode indicar qual a empresa q contratou?
    E qual o nível de preços aceitável.

    Desculpe a quantidade de perguntas mas são essenciais para a minha tomada de decisão.

    Gostaria ainda de falar consigo sobre Bomba de calor já que possuo uma idêntica à sua, mas de 14kw (cerca de 200 m2).
    Mas na fase de testes a BC nem teve força para aquecer a água toda de uma vez até aos 18º (uso das resistencias), pelo que a ligação teve de se efectuar por fases (o técnico da daikin disse que a agua estava demasiado fria e a bomba entrou em ciclo). Contudo fiquei com a ideia de consumos mais elevados que os que mencionou, em todo o caso tenho ainda de esperar pela colocação dos termostatos para não ter a BC sempre em esforço. Depois prometo revelar os consumos.
    Já agora qual a temperatura que seleccionou na bomba?

    Cumprimentos, e agradeço a todas que queiram responder.
  11.  # 17

    Colocado por: psconceicaoQuero colocar um flutuante com 14 mm com uma camada de madeira genuína de +- 3mm de afizelia.

    Já vi que defende a utilização de um flutuante composto por várias camadas de madeira (contraplacado).
    Mas pode-me dizer como?

    Exactamente o que coloquei, mas a minha é com sucupira.
    Colada sem dívida.
    Colocado por: psconceicaoSe for colado sabe-me dizer a referencia da cola?

    Usamos a MAPEI ULTRABOND P990 1K
    Colocado por: psconceicaoÉ verdade que a opção flutuante sobre polietileno impede que o calor suba?

    Não impede. ,as é mais uma barreira sem duvida.
    Colocado por: psconceicaoSerá que me pode indicar qual a empresa q contratou?

    Para a colocação da madeira? Foi o carpinteiro geral. Posso lhe dar o contacto.
    Colocado por: psconceicaoE qual o nível de preços aceitável

    48€/m2, tudo feito.
    Colocado por: psconceicaoMas na fase de testes a BC nem teve força para aquecer a água toda de uma vez até aos 18º (uso das resistencias), pelo que a ligação teve de se efectuar por fases (o técnico da daikin disse que a agua estava demasiado fria e a bomba entrou em ciclo).

    Não percebi o que quis dizer... Quis dizer que a bomba não aqueceu de uma só vez a água logo para os 18ºC?
    Presumo que tenha um depósito de inércia certo? Demorou qt tempo a colocar a água a 35 ou 40ºC (a temperatura que escolheu)? É óbvio que o sistema a arrancar é diferente de em pleno funcionamento! Se a água entrar na bomba a a 12 ou 13ºC, é claro que não sai instantaneamente a 40ºC!
    Coloque um termostato central. Defina a temperatura de conforto que quer, e ligue o sistema. Deixe-o estabilizar e depois vá fazendo contas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psconceicao
  12.  # 18

    boa noite,
    gostava de saber se a marca ROCA em bomba de calor é uma boa marca?
    obrigado.
    zé carlos
  13.  # 19


    Não percebi o que quis dizer... Quis dizer que a bomba não aqueceu de uma só vez a água logo para os 18ºC?
    Presumo que tenha um depósito de inércia certo? Demorou qt tempo a colocar a água a 35 ou 40ºC (a temperatura que escolheu)? É óbvio que o sistema a arrancar é diferente de em pleno funcionamento! Se a água entrar na bomba a a 12 ou 13ºC, é claro que não sai instantaneamente a 40ºC!
    Coloque um termostato central. Defina a temperatura de conforto que quer, e ligue o sistema. Deixe-o estabilizar e depois vá fazendo contas...

    Estas pessoas agradeceram este comentário:psconceicao


    Desde já o muito obrigado pela prontidão das respostas ao post anterior.

    Não possuo depósito de inércia.
    O que aconteceu é que a BC propriamente dita só entra em funcionamento a partir de uma temperatura de agua de 18º C. Até essa temperatura são as resistências que elevam a temperatura da água. No meu caso, devido à baixa temperatura da agua e devido provavelmente ao grande volume de agua a aquecer, as resistências não conseguiram elevar a temperatura até aos 18º. Pelo que foi necessário realizar o aquecimento por pisos (1º, depois R/c e depois cave, isto foi efectuado com corte nos colectores) e dessa forma já trabalhou bem. Contudo achei q gastou um pouco com a temperatura de agua a 35º C. Quando reduzi para 28 os consumos também reduziram bastante e continuei a achar que a temperatura estava óptima. Penso eu que sendo o meu sistema de aquecimento e refrescamento devo ter, com uma temperatura inferior, melhores performances no aquecimento que um sistema de apenas aquecimento, devido ao passo do tubo.

    Já agora, e ainda relativamente à colagem do piso flutuante, sabe-me dizer se quantos milimetros devo reservar para a cola? Isto pode ser muito relevante, porque deixei apenas 16mm de espessura para o piso de madeira (diferença entre um piso sem qualquer material assente e o chão ceramico de um WC), ou seja estava a pensar que 2 mm de cola + 14mm de flutuante fosse suficiente, será q é?

    Cumprimentos.
  14.  # 20

    Colocado por: psconceicaoO que aconteceu é que a BC propriamente dita só entra em funcionamento a partir de uma temperatura de agua de 18º C


    se assim fosse, não precisava de uma bomba de calor, isto que está mal contado,

    os 18º é para arrefecimento e segundo o que li estava a fazer os testes em aquecimento.
 
0.0226 seg. NEW