Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

desculpem a minha ignorançia .mas a minha sogra tem um terreno em que quer doar ao meu marido.ela tem uma casa de rés chão e diz que vai fazer uma doaçao do ar a outra filha(são só os 2 filhos)para ela poder construir um primeiro andar por cima dela isso e possível sem doar a casa? não entendo nada disso. ela diz que só tem de fazer as escrituras mas como vai fazer uma escritura para a filha se vai fazer uma doação do ar eu nem sei se isso existe.agradecia se me poderem ajudar
    •  
      FD
    • 10 fevereiro 2011

# 2

Colocado por: silvastarisso e possível sem doar a casa?

Doar o ar não é possível.

O que é possível é construir um segundo piso, transformar a casa em propriedade horizontal (como se fosse um prédio) e então sim, doar uma fracção.
    Uma propriedade horizontal é uma propriedade dividida em duas ou mais fracções (partes), sendo que a partir desse momento esse imóvel passa a ter dois ou mais (com)proprietários.
    Isto tudo só é possível com projectos e aprovação da Câmara Municipal.
  2.  # 3

pois também estava a achar isso da doação do ar muito estranho mas ela afirma que pode fazer isso doar o terreno ao meu marido e fazer uma doação do ar para a filha fazer o primeiro andar.acha que devo aceitar o terreno ou ai a gato?
    e que se assim for ela nao vai doar nada a filha certo?
  3.  # 4

Doação do ar?!!
    Neste fórum muito se aprende...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvastar
  4.  # 5

senhor Pedro Azevedo ainda bem que ja sabe tudo assim nao precisa estar neste forum
  5.  # 6

Estou farta de rir com isto :) (sem maldadeee)
  6.  # 7

isto é um perfeito disparate.... no limite ela irá doar-lhe a casa para ela fazer obras e colocar outro andar... e o seu marido e você terão de assinar!
  7.  # 8

Colocado por: silvastarsenhor Pedro Azevedo ainda bem que ja sabe tudo assim nao precisa estar neste forum

Ainda bem que 7 horas depois de ter criado a sua conta já tem direito a opinar sobre os outros utilizadores.

Já agora o Pedro está neste forum há muito tempo e a ajudar mais do que o "silvastar" alguma vez vai...

adeus e bom dia.
  8.  # 9

silvastar, se o(a) ofendi, as minhas desculpas.Não era a intenção.
    Mas é que me parece tão deliciosamente disparatado, que mal li o tópico liguei ao meu pai a ver se me queria doar o ar por cima da propriedade dele, entre os 500 e os 1000m de altitude. Os meus irmão que subam mais para as propriedades deles! ;)
  9.  # 10

silvastar,

Até posso acreditar que a sua sogra a tenha baralhado com a palavra «doar», e «fazer doação».

Mas... fazer doação do ar ?
    Não se pode doar o espaço por cima de uma casa.

A não ser que o notário aceite a doação do «direito a construir (possuir, e habitar)» uma fracção sobre a já existente, que é da sua sogra.
    Mas para isso é preciso que:
    - a Câmara aprove essa construção, e/ou
    - Haja um projecto (aprovado).

Agora imagine que a sua cunhada, apesar de ter o direito de o fazer, NÃO CONSTROI nada por cima da casa existente.
    Ou porque a Câmara não aprova essa obra, ou porque ela não tem dinheiro para o fazer.
    Como é que desembrulham isto ?
  10.  # 11

é melhor não falar muito porque ainda se lembram de privatizar e comercializar o ar ainda :) serviços municipais, ar entre Douro e Minho empresa de distribuição de ar :)
    doação de ar é realmente muito estranho e curioso
    Silvastar é como o FD disse, pode é doar o espaço real ou seja área de pavimento fracção.
  11.  # 12

(repetido)
  12.  # 13

Pedro azevedo com tanta graça veja se nao lhe caiu nenhum dente. Em relaçao a minha pergunta so a fiz por isso mesmo por achar tao estranho o que a minha sogra falou para meu marido .E como nao entendo nada perguntei .Mas ja percebi que nao se pode perguntar a algumas pessoas que fazem logo umas piadas mesmo estupidas...
  13.  # 14

Em relaçao a todos os outros que me tentaram ajudar agradeço imenso pela ajuda.Agora sei que isso nao existe e que provavelmente ela quer doar-lhe a casa e inventou essa
  14.  # 15

bom vou tentar a minha

será que não se referia a doar o ar-condicionado

digo eu, obrigado
  15.  # 16

Colocado por: silvastarEm relaçao a todos os outros que me tentaram ajudar agradeço imenso pela ajuda.Agora sei que isso nao existe e que provavelmente ela quer doar-lhe a casa e inventou essa

Se calhar o que quis dizer foi, se desse a casa a si dava á outra o ar (nada).
    vai ver, você é que não percebeu.
  16.  # 17

Epah parem com isso... É que isto dá-me uma vontade de rir desgraçada! :)
  17.  # 18

ha muita gente que vem aqui ajudar os outros e parabens por isso sao grandes pessoas.agora ha ai tantos estupidos e princesas de mmmm

0.0181 seg. NEW